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SECRETARIA DE
  ESTADO DA EDUCAÇÃO 
GOVERNO DO
  ESTADO DE SÃO PAULO  
                 COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO
  METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO 
Diretoria de  Ensino
  de  Diadema 
Escola Estadual “Deputado Gregório Bezerra”  
CIE: 901970  -  Av. Afrânio Peixoto, 281 – Vila Paulina  – Diadema – SP – Cep 09971-360 - Telefax:
  4059-4900 | ||
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VAMOS
  CUIDAR DO BRASIL, BUSCANDO UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NA VISÃO DOS ALUNOS | ||
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DIADEMA 
Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra 
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Período
  de realização do projeto: de 2008 a 2013. 
Autores
  e participantes: 
Raquel
  Rodrigues do Prado 
José
  Roberto de Queiroz 
Nelson
  Benvindo de Souza Filho 
Fred
  da Silva Costa 
Ana
  Tercia Felicio Zandona 
Maria
  Helena Leão Agarie 
Cristiano
  Rodrigues de Lima 
Dirce
  Hiroko Taira 
Gerson
  Ribas 
Dalila
  Maria Silva 
Carolina
  de Almeida Barros 
Denis
  Wilson W. Eugenio 
Edson
  Gomes 
Francisco
  Rubens Moreira Costa 
Gislene
  Ribeiro da Rocha 
Jeruza
  Santos Souza 
Juçara
  Aparecida Teixeira 
Lucimar
  Souza dos Santos 
Lucimara
  da Costa Cavalcante 
Odilon
  Pereira da Silva Junior 
Patricia
  Silva Araujo 
                                                                                                                                       
  Renato Hilario 
Parceiros: 
Maria
  Carmen de Paula Freitas – Dirigente Regional de Ensino 
Lilian
  P. A. do Valle– Supervisora de Ensino 
Elizete
  Ap. G. Scordamaglia– Supervisora de Ensino 
Isabel
  da Silva-PCNP 
José
  Almir Lopes de Sousa-PCNP 
Yone
  Gomes da Silva-PCNP 
Eric
  Velone Colo-Parceiro da USP 
                                                                         
                         Dª
  Luciana Aparecida Farias-UNIFESP  | ||
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INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA  
“Quem não semear não vai colher, 
Ai de quem é um e nunca será dois 
Por não saber. 
Quem irá me valer? 
São pessoas, é a caminhada.” 
Milton Nascimento 
A Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, localizada na Vila
  Paulina, nos limites do bairro Eldorado, na região sul do município de
  Diadema está inserida na Área de Proteção dos Mananciais – APM, próximo às
  margens da represa Billings. 
            A região também é cercada pela
  Área de Proteção Ambiental – APA, com pouca vegetação original, que antes
  cobria toda a região.  Atende a cerca
  de mil e duzentos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, distribuídos nos
  três períodos: matutino, vespertino e noturno. 
            Entendemos a Conferência como um
  projeto institucional com temáticas transversais, não visando somente o
  atendimento a legislação, e sim aprofundar conhecimentos e contextualizar
  atividades curriculares de forma significativa, possibilitando um diálogo com
  toda a comunidade (professores, alunos, funcionários, colegiados, inclusive o
  Grêmio Estudantil, Programa Escola da Família e parceiros externos como a
  UNIFESP, USP e ONGs). 
            A E.E. Dep. Gregório Bezerra vem
  desde 2008 desenvolvendo uma sistemática de Conferência do Meio Ambiente,
  permitindo que os alunos do Ensino Fundamental II e Médio aprofundem os
  conhecimentos para que possam multiplicar os conceitos e valores sobre a
  questão ambiental, tornando-se protagonistas capazes de intervir na própria
  realidade ao incorporar na sua vida cotidiana o cuidado com o meio ambiente. 
            Nessa perspectiva, o projeto se
  justifica ao trabalhar o eixo cultura sustentável no espaço físico, currículo
  e gestão, com ênfase na terra. 
PÚBLICO ALVO 
Sonho que se sonha só e
  só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. (Raul Seixas). 
