terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relatório: Conferência do Meio Ambiente


Professora: Raquel Lopes – Leitura e Produção de Texto

Relatório: Conferência do Meio Ambiente
Descrição das atividades realizadas:
                Iniciei um trabalho de observação com as crianças do 6º ano, focamos nas interferências realizadas pelo homem junto a natureza e as conseqüências negativas que tais ações podem acarretar, a partir do projeto: “De repente nas profundezas do bosque”.
                Trabalhamos as temáticas: Respeito ao próximo, Extinção dos animais e Poluição das águas.
                Inicialmente, trabalhamos apenas com a narrativa fábula, resgatando conhecimentos adquiridos pelos alunos em séries anteriores. Optei pela fábula “A Cigarra e a Formiga”, que lhes foi apresentada em diversas versões (Conto, poema, música e releituras dos próprios alunos) discutimos e analisamos em conjunto, para fixação os alunos foram encarregados de buscar outras possibilidades para apresentação em sala.
Após a contextualização do tema fábula, inicie apresentação do projeto de leitura do livro “De repente nas profundezas do Bosque”. Logo nos primeiros capítulos, o livros nos conta a história do menino Nimi, que sofre preconceito por parte dos demais colegas e a partir desta temática discutimos a questão do respeito. Esta atividade redeu os primeiros cartazes da conferência, discutimos através de frases e cartazes e importância do respeito em nossas vidas.Os alunos tiveram a oportunidade de se alto avaliar, e perceber se já sofreram algum tipo de preconceito ou foram preconceituosos com os outros.
A medida que nossas leituras foram avançando, descobrimos que os animais da aldeia sumiram porque um demônio os levou embora, tomando esta informação como ponto de partida levantei o seguinte questionamento: “Porque os nossos animais estão desaparecendo?”, as crianças levantaram várias hipóteses e foram estimulados a pesquisarem mais informações para a composição de dissertações sobre o tema, dissertações estas que também foram utilizadas na decoração da conferência.
A segunda indagação que levantei, foi com relação a importância da água em nossas vidas, levantei este tema a partir do rio que é narrado é vários momentos da história. Sugeri uma pesquisa sobre a atual situação de nossa água.
As crianças pesquisaram textos e imagens de rios poluídos, além de fotografias da represa que fica próxima a escola para compor cartazes sobre nosso maior tesouro a água. Os trabalhos mencionados acima contaram com a participação de todas as turmas de 6º ano.
Os alunos da 5ªB, ficaram encarregados de apresentarem um texto sobre a importância da economia da água dia da conferência, além de ajudarem na organização da sala para o evento.

Resultados Alcançados:
                Este projeto me permitiu uma maior proximidade com todas as turmas de 6º ano, todos os combinados que fizemos para a execução do projeto no tempo ideal foram cumpridos, os alunos buscaram informações através de pesquisas, contribuindo assim para a construção de seu próprio conhecimento.
                Através da leitura, os alunos vislumbraram uma nova oportunidade de aprendizado, estão aprimorando o gosto pela leitura, superando o medo de ler em público, de expressar sua opiniões e estão muito mais participativos, do que antes do projeto. 
          
Aspectos Positivos:
  • Melhora da postura em sala de aula;
  • Maior compreensão textual;
  • Melhora da concentração em leituras mais longas;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Ampliação da oralidade, individual de cada aluno;
  • Respeito as regras estabelecidas previamente, entre muitas outras coisas.
Aspectos Negativos:
                Devido a alguns alunos não serem alfabetizados ou serem pré-silábicos, em alguns momentos foram gerados desconfortos, pois tais alunos se sentiram diminuídos com relação aos demais e tiveram das mais variadas atitudes, no sentido de estruturar a sala no momento da leitura.

Fotos de algumas turmas de 6ª ano no momento da leitura:



10 comentários:

  1. Olá professora e alunos,Parabéns pelo trabalho com leitura e sei que realizaram pesquisa no Acessa. Fico encantada com esse trabalho como diz a professora Jaqueline Flores" ...a leitura contamina" e essa escola está contaminada..que delicia,quero saborear e realizar nesse Outubro Literário.Bjus literários.Raquel Prado

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito interesante esse poema porque fala sobre áqua

    ResponderExcluir
  3. nos da 5 c indicamos esses livros abaixo
    ECOLOGIA E CIDADANIA.
    EDUCAÇAO AMBIENTAL.
    MEIO AMBIENTE E CINEMA.
    MEIO AMBIENTE E FISICA.
    MEIO AMBIENTE E GEOLOGIA.
    MEIO AMBIENTE E BIOLOGIA.
    CONSERVAR E CRIAR.
    ENCONTRO E FURTUITOS.
    ARVORES E RIOS.
    NATURESA.
    MEIO AMBIENTE E EPIDEMIAS.
    CONHECENDOO MAR.

    ResponderExcluir
  4. NOS DA 5C INDICAMOS ESSES LIVROS ABAIXO
    ECOLOGIA E CIDADANIA.
    EDUCAÇAO AMBIENTAL.
    ARVORES DE RIOS.
    CONSERVAR E CRIAR.
    NATUREZA.
    CONHECENDO O MAR

    ResponderExcluir
  5. nome:joel vitor alves dos santos nosda 5ªc indicamos a leitura deses livros ecologia- deindividos a ecossistema ecologia geral ecossistemica-2/ed meio ambielte nosécolo 21 e educaçao anbiental de teoria á´pratica.

    ResponderExcluir
  6. nos da 5c indicamos esses livros abaixo
    ecologia e cidadania.
    educaçao ambiental.
    conservar e criar.
    conhecendo o mar.
    natureza.
    arvores de rios.
    meio ambiente e biologia.

    ResponderExcluir
  7. Professora Raquel Lopes23 de outubro de 2011 às 20:11

    Venho parabenizar a todas as 5ª séries pelo empenho, dedicação e carinho com que todos têm contríbuido para que nosso projeto de leitura seja um sucesso. Agradeço o respeito, a atenção e acima de tudo a dedicação de todos vocês. Sei que ler em público não é fácil, mas precisamos enfrentar nossos medos a cada dia e curtir com prazer o sabor de nossas vitórias. Continuem assim!!!!
    "A leitura engrandece a alma." Voltaire
    Beijos
    Professora Raquel-Leitura

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada quero dizer que a E.E. Deputado Gregório Bezerra e a equipe de professores que trabalharam direta ou indiretamente estão de parabéns pela confiança e pelo esforço para o sucesso a IV conferência do meio ambiente 2011.
    E mais o resultado alcançado é motivo de orgulho,
    de toda a comunidade escolar. Profr Matias

    ResponderExcluir
  9. Eu estava na conferencia, nós somos Julia, Vitoria e Rabechy, apresentamos uma maquete feita pelas nossas colegas Suellen e Bianca e um papelão, com um grafico, organizada pela nossa querida professora Simone, a maquete foi supervisionada pelos nossos professores Dirce e Odilon, feita por Vitoria, Julia, Rabechy, Suellen e Bianca. Foi muito proveitoso.

    Beijinhos e abraços Para todos, principalmente para nossa excelentissíma diretora Raquel, esperamos que gostem da foto também

    De Vitoria, Julia e Rabechy.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meninas pelo trabalho e pela apresentação no dia da Conferência.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...