sábado, 9 de outubro de 2010

Escola que lê

A gente não aprende a ler, a gente se contamina...
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, oferece uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular.
 
Iniciamos o ano letivo de 2010 com leitura de livros oferecidos aos alunos, com o objetivo de ampliar o repertório literário, tivemos a oportunidade de conhecer "A distância das coisas", se deliciar com "A invenção de Hugo Cabret", "De repente, nas profundezas do Bosque".
Durante o Replanejamento, todos os professores tiveram a oportunidade de conhecer o novo acervo de livros enviados pela Secretaria de Educação. Houve um grande deslumbramento por parte dos professores, cada um queria levar um livro para ler.
Partindo para o início das aulas, foi lançado um desafio para os alunos: Essa é uma escola que lê?
Após um tempo, fizemos um levantamento das salas que mais frequentavam a biblioteca para tomar livros emprestados e quais os livros mais lidos pelos alunos.
Desse levantamento tivemos resultados surpreendentes. Segue abaixo a lista com as séries e o número de livros que leram de Julho a Setembro de 2010:

5ª Série: 645 livros
6ª Série: 639 livros
7ª Série: 208 livros
8ª Série: 137 livros

O incentivo à leitura é prioridade para muitos professores na nossa escola, acreditamos que a leitura pode levar o leitor onde e quando quiser.
Para atender essa demanda de leitura, a Secretaria de Educação investe todo ano em kits de livros do Programa Apoio ao Saber, segundo informação do site, "Para 2010, dentro do “Apoio ao Saber”, foram investidos R$ 56,1 milhões na aquisição de 10,6 milhões de exemplares, destinados a cerca de 3,5 milhões de alunos. A aquisição conta com 27 novos títulos, como “O Pagador de Promessas” (Dias Gomes), “Canto Geral” (Pablo Neruda), “O Quinze” (Rachel de Queiroz), “A Hora da Estrela” (Clarice Lispector) e “Eles Não Usam Black-Tie” (Gianfrancesco Guarnieri), além de coletâneas de poetas como Mário Quintana, Cecília Meirelles, Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. "




Dos livros que temos no acervo da Sala de Leitura, os livros mais procurados são:
Tchau (Lygia Bojunga),
Trilogia Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien),
Hilda Furacão (Roberto Drummond),
Coleção Harry Potter (J.K. Rowling),
Meus poemas Preferidos (Manoel Bandeira),
Lua Nova, Crepúsculo (Stephenie Meyer),
Era no Tempo do Rei (Ruy Castro),
A distância da Coisas (Flávio Carneiro),

O auto da Compadecida (Ariano Suassuna),  
Metamorfose (Franz Kafka),
Doces Venenos (Lidia R. Aratangy),
Atos Assombrosos (Eddie Dickens),
Cidades Mortas (Monteiro Lobato),
Encontro Marcado, A Mulher do Vizinho, As melhores histórias de Fernando Sabino (Fernando Sabino).

Parabéns aos nossos leitores e professores que fazem dessa escola, uma escola que lê.
Conte pra todos o que anda lendo, qual livro leu esse ano? O que tem a dizer sobre ele?

E se você gosta tanto de ler, precisa conhecer o "ORKUT de LIVROS", uma rede social só para leitores e amantes da literatura. Trata-se do SKOOB. É simples fazer o cadastro, é só clicar nesse link, depois em cadastrar e sair procurando os livros que você já leu e ir colocando na sua estante virtual.
Acredita que dá até pra saber quantas páginas você já leu na sua vida? Corre que tem um monte de leitores como você querendo trocar ideias lá.
Alunas em momento de escolha de livros



47 comentários:

