terça-feira, 3 de setembro de 2013

COMPARTILHANDO: Rede ESCOLAÍ

 No dia 23 tivemos a visita da ESCOLAÍ e No dia 30/08/2013 foi realizado no prédio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, localizado no Largo de Arouche, 302, a Oficina do projeto Rede ESCOLAÍ, com a participação das escolas que se cadastraram no programa, em sua maioria constituída de professores e alunos.
A escola Gregório Bezerra foi representada pelo professor (Pilar)  de História Odilon Pereira, a aluna  (Reporteen) Amanda Teodoro 7o  ano E e a participante do Conselho da Escola Marivalda dos Santos.



A apresentação do projeto foi feita pelas responsáveis Ana, Vera e Cláudia, que fizeram uma breve síntese sobre o que significa a rede ESCOLAÍ (Projeto, Missão, Ação e o Público Alvo) além de agradecer a participação das escolas.
Na sequencia o Grupo (RAP) Produtora Cultural Social A Banca - Audácia Jovem com Ação, composto pelos DJs Macarrão, Bola e Sílvio, grupo criado na periferia de São Paulo (Jardim Ângela) assumiram o comando da oficina, iniciando com um Show onde o tema era “Mobilizar, Motivar e Dinâmica” com o foco na reaproximação escola – comunidade.
Após a apresentação, o grupo fez uma dinâmica de conhecimento e sonhos de cada um dos participantes (apresentação, sonhos e perspectivas do encontro), após foi realizado uma dança coletiva com o objetivo de aproximar as pessoas.
Terminada a dança, o grupo fez uma palestra sobre sua criação, as dificuldades e os problemas que já passaram, a vida na periferia a opção pelo Hip Hop em detrimento do crime, e a importância dos estudos na vida de cada um. A frase que marcou o encontro: “valorizar seu professor” que segundo a voz do grupo “é a peça principal para ajudar o aluno a lutar contra o preconceito e a valorizar sua juventude”.
Nesse período, ocorreu um pequeno debate entre alunos e professores sobre os problemas enfrentados em sala de aula e as soluções para o mesmo. Essa reflexão foi importante para o grupo.
A segunda parte (realizada após o almoço), o grupo A BANCA separou os participantes em 10 grupos com alunos, professores e diretores para mais uma dinâmica (essa também muito interessante), cujo tema foi: “Programa de Interação Voluntária Escola- Família- Comunidade:   A Voz do Aluno”. Com o objetivo de colocar o aluno no centro das atenções, resolvendo os problemas da escola e criando a escola de seus sonhos.
O interessante foi perceber a participação do aluno e a interação entre todos. Cada grupo apresentou-se de diversas formas (música, poesia, teatro e dança), e fechando as apresentações o grupo A BANCA realizou um mini show (como eles mesmo disseram) com músicas voltadas para educação e respeito e em seguida encerrando o encontro.

Prof. Odilon Pereira da Silva Júnior

Vejam algumas imagens do encontro:


10 comentários:

  1. Parabéns Amanda,Odilon e Marivalda foi muito bom ser representada pelos diferentes segmentos (Conselho Escolar,Grêmio Estudantil).Obrigada Equipe!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa o professor Odilon falou na salla sobre esse encontro, espero que nossa escola mude com isso, Robson 6 D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, bom saber que ainda há professores que se empenham pelo seus aluno.
    Moradora da comunidade - Vl Paulina

    ResponderExcluir
  4. Nosssa hoje mesmo nois fomos limpar atrás da escola para plantarmos com a professor Gissslene, luan 5 c

    ResponderExcluir
  5. Verdade terça feira eu vou la também, alaan bonfim 6 c

    ResponderExcluir
  6. ja começamos a limpar para fazer uma horta, vai ser legal, arizio 5 d

    ResponderExcluir
  7. estão pintando a quadra da escola essa escolaí parece legal, ewerton 5d

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de parabenizar mais uma vez pelo projeto realizado por alunos e professores da EEDep.Gregório Bezerra, Cumprimento a todos os professores envolvidos nessa ação, que apesar de tão difícil, como nos dias de hoje, que é lidar com a Educação. Ainda podemos contar com gente prontas a agir em prol de uma vida mais digna e consciente de nossos alunos.Parabéns a todos diretamente ou indiretamente envolvidos
    Profa: NLagercrantz

    ResponderExcluir
  9. Perdão Dona Raquel por ter faltado neste evento, é que eu estava sozinha com a minha vó, que já é bem idosa...
    Obrigada...
    Rabechy 7° Ano A

    ResponderExcluir
  10. Olá Rabechy não se preocupe fique em paz e que Deus continue iluminando e ajudando a cuidar da sua avó.Fico orgulhosa com sua atuação como estudante e parabenizo pelas atividades desenvolvidas no Grêmio Estudantil.!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...