quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Compartilhando Portfólio!!

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE DIADEMA

NÚCLEO PEDAGÓGICO










PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ano C







Professor: Cristiano Rodrigues de Lima

Coordenador Pedagógico: Professora Dalila

Diretora: Raquel do Prado















DIADEMA
2014


MEMÓRIA DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL


         Sou professor efetivo da rede estadual em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, leciono há quinze anos. Lecionei em várias unidades escolares e estou lecionando na Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra há cerca de dez anos.





















SUMÁRIO



CARACTERIZAÇÃO DA TURMA


ATIVIDADES SELECIONADAS


PLANO DE AULA


RELATÓRIO DO PLANO DE AULA

RELATÓRIO FINAL CONSOLIDADO

FICHA DO PROFESSOR

ANEXOS – ATIVIDADES VARIADAS











CARACTERIZAÇÃO DA TURMA


A turma era composta por alunos de idades entre 14 a 16 anos. Alunos que vieram de uma classe social baixa com grandes dificuldades familiares e muitos dependendo de ajudas sociais governamentais. Alguns alunos eram alunos que tinham necessidades educacionais especiais entre elas deficiência intelectual e cognitiva. Outros alunos eram alunos e alunas expostos aos mais variados riscos e formas de violência. A sala era bastante heterogênea podendo-se dizer que muitos alunos tinham um nível de proficiência linguística razoável. Os alunos sabem ler e escrever, porém muitos tinham dificuldades com paragrafação, uso de conectores textuais e interpretação de textos também tendo pouco conhecimento sobre conceitos gramaticais como orações coordenadas sindéticas e assindéticas, orações subordinadas. Alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre período simples e composto. Outros demonstraram problemas com paragrafação. Todos os alunos eram alfabetizados, porém com uma real limitação no uso da Língua Portuguesa em diferentes contextos sociais. 









ATIVIDADES SELECIONADAS

- Leitura de textos diversos – contos, fábulas, crônicas, memórias literárias, músicas, poemas, artigos científicos e artigos de opinião;
- Leitura de diferentes tipos textuais – textos prescritivos, injuntivos, narrativos e argumentativos;
- Roda de leitura com alunos lendo os textos de forma responsiva um para o outro, e na frente da sala para os outros alunos;
- Seminários – com os alunos apresentando seus seminários sobre temas variados – “Grupo Indígena Deni”; “Como o beijo flor maximiza o ganho de energia” (Apostila 1 de Língua Portuguesa);
- Textos sobre a cultura do chamado “rolezinho” e sua influência na vida dos jovens através das redes sociais;
- Avaliações sobre conceitos gramaticais – oração coordenadas sindéticas e assindéticas;
- Metacognição – com os alunos e alunas criando suas próprias orações coordenadas sindéticas e assindéticas e;
- Busca no texto de informações explicitas e implícitas através da leitura silenciosa.

 PLANO DE AULA

DISCIPLINA
Língua Portuguesa

TURMA
9º Ano C

DATAS DAS ATIVIDADES
20/08/2014 e algumas outras datas durante todo o ano letivo.

OBJETIVOS

Sanar as dificuldades apresentadas no nível de proficiência do aluno através da discussão de temas atuais, leituras e de uma produção textual.


DINÂMICA DAS AULAS  

Leitura de temáticas atuais e propostas, preparando o aluno para a realização da produção textual, propiciando um ambiente adequado para a realização da produção textual pelo aluno e a reflexão sobre a linguagem.


RECURSOS UTILIZADOS

Folha de produção textual com a temática proposta;
Apostila;
Giz e;
Lousa.


