sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

COMPARTILHANDO


Projeto: Quanto ganha quanto paga
Professor . Denis Wilson.
Projeto desenvolvido com os alunos do ensino médio, 1° ano D, nas aulas de matemática abordando os temas: Mercado de trabalho, mercado financeiro, impostos. Juntamente com tópicos da matemática: Uso de porcentagem, leitura e análise de gráficos, aplicação de função exponencial em situações ligadas ao mercado financeiro.
            Em um primeiro momento foi feito uma sondagem, onde por meio dela foi observado uma pequena defasagem em na prática de construção de gráficos. O tema foi retomado em aulas, para continuar com o seguimento do projeto. Também foi retomado as aplicações de somatória dos termos de PA e PG e aplicações à matemática financeira, abordadas no caderno do aluno 1° ano volume 1 situação de aprendizagem 3. Depois de rever estes tópicos foi abordado o tema do projeto com uso de problematização, aplicando os conteúdos ministrados à situações do cotidiano como: Relação de impostos vinculados a bens de consumo ou mesmo nos bens necessários tais como: água, luz e telefone.
            Deste ponto foi relacionado o quanto um trabalhador ganha em média no Brasil, em torno de R$ 1792 segundo IBGE, e segundo o IBPT trabalhamos 150 dias em média para pagar os impostos. Após a análise destes dados foi realizado um debate em aula, onde os alunos concordaram em alguns pontos e descordaram em outros. Um grupo apontou que a matemática é muito importante para um bom emprego, já para outro grupo ela não seria. Mas em alguns pontos os grupos concordaram, como no caso da distribuição de renda no Brasil, onde alguns ganham muito e outro sobrevivem com pouco.






Referencias:
Currículo do Estado de São Paulo, Matemática e suas tecnologias;
Caderno do aluno, Matemática Volume 1 e 2 do 1° ano do ensino médio
Referencias encontrada pelos alunos em site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...