Professor Cristiano Lima – Língua
Portuguesa – Sétimo ano A, B e C
Durante o ano letivo de
2014, foram desenvolvidas várias atividades sequenciadas de leitura, visando o
desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos alunos com o objetivo de
recuperar os conteúdos deficitários dos estudantes, fazendo com que os mesmos
desenvolvam as suas habilidades que na AAP demonstraram dificuldades. Este projeto
de leitura foi encaminhado de várias formas, desde as aulas de leituras
individuais até leituras em grupos e criação de cartazes no sentido de
conscientizar os alunos e alunas sobre a importância da leitura no mundo
letrado que vivemos. O objetivo foi o de
sanar dificuldades apresentadas pelos alunos e alunas quando estes fizeram a
avaliação da aprendizagem em processo. Percebeu-se a evolução os alunos e
alunas em todo o processo sendo este registrado por meio de imagens e fotos.
Ø Leitura de textos diversos de frente
a um público alvo...
Ø Leitura de produções textuais dos
próprios alunos objetivando alcançar um público alvo...
Ø Leitura silenciosa em sala de aula
com o objetivo de extrair informações explícitas e implícitas em determinado
texto...
Ø Roda de leitura com o objetivo de
compartilhar com os colegas informações explicitas e implícitas do texto...
Todo processo de leitura foi feito em
várias fases, desde a leitura de textos feita pelo aluno e aluna na frente da
sala para um público de outros alunos, leituras de vários textos no caderno até
a leitura em rodas de leitura com a escolha de próximos leitores pelos próprios
alunos. Todas as atividades foram gratificantes e interessantes no processo de
desenvolvimento de várias habilidades. Os aspectos negativos que foram sanados
por mim enquanto professor estava relacionado à timidez dos alunos em lerem um
para os outros – dificuldade esta que logo sanei respeitando o momento de cada
um e dando a oportunidade para que lessem em voz alta para outros ou em voz
baixa para si mesmos.
Um comentário relevante
que quero fazer é que achei interessante perceber que muitos alunos têm muita
facilidade de se expressarem oralmente; logo, estas atividades de leitura diante
da sala proporcionaram momentos em que os alunos desenvolvessem a capacidade da
oralidade na frente de seus pares. Principalmente aquelas habilidades que os
alunos demonstraram ter mais dificuldade no momento da realização da Avaliação
da Aprendizagem em Processo (AAP).
A Proposta Curricular
valoriza a leitura e escrita como elementos importantes na formação do aluno;
logo, a capacidade de leitura e escrita foi totalmente contemplada nestas
atividades. A oralidade também foi outra habilidade importante contemplada
neste tipo de atividade.
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