sábado, 15 de outubro de 2011

Sequenciada de Leitura


Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
 Sequência   de leitura          5ª serie C
Professora Nilza
Hoje nós professores devemos dar uma atenção especial à leitura, pois muitas vezes, ela se restringe somente ao espaço escolares, o não ler limita a aquisição do conhecimento essencial à formação de cidadãos mais críticos e ciente de seu papel na sociedade.

Objetivos da sequenciada de leitura:

>Criar um comportamento leitor,

>Ampliar o repertório de histórias e o conhecimento de mundo;

>Promover o aprendizado e o conhecimento diverso, por meio da leitura de um conjunto de livros,

>Propiciar a expressão oral por intermédio da conversa realizada sobre o que foi lido;

   Iniciei com a apresentação da sequenciada,  em seguida fizemos uma roda de conversa à qual mostraram pouco interesse muitos desses alunos se negaram a falar e até ficaram bravos, pois não participavam e queriam ficar conversando aleatoriamente.

Partindo dessa realidade reuni várias atividades específicas a fim de cativar esses alunos, a introdução de algumas variantes nas propostas de leitura e escrita:

  • Leitura  extraclasse
  •  Visitas  à biblioteca
  • Leituras no patio da escola..
  • Jogo: Batata – quente, entre outros.

Tudo isso só veio a acrescentar  em minhas aulas, a leitura passou a fazer parte de nossas aulas., hoje eles tem cosciencia de que  são capazes de raciocinar, pensar e julgare a ter um conhecimento de mundode forma diferencia.

Hoje no final de cada semana temos uma roda de comentários, onde o aluno comente sobre o que leu.

 Um  apresenta um trecho  que mais  gostou, outro  o registro de algo que tinha lhe chamado atenção e divide com os colegas, outros um ficha de leitura.

Esta roda de comentários veio a enriquecer o nosso trabalho, pois os comentários deixavam-vos eufóricos e logo, sabiam,  qual livro leriam em seguida.  

Percebe-se que é importante garantir o aprendizado, é ficar claro  o que se pretende avaliae e  por que razãoavaliar. Assim o aluno procurará  dar o melhor de si nesses momentos.

É importante destacar que, para avaliar é  preciso ter como referência três parâmetros: o aluno, a relação a ele mesmo, em relação ao que se espera dele e em relação aos demais colegas que tiveram as mesmas oportunidades escolares.

A sociedade atual exige a busca do conhecimento e , como professor, devemos incentivar o aluno a fazê-lo

Bibliografia: Educativa: Revista do professor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...