terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Relatório

Relatório da Atividade de Conscientização a respeito do Tráfico de Pessoas - 2014
Professor Cristiano Lima – Língua Portuguesa – Sétimos anos A, B e C
Durante o ano letivo de 2014, foram desenvolvidas várias atividades de leitura e conscientização contra a realidade do Tráfico de Pessoas, visando o desenvolvimento da capacidade do nível de consciência dos alunos para o enfrentamento consciente desta cruel realidade. Em algumas aulas, os alunos e alunas dos sétimos anos A, B e C foram levados até o pátio da unidade escolar onde há data show e mostramos um documentário sobre prostituição internacional e tráfico de órgãos – temas que adentram um tema mais profundo que é o tráfico de pessoas.
Ações realizadas:Projeção de vídeo,Debates e leituras.
Ø Alunos dos sétimos anos A, B e C assistem atentamente o documentário sobre o Tráfico de Pessoas...
Ø Documentário sobre o Tráfico de Pessoas...
Ø Alunos e alunas prestam atenção em absoluto silêncio...
Como já salientado, o objetivo desta atividade foi a de conscientizar os alunos e alunas sobre a realidade cruel do Tráfico de Pessoas, pois através da prevenção estamos ensinando os alunos e alunas a se defenderem deste tipo de crime no mundo atual. Esta atividade foi encaminhada através de um documentário que os estudantes assistiram sobre o Tráfico de Pessoas e com a discussão com os estudantes no pátio e professores participantes levando essa importante discussão para a sala de aula através de atividades diferenciadas. O Tráfico de Pessoas é um projeto importante da Secretaria da Educação e também procedente de várias entidades importantes no Brasil como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Como já salientado, depois do documentário sobre o Tráfico de Pessoas, eu, professor Cristiano e outros professores iniciamos uma discussão sobre o Tráfico de Pessoas e o que os alunos e alunas devem fazer para se protegerem contra os aliciadores e contra este tipo de crime tão comum no século XXI. Depois desta discussão os alunos voltaram para as suas salas de aula e escreveram textos reflexivos sobre o documentário e sobre o tema a respeito do Tráfico de Pessoas. Um aspecto negativo foi que o de lidar com a falta de informação de alguns alunos, mas isto foi sanado com a contextualização das informações e com a roda de conversa entre os próprios alunos.

Um comentário relevante no qual quero me ater é o fato de que a grande maioria dos alunos prestaram atenção à temática que estava sendo discutida e os resultados foram de cem por cento dentro do objetivo que estava sendo proposto que era o de conscientizar toda a turma sobre o triste fato do Tráfico de Pessoas. Esta atividade está relacionada com a Proposta Curricular pelo fato de fazer com que os alunos lessem diferentes textos desde textos visuais com legendas até textos grafos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...