segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conhecendo a Xilogravura

Contribuição da Professora Cristina


Na antiguidade como não havia o papel, não existia impressão. Sem ter como fazer o registro, os povos passavam seus conhecimentos de uma geração a outra por meio das palavras, da oralidade. Os antigos escritos eram  feitos a mão, em um tipo de folha feita de pele de animais chamados pergaminhos e pertenciam à Igreja. Os religiosos possuíam o privilégio de poder ler as escrituras, por isso os mais cultos da época eram os padres e os monges. Esses religiosos eram conhecidos como iluministas. O papel foi inventado no ano 105 da nossa era pelos chineses  no Oriente e chegou à Europa no século 12 onde passou a ser fabricado permitindo que mais livros fossem feitos.

As ilustrações dos escritos eram feitas em pranchas de madeira cobertas com tintas e prensavam-nas sobre o papel. Era a introdução da Xilogravura.


Xilogravura do século 14, de autor desconhecido e colorida à mão.

Passo a passo da produção de uma xilogravura:

Xylon vem do grego e significa madeira. Graphein quer dizer escrever. Assim xilografia é a técnica de escrever em madeira, ou modo de usar bloco de madeira para impressão e cópias.
No século 14, não só os desenhos eram impressos, mas, também os textos passaram a ser gravados em um único bloco de madeira e o resultado da xilografia era tão perfeito que foram confundidos com os manuscritos. A matriz da madeira servia também para estampar tecidos, cartas de jogo e pequenos folhetos contendo imagem e uma pequena oração de santo, como a que existe no Museu de Manchester, a mais antiga matriz de madeira, que ilustra a lenda de São Cristovão. Ela data de 1423 e foi feita para ser gravada.
Fonte: “Ciência Hoje” das Crianças, 2ª Edição – Ano 10- número 76, páginas 20 – 23, A Primeira Impressão.






Um comentário:

  1. É sempre um prazer visitar o blog, aqui sempre há muitas novidades. Podemos conhecer muito das propostas e os temas abordados.
    Fico muito feliz em saber que nesse espaço a contribuição para melhoria dos nossos conhecimentos estão sempre presentes.
    Gostei muito dessa atividade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...