quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pra Você que nos Lê...

Para você está lendo esta postagem, te desejamos um feliz dia da Leitura ! Ou para você, Criança, que está lendo essa postagem, a Escola que Lê te deseja um feliz dia da leitura e o Parabeniza  pelo dia das crianças.Abraços aos leitores do Gregório!


Se você está lendo esse Blog, é porque no mínimo, gosta muito de ler, e como leitor e ouvinte, você já deve ter ouvido alguém dizer que esse país não tem muitos leitores, que as pessoas por aqui não cultivam o hábito de ler, entre outros comentários, que não são bem verdade. Prova disso é você, caro leitor, que está aqui nessa leitura do nosso Blog!
Como hoje é dia da Leitura e dia da Criança (essa combinação é perfeita), convidamos você a ler um pouquinho sobre a Leitura. Você vai adorar descobrir o que temos a contar sobre a Leitura. E ao final da postagem, poderá responder a pergunta que muita gente faz:
Na Pré historia o homem desenhou nas paredes das cavernas, mais tarde em pedras e panos, para contar sua história. Com a invenção do papel, os textos eram escritos em rolos e a partir dele surgiu o livro, que eram escritos à mão um a um. Em 1450 uma máquina de impressão foi inventa na Alemanha. Então, os livros puderam ser impressos aos milhares.
Assim, por meio da leitura, pensamentos e histórias começam a se espalhar pelo mundo! 

Eis aqui uma pequena história do livro

Depois da escrita, o livro é a maior descoberta feita pelo homem. Se não tivesse registrado nos livros com palavras e imagens, as experiências, as emoções, pensamentos, idéias, que as pessoas tiveram a humanidade não teria se desenvolvido e feito tantas descobertas!



Exemplos: As competições Esportivas Olimpíadas, com suas regras e as formas de praticar todos os esportes foram escritos, o que permitiu que países e pessoas de diferentes culturas e línguas, praticarem os mesmos esportes! Da mesma forma, algo parecido ocorreu com as religiões como o cristianismo e o islamismo, que são conhecidos por muitos povos e só foi possível quando os seguidores de cada uma passaram a escrever nos livros. Também as leis, que dizem quais nossos direitos e deveres, mostram a importância da leitura e da escrita. Assim, fica mais difícil ser enganado!
O cinema e a televisão parecem feitos apenas por imagens, mas eles têm muitos textos escritos. Vejamos: Para que os atores possam fazer uma novela ou um filme, precisa de um roteiro, um texto escrito que precisa ser lido, decorado e seguido. Muitas vezes um roteiro é baseado em um livro. O telejornal também tem um texto escrito, que é lido pelos apresentadores. A escrita e a leitura estão presentes também na ciência. 




O homem é curioso, ele observa, investiga, procura entender, pensa a respeito e registra o que vê e o que pensa sobre os fenômenos da natureza. Conversa troca idéias e volta a anotar. Por isso, ele pode estudar aprender, refletir sobre tudo o que vê, ajudando a encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas, seja na forma de invenções ou descobertas. Assim, um cientista, em sua área de estudo necessita de muita leitura e escrita, e para isso ele precisa pesquisar o que significa ler e escrever bastante!Outro profissional que também precisa da leitura e da escrita é o artista, já que a arte como a ciência, tem a presença marcante da leitura e da escrita.


Companhia Para Todas as Horas
Entre todas as artes, a palavra escrita fica para sempre, mesmo depois da morte o que está escrito fica no livro, para quem quiser ler e conhecer o que fizemos e o que pensamos. Para eu ler, eu não necessito de nenhum aparelho, o livro funciona sozinho. Basta abri-lo e pronto, vivo um mundo emocionante, novo, cheio de caminhos para descobrir, enriquece a imaginação, penso muitas coisas sobre a minha vida e a dos outros. Por meio dos livros, conhecemos muitas pessoas diferentes, aprendemos a conversar com todo mundo e fazemos muitos amigos. De tanto ler, fica muito mais fácil escrever. Por isso é muito bom ler!
Dicas de leitura


 Fonte: Ciência Hoje das Crianças-Ano 17-número: 150-Setembro de 2004-páginas: 13-15.

Um comentário:

  1. A leitura indica alguns livors e autores para conhecermos. Eu li o livro Abrindo Caminhos, citado no texto, é um livro maravilhoso, que nos leva a perceber que mesmo quando há obstáculos, podemos passar por eles sem perder nossa visão de mundo, do que realmente queremos. Então, vamos lá! Leiam! Vocês irão conhecer grandes personagens da nossa história, da arte, da música entre outras personalidades importantes.
    Abraços,
    Boa leitura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...