Professora:
Raquel Lopes – Leitura e Produção de Texto
Relatório: Conferência
do Meio Ambiente
Descrição das atividades
realizadas:
Iniciei um trabalho de observação com as crianças do
6º ano, focamos nas interferências realizadas pelo homem junto a natureza e as
conseqüências negativas que tais ações podem acarretar, a partir do projeto: “De
repente nas profundezas do bosque”.
Trabalhamos as temáticas: Respeito ao próximo,
Extinção dos animais e Poluição das águas.
Inicialmente, trabalhamos apenas com a narrativa
fábula, resgatando conhecimentos adquiridos pelos alunos em séries anteriores.
Optei pela fábula “A Cigarra e a Formiga”, que lhes foi apresentada em diversas
versões (Conto, poema, música e releituras dos próprios alunos) discutimos e
analisamos em conjunto, para fixação os alunos foram encarregados de buscar
outras possibilidades para apresentação em sala.
Após
a contextualização do tema fábula, inicie apresentação do projeto de leitura do
livro “De repente nas profundezas do Bosque”. Logo nos primeiros capítulos, o
livros nos conta a história do menino Nimi, que sofre preconceito por parte dos
demais colegas e a partir desta temática discutimos a questão do respeito. Esta
atividade redeu os primeiros cartazes da conferência, discutimos através de
frases e cartazes e importância do respeito em nossas vidas.Os alunos tiveram a
oportunidade de se alto avaliar, e perceber se já sofreram algum tipo de
preconceito ou foram preconceituosos com os outros.
A
medida que nossas leituras foram avançando, descobrimos que os animais da
aldeia sumiram porque um demônio os levou embora, tomando esta informação como
ponto de partida levantei o seguinte questionamento: “Porque os nossos animais
estão desaparecendo?”, as crianças levantaram várias hipóteses e foram
estimulados a pesquisarem mais informações para a composição de dissertações
sobre o tema, dissertações estas que também foram utilizadas na decoração da
conferência.
A
segunda indagação que levantei, foi com relação a importância da água em nossas
vidas, levantei este tema a partir do rio que é narrado é vários momentos da
história. Sugeri uma pesquisa sobre a atual situação de nossa água.
As
crianças pesquisaram textos e imagens de rios poluídos, além de fotografias da
represa que fica próxima a escola para compor cartazes sobre nosso maior
tesouro a água. Os trabalhos mencionados acima contaram com a participação de
todas as turmas de 6º ano.
Os
alunos da 5ªB, ficaram encarregados de apresentarem um texto sobre a
importância da economia da água dia da conferência, além de ajudarem na
organização da sala para o evento.
Resultados Alcançados:
Este projeto me permitiu uma maior proximidade com
todas as turmas de 6º ano, todos os combinados que fizemos para a execução do
projeto no tempo ideal foram cumpridos, os alunos buscaram informações através
de pesquisas, contribuindo assim para a construção de seu próprio conhecimento.
Através da leitura, os alunos vislumbraram uma nova
oportunidade de aprendizado, estão aprimorando o gosto pela leitura, superando
o medo de ler em público, de expressar sua opiniões e estão muito mais
participativos, do que antes do projeto.
Aspectos Positivos:
- Melhora da postura em sala de aula;
- Maior compreensão textual;
- Melhora da concentração em leituras mais longas;
- Melhora do relacionamento interpessoal;
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Ampliação da oralidade, individual de cada aluno;
- Respeito as regras estabelecidas previamente, entre
muitas outras coisas.
Aspectos Negativos:
Devido a alguns alunos não serem alfabetizados ou
serem pré-silábicos, em alguns momentos foram gerados desconfortos, pois tais
alunos se sentiram diminuídos com relação aos demais e tiveram das mais
variadas atitudes, no sentido de estruturar a sala no momento da leitura.
Fotos de algumas turmas de 6ª ano no momento da leitura:
Olá professora e alunos,Parabéns pelo trabalho com leitura e sei que realizaram pesquisa no Acessa. Fico encantada com esse trabalho como diz a professora Jaqueline Flores" ...a leitura contamina" e essa escola está contaminada..que delicia,quero saborear e realizar nesse Outubro Literário.Bjus literários.Raquel Prado
ResponderExcluireu achei muito interesante esse poema porque fala sobre áqua
ResponderExcluirnos da 5 c indicamos esses livros abaixo
ResponderExcluirECOLOGIA E CIDADANIA.
EDUCAÇAO AMBIENTAL.
MEIO AMBIENTE E CINEMA.
MEIO AMBIENTE E FISICA.
MEIO AMBIENTE E GEOLOGIA.
MEIO AMBIENTE E BIOLOGIA.
CONSERVAR E CRIAR.
ENCONTRO E FURTUITOS.
ARVORES E RIOS.
NATURESA.
MEIO AMBIENTE E EPIDEMIAS.
CONHECENDOO MAR.
NOS DA 5C INDICAMOS ESSES LIVROS ABAIXO
ResponderExcluirECOLOGIA E CIDADANIA.
EDUCAÇAO AMBIENTAL.
ARVORES DE RIOS.
CONSERVAR E CRIAR.
NATUREZA.
CONHECENDO O MAR
nome:joel vitor alves dos santos nosda 5ªc indicamos a leitura deses livros ecologia- deindividos a ecossistema ecologia geral ecossistemica-2/ed meio ambielte nosécolo 21 e educaçao anbiental de teoria á´pratica.
ResponderExcluirnos da 5c indicamos esses livros abaixo
ResponderExcluirecologia e cidadania.
educaçao ambiental.
conservar e criar.
conhecendo o mar.
natureza.
arvores de rios.
meio ambiente e biologia.
Venho parabenizar a todas as 5ª séries pelo empenho, dedicação e carinho com que todos têm contríbuido para que nosso projeto de leitura seja um sucesso. Agradeço o respeito, a atenção e acima de tudo a dedicação de todos vocês. Sei que ler em público não é fácil, mas precisamos enfrentar nossos medos a cada dia e curtir com prazer o sabor de nossas vitórias. Continuem assim!!!!
ResponderExcluir"A leitura engrandece a alma." Voltaire
Beijos
Professora Raquel-Leitura
Antes de mais nada quero dizer que a E.E. Deputado Gregório Bezerra e a equipe de professores que trabalharam direta ou indiretamente estão de parabéns pela confiança e pelo esforço para o sucesso a IV conferência do meio ambiente 2011.
ResponderExcluirE mais o resultado alcançado é motivo de orgulho,
de toda a comunidade escolar. Profr Matias
Eu estava na conferencia, nós somos Julia, Vitoria e Rabechy, apresentamos uma maquete feita pelas nossas colegas Suellen e Bianca e um papelão, com um grafico, organizada pela nossa querida professora Simone, a maquete foi supervisionada pelos nossos professores Dirce e Odilon, feita por Vitoria, Julia, Rabechy, Suellen e Bianca. Foi muito proveitoso.
ResponderExcluirBeijinhos e abraços Para todos, principalmente para nossa excelentissíma diretora Raquel, esperamos que gostem da foto também
De Vitoria, Julia e Rabechy.
Parabéns meninas pelo trabalho e pela apresentação no dia da Conferência.
ResponderExcluir