Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
Sequência de leitura 5ª serie C
Professora Nilza
Hoje nós professores devemos dar uma atenção especial à leitura, pois muitas vezes, ela se restringe somente ao espaço escolares, o não ler limita a aquisição do conhecimento essencial à formação de cidadãos mais críticos e ciente de seu papel na sociedade.
Objetivos da sequenciada de leitura:
>Criar um comportamento leitor,
>Ampliar o repertório de histórias e o conhecimento de mundo;
>Promover o aprendizado e o conhecimento diverso, por meio da leitura de um conjunto de livros,
>Propiciar a expressão oral por intermédio da conversa realizada sobre o que foi lido;
Iniciei com a apresentação da sequenciada, em seguida fizemos uma roda de conversa à qual mostraram pouco interesse muitos desses alunos se negaram a falar e até ficaram bravos, pois não participavam e queriam ficar conversando aleatoriamente.
Partindo dessa realidade reuni várias atividades específicas a fim de cativar esses alunos, a introdução de algumas variantes nas propostas de leitura e escrita:
- Leitura extraclasse
- Visitas à biblioteca
- Leituras no patio da escola..
- Jogo: Batata – quente, entre outros.
Tudo isso só veio a acrescentar em minhas aulas, a leitura passou a fazer parte de nossas aulas., hoje eles tem cosciencia de que são capazes de raciocinar, pensar e julgare a ter um conhecimento de mundode forma diferencia.
Hoje no final de cada semana temos uma roda de comentários, onde o aluno comente sobre o que leu.
Um apresenta um trecho que mais gostou, outro o registro de algo que tinha lhe chamado atenção e divide com os colegas, outros um ficha de leitura.
Esta roda de comentários veio a enriquecer o nosso trabalho, pois os comentários deixavam-vos eufóricos e logo, sabiam, qual livro leriam em seguida.
Percebe-se que é importante garantir o aprendizado, é ficar claro o que se pretende avaliae e por que razãoavaliar. Assim o aluno procurará dar o melhor de si nesses momentos.
É importante destacar que, para avaliar é preciso ter como referência três parâmetros: o aluno, a relação a ele mesmo, em relação ao que se espera dele e em relação aos demais colegas que tiveram as mesmas oportunidades escolares.
A sociedade atual exige a busca do conhecimento e , como professor, devemos incentivar o aluno a fazê-lo
Bibliografia: Educativa: Revista do professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.