segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - Projeto Leitura


O projeto leitura foi realizado durante todo o ano letivo de 2012 na Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra visando o aumento do nível de proficiência linguística dos alunos e alunas das oitavas séries (nonos anos) A, B, C e D. A obra escolhida para a leitura foi a já conhecida obra chamada “A Invenção de Hugo Cabret” do autor Brian Selznick. A obra fala de um menino órfão chamado Hugo Cabret que vive escondido na central de trem de Paris dos anos de 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. Porém, a sobrevivência de Hugo depende do anonimato e ele tenta se manter invisível por que guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do menino. Um desenho misterioso, um caderno valioso, uma chave que foi roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagem, mistura elementos do quadrinho e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura. A obra literária é permeada de imagens que se entrelaçam com textos escritos, logo, “A Invenção de Hugo Cabret” é uma obra literária que “prende” a atenção do leitor.
O projeto leitura com as oitavas séries (os nonos anos) foi feito em vários passos, o primeiro passo foi a apresentação do livro para os educandos, onde todos conheceram a obra de forma superficial, junto com os alunos e alunas olhamos a capa, lemos a apresentação na contra capa e depois deste processo, começamos a leitura do livro. Nós, professores, alunos e alunas separamos algumas aulas para a leitura da obra, o professor leu a obra enquanto os alunos acompanhavam em silêncio, alguns alunos foram convidados a lerem também, uns se negaram a ler, porém, outros leram em voz alta para os seus colegas em sala de aula, vale salientar que nada foi obrigado, pois o professor quis proporcionar um momento de leitura prazeroso e reflexivo. Tivemos como primeiro passo a apresentação da obra, depois tivemos como segundo passo, a leitura da obra, o terceiro passo foi a discussão da obra literária e a sua adaptação para o cinema, pois o mesmo filme foi lançado para o mundo do cinema e alguns alunos assistiram o filme em casa.
O projeto leitura iniciado com a leitura da obra “A Invenção de Hugo Cabret” proporcionou em outras aulas outros momentos de leituras de textos diversos e de outras obras literárias. Depois que concluímos a obra “c”, também alguns alunos leram outras obras literárias como “De repente nas profundezas do bosque” e “Peter Pan” entre outros.
O projeto de leitura além de alcançar os alunos das oitavas séries (nonos anos), também se estendeu para outros anos tornando-se um projeto de sucesso na unidade escolar.
 Bibliografia: SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. Texto e ilustração de Brian Selznick: tradução de Marcos Bagno. – São Paulo: Edições SM, 2007.

Cristiano Lima
Professor/Tradutor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...