Cada instituição e representante terá fundamental importância para as
  ações de implementação do projeto, que sempre culminam nas nossas
  conferências. Para tornar realidade, um sonho depende do envolvimento e
  compromisso de vários atores, assim nosso projeto contemplou e envolveu
  diferentes públicos como: 
         Direção e Coordenação; 
         Grêmio Estudantil; 
         Associação de pais e mestre (APM); 
         Conselho de Escola; 
         Professores e alunos do Ensino Fundamental
  Ciclo II e Médio; 
         Programa Escola da Família; 
         Programa Acessa Escola e Professora
  Mediadora; 
         PCNP da Oficina Pedagógica; 
         Voluntários: Eric Vellone Colo e grupo de
  ex-alunos. 
OBJETIVO 
·        
  Formar jovens protagonistas
  capazes de intervir nas questões ambientais locais; 
·        
  Participar de debates sobre
  questões ambientais e produzir registros utilizando diferentes linguagens de
  suporte; 
·        
  Ampliar e fomentar o envolvimento
  de professores e funcionários e colegiados em espaços de participação
  coletiva e democrática; 
·        
  Conscientizar a comunidade sobre
  a importância da preservação do solo e reutilização de materiais. 
METODOLOGIA, ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E RECURSOS
  NECESSÁRIOS 
Na sala, cada professor organizará os conteúdos específicos das
  disciplinas por meio de dinâmica com levantamentos das questões ambientais,
  utilizando leitura de crônicas: poemas, músicas com ênfase na temática
  ambiental, pesquisas em sites sobre os temas da Conferência (água, ar, fogo e
  terra). Uma metodologia que envolver toda a comunidade e integra todas as
  áreas do conhecimento por meio de: 
·        
  Projeção de vídeos, palestras,
  oficinas, estudo do meio 
·        
  Questionário e depoimento sobre
  como cada segmento da comunidade percebe a escola (alunos, professores, pais,
  responsáveis e funcionários); 
·        
  Formação continuado com os
  professores, oficina com especialista da UNIFESP 
·        
  Constatação por meio de vídeo,
  entrevista e palestra   
AVALIAÇÃO 
A avaliação no projeto não acontece por meio de provas e perguntas
  fechadas sobre a temática trabalhada, e sim “por meio de diálogos de
  conhecimentos, na desconstrução de representações ingênuas e preconceituosas,
  na mudança de mentalidade, de comportamentos e de valores e na participação
  cidadã dos alunos e das alunas.” (Reigota, M. 2009. O que é educação
  ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo). 
Segundo (Perrenoud, Phillipe. Avaliação - Da excelência á
  regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre. Artes
  Médicas. Rio Grande do Sul, 1999) a avaliação da aprendizagem, no
  novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se
  encontra intimamente relacionada à gestão dos alunos, assim é percebido que
  quanto mais levarmos o aluno a atingir níveis mais complexos de raciocínio,
  maior será o grau de autonomia e participação e o mesmo consegue avaliar seu
  trabalho e se autoavaliar. 
Concordando
  com o que diz (Reigota, M. 2009. O que é educação ambiental. 2ª ed.
  Brasiliense, São Paulo), na perspectiva da educação ambiental como educação
  política, a avaliação dos alunos e das alunas não é realizada para medir
  incapacidades ou incompetências, mas sim para permitir-lhes identificar o que
  precisam explorar, conhecer, analisar e escolher para a busca de alternativas
  e interações que possibilitem a solução dos problemas ambientais que
  identificam e querem superar. A partir do momento em que o aluno passou a
  constatar e intervir na realidade, realizar propostas, os resultados
  começaram a aparecer. E isso ocorre no projeto “VAMOS CUIDAR DO BRASIL,
  BUSCANDO UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL NA VISÃO DOS ALUNOS” por meio da Conferência
  do Meio Ambiente está incorporado na Proposta Pedagógica da Escola em
  sintonia com a Proposta Curricular da Rede Estadual de Ensino do Estado de
  São Paulo, por meio de: elaboração de vídeos e socialização dos resultados de
  pesquisas no momento das apresentações dos alunos na Conferência do Meio
  Ambiente, nos procedimentos e atitudes práticas e, se visualiza também nos
  relatórios postados no blog da escola, como também nos trabalhos
  interdisciplinar e ampliação das parcerias.  
