terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Compartilhando Relatório!!!

Relatório da Atividade de Recuperação da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) - 2014

Professor Cristiano Lima – Língua Portuguesa – Sétimo ano A, B e C

Durante o ano letivo de 2014, foram desenvolvidas várias atividades sequenciadas de leitura, visando o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos alunos com o objetivo de recuperar os conteúdos deficitários dos estudantes, fazendo com que os mesmos desenvolvam as suas habilidades que na AAP demonstraram dificuldades. Este projeto de leitura foi encaminhado de várias formas, desde as aulas de leituras individuais até leituras em grupos e criação de cartazes no sentido de conscientizar os alunos e alunas sobre a importância da leitura no mundo letrado que vivemos.  O objetivo foi o de sanar dificuldades apresentadas pelos alunos e alunas quando estes fizeram a avaliação da aprendizagem em processo. Percebeu-se a evolução os alunos e alunas em todo o processo sendo este registrado por meio de imagens e fotos.
Ø Leitura de textos diversos de frente a um público alvo...
Ø Leitura de produções textuais dos próprios alunos objetivando alcançar um público alvo...
Ø Leitura silenciosa em sala de aula com o objetivo de extrair informações explícitas e implícitas em determinado texto...
Ø Roda de leitura com o objetivo de compartilhar com os colegas informações explicitas e implícitas do texto...
Todo processo de leitura foi feito em várias fases, desde a leitura de textos feita pelo aluno e aluna na frente da sala para um público de outros alunos, leituras de vários textos no caderno até a leitura em rodas de leitura com a escolha de próximos leitores pelos próprios alunos. Todas as atividades foram gratificantes e interessantes no processo de desenvolvimento de várias habilidades. Os aspectos negativos que foram sanados por mim enquanto professor estava relacionado à timidez dos alunos em lerem um para os outros – dificuldade esta que logo sanei respeitando o momento de cada um e dando a oportunidade para que lessem em voz alta para outros ou em voz baixa para si mesmos.
Um comentário relevante que quero fazer é que achei interessante perceber que muitos alunos têm muita facilidade de se expressarem oralmente; logo, estas atividades de leitura diante da sala proporcionaram momentos em que os alunos desenvolvessem a capacidade da oralidade na frente de seus pares.  Principalmente aquelas habilidades que os alunos demonstraram ter mais dificuldade no momento da realização da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP).

A Proposta Curricular valoriza a leitura e escrita como elementos importantes na formação do aluno; logo, a capacidade de leitura e escrita foi totalmente contemplada nestas atividades. A oralidade também foi outra habilidade importante contemplada neste tipo de atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...