segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto: Literatura de Cordel


EE Deputado Gregório Bezerra
Município de Diadema- SP
5ª série/6º ano A
Professora: Nilza Lagercrantz

Justificativa:
A literatura de cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expressão oral sendo depois passados para a escrita. Foi nessa região,local de menor letramento de acesso mais difícil imprensa, que o cordel,essas narrativas em versos impressas em papel simples e penduradas num barbante, conhecido como cordel, encontrou terreno mais fértil para se propagar. ( Galvão 2001)
Abordar o tema Cordel na sala de aula simplifica refletir, entre outras coisas, sobre as concepções de leitura, literatura e ensino postos em prática no cotidiano das escolas. Seria propor uma forma de estimular os os alunos a enxergarem o que há por trás dessas produções textuais,não só no que diz respeito ao texto em si, mas com relação as vozes que ele traz consigo. Vozes essas capazes de expressar questões morais, políticas, sociais, econômicas e culturais. O aluno de hoje precisa enxergar o mundo além de si mesmo e a literatura de cordel pode contribuir para uma educação voltada para a realidade.
A partir desse momento torna-se mais fácil que o aluno se perceba como um ser pensante e crítico, capaz de compreender não só a si mesmo como também ao outro e, consequentemente , tornar-se apto a intervir na realidade, afim de mudá-la para melhor.

Objetivos:
  • Desenvolver a habilidade de leitura de textos poéticos;
  • Conhecer a  literatura de cordel do Nordeste;
  • Resgatar o conhecimento prévio do aluno;
  • Ler por prazer, compreendendo o conteúdo e a forma;
  • Analisar as  discussões;
  • Perceber as características poéticas sonoridade, ritmo, disposição na folha e no uso da margem;
  • Perceber que a língua falada difere da escrita;
  • Refletir sobre à Língua Portuguesa e os diferentes falares existentes no Brasil: o regionalismo;
  • Conhecer o trabalho de xilogravura de José Borges e o processo de leitura de xilogravuras;
  • Produzir poemas de acordo com as orientações apresentadas pelo professor;
  • Refletir sobre a atividade realizada;
  • Conhecer o cordel de Costa Sena;
  • Declamar o cordel, conforme orientações sugeridas.

Etapas do trabalho:
  • Dispor os alunos em círculos, na sala de aula, na biblioteca, no chão...
  • Iniciar efetuando questionamento sobre a temática e sobre o questionamento será feito através de brincadeiras como “Escravo de Jó “e “Batata Quente”;
  • Os alunos vão à biblioteca pesquisar a literatura de cordel;
  • Localizar no mapa do Brasil a região onde o cordel é mais presente;

Após a pesquisa de campo e o aprendizado sobre o cordel cada aluno irá produzir seus versos de cordéis com orientações sobre rimas já aprendidas e com o recurso da sala “acesso escola” digitarão seus versos de cordel para formar o seu folheto final,
Por fim, de toda a seqüência de atividades culminará numa apresentação coletiva, no pátio da escola, em grande estilo, onde os alunos apresentarão suas produções cantando seu trabalho para os colegas da classe e se for o caso para as turmas do período
Com os textos já elaborados, irão confeccionar os cordéis, ilustrado de acordo com a narrativa,
Criação e exposição de repentes na sala de aula;
Produções de xilogravuras no pátio da escola

Tempo previsto: 2 meses

Bibliografia:
Cordelliteraturad.disponivel em:WWW.guiape.com.br/culturais/literaturade cordel.html.acesso28/09/2006
Patativa do Assaré- Aqui tem coisa, Ed. Hedra.
Revista Nova Escola.
Sites Google.com sites projetosereflexões/home projetos pedagógicos/cordel-leitura.


Anexos - Produções e Imagens
Sequência do Trabalho

Painel


Cordelistas: Josafá e João Pedro
Cordel no Gregório
Eu sou o João
E eu o Josafá

Viemos aqui no Gregório
Pra modi estudá
E também bagunçá

Nas aulas de portugueis aprendê o BE A BÁ;
Nas aulas de matemática aprendé a contá
Nas aulas de ingleis o verbo to be traduzi,

E também nas aulas de historias o passado descobri
Nas aulas de cienciaso corpo humano entendê
Nas aulas de artes o desenho vou colori

E nas aulas de geografia  as mudanças do tempo compreendi!