  1. RACISMO
    A VERDADE DOI. ENCARE
    Este livro faz parte de uma coleção escrita apenas por jornalistas, este em especial é escrito por Conceição Lourenço, paulistana, com graduação em jornalismo e pós-graduada em gramática da língua portuguesa. É uma obra dedicada a quem procura informações, sobre os mais variados assuntos polêmicos do mundo em que vivemos. Neste livro o assunto é racismo, algo que a maioria das pessoas evita comentar, dificilmente assume, mas pratica o tempo inteiro,todos os dias.
    Ele retrata as várias formas de manifestação do preconceito racial, desde sua origem ate os dias atuais, retrata as pequenas manifestações como quando se intitula uma roupa rosada bem clarinha de ‘cor de pele’,quando cor de pele é a cor que cada um de nós tem na pele, e no Brasil a cor que predomina não é essa ‘rosadinha’, além destes, retrata casos extremos em que as vítimas foram mortas por engano, ou melhor, por serem negras.
    O que se vê nesta obra são relatos atuais de atos de racismo, e antes disso do desrespeito ao ser humano seja pela cor, cidadania, condição econômica, religião, etc. Por se tratar de acontecimentos atuais, esta obra nos remete a repensar nossos valores até porque muitos desses acontecimentos embora recentes e bárbaros, já estavam quase se perdendo em algum cantinho da nossa memória, será porque as principais vítimas continuam sendo vistas de maneira inferior?
    É preciso trabalhar com os alunos o respeito ao próximo, a igualdade e a necessidade de inclusão, pais, professores, municípios e Estado precisam investir na educação, mas educação começa com o respeito próprio e mútuo, em um mundo de grandes avanços é triste perceber que o ser humano ainda não evoluiu tanto assim. Nesta sociedade tão moderna ainda temos homens vivendo nas cavernas.

    Dalila
    18/10/10

    ResponderExcluir
  2. Dalila você tem frequentado a Sala de Leitura.. Parabéns !!
    Sei que realiza leitura em casa..Conte para nós essa experiência .
    Abraços Raquel

    ResponderExcluir
  3. Sou Francielly gosto muito de ler historias e aquele livro que eu ganhei eu gostei muito e espero ganha mas livro eu vou ler todos os livros que a escola dar, eu gosto de livros na quadra e tambem na biblioteca,eu estou bastante feliz porque a escola da livro legais fis a historia de coração obrigada pelo livro Tchau.

    ResponderExcluir
  4. Alexia 5G
    Eu gosto de ler livros pra mim é otimo ,gosto de ler por que navego na leitura e se devirto muito eu comesei ler o quinse vá no comeso vá vi que é muito legal é bom ganhar livros diferentes e curiossos espero ganhar mais.
    Eu gosto de ler para amigos e primos estava me divertindo com o livro de poesia é muito legal e tem palavras muito bonitas,eu gostei muito do poema pai e filho fala muito sobre educação e respeito e como um filho tem que tratar um pai ,eum pai tratar o filho, uma parte que gostei mais quando fala que um filho não deve ao pai mas sim um pai deve ao filho.
    Isso é que eu acho
    Alexia de Carvalho Evangelista 5G

    ResponderExcluir
  5. Ingrid 5G
    Eu gosto muito de ler poesia e contos,etc...
    Bom eu achei os livros muito legal pq e muito importante para as pessoas pq a gente aprende muitas coisas com os livros,Eu acho que a escola tem que dar mais livros para as crianças ou adultos,eu adoro ir na biblioteca leio muitos livros eu achei muito importante as histórias.A escola podia dar gibi,livrinhos etc... Acho que e só isso.Obrigada pelos livros achei muito imteressante espero que continua assim.Bjss.

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito de ler poesias
    Um dos livros que eu li e gostei foi A DISTANCIA DAS COISAS muito bom.
    Parabéns para o pessoa da 5ªsérie que conseguiram ler 645 livros de julho a setembro.Renato e Larissa 6ªF

    ResponderExcluir
  7. Eu ja li um monte de livros inclusive um deles è meu favorito que è o livro do mario quintana

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo muito sobre a Africa inclusive sobre a religiosidade e a sua representatividade no Brasil .Um dos temas muito visitado e que está sendo privilegiado nas minhas leituras é a Educação Ambiental com a Proposta de sustentabilidade para o planeta envolvendo muitas linguagens inclusive a literatura e a Arte.Um poeta favorito Mário Quintana,Fernando Pessoa e tantos outros autores e compositores que me imocionam e me encantam com a sua escrita e interpretação do mundo ..Abraços.Raquel

    ResponderExcluir
  9. Eu to adorando o livro porque é muito interessante fala sobre um monte de coisa.
    É só isso que eu tenho para falar

    ResponderExcluir
  10. Meu nome e Jonnatha da sala seis (5F) gostei muito de ler os livros que a escola deu. O livro que mais gostei foi "O Quinze"

    ResponderExcluir
  11. Suelen 5f eu achei o kit de livros que nós ganhamos. Muito legal os livros sãõ muito interessantes e saõ bons para ler. O livro que eu gostei mais foi o o Quinze de Raquel de Queiros, eu achei um livro muito interesante.

