quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COMPARTILHANDO!



AUTO AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA

PROFESSORA: BÁRBARA GARCIA

DISCIPLINAS: QUÍMICA/FÍSICA

1)      QUAIS PROJETOS/SEQUENCIADA ESCOLARES ESTÃO SENDO E/OU FOI DESENVOLVIDO NAS CLASSES?

OS PRINCIPAIS PROJETOS QUE ENCAMINHEI FORAM AMBIENTAIS, EXPOSTOS NA V CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, O PROJETO CONTÍNUO RELACIONADO À COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA E O PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS.

2)      COMO FORAM ENCAMINHADOS ESSES PROJETOS/SEQUENCIADA?

·         O PROJETO AMBIENTAL FOI ENCAMINHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ONDE OS PROFESSORES DE OUTRAS MATÉRIAS CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO MESMO, POIS A QUESTÃO AMBIENTAL É TRATADA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO;
·         O PROJETO “A ESCOLA QUE LÊ”, É UM PROJETO CONTÍNUO, POIS FOI UTILIZADOS TEXTOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, USANDO DICIONÁRIOS, RODAS DE LEITURA, DEBATES E INTERPRETAÇÕES DESSES TEXTOS;
·         O PLANO DE AÇÃO TAMBÉM CONSTITUI - SE ATRAVÉS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTOS, EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS E CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA COM O COTIDIANO DO ALUNO, PARA SER COMPREENDIDO COM MAIS CLAREZA;

3)      QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DESSES PROJETOS?

O PRINCIPAL OBJETIVO É O ALUNO SENDO PROTAGONISTA, RESGATAR VALORES COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, MELHORIA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, E MELHORIA NA PROFICIÊNCIA.

4)      QUAIS DESSES PROJETOS FORAM RETIRADOS DAS PROPOSTAS DO CADERNO DO PROFESSOR? QUAIS FORAM CRIADOS PELO PROFESSOR?

O PROJETO AMBIENTAL É UM PROJETO DA ESCOLA, MESMO QUE ALGUNS ASSUNTOS ESTÃO RELACIONADOS NA PROPOSTA. O PROJETO DA LEITURA ESTÁ IMPLÍCITO NA PROPOSTA. O PLANO DE AÇÃO É CITADO NA PROPOSTA, MAS COMO CONDUZI-LO FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR.

5)      BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:

·         NO PROJETO AMBIENTAL, OS ALUNOS DO 3° ANO TRATARAM SOBRE REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA USADO (FIZERAM SABÃO) E O DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS. OS ALUNOS DO 2° ANO TRATARAM SOBRE DESCARTE E PERIGOS DO LIXO ELETRÔNICO E O 1° ANO TRATOU SOBRE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET E ATITUDES SUSTENTÁVEIS, COMO A CRIAÇÃO DA HORTA SUSPENSA;
·         NO PROJETO DE LEITURA FORAM UTILIZADOS TEXTOS PERTINENTES AO CONTEÚDO DE QUÍMICA, FIZEMOS RODAS DE LEITURA, DEBATES SOBRE ALGUNS TEXTOS PARA VERIFICAR A INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS, USO DE DICIONÁRIOS E ARTIGOS DE OPINIÃO POR PARTE DOS ALUNOS;
·         O PLANO DE AÇÃO CONTOU COM TEXTOS AUXILIARES, EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES, PESQUISAS E ATIVIDADES VISANDO A MELHORIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO;

6)      RESULTADOS ALCANÇADOS/REFLEXO NA APRENDIZAGEM:

A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL POR PARTE DOS ALUNOS FOI BEM DESENVOLVIDA, MUITOS FIZERAM AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM SEUS LARES. COM RELAÇÃO À LEITURA MUITOS MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE E ALGUNS ALUNOS TIVERAM UMA MELHORA EM SEU DESENVOLVIMENTO, CONSEQUENTEMENTE EM SEU NÍVEL DE PROFICIÊNCIA.

7)      ASPECTOS POSITIVOS OBSERVADOS:

A MAIORIA DOS ALUNOS FORAM RECEPTIVOS SE ENGAJARAM NAS ATIVIDADES E SE CONSCIENTIZARAM SOBRE O QUE REALMENTE É SUSTENTABILIDADE.  DESCOBRIMOS QUE TEMOS ALUNOS TALENTOSOS, QUE ESCREVEM MUITO BEM. VÁRIOS ALUNOS MELHORARAM SUAS ATITUDES E RESPONSABILIDADES.

8)      ASPECTOS NEGATIVOS/DIFICULTADORES:

OS ASPECTOS NEGATIVOS FORAM RESISTÊNCIA POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS, TANTO PARA FAZER AS ATIVIDADES OU EM MANTER A DISCIPLINA.

9)      COMENTÁRIO RELEVANTE:

COMO ESTE FOI MEU PRIMEIRO ANO NESSA ESCOLA, GOSTEI BASTANTE DE PARTICIPAR DA V CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ONDE CONTEI COM APOIO DA MAIORIA DE MEUS COLEGAS PROFESSORES, DA DIREÇÃO E ME IMPRESSIONEI COM A QUALIDADE E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS.

10)   QUAIS DESSAS ATIVIDADES ESTÃO RELACIONADAS COM A PROPOSTA CURRICULAR?

A QUESTÃO AMBIENTAL É MUITO FALADA NA PROPOSTA DE QUÍMICA, POR ISSO, AS PESQUISAS, A INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E A COMUNIDADE ESTAVA INCLUSA NA PROPOSTA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA, O USO DE DICIONÁRIOS E DAS RODAS DE LEITURA TAMBÉM FAZEM PARTE DAS ATIVIDADES DA PROPOSTA E OS EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE AÇÃO FORAM PARALELOS AO CONTEÚDO DA PROPOSTA.


Um comentário:

  1. Professora Barbara fico encantada quando visito esse espaço e encontro a riqueza do seu relatório divulgando o trabalho desenvolvido com seus alunos envolvendo a temática ambiental promovendo a interdisplinaridade e a contextualização com ênfase na competência leitora e escritora que está bem claro no Currìculo da rede estadual você com seu grupo envolveu e se comprometeu com aprendizagem dos alunos.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...