DIRETORIA
DE ENSINO DA REGIÃO DE DIADEMA
NÚCLEO PEDAGÓGICO
PORTFÓLIO
DAS ATIVIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ano C
Professor: Cristiano
Rodrigues de Lima
Coordenador Pedagógico:
Professora Dalila
Diretora: Raquel do
Prado
DIADEMA
2014
MEMÓRIA DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Sou professor efetivo da rede estadual
em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, leciono há quinze anos. Lecionei em
várias unidades escolares e estou lecionando na Escola Estadual Deputado Gregório
Bezerra há cerca de dez anos.
SUMÁRIO
|
|
ATIVIDADES
SELECIONADAS
|
|
PLANO
DE AULA
|
|
RELATÓRIO
DO PLANO DE AULA
RELATÓRIO
FINAL CONSOLIDADO
FICHA
DO PROFESSOR
ANEXOS
– ATIVIDADES VARIADAS
|
|
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA
A turma era composta por
alunos de idades entre 14 a 16 anos. Alunos que vieram de uma classe social
baixa com grandes dificuldades familiares e muitos dependendo de ajudas sociais
governamentais. Alguns alunos eram alunos que tinham necessidades educacionais
especiais entre elas deficiência intelectual e cognitiva. Outros alunos eram
alunos e alunas expostos aos mais variados riscos e formas de violência. A sala
era bastante heterogênea podendo-se dizer que muitos alunos tinham um nível de
proficiência linguística razoável. Os alunos sabem ler e escrever, porém muitos
tinham dificuldades com paragrafação, uso de conectores textuais e
interpretação de textos também tendo pouco conhecimento sobre conceitos
gramaticais como orações coordenadas sindéticas e assindéticas, orações subordinadas.
Alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre período simples e composto.
Outros demonstraram problemas com paragrafação. Todos os alunos eram
alfabetizados, porém com uma real limitação no uso da Língua Portuguesa em
diferentes contextos sociais.
ATIVIDADES SELECIONADAS
-
Leitura de textos diversos – contos, fábulas, crônicas, memórias literárias,
músicas, poemas, artigos científicos e artigos de opinião;
-
Leitura de diferentes tipos textuais – textos prescritivos, injuntivos, narrativos
e argumentativos;
-
Roda de leitura com alunos lendo os textos de forma responsiva um para o outro,
e na frente da sala para os outros alunos;
-
Seminários – com os alunos apresentando seus seminários sobre temas variados – “Grupo
Indígena Deni”; “Como o beijo flor maximiza o ganho de energia” (Apostila 1 de
Língua Portuguesa);
-
Textos sobre a cultura do chamado “rolezinho” e sua influência na vida dos
jovens através das redes sociais;
-
Avaliações sobre conceitos gramaticais – oração coordenadas sindéticas e
assindéticas;
-
Metacognição – com os alunos e alunas criando suas próprias orações coordenadas
sindéticas e assindéticas e;
-
Busca no texto de informações explicitas e implícitas através da leitura
silenciosa.
PLANO
DE AULA
DISCIPLINA
|
Língua
Portuguesa
|
TURMA
|
9º Ano C
|
DATAS
DAS ATIVIDADES
|
20/08/2014
e algumas outras datas durante todo o ano letivo.
|
OBJETIVOS
|
Sanar as dificuldades apresentadas
no nível de proficiência do aluno através da discussão de temas atuais,
leituras e de uma produção textual.
|
DINÂMICA
DAS AULAS
|
Leitura de temáticas atuais e
propostas, preparando o aluno para a realização da produção textual, propiciando
um ambiente adequado para a realização da produção textual pelo aluno e a
reflexão sobre a linguagem.
|
RECURSOS
UTILIZADOS
|
Folha de produção textual com a
temática proposta;
Apostila;
Giz e;
Lousa.
|
AVALIAÇÃO
|
Avaliação
contínua do conhecimento com a valorização dos conteúdos qualitativos sob os
quantitativos
|
RELATÓRIO DO PLANO DE AULA
Primeiro
foi feito o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática
proposta que foi sobre a “Cultura do Rolê”. Usamos a temática da Avaliação da
Aprendizagem em Processo para a produção de outros textos visando uma atividade
diagnóstica que contemplasse temáticas linguísticas e gramaticais, além das
habilidades já elencadas pelas matrizes curriculares. A partir da atividade diagnóstica fizemos com
que os alunos pesquisassem várias temáticas sobre juventude e cultura
infantojuvenil introduzindo nessas pesquisas elementos linguísticos e textuais.
