Professor Denis Wilson W. Eugenio
Justificativa
Com
o intuito de conscientizar a comunidade sobre o consumo de água nas
residências, abordando os pais, alunos e professores. Desenvolvendo a
compreensão e representação de gráficos para alunos da 5ª série/6º ano turma F.
Foi trabalhada a construção de gráficos do consumo de água em suas residências.
Os professores envolvidos no projeto buscaram informações
verídicas sobre o consumo de água e a média aceitável pela empresa
distribuidora de água em
São Paulo. A escola E.E Gregório Bezerra com a IV
conferencia do meio ambiente, abriu o espaço para a apresentação deste trabalho
para que a comunidade, pais, professores e alunos pudessem ver os trabalhos
desenvolvidos.
Sabendo que a questão ambiental e que o consumo racional
de água é algo preocupante no mundo inteiro, a escola tem o compromisso de
orientar seus alunos e a comunidade sobre a vital importância do consumo
racional de água.
Objetivos
- Interdisciplinaridade
entre as disciplinas de: Ciências e Matemática;
- Debate com os alunos sobre
o consumo racional de água;
- Criação dos gráficos de
consumo;
- Estimular o trabalho em
equipe;
- Utilização do gráfico em
barras;
- Despertar mais interesse
nos alunos.
Metas
- Estender a consciência do
consumo racional de água às famílias e comunidade;
- Ampliar os conhecimentos
matemáticos;
- Desenvolver a competência
de leitura de gráficos.
Procedimentos metodológicos
Trabalho desenvolvido no 3º bimestre durante as aulas das
disciplinas relacionadas, apresentando o conceito sobre o que é, e para que
servem os gráficos. Na disciplina de Ciências é abordado o diálogo sobre a
quantidade de água existente no planeta.
Auxílio dos professores na construção dos gráficos no
papel quadriculado, a sala é dividida em oito grupos, onde cada integrante deve
preencher a tabela com os dados de consumo de água por cada membro da família.
Após a construção no papel quadriculado e feito a
construção na cartolina. O motivo de fazer no papel quadriculado e para no final
do ano os alunos confrontarem os dados obtidos, com as novas medições, visando
à redução no consumo de água. Fato este solicitado pelos próprios alunos.
Em Ciências foi construído o gráfico com garrafas pets
com a quantidade em porcentagem da água do planeta, e a distribuição em: água
doce, salgada e congelada.
Produto final
- Gráfico de consumo de água
nas residências;
- Gráfico sobre quantidade
de água no planeta.
Material utilizado
- Papel quadriculado;
- Cartolina;
- Lápis HB;
- Borracha, lápis de cor e
régua;
- Garrafas pets;
- Água com corante.
Considerações finais
O trabalho desenvolvido com a proposta da CEMP vem no
momento de maior observação à questão ambiental, onde o trabalho sobre
economizar é preciso, mostra que usando de forma racional evitamos desperdícios
e poupamos dinheiro. O desafio agora é reduzir o consumo de água na comunidade,
nas casas e na escola.
Bibliografia.
- Construção de gráficos
GIOVANNI, José
Ruy. A Conquista da Matemática – São Paulo: FTD 2009.
Boa noite!
ResponderExcluirO trabalho foi muito bem desenvolvido pelos alunos, e o mais importante contou com a participação dos pais e da comunidade.
Despertar a conciência sobre o consumo racional de água é fato muito importante para contribuir com o nosso ambiente.
Prof Denis Wilson
Parabéns !!
ResponderExcluirMuito bom trabalhar de forma diversificada e envolver outras profissionais, Muito bacana também o seu trabalho no Acessa Escola com sua turminha .Abraços Raquel Prado