AVALIAÇÃO
Avaliação contínua do conhecimento com a valorização dos conteúdos qualitativos sob os quantitativos


RELATÓRIO DO PLANO DE AULA

Primeiro foi feito o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática proposta que foi sobre a “Cultura do Rolê”. Usamos a temática da Avaliação da Aprendizagem em Processo para a produção de outros textos visando uma atividade diagnóstica que contemplasse temáticas linguísticas e gramaticais, além das habilidades já elencadas pelas matrizes curriculares.  A partir da atividade diagnóstica fizemos com que os alunos pesquisassem várias temáticas sobre juventude e cultura infantojuvenil introduzindo nessas pesquisas elementos linguísticos e textuais.


RELATÓRIO FINAL CONSOLIDADO


De forma geral, o ano letivo iniciou com uma atividade diagnóstica aplicada em todas os nonos anos. Eu apliquei a atividade diagnóstica no nono ano C. As atividades diagnósticas em todos nonos anos foram realizadas em um período de duas aulas e serviram como faze para uma avaliação geral do nível de proficiência dos alunos e alunas dos nonos anos de 2014. Os nonos anos são constituídos por nono ano A, B, C, D e E. São salas extremamente heterogêneas com alguns alunos com necessidades educacionais especiais e de conhecimentos variados. Em princípio, eu e o professor Francisco, também professor de Português, percebemos que era necessário a retomada de alguns conteúdos aplicados no ano anterior devido ao fato de que estes alunos e alunas não tiveram aulas de Língua Portuguesa nos dois anos antecedentes devido a uma grande demanda de licença – saúde tirada pelos professores antecedentes. Durante o ciclo percebeu-se uma lacuna em certas áreas do conhecimento como a falta de um melhor entendimento por parte dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais como textos injuntivos, prescritivos, narrativos, descritivos a argumentativos, além de defasagem no que diz respeito aos conhecimentos básicos gramaticais e linguísticos.
De pronto, nós, professores de Língua Portuguesa, providenciamos recuperações contínuas em sala de aula. Primeiramente, apresentamos textos variados, rodas de leitura onde os alunos com extrema defasagem tinham a oportunidade de visitarem os diferentes textos sejam contos, fábulas, crônicas, poemas, letras de música, memórias literárias, artigos científicos e artigos de opinião paras que dessa forma os alunos e alunas tivessem um contato maior com estes diferentes gêneros textuais.
Em nível linguístico e gramatical, nós trabalhamos orações coordenadas sindéticas e assindéticas, porém, antes de adentramos tais temáticas, fizemos uma revisão gramatical sobre período simples e período composto sempre valorizando os elementos conectivos ou conectores textuais. Passamos também uma lista variada de conjunções coordenativas, porém não nos aprofundamos nas nomenclaturas usadas em cada oração subordinada devido a defasagem com que tais alunos chegaram no final do ciclo e por ser este assunto extremamente extenso.
O aspecto positivo foi a receptividade da maioria dos alunos em fazerem as atividades solicitadas dentro das dificuldades cognitivas apresentadas por eles mesmos sendo que houve grandes avanços no caso de alguns alunos. O aspecto negativo está relacionado à própria defasagem destes alunos, pelo fato de não terem tido professores de Português durante um determinado período do ciclo II do Ensino Fundamental, fato esse que em alguns momentos dificultaram o avanço do conteúdo a ser estudado, por isso a recuperação contínua foi largamente usada como recurso de recuperação da aprendizagem e era comum termos que voltar na matéria dos anos anteriores para que assim pudéssemos avançar satisfatoriamente
Concluindo, finalizamos nossas atividades acadêmicas trazendo exercícios variados com as matrizes curriculares requisitadas na avaliação do SARESP.



FICHA DO PROFESSOR



NOME: Cristiano Rodrigues de Lima

IDADE: 35 anos

ESCOLA EM QUE ATUA: Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra

ANO: 2014                                                                  CIDADE: Diadema

E-MAIL: cristianojs@hotmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês; Especialização em Tradução: Inglês-Português; Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (First Certificate in English) pela Universidade de Cambridge (Inglaterra); bacharelando em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (curso reconhecido pelo MEC).

TEMPO NO MAGISTÉRIO: 15 anos












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...