terça-feira, 3 de setembro de 2013

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
                 COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO
Diretoria de  Ensino de  Diadema
Escola Estadual “Deputado Gregório Bezerra”

CIE: 901970  -  Av. Afrânio Peixoto, 281 – Vila Paulina  – Diadema – SP – Cep 09971-360 - Telefax: 4059-4900

VAMOS CUIDAR DO BRASIL, BUSCANDO UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NA VISÃO DOS ALUNOS

DIADEMA

Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra

Localização da Escola
Av. Afrânio Peixoto, 281 – Vila Paulina
Diadema – SP

Contato da escola
(11) 4059-4900

Perfil da Escola
Nº alunos: 1203
Nº professores Ensino Fundamental: 29
Períodos: manhã, tarde e noite.
Atendimento: Ensino Fundamental II, Ensino Médio
Dirigente Regional de Ensino
Maria Carmen de Paula Freitas

Equipe de Supervisores
Lilian P. A. do Valle
Elizete Ap. G. Scordamaglia

Diretora
Raquel Rodrigues do Prado
 
Período de realização do projeto: de 2008 a 2013.

Autores e participantes:

Raquel Rodrigues do Prado
José Roberto de Queiroz
Nelson Benvindo de Souza Filho
Fred da Silva Costa
Ana Tercia Felicio Zandona
Maria Helena Leão Agarie
Cristiano Rodrigues de Lima
Dirce Hiroko Taira
Gerson Ribas
Dalila Maria Silva
Carolina de Almeida Barros
Denis Wilson W. Eugenio
Edson Gomes
Francisco Rubens Moreira Costa
Gislene Ribeiro da Rocha
Jeruza Santos Souza
Juçara Aparecida Teixeira
Lucimar Souza dos Santos
Lucimara da Costa Cavalcante
Odilon Pereira da Silva Junior
Patricia Silva Araujo
                                                                                                                                        Renato Hilario

Parceiros:
Maria Carmen de Paula Freitas – Dirigente Regional de Ensino
Lilian P. A. do Valle– Supervisora de Ensino
Elizete Ap. G. Scordamaglia– Supervisora de Ensino
Isabel da Silva-PCNP
José Almir Lopes de Sousa-PCNP
Yone Gomes da Silva-PCNP
Eric Velone Colo-Parceiro da USP
                                                                                                 Dª Luciana Aparecida Farias-UNIFESP 
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

“Quem não semear não vai colher,
Ai de quem é um e nunca será dois
Por não saber.
Quem irá me valer?
São pessoas, é a caminhada.”
Milton Nascimento

A Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, localizada na Vila Paulina, nos limites do bairro Eldorado, na região sul do município de Diadema está inserida na Área de Proteção dos Mananciais – APM, próximo às margens da represa Billings.
            A região também é cercada pela Área de Proteção Ambiental – APA, com pouca vegetação original, que antes cobria toda a região.  Atende a cerca de mil e duzentos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, distribuídos nos três períodos: matutino, vespertino e noturno.
            Entendemos a Conferência como um projeto institucional com temáticas transversais, não visando somente o atendimento a legislação, e sim aprofundar conhecimentos e contextualizar atividades curriculares de forma significativa, possibilitando um diálogo com toda a comunidade (professores, alunos, funcionários, colegiados, inclusive o Grêmio Estudantil, Programa Escola da Família e parceiros externos como a UNIFESP, USP e ONGs).
            A E.E. Dep. Gregório Bezerra vem desde 2008 desenvolvendo uma sistemática de Conferência do Meio Ambiente, permitindo que os alunos do Ensino Fundamental II e Médio aprofundem os conhecimentos para que possam multiplicar os conceitos e valores sobre a questão ambiental, tornando-se protagonistas capazes de intervir na própria realidade ao incorporar na sua vida cotidiana o cuidado com o meio ambiente.
            Nessa perspectiva, o projeto se justifica ao trabalhar o eixo cultura sustentável no espaço físico, currículo e gestão, com ênfase na terra.

PÚBLICO ALVO

Sonho que se sonha só e só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. (Raul Seixas).

Cada instituição e representante terá fundamental importância para as ações de implementação do projeto, que sempre culminam nas nossas conferências. Para tornar realidade, um sonho depende do envolvimento e compromisso de vários atores, assim nosso projeto contemplou e envolveu diferentes públicos como:

         Direção e Coordenação;
         Grêmio Estudantil;
         Associação de pais e mestre (APM);
         Conselho de Escola;
         Professores e alunos do Ensino Fundamental Ciclo II e Médio;
         Programa Escola da Família;
         Programa Acessa Escola e Professora Mediadora;
         PCNP da Oficina Pedagógica;
         Voluntários: Eric Vellone Colo e grupo de ex-alunos.

OBJETIVO
·         Formar jovens protagonistas capazes de intervir nas questões ambientais locais;
·         Participar de debates sobre questões ambientais e produzir registros utilizando diferentes linguagens de suporte;
·         Ampliar e fomentar o envolvimento de professores e funcionários e colegiados em espaços de participação coletiva e democrática;
·         Conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do solo e reutilização de materiais.


