sábado, 1 de outubro de 2011

Relatório da IV Conferência do Meio Ambiente 2011


PROJETO: ÁGUA ECONOMIZAR É PRECISO!
Local: E.E Deputado Gregório Bezerra
Data: 17 de setembro de 2011
Turma: 6ª E
EXPOSIÇÃO: o Livro da Água
Professora:  Hebe Silva

No decorrer do Projeto, foram realizadas leituras de vários textos que abordam a temática e a problemática para identificar as ações positivas e negativas sobre o uso indevido da água.  Os alunos puderam expor seus pontos de vista em relação aos conceitos trabalhados e criaram o Livro da Água, abordando a temática da Conscientização e Preservação da Água.

O Projeto tem como objetivo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, através das experiências vivenciadas pelos alunos no seu âmbito familiar e escolar. Resgatando, além de informações e conceitos, as atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o mundo vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
  • A perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • A reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • A adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • A levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, mas utilizada de maneira equilibrada.
O processo avaliativo dos educandos, decorrerá do empenho e desenvolvimento no Projeto e em suas ações do dia-a-dia.
No dia do evento (17 de setembro de 2011), os alunos estiveram presentes para a abordagem e exposição dos Livros da Água. 


Durante as aulas, os alunos foram avaliados em todos os aspectos.
ü  Discussão dos grupos quanto ao título de seus livros;
ü  As atitudes diante do projeto, a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual e coletiva, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva;
ü  A coesão (escrita e oratória) de suas histórias envolvendo o tema proposto;
ü  O aproveitamento e interação dos participantes, voltado ao trabalho;
Espera-se que agora, os alunos possam agir como verdadeiros cidadãos conscientes da importância da água para todos os seres vivos. Que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Fotos da confecção durante as aulas:


SALA DA “ÁGUA” – IV Conferência do Meio Ambiente (17/09/2011)





3 comentários:

  1. Qualquer gesto de conscientização em relação à tudo que envolve o nosso Meio-Ambiente, é de extrema importância! Devemos, desde já, fazer o possível para conscientizar o maior número possível de jovens e crianças, pois a cada uma pessoa conscientizada sobre a importância de cuidar do nosso planeta, é uma geração salva! Vamos lá, escola! É isso aí! Vamos lutar o quanto pudermos! Salvem o nosso planeta, salvem o nosso país!!! O mundo está em nossas mãos!

    Profª Tati.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse trabalho com a parceria do Projeto da Cenp!
    Parabenizo as crianças e a professora pela forma produtiva que desenvolveu e socializou o produto final. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Quem cuida tem, faça o mesmo com o meio ambiente cuidem e sempre, teremos natureza venha fazer a diferença também, faça parte da campanha economia de energia quer uma dica quando você tiver assistindo tv quando for para os comerciais desligue a tv por 2 minutos fazendo isso uma vez por dia você ajuda o meio ambiente.


    Jeferson e Pedro 5ªa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...