quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto sobre o tema água economizar é preciso – CENP


Professor Denis Wilson W. Eugenio

Justificativa
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre o consumo de água nas residências, abordando os pais, alunos e professores. Desenvolvendo a compreensão e representação de gráficos para alunos da 5ª série/6º ano turma F. Foi trabalhada a construção de gráficos do consumo de água em suas residências.
            Os professores envolvidos no projeto buscaram informações verídicas sobre o consumo de água e a média aceitável pela empresa distribuidora de água em São Paulo. A escola E.E Gregório Bezerra com a IV conferencia do meio ambiente, abriu o espaço para a apresentação deste trabalho para que a comunidade, pais, professores e alunos pudessem ver os trabalhos desenvolvidos.
            Sabendo que a questão ambiental e que o consumo racional de água é algo preocupante no mundo inteiro, a escola tem o compromisso de orientar seus alunos e a comunidade sobre a vital importância do consumo racional de água.

Objetivos
- Interdisciplinaridade entre as disciplinas de: Ciências e Matemática;
- Debate com os alunos sobre o consumo racional de água;
- Criação dos gráficos de consumo;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Utilização do gráfico em barras;
- Despertar mais interesse nos alunos.

Metas
- Estender a consciência do consumo racional de água às famílias e comunidade;
- Ampliar os conhecimentos matemáticos;
- Desenvolver a competência de leitura de gráficos.

Procedimentos metodológicos
            Trabalho desenvolvido no 3º bimestre durante as aulas das disciplinas relacionadas, apresentando o conceito sobre o que é, e para que servem os gráficos. Na disciplina de Ciências é abordado o diálogo sobre a quantidade de água existente no planeta.
            Auxílio dos professores na construção dos gráficos no papel quadriculado, a sala é dividida em oito grupos, onde cada integrante deve preencher a tabela com os dados de consumo de água por cada membro da família.
            Após a construção no papel quadriculado e feito a construção na cartolina. O motivo de fazer no papel quadriculado e para no final do ano os alunos confrontarem os dados obtidos, com as novas medições, visando à redução no consumo de água. Fato este solicitado pelos próprios alunos.
            Em Ciências foi construído o gráfico com garrafas pets com a quantidade em porcentagem da água do planeta, e a distribuição em: água doce, salgada e congelada.

Produto final
- Gráfico de consumo de água nas residências;
- Gráfico sobre quantidade de água no planeta.

Material utilizado
- Papel quadriculado;
- Cartolina;
- Lápis HB;
- Borracha, lápis de cor e régua;
- Garrafas pets;
- Água com corante.
Considerações finais
            O trabalho desenvolvido com a proposta da CEMP vem no momento de maior observação à questão ambiental, onde o trabalho sobre economizar é preciso, mostra que usando de forma racional evitamos desperdícios e poupamos dinheiro. O desafio agora é reduzir o consumo de água na comunidade, nas casas e na escola.

Bibliografia.

- Construção de gráficos
GIOVANNI, José Ruy.  A Conquista da Matemática – São Paulo: FTD 2009.




2 comentários:

  1. Boa noite!
    O trabalho foi muito bem desenvolvido pelos alunos, e o mais importante contou com a participação dos pais e da comunidade.
    Despertar a conciência sobre o consumo racional de água é fato muito importante para contribuir com o nosso ambiente.

    Prof Denis Wilson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!
    Muito bom trabalhar de forma diversificada e envolver outras profissionais, Muito bacana também o seu trabalho no Acessa Escola com sua turminha .Abraços Raquel Prado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...