O projeto leitura foi realizado durante todo o ano letivo de
2012 na Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra visando o aumento do nível de
proficiência linguística dos alunos e alunas das oitavas séries (nonos anos) A,
B, C e D. A obra escolhida para a leitura foi a já conhecida obra chamada “A
Invenção de Hugo Cabret” do autor Brian Selznick. A obra fala de um menino
órfão chamado Hugo Cabret que vive escondido na central de trem de Paris dos
anos de 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos
relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e
responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. Porém, a sobrevivência de
Hugo depende do anonimato e ele tenta se manter invisível por que guarda um
incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de
brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do menino. Um desenho
misterioso, um caderno valioso, uma chave que foi roubada e um homem mecânico
estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por
texto e imagem, mistura elementos do quadrinho e do cinema, oferecendo uma
diferente e emocionante experiência de leitura. A obra literária é permeada de
imagens que se entrelaçam com textos escritos, logo, “A Invenção de Hugo
Cabret” é uma obra literária que “prende” a atenção do leitor.
O projeto leitura com as oitavas séries (os nonos anos) foi
feito em vários passos, o primeiro passo foi a apresentação do livro para os
educandos, onde todos conheceram a obra de forma superficial, junto com os
alunos e alunas olhamos a capa, lemos a apresentação na contra capa e depois
deste processo, começamos a leitura do livro. Nós, professores, alunos e alunas
separamos algumas aulas para a leitura da obra, o professor leu a obra enquanto
os alunos acompanhavam em silêncio, alguns alunos foram convidados a lerem
também, uns se negaram a ler, porém, outros leram em voz alta para os seus
colegas em sala de aula, vale salientar que nada foi obrigado, pois o professor
quis proporcionar um momento de leitura prazeroso e reflexivo. Tivemos como
primeiro passo a apresentação da obra, depois tivemos como segundo passo, a
leitura da obra, o terceiro passo foi a discussão da obra literária e a sua
adaptação para o cinema, pois o mesmo filme foi lançado para o mundo do cinema
e alguns alunos assistiram o filme em casa.
O projeto leitura iniciado com a leitura da obra “A Invenção
de Hugo Cabret” proporcionou em outras aulas outros momentos de leituras de
textos diversos e de outras obras literárias. Depois que concluímos a obra “c”, também alguns alunos leram outras obras literárias
como “De repente nas profundezas do bosque” e “Peter Pan” entre outros.
O projeto de leitura além de alcançar os alunos das oitavas
séries (nonos anos), também se estendeu para outros anos tornando-se um projeto
de sucesso na unidade escolar.
Bibliografia:
SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. Texto e ilustração de Brian Selznick:
tradução de Marcos Bagno. – São Paulo: Edições SM, 2007.
Cristiano Lima
Professor/Tradutor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.