No segundo semestre de 2012
deu-se inicio ao Apoio de Língua Portuguesa nas turmas de 5ª, 6ª e 8ª séries.
Com o objetivo de trabalhar as dificuldades
frequentes dos alunos, tivemos um proveito significativo no desenvolvimento
de cada um.
Com as turmas de 5ª e 6ª série
trabalhamos pontuação, escrita e leitura, com atividades diárias, debates para
dúvidas e espaço para que o aluno
apresente seus questionamentos e resposta das questões, que foram corrigidas
coletivamente para um esclarecimento mútuo. Com a turma das 8ª devido ao SARESP
que seria aplicado no fim do ano, o que mais foi trabalhado com eles foi Artigos de Opinião, sua função e importância.
Além disso, também trabalhamos a escrita, palavras desconhecidas do nosso
vocabulário e estrutura textual.
Nesse projeto tivemos o apoio dos
professores de Língua Portuguesa das turmas, que informava gradativamente
a evolução do aluno em sala, e opinava (
quando necessário) sobre o aprendizado de cada aluno, contribuindo significadamente
para o alcance do objetivo do projeto.
Os alunos de forma geral se
dedicaram ao projeto, revelaram suas dúvidas referentes á matéria, houve um
grande aproveitamento da parte deles, pois á cada dia perceberam a mudança que ocorreu após o inicio das
aulas, o aumento de suas médias em sala, uma vez que eles se empenharam de
maneira proveitosa.
Esse projeto trouxe para o
ambiente escolar um novo horizonte para o ensino, a necessidade do apoio, não por decadência, mas
pela agregação de novos métodos de aprendizagem
mais ampla e diversificada, baseada nos conteúdos diários e acima de
tudo, nas dificuldades encontradas em cada aluno.
Obrigado pela confiança e
oportunidade.
Alessandra Pereira Borges
“Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo. Todos sabem alguma coisa;
todos ignoram alguma coisa, por isso aprendemos sempre.”
(Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.