quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Relatório

Projeto Profissões 2014
Escola: E.E. Deputado Gregório Bezerra
Professora:  Jeruza Santos
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

        Considerando o Ensino Médio um período muito importante, no qual os alunos são preparados para enfrentarem grandes desafios e consolidarem atitudes de autonomia, valores para o desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de possibilitar o prosseguimento de estudos e garantindo a preparação básica para o trabalho e a cidadania, nós professores da Unidade Escolar, juntamente com a gestão pedagógica, elaboramos e executamos o projeto profissões em meados de 2014.
        Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento dos alunos sobre diversas questões referente ás profissões, destacamos a importância da busca por emprego; características e responsabilidades específicas de determinadas profissões; reflexão sobre as oportunidades de emprego local e pela busca consciente de sua carreira profissional, de acordo com cada aptidão pessoal e conhecimento do perfil profissional de cada aluno.
       Eu tive a oportunidade de trabalhar com a profª Sueli no primeiro ano A, do Ensino Médio.. E desta forma, iniciamos o projeto lançando algumas questões sobre profissões, com o intuito de verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em questão. Percebemos que poucos alunos haviam pensado sobre a carreira profissional, a maioria não haviam pensado sobre a profissão que iriam seguir futuramente, assim falamos sobre a importância desse projeto para eles e citamos as profissões de maior evidência na região do ABC, principalmente na região de Diadema.
      No decorrer das aulas, solicitamos que eles se dividissem em grupos, analisassem e escolhessem as profissões de acordo com o que lhes agradassem. No primeiro momento, as profissões escolhidas no 1º ano A foram Designer Gráfico e Auxiliar de Enfermagem. Os alunos iniciaram um processo de estudo e pesquisas sobre a profissão escolhida e sob a nossa orientação passaram o próximo passo, a elaboração das maquetes. Um grupo de alunos decidiu trocar de profissão, Protético Dentário. Após essa etapa, alguns ex- alunos, estudantes universitários ministraram palestras contando suas experiências profissionais e de como foi a escolha deles em suas carreiras.
      Finalizando o processo, cada equipe apresentou seus trabalhos na feira de profissões e como desfecho, na semana seguinte, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um teste vocacional no laboratório de informática.
     O trabalho foi muito produtivo, presenciamos o envolvimento de todos os alunos, que se empenharam e envolveram com o projeto de forma surpreendente. Constatamos a superação de muitos, no decorrer dos meses de trabalho. Ficamos muito satisfeitas com o resultado, principalmente ao constatar o protagonismo juvenil e a satisfação de cada aluno em ter participado efetivamente do projeto profissão.
     Abaixo segue o depoimento do Patrick, um aluno que por motivo de saúde ficou alguns meses afastado da Unidade Escolar e neste projeto liderou a sua equipe e concluiu seu trabalho com êxito. 

   “ Fiquei muito feliz em participar desse projeto. Meu grupo estudou o que faz o Protético Dentário, que é o profissional que confecciona próteses removíveis etc. Eu já trabalho na área e pude ajudar as professoras Jeruza e Sueli com os meus colegas.  No dia da exposição, apresentamos a nossa profissão e aprendemos com os alunos das outras séries, as profissões que eles apresentaram. Foi tudo muito bom, aprendi muito sobre várias profissões e fiquei feliz em poder contribuir também.”

Algumas fotos ilustrando os trabalhos: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...