RELATÓRIO
FINAL CONSOLIDADO
De
forma geral, o ano letivo iniciou com uma atividade diagnóstica aplicada em
todas os nonos anos. Eu apliquei a atividade diagnóstica no nono ano C. As
atividades diagnósticas em todos nonos anos foram realizadas em um período de
duas aulas e serviram como faze para uma avaliação geral do nível de
proficiência dos alunos e alunas dos nonos anos de 2014. Os nonos anos são
constituídos por nono ano A, B, C, D e E. São salas extremamente heterogêneas
com alguns alunos com necessidades educacionais especiais e de conhecimentos
variados. Em princípio, eu e o professor Francisco, também professor de
Português, percebemos que era necessário a retomada de alguns conteúdos
aplicados no ano anterior devido ao fato de que estes alunos e alunas não
tiveram aulas de Língua Portuguesa nos dois anos antecedentes devido a uma
grande demanda de licença – saúde tirada pelos professores antecedentes.
Durante o ciclo percebeu-se uma lacuna em certas áreas do conhecimento como a
falta de um melhor entendimento por parte dos alunos sobre os diferentes
gêneros textuais como textos injuntivos, prescritivos, narrativos, descritivos
a argumentativos, além de defasagem no que diz respeito aos conhecimentos
básicos gramaticais e linguísticos.
De
pronto, nós, professores de Língua Portuguesa, providenciamos recuperações
contínuas em sala de aula. Primeiramente, apresentamos textos variados, rodas
de leitura onde os alunos com extrema defasagem tinham a oportunidade de
visitarem os diferentes textos sejam contos, fábulas, crônicas, poemas, letras
de música, memórias literárias, artigos científicos e artigos de opinião paras
que dessa forma os alunos e alunas tivessem um contato maior com estes
diferentes gêneros textuais.
Em
nível linguístico e gramatical, nós trabalhamos orações coordenadas sindéticas
e assindéticas, porém, antes de adentramos tais temáticas, fizemos uma revisão
gramatical sobre período simples e período composto sempre valorizando os
elementos conectivos ou conectores textuais. Passamos também uma lista variada
de conjunções coordenativas, porém não nos aprofundamos nas nomenclaturas
usadas em cada oração subordinada devido a defasagem com que tais alunos
chegaram no final do ciclo e por ser este assunto extremamente extenso.
O
aspecto positivo foi a receptividade da maioria dos alunos em fazerem as
atividades solicitadas dentro das dificuldades cognitivas apresentadas por eles
mesmos sendo que houve grandes avanços no caso de alguns alunos. O aspecto
negativo está relacionado à própria defasagem destes alunos, pelo fato de não
terem tido professores de Português durante um determinado período do ciclo II
do Ensino Fundamental, fato esse que em alguns momentos dificultaram o avanço
do conteúdo a ser estudado, por isso a recuperação contínua foi largamente
usada como recurso de recuperação da aprendizagem e era comum termos que voltar
na matéria dos anos anteriores para que assim pudéssemos avançar
satisfatoriamente
Concluindo,
finalizamos nossas atividades acadêmicas trazendo exercícios variados com as
matrizes curriculares requisitadas na avaliação do SARESP.
FICHA DO PROFESSOR
NOME:
Cristiano Rodrigues de Lima
IDADE:
35 anos
ESCOLA
EM QUE ATUA: Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
ANO:
2014
CIDADE: Diadema
E-MAIL:
cristianojs@hotmail.com
FORMAÇÃO
ACADÊMICA: Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês; Especialização em
Tradução: Inglês-Português; Certificado de Proficiência em Língua Inglesa
(First Certificate in English) pela Universidade de Cambridge (Inglaterra);
bacharelando em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (curso
reconhecido pelo MEC).
TEMPO
NO MAGISTÉRIO: 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.