    ResponderExcluir
  12. Nos particulamente gostamos dessa atitude que a secretaria do ensino tomou para ajudar os alunos...

    Gostamos muito do kit de leitura que ganhamos pois são bons e facil de ler

    Nome:Larissa S. Queiroz 5°f
    Nome:Nayara B. Ferreira 5ªF

    ResponderExcluir
  13. Raphael da 5ºf eu adorei olivro do O ermitão da gloria,principal a parte que eles estão lutando.

    ResponderExcluir
  14. Os livros da escola são legais e muitos são divertidos o livro que mais gostei foi minha vida de goleiro foi legal voce que ler
    Gabriel 5ªF

    ResponderExcluir
  15. Oi pessoal gostei de saber das leituras que fazem na escola.Estranho uma escola que lê,não teria que ser normal isso ,afinal é na escola que aprendemos a ler ou não?
    Pense nisso!
    Mesmo assim parabenizo todos que fazem e estimulem a leitura. Ana da Silva d SP

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana, obrigada pela visita.
    Pensei no seu questionamento e vou tentar explicar.Imagina uma escola que a sala de leitura é visitada constantemente e não é so com acompanhamento do professor que concordo é nosso dever estar intervindo lendo para e com as crianças.O melhor e mais bonito de ver é que muitos alunos , professores e funcionários buscam a leitura e comentam sobre o que estão lendo e o livro ou autor favorito. Como diz o Igor,Jonathan,Renato,Larissa e outras crianças que na hora do intervalo, na entrada ou no contra turno procuram a Biblioteca para entregar e buscar outros livros.
    A leitura encantam,emocionam e desconstroem idéias e ajudam esses novos leitores no enfrentamento e empoderamento de situações que ocorrem no seu cotidiano e que são resultado da sociedade que muitas vezes exclui e oprime. A escola que LÊ esta atenta as diferentes leituras de mundo,linguagens e suportes textuais e, o melhor ainda ,com prazer. Abraços de uma apaixonada pela leitura,Raquel Prado

    ResponderExcluir
  17. Adoro ler e adoro essa escola ,Renato da setima serie.Até segunda

    ResponderExcluir
  18. Oi gente estamo lendu muito e agora vamos fazer um livro na sala de informatica com a professora Terezinha eu to gostando muito dessa atividade e adoro ir na sala dos computador .Sou o Igor

    ResponderExcluir
  19. Nome: Keila Colturato da silva Nº 21 7ºano C 2011

    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona

    Olá. Prazer em conhecer você, o meu nome é Keila, eu tenho 12 anos.
    moro na paulina faz um tempão sai daqui duas vezes e nessas duas vezes
    fique só um ano fora.
    Agora eu vou falar dos livros que eu li. Eu já li 5 livros, vou direto: "A ponte de arco- Iris", "Hugo Cabret", e "A corrente da vida".
    Eu sou de ler assim, uma pagina duas do livro, pra ver se gosto... mas o livro que eu mais gostei foi o
    livro do da ponte de arco- Iris, esse livro fala sobre os índio que é de uma
    tribo chama- se chumashes e tem uma deusa chamada hutash.