Cordel dos alunos ( Joyce e Brenda)

Senhores e senhoras oh dona de casa
O cantado pede licença
Pra puxar viola na roda
Eu peço licença aos senhores
Pra cantar neste salão
Pois será de cantoria
Pois é a minha profissão
Agradeço a senhora Diretora Dona Raquel
Que é de muito bom coração
E também o seu Zé Roberto que é de muita boa educação
Agradeço também a Terezinha que fica lá na cozinha
Comida boa todo dia,com carinho e devoção
Agradeço aos professores por nos passar a educação
Agradeço também as inspetoras que nosso bem querem cuidar
Mas nós alunos ainda não conseguimos enxergar.
E agora vamos embora a mensagem já foi passada
Espero que os alunos o progresso possam ajudar
Amando nossa escola, e o futuro ganhar...l

Chegada dos cordelistas
OH de casa nobre gente
Nossas vozes escuteis
Pela banda do sertão  vão chegando os cantores
Pela banda do sertão vão chegando os cantadores
Oh de casa nobre gente, vossas mãos nos acolheis
Deus vos dê a recompensa a eterna salvação




11 comentários:

  1. Quero parabenizar a todo que participaram desse projeto (professores e alunos). A cultura do nosso país é muito rica, e a literatura de cordel é um grande exemplo disso, pois foi de grande contribuição para a educaçao no Nordeste do Brasil em tempos onde o acesso à leitura ou até mesmo à escola era muito difícil. Mas mesmo assim tivemos poetas nordestinos que deixaram a sua marca e fizeram a diferença!
    Não podemos ignorar de onde viemos, e o conhecimento da nossa cultura é essencial para as nossas crianças!!
    Parabéns pela iniciativa, e fiquei feliz em ver o empenho dos alunos na preparação do projeto.

    Grande abraço a todos os professores, em especial ao Prof. Matias, atravez do qual tive conhecimento desse blog, e o qual também é meu tio querido!

    Jaqueline Matias
    New Jersey - EUA

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jaqueline pela presença neste espaço..Nossa ,que bacana ,está bem longe hem!
    Abraços Raquel Prado

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e válido ensinar a cultura da maneira mais genuína! Literatura de cordel é cultura puramente brasileira. Parabéns pela iniciativa. Deve ser muito bacana ver os alunos envolvidos na criatividade desse tema. Sucesso no proejto e sigam adiante! Abraços a todos!
    Maurício Porto

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos elogios, é muito prazeroso participar com os alunos situações de seus interesses, principalmente com uma literatura, que tanto nos emociona,nossas raízes.. O cordel veio ao encontro de suas expectativas, pois gostam muito do violão e amaram o "repente" a rima.. e puderam mostrar aos pais, à comunidade e também ao mundo o seu trabalho....professora Nilza Lagercrantz

    ResponderExcluir
  5. Parabens Gregorio,pelo o cordel da 5aB.É nessesario trabalhar envolvendo a nossa historia.Gostei muito de participar desse projeto
    ass:João Paulo 5aB

    ResponderExcluir
  6. adorei o projeto do cordel que ficou muito bom ass:thiago oliveira 5aB

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de participar do projeto,aprendi repentes e criei bastante, fiz também poema de cordel sobre a escola e meus colegas. Participei também da Conferencia do meio ambiente. Foi muito bom, escola!!!!!
    João Pedro 5º B

    ResponderExcluir
  8. o projeto cordel foi muito legal pois aprendemos que o cordel faz parte de nossas raizes, foi trazido pelos portugueses na época do descobrimento do Brasil, foi no nordeste que ele mais teve sucesso, era vendido em forma de folhetim nas bancas.
    Foi muito legal saber tudo isso ♥♥
    Iara Gonçalves 5ºB

    ResponderExcluir
  9. O projeto cordel foi realizado pela nossa turma,gostamos muito pois aprendemos na pratica escrever cordel,fazer repente,xilogravura e o mais importante foi saber que o cordel faz parte de nossas raizes.Jaiany 5a B.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao responsável pela implementação desse projeto.
    Nesse pequeno espaço conseguimos enxergar o envolvimento das crianças nas diversas atividades propostas com muita dedicação e criatividade.

    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  11. A literatura de cordel influenciou muito a nossa cultura principalmente a do nosso povo, ela é maravilhosa e nos contagia e nos oferece um leque de possibilidades, pode também ser utilizado tanto no ensino formal como no informal. Parabéns professores e alunos.
    Varginha MG

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...