AUTO AVALIAÇÃO DOS
PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA
PROFESSORA:
BÁRBARA GARCIA
DISCIPLINAS:
QUÍMICA/FÍSICA
1) QUAIS PROJETOS/SEQUENCIADA ESCOLARES ESTÃO
SENDO E/OU FOI DESENVOLVIDO NAS CLASSES?
OS
PRINCIPAIS PROJETOS QUE ENCAMINHEI FORAM AMBIENTAIS, EXPOSTOS NA V CONFERÊNCIA
DO MEIO AMBIENTE, O PROJETO CONTÍNUO RELACIONADO À COMPETÊNCIA LEITORA E
ESCRITORA E O PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS.
2) COMO FORAM ENCAMINHADOS ESSES
PROJETOS/SEQUENCIADA?
·
O PROJETO AMBIENTAL FOI ENCAMINHADO DE FORMA
INTERDISCIPLINAR, ONDE OS PROFESSORES DE OUTRAS MATÉRIAS CONTRIBUÍRAM PARA O
DESENVOLVIMENTO DO MESMO, POIS A QUESTÃO AMBIENTAL É TRATADA EM TODAS AS ÁREAS
DE CONHECIMENTO;
·
O PROJETO “A ESCOLA QUE LÊ”, É UM PROJETO
CONTÍNUO, POIS FOI UTILIZADOS TEXTOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, USANDO
DICIONÁRIOS, RODAS DE LEITURA, DEBATES E INTERPRETAÇÕES DESSES TEXTOS;
·
O PLANO DE AÇÃO TAMBÉM CONSTITUI - SE ATRAVÉS DE
LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTOS, EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS E CONTEXTUALIZAÇÃO DA
DISCIPLINA COM O COTIDIANO DO ALUNO, PARA SER COMPREENDIDO COM MAIS CLAREZA;
3) QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DESSES PROJETOS?
O PRINCIPAL OBJETIVO É O ALUNO SENDO PROTAGONISTA, RESGATAR VALORES COM
RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, MELHORIA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS
GÊNEROS TEXTUAIS, E MELHORIA NA PROFICIÊNCIA.
4) QUAIS DESSES PROJETOS FORAM RETIRADOS DAS
PROPOSTAS DO CADERNO DO PROFESSOR? QUAIS FORAM CRIADOS PELO PROFESSOR?
O PROJETO AMBIENTAL É UM PROJETO DA ESCOLA, MESMO QUE ALGUNS ASSUNTOS
ESTÃO RELACIONADOS NA PROPOSTA. O PROJETO DA LEITURA ESTÁ IMPLÍCITO NA
PROPOSTA. O PLANO DE AÇÃO É CITADO NA PROPOSTA, MAS COMO CONDUZI-LO FICA A
CRITÉRIO DO PROFESSOR.
5) BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:
·
NO PROJETO AMBIENTAL, OS ALUNOS DO 3° ANO
TRATARAM SOBRE REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA USADO (FIZERAM SABÃO) E O
DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS. OS ALUNOS DO 2° ANO TRATARAM SOBRE DESCARTE E
PERIGOS DO LIXO ELETRÔNICO E O 1° ANO TRATOU SOBRE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET E ATITUDES SUSTENTÁVEIS, COMO
A CRIAÇÃO DA HORTA SUSPENSA;
·
NO PROJETO DE LEITURA FORAM UTILIZADOS TEXTOS
PERTINENTES AO CONTEÚDO DE QUÍMICA, FIZEMOS RODAS DE LEITURA, DEBATES SOBRE
ALGUNS TEXTOS PARA VERIFICAR A INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS, USO DE DICIONÁRIOS E
ARTIGOS DE OPINIÃO POR PARTE DOS ALUNOS;
·
O PLANO DE AÇÃO CONTOU COM TEXTOS AUXILIARES,
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES, PESQUISAS E ATIVIDADES VISANDO A MELHORIA DO
CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO;
6) RESULTADOS ALCANÇADOS/REFLEXO NA
APRENDIZAGEM:
A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL POR PARTE DOS ALUNOS FOI BEM DESENVOLVIDA, MUITOS
FIZERAM AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM SEUS LARES. COM RELAÇÃO À LEITURA MUITOS
MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE E ALGUNS ALUNOS TIVERAM UMA MELHORA EM SEU
DESENVOLVIMENTO, CONSEQUENTEMENTE EM SEU NÍVEL DE PROFICIÊNCIA.
7) ASPECTOS POSITIVOS OBSERVADOS:
A MAIORIA DOS ALUNOS FORAM RECEPTIVOS SE ENGAJARAM NAS ATIVIDADES E SE
CONSCIENTIZARAM SOBRE O QUE REALMENTE É SUSTENTABILIDADE. DESCOBRIMOS QUE TEMOS ALUNOS TALENTOSOS, QUE
ESCREVEM MUITO BEM. VÁRIOS ALUNOS MELHORARAM SUAS ATITUDES E RESPONSABILIDADES.
8) ASPECTOS NEGATIVOS/DIFICULTADORES:
OS ASPECTOS NEGATIVOS FORAM RESISTÊNCIA POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS, TANTO
PARA FAZER AS ATIVIDADES OU EM MANTER A DISCIPLINA.
9) COMENTÁRIO RELEVANTE:
COMO ESTE FOI MEU PRIMEIRO ANO NESSA ESCOLA, GOSTEI BASTANTE DE
PARTICIPAR DA V CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ONDE CONTEI COM APOIO DA MAIORIA
DE MEUS COLEGAS PROFESSORES, DA DIREÇÃO E ME IMPRESSIONEI COM A QUALIDADE E
CRIATIVIDADE DOS ALUNOS.
10) QUAIS DESSAS ATIVIDADES ESTÃO RELACIONADAS
COM A PROPOSTA CURRICULAR?
A QUESTÃO AMBIENTAL É MUITO FALADA NA PROPOSTA DE QUÍMICA, POR ISSO, AS
PESQUISAS, A INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E A COMUNIDADE ESTAVA INCLUSA NA
PROPOSTA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA, O USO DE DICIONÁRIOS E DAS RODAS DE
LEITURA TAMBÉM FAZEM PARTE DAS ATIVIDADES DA PROPOSTA E OS EXERCÍCIOS
COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE AÇÃO FORAM PARALELOS AO CONTEÚDO DA PROPOSTA.
Professora Barbara fico encantada quando visito esse espaço e encontro a riqueza do seu relatório divulgando o trabalho desenvolvido com seus alunos envolvendo a temática ambiental promovendo a interdisplinaridade e a contextualização com ênfase na competência leitora e escritora que está bem claro no Currìculo da rede estadual você com seu grupo envolveu e se comprometeu com aprendizagem dos alunos.Parabéns!!!
ResponderExcluir