sábado, 8 de outubro de 2011

Informações sobre SAEB


  A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo irá participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, que compreende dois processos de avaliação, a saber:

·         ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (conhecida como Prova Brasil), cujo objetivo é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba seu resultado global. Essa avaliação é aplicada nas escolas públicas estaduais e municipais, com 20 alunos ou mais por série avaliada, envolvendo a 4ª e 8ª séries/5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa com foco em Leitura e Matemática;

·          ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica (antigo SAEB), que visa oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas de educação no Brasil. Serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática, em uma amostra de alunos da 4ª e 8ª séries/5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, envolvendo as redes de ensino federal, estaduais, municipais e particulares.

Essas avaliações são coordenadas pelo MEC/INEP  – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” e os Estados da Federação entram como parceiros e Coordenadores Regionais no desenvolvimento do processo avaliativo. O INEP  contratou   a  Fundação Cesgranrio e o Cespe, formando assim um Consórcio, que será  responsável pela logística da aplicação, processamento dos dados e análise dos resultados da Prova Brasil e SAEB 2011.

Para a realização dessas avaliações junto à rede pública estadual, a SEE/SP designou a Coordenação Estadual à Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, por meio da Gerência de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar – Gaire da Diretoria de Projetos Especiais, tendo como interlocutora a técnica Maria Conceição Conholato.

A Prova Brasil e o SAEB serão aplicados de 7 a 18 de novembro de 2011. No caso da rede estadual de São Paulo  será no período de 7 a 11 de novembro de 2011, em razão da aplicação do SARESP que  ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. 

Um comentário:

  1. O SAEB é muito importante para medir o nível de desempenho dos alunos da Educação Básica

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...