RECURSOS MATERIAIS 
·        
  Fotos e filmagens (câmeras
  digitais) 
·        
   TV, computador e Internet  
·        
  Programa Acessa escola 
·        
  Livros e papeis diversos 
·        
  Telão, data show e som 
·        
  CDs e DVDs 
·        
  Impressora/xerocopias 
RECURSOS HUMANOS 
·        
  Especialistas - Dª Luciana
  Aparecida Farias-UNIFESP   
·        
  Eric Velone Colo – USP / Marcos da
  reciclagem 
·        
  PCNP – Diretoria de Ensino de Diadema – José
  Almir Lopes de Sousa 
·        
  Yone Gomes da Silva 
·        
  Professores e alunos do Ensino
  Fundamental II e Ensino Médio 
·        
  Programa Escola da
  Família/Universitários 
·        
  Alunos e Comunidade 
PRODUTOS FINAIS 
·       Jornal
  Ecológico 
·       Relatório
  divulgado no blog  
·       Produção
  de vídeo por diversas equipes 
·       Entrevistas
  com a comunidade 
·       Produção
  de horta 
·       Stander
  com produção de trabalhos 
·       Slides
  para apresentação dos conhecimentos 
·       Receita
  online/fotos 
·       Jornal
  mural/arvore dos sonhos e muro das lamentações 
NOSSA RESPONSABILIDADE 
·        
  Dar continuidade no processo de
  formação em toda equipe 
·        
  Implantar a agenda 21 na escola
  em parceria com o poder público 
·        
  Dar continuidade na
  conscientização de outros atores (familiares, escola, bairro...) sobre o tema
  terra/alimento e horta 
·        
  Organizar as equipes para
  conhecer, planejar, executar, avaliar e acompanhar as atividades de
  intervenção e melhoria na própria unidade escolar (Grêmio Estudantil) 
BIBLIOGRAFIA 
BRASIL. Água
  hoje e sempre: consumo sustentável. Secretaria da Educação. Coordenadoria de
  Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo: SEE/CENP, 2004. 
_______.
  Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências/ Coord. Maria Inês Fini.
  São Paulo: SEE, 2008. 
_______. Vamos
  Cuidar do Brasil. Conferência do Meio Ambiente na Escola. Brasil: MEC, 2008. 
CAPRA, F. As
  conexões ocultas. São Paulo: Cultrix, 2002. 
Reigota, M. 2009. O que é educação
  ambiental. 2ª ed. Brasiliense, São Paulo 
_______. ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
  2013.  São Paulo: CGEB SEE, 2008. 
_______. FORMANDO COM-VIDA. Comissão de Meio
  Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21na escola.
  Brasília: MEC MMA CGEA, 2007. 
CARTA DA TERRA. Disponível em:
  http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf Acesso em
  15/08/2013. 
Legan, Lucia.
  A escola Sustentável. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São,
  Pirenópolis, GO, 2009. 
Instituto
  Futuro. A vida que a gente quer depende do que a gente faz. São Paulo:
  Leitura do Brasil, 2007. 
Perrenoud, Phillipe. Avaliação - Da
  excelência á regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto
  Alegre. Artes Médicas. Rio Grande do Sul, 1999. 
FONTES 
http://www.educacao.sp.gov.br/.
  Acesso em: 15/08/2013 
www.eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com.
  Acesso em: 15/08/2013 
http://www.udemo.org.br/
  Acesso em: 15/08/2013. 
ANEXOS I – FOTOS: Participação da sala SAPE Participação da comunidade Participação do Grêmio Estudantil Comunidade presente Apresentação dos alunos | 
ANEXO II – VIDEO
CONFERENCIA 2013
BLOG
 
 

Parabéns para equipe da escola que vem realizando esse processo de Conferência que é fundamental para conscientização da comunidade em relação a essa temática . Sou de São vicente e trabalho no ensino privado.
ResponderExcluirParabéns equipe do Gregório Bezerra com o processo rico de sistematização de projetos desenvolvidos com alunos e apresentado para outras escola...Com muito orgulho compartilho que fomos bem representados pelos alunos e professores...Agora temos delegada Estadual e quem sabe Nacional!!!
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