METODOLOGIA, ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E RECURSOS NECESSÁRIOS

Na sala, cada professor organizará os conteúdos específicos das disciplinas por meio de dinâmica com levantamentos das questões ambientais, utilizando leitura de crônicas: poemas, músicas com ênfase na temática ambiental, pesquisas em sites sobre os temas da Conferência (água, ar, fogo e terra). Uma metodologia que envolver toda a comunidade e integra todas as áreas do conhecimento por meio de:
·         Projeção de vídeos, palestras, oficinas, estudo do meio
·         Questionário e depoimento sobre como cada segmento da comunidade percebe a escola (alunos, professores, pais, responsáveis e funcionários);
·         Formação continuado com os professores, oficina com especialista da UNIFESP
·         Constatação por meio de vídeo, entrevista e palestra  

AVALIAÇÃO

A avaliação no projeto não acontece por meio de provas e perguntas fechadas sobre a temática trabalhada, e sim “por meio de diálogos de conhecimentos, na desconstrução de representações ingênuas e preconceituosas, na mudança de mentalidade, de comportamentos e de valores e na participação cidadã dos alunos e das alunas.” (Reigota, M. 2009. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo).
Segundo (Perrenoud, Phillipe. Avaliação - Da excelência á regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre. Artes Médicas. Rio Grande do Sul, 1999) a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão dos alunos, assim é percebido que quanto mais levarmos o aluno a atingir níveis mais complexos de raciocínio, maior será o grau de autonomia e participação e o mesmo consegue avaliar seu trabalho e se autoavaliar.
Concordando com o que diz (Reigota, M. 2009. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo), na perspectiva da educação ambiental como educação política, a avaliação dos alunos e das alunas não é realizada para medir incapacidades ou incompetências, mas sim para permitir-lhes identificar o que precisam explorar, conhecer, analisar e escolher para a busca de alternativas e interações que possibilitem a solução dos problemas ambientais que identificam e querem superar. A partir do momento em que o aluno passou a constatar e intervir na realidade, realizar propostas, os resultados começaram a aparecer. E isso ocorre no projeto “VAMOS CUIDAR DO BRASIL, BUSCANDO UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NA VISÃO DOS ALUNOS” por meio da Conferência do Meio Ambiente está incorporado na Proposta Pedagógica da Escola em sintonia com a Proposta Curricular da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, por meio de: elaboração de vídeos e socialização dos resultados de pesquisas no momento das apresentações dos alunos na Conferência do Meio Ambiente, nos procedimentos e atitudes práticas e, se visualiza também nos relatórios postados no blog da escola, como também nos trabalhos interdisciplinar e ampliação das parcerias. 

RECURSOS MATERIAIS

·         Fotos e filmagens (câmeras digitais)
·          TV, computador e Internet
·         Programa Acessa escola
·         Livros e papeis diversos
·         Telão, data show e som
·         CDs e DVDs
·         Impressora/xerocopias
  
RECURSOS HUMANOS

·         Especialistas - Dª Luciana Aparecida Farias-UNIFESP 
·         Eric Velone Colo – USP / Marcos da reciclagem
·         PCNP – Diretoria de Ensino de Diadema – José Almir Lopes de Sousa
·         Yone Gomes da Silva
·         Professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
·         Programa Escola da Família/Universitários
·         Alunos e Comunidade

PRODUTOS FINAIS

·       Jornal Ecológico
·       Relatório divulgado no blog
·       Produção de vídeo por diversas equipes
·       Entrevistas com a comunidade
·       Produção de horta
·       Stander com produção de trabalhos
·       Slides para apresentação dos conhecimentos
·       Receita online/fotos
·       Jornal mural/arvore dos sonhos e muro das lamentações

NOSSA RESPONSABILIDADE

·         Dar continuidade no processo de formação em toda equipe
·         Implantar a agenda 21 na escola em parceria com o poder público
·         Dar continuidade na conscientização de outros atores (familiares, escola, bairro...) sobre o tema terra/alimento e horta
·         Organizar as equipes para conhecer, planejar, executar, avaliar e acompanhar as atividades de intervenção e melhoria na própria unidade escolar (Grêmio Estudantil)

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Água hoje e sempre: consumo sustentável. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo: SEE/CENP, 2004.
_______. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências/ Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008.
_______. Vamos Cuidar do Brasil. Conferência do Meio Ambiente na Escola. Brasil: MEC, 2008.
CAPRA, F. As conexões ocultas. São Paulo: Cultrix, 2002.
Reigota, M. 2009. O que é educação ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo

_______. ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013.  São Paulo: CGEB SEE, 2008.

_______. FORMANDO COM-VIDA. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21na escola. Brasília: MEC MMA CGEA, 2007.

CARTA DA TERRA. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf Acesso em 15/08/2013.

Legan, Lucia. A escola Sustentável. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São, Pirenópolis, GO, 2009.
Instituto Futuro. A vida que a gente quer depende do que a gente faz. São Paulo: Leitura do Brasil, 2007.
Perrenoud, Phillipe. Avaliação - Da excelência á regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre. Artes Médicas. Rio Grande do Sul, 1999.

FONTES
http://www.educacao.sp.gov.br/. Acesso em: 15/08/2013
www.eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com. Acesso em: 15/08/2013
http://www.udemo.org.br/ Acesso em: 15/08/2013.



ANEXOS I – FOTOS:

                                     Participação da sala SAPE

 
                                                      Participação da comunidade

                                                    Participação do Grêmio Estudantil

                                                             Comunidade presente

                                                         Apresentação dos alunos



ANEXO II – VIDEO

CONFERENCIA 2013

BLOG

2 comentários:

  1. Parabéns para equipe da escola que vem realizando esse processo de Conferência que é fundamental para conscientização da comunidade em relação a essa temática . Sou de São vicente e trabalho no ensino privado.

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  2. Parabéns equipe do Gregório Bezerra com o processo rico de sistematização de projetos desenvolvidos com alunos e apresentado para outras escola...Com muito orgulho compartilho que fomos bem representados pelos alunos e professores...Agora temos delegada Estadual e quem sabe Nacional!!!

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