    O livro Hugo Cabret fala sobre um menino que mora na rodovia, e que
    um homem roubou seu livrinho que seu pai lhe deu ele era sapateiro.
    Alice no pais das maravilhas é muito interesante ela cai num buraco
    enorme e passa a ir ao sonho.
    "A mulher do vizinho" é o nome de outro livro que li, mas no livro tem o índice, eu escolhi a história de um homem que estava nadando e
    derrepente um carro bateu no outro e ai foi batendo nos outros carros.
    Um grupo de
    homens ficou falando que quebrou o carro e ai um
    deles perguntou para o outro. Oque foi você não disse nada até agora e
    ele respondeu: É porque eu queria saber oque aconteceu com o cara que
    estava no mar.
    E o livro "A corrente da vida" fala sobre um menino que tem
    AIDS e não queria falar pra ninguem

    Então esses livro pode ser mais importantes pra nós até as vezes faz
    parte da nossa vida como: Um fala sobre índios, índios que já viveram a
    anos atrás, e que vivem ainda, e outros que fala sobre um pequeno livro,
    outros fala sobre um sonho, outro fala sobre o homem no mar, e outros
    fala sobre AIDS, isso pode ser nosso cotidiano ou de outras pessoas

    ResponderExcluir
  20. Nome: Alice de Morais Nº03 7º ano C

    Tema: As viagem e os caminhos que a leitura proporciona.
    Um livro é a maneira mais barata de você viajar.
    Um livro pode te levar a um palácio, Deserto, Escola etc. ...
    Li um livro que me levou ao mundo de uma garota. Por sinal bem estranha.
    Conheci a professora dela que se chama Sheila vi um vulcão etc. foi muito bom.
    Leiam livros e viajem nesse mundo mágico.

    ResponderExcluir
  21. Nome: Amanda dos Santos Pedrosa Nº 04 7º ano C
    A viagem do meu pensamento
    Bom, quando eu li o livro da autora, Lygia Bojunga, eu gostei muito.
    Quando eu li eu pensei que a Lygia Bojunga deve fazer muito mais livros.
    E eu li o livro “Os colegas” fala sobre muitas coisas interessantes como a história, “um susto puxa outro” é muito bom e eu fiquei viajando pelo meu pensamento. Que era um que estava levando o susto em algumas partes eu senti medo, mas o medo era pequeno. Bom, essa foi aminha viagem do meu pensamento.

    ResponderExcluir
  22. Nome: Bianca Francelino de Jesus Nº 06 7º ano C
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    Minha viagem ao livro Hugo Cabrete
    Quando eu li a história de Hugo Cabret, eu viajei para França onde ele morava, eu via as ruas, a estação de trem, vi a casa onde ele morava, vi as situações que ele passava com o tio dele porque o pai dele morreu e ele teve que ir morar com o tio que bebia muito e trabalhava pouco.
    Ele era muito inteligente, ele era igual o pai, tinha varias idéias, criativas e etc.
    Foi importante ler esse livro porque eu não gostava de ler, mas com esse livro, eu aprendi a gostar.Gostei muito da História do Hugo Cabret.

    ResponderExcluir
  23. Nome: Denilson Junior da silva Nº 10 7º ano C
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    Tive muitas aventuras nos livros que li.
    Fui a diversos lugares, nas alegrias e nas tristezas e nas aventuras e também nos clubes de humor.
    Nas alegrias fui para o sitio do pica-pau amarelo, fui para lá com o melhor meio de transporte: o livro Reinações de narizinho.
    Nas tristezas fui para a seca do nordeste, fui para lá com o livro “O quinze”. É a história de uma família que sofre na seca do sertão.
    Nas aventuras fui com Hugo Cabret, me levou para a cidade de Paris.
    Nas alegrias fui para a escola no clube de piadas com o livro “piadas para ler na escola”.
    Por isso que gosto de ler, tenho a possibilidade de viajar sem sair de casa.

    ResponderExcluir
  24. Nome: Igor Maick Botelho Arruda 7º ano C
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    O Hugo Cabre me levou a Paris e eu li poucas páginas, mas eu até que li até a pagina 100 o livro foi muito legal eu vou ler o pintor da Lygia Bojunga cera que que ele vai me levar onde será que vai ser legal.
    O Hugo Cabret mora em paris ele e muito bom ler Hugo Cabre eu e meu amigo estava na mesma pagina na No começo e eu pus o numero.
    Ler é muito legal você aprende ler outros livros você parece que viaja lendo, para outros lugares você imagina lendo o livro será eu. Vou ler o pintor você quer ler também.

    ResponderExcluir
  25. Nome: Lais Dias de Oliveira Nº 22 7ºC
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    O livro
    Olá meu nome é Lais, eu tenho 12 anos de idade e já li mais ou menos 5 livros, já li o livro: ´´ A invenção de Hugo cabret `` ´´ Pai sem terno e gravata``, ´´ Uma professora muito maluquinha,`` ´´ O quinze `` e agora estou lendo ´´ A distâcia das coisas ``.
    Vou contar uma coisa, eu adoro ler e escrever, mas não quero ser escritora ou coisa assim, quando eu crescer quero ser veterinário.
    Em todos os livros que eu li, fui pra um caminho e uma viagem diferente. Com ´´ A invenção de Hugo Cabret, `` eu me senti na história, imaginei como se eu tivesse na pele daquele garoto, cheio de aventuras.
    O livro ´´ pai sem terno e gravata `` é um livro, educativo e fala sobre o que acontece com varias famílias, a separação dos pais e a falta de dinheiro, foi livro que eu gostei deler.
    O quinze Também é um livro cheio de conhecimento porque fala sobre a seca de alguns anos atrás, fala sobre como famílias sofriam com a perda de gado e até com perdas de parentes.
    Mas um livro que adorei ler foi ´´ Uma professora muito maluquinha `` conta a hitoria de uma professora muito legal, todos adoram ela, mas um dia ela tem que mudar escola e todos fazem uma homenagem pra ela.
    Atualmente estou lendo ´´ A distância das coisas `` é um livro ótimo, só que não tem muito o dizer porque ainda não terminei. Os livros nos tam oportunidades de conhecer as coisas melhor.
    A oportunidade de que eu falo é de conhecer novos personagens, de poder viajar no tempo e de saber que nem tudo na vida é maravilhoso, na vida existe muitas pedras mas se cair levante e tente de novo.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Max Miller Borges da Silva Nº 28 7ºC
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    A que caminho o livro leva ao leitor.
    Certo dia, eu li um livro e esse livro me levou até paris eu estava lendo Hugo Cabret e lendo livro vi eu andando pelas ruas de Paris.
    O livro nos leva para onde quiser ir basta as pessoas ler com atenção se não conseguir que ele te leve leia outra vez. Ai você consegue ir a onde esse livro fala se esse estiver falando dos Estados Unidos você pode ir lá.
    Essa viagem é muito boa a sensação é muito boa é como se eu estivesse La em paris. Quem viaja com um livro vai ver que paris através de um livro eu conheci um pouco de La pelo livro, eu viajei umas duas vezes por que é muito bom.

    ResponderExcluir
  27. Nome: Rafaela Sheila Inacio Francisco Nº32 7ºC
    A viagem e os caminho que a leitura proporciona
    Quando eu leio um livro eu espero que ele me surpreenda para que eu possa imaginar, muitas vezes, depois de ler um livro eu imaginava como era o Rio de janeiro, Estados Unidos, França, Bahia, Amazonas e etc.
    Eu já pensei e pretendo ir para muitos países só para saber como é os outros lugares que eu só vejo na imaginação e no computador, e isso ajuda, pois quando eu chegar La já conhecerei algumas coisas. A imaginação é quem me faz viver viajando.

    ResponderExcluir
  28. ´´LER É UMA VIAGEM ``
    ´´ Atividade de produção de texto ``
    Nome: Thainá da Silva Cruz. Nº 37 7º ano /6ºC
    As viagens e os caminhos que a leitura proporciona
    Olá, meu nome e Thainá da Silva Cruz.
    E vou falar sobre um livro que estou fazendo da minha vida. Os temas são: quem sou eu? , minha família, religião, meus amigos, minha infância, minha vida escolar, há mais só que só fiz até minha vida escolar.
    Bom, falei sobre mim, quando nasci, etc.
    Também sobre minha família, e outros temas, mas oque gostei de verdade, foi da minha infância , pois me inspirei muito, e tive muitas recordações sobre meu passado, lembrei das coisas boas, mais também das ruins. O que mais me afetou foi a separação dos meus pais, mas fazer oque, nada na vida é para sempre.
    Bom, vamos trocar de assunto e falar um pouco da minha vida escolar, e meus amigos.
    Eu adoro estudar, quando a imagem da escola vem na minha cabeça, fico doida pra vim estudar, e ainda mais quando me lembro dos meus amigos, fico muito feliz, de te- l o comigo sempre lá do meu lado me ajudando, em todas as horas.
    Mas uma coisa que adoro fazer é escrever e também ler, quando estou lendo, parece que estou em outro lugar, ou até mesmo na história que estou lendo, é ótima a sensação e de ler e imaginar que posso ser um personagem da história.
    Quando começo, não quero parar, de tão bem que me sinto.
    É a mesma coisa quanto escrevo começo e não quero mais parar.
    E assim sendo, isso é um pouco de mim, e oque escrevo em meu livro.

    ResponderExcluir
  29. Nome: Mariana Oliveira dos Santos Nº 30 Série: 8ª B
    Professora: Maria de Fátima
    LEITURA DO LIVRO: ´´ Dom Casmurro `` (Machado de Assis).

    No bimestre passado a professora de leitura nos apresentou um dos maiores clássicos de machado de Assis, Dom Casmurro.
    Quando peguei o livro, pensei que ele era chato, mas me enganei, ao começar a ler percebi que ele era muito interessante, emocionante e envolvente.
    O livro sobre a história Bento (que narra sua própria historia), aos 2 anos foi morar no Rio de Janeiro com sua mãe e seu pai que tinha se tornado deputado, mas depois de alguns anos ele morre. Ao saber de seu namoro com Capitu, sua mãe reavivou a idéia de transformá-lo em padre, e também ele conhece Ezequiel que se torna seu melhor amigo. Anos depois Bento (que tem o apelido de dom Casmurro) se casa com Capitu, o casamento andava muito bem, bento e Capitu tiveram um filho que lhe dão o nome de Ezequiel.
    Tempos depois Ezequiel seu amigo morre, mas ele percebe que sua mulher fica muito mexida com a morte dele, e com isso ele viu que seu filho tinha uma grande semelhança com seu amigo Ezequiel, ai ele percebe que Capitu e ele eram amantes. Eles se separaram, e bento voltou pro rio enquanto Capitu e seu ilho ficam na Europa. Tempos depois ele fica sabendo que Capitu morreu, e seu filho estava morando em Jerusalém onde estudava arqueologia, e pouco tempo depois ele morre.
    Então ´´ Dom Casmurro `` com 50 anos resolve escrever um livro contando a sua vida.
    A melhor parte dele é a hora que fala da traição da sua esposa, e mostra seu sofrimento por também saber que seu filho era fruto dessa traição. E o livro mostra que algumas vezes a felicidade vem acompanhada de sofrimento. No futuro não quero sofrer como o Bento, por uma traição, mas todos estamos sujeitos a isso. A todo mundo eu recomendaria este livro pois é bastante tocante.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Jhenny Kauane Viana da Fonseca Nº 20 Série: 8ª B Professora: Maria de Fátima.
    Ficha de Apreciação

    Livro: ´´ A última Fábula ´´.
    Autora: Liliana Laganá
    Editora: Casa Amarela
    Tipologia; textual: Literatura e Ficção
    Edição: 1ª Edição
    Coleção: Literatura Brasileira.
    Narrador: 1ª Pessoa
    Número de páginas: 174


    Sobre o livro (minha opinião).
    Tudo que o livro mostra é, como uma viagem, cujo o destino é Fratterosa, uma pequena vila, ou melhor dizendo, uma pequena aldeia dos apeninos, na Itália. E quem nos guia nessa viagem é uma menina que, de forma gentil, através dessa lembrança, um tempo muito difícil, uma época complicada, a época da segunda guerra mundial.
    No livro quando a menina se encontra no vagão de um trem de carga que, transporta refugiados da guerra, ela de depara com uma dura realidade que, a leva a concluir:
    - ´´ Mamãe disse que a guerra acabou, mas eu acho que não, acho que é uma guerra, esta minha, uma guerra ou uma carestia, essas são palavras de coisas ruins, nonna sempre diria isso, e acho que é isso, ou uma outra coisa que não sei... ``.
    Então, ela começa a se lembrar das fábulas que sua avó contava- Sua avó Cra Nonna Gemma.
    E assim vai, ela relembrava as fábulas que foram e ainda serão passadas de geração em geração.

    ResponderExcluir
  31. Nome: Jean Carlos Nº24 Série: 8ª A

    Livro: O Ateneu
    Autor: Raul Pompéia
    Editora: Três livros e Fascículos
    Edição: 1984
    Tradutor: Brasileiro
    Número de páginas: 130
    Tipologia textual: Romance Naturalista

    SINOPSE DO LIVRO COM O SEU PARECER:
    O livro é muito interessante de ler, pois um texto com características fortes por que uma instituição que pega crianças carentes sem ver cor e nem personalidade, mas sobrevive de doações.
    A história narrada pelo personagem principal, Sérgio, já adulto em primeira pessoa mostra que seu pai matriculou ele em uma escola chamada ateneu, os professores davam a ele uma atenção diferentes e também davam conselhos sobre amizades que deveria evita, o que deveria fazer ou o que não se transformar. O livro conta que um aluno novo pode passar por problemas aqui foi um desmaio ao ser chamado para ir a lousa más também trata que sempre tem alguém que quer te prejudicar como provocar um afogamento na piscina e ser salvo pela pessoa que provocou tudo.
    O livro fala sobre o que aconteceu em uma sociedade e o que acontece a um aluno novo, eu recomendo o livro e gostei muito.

    ResponderExcluir
  32. Nome: Jaqueline Aparecida dos santos Jesus Nº23 Serie: 8ª A
    Ficha de apreciação

    Livro: Várias história (clássicos)
    Autor: Machados de Assis
    Editora: - Escola educacional
    Edição: Duda Albuquerque
    Tradutor: Nenhum
    Numero de páginas: 110 (ao todo com capa 113)
    Tipologia textual: Contos

    Minha sinopse
    A cartomante (publica no livro várias histórias) narra a história de Camilo, Vilela e Rita. Os dois primeiro eram melhores amigos; a segunda era esposa do segundo e amante do primeiro. Quando Camilo começa a receber denúncias anônimas, diminui a freqüência das visitas ao amigo. Preocupada, Rita visita uma cartomante, fato que faz Camila rir. Quando Vilela chama Camila a sua casa ela vai preocupada, e passa antes na cartomante pensando que não tem nada a perder. Ela lhe assegura que nada vai dar errado e ele chega despreucupado a casa de Vilela, onde encontra Rita morta.
    Quando ela morre, Fortunato, o sádico, presencia o amigo beijar a testa da mulher e derrete- se em chora, saboreando o momento de dor do amigo que lhe traia. O caso é mediado pela tia da esposa, Dona Paula, quando descobre quem é o outro, fica abalada. É o filho que dirá seus sentimentos bem abalados em relação ao caso. Noite de Almirante. É sobre Deolindo, jovem marinheiro que volta de uma viagem longa para encontrar a namorada, com quem vizera um voto de fidelidade (e cumpriu) com um novo homem.Ele a procura conversa com ela da- lhe presente e sai desesperado pensando em suicídio.
    Não o comete mas tem vergonha de contar aos amigos a verdadeira e mente que realmente passou uma noite de almirante. O enfermeiro conta sobre um homem que, a beira da morte, conta um caso de seu passado. Ele foi em 1860 de enfermeiro de um velho que era um mal coronel, que acabo esganando alguns dias antes de partir por não o suportar. Quando abre- se o testamento ele é declarado herdeiro universal e distribui lentamente o dinheiro em esmolas. Enquanto isso se passa, vai lentamente se convencendo de sua inocência, apoiado pela sociedade que o velho e suas ações que considerava redentoras. Na minha sinopse do livro eu coloquei coisas que me marcaram e que eu gostei do livro, como parte de algumas histórias pode não ser o melhor resumo do mundo mas eu fiz o que pude . Tentei pegar o Maximo de detalhes que minha mente podia lembrar, ficou meio bagunçado por ter feito a noite mas acho que ficou bom não exelente mais bom. Espero que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  33. Nome: Danilo Marques da Silva Nº 08 Série: 8ª B
    Dom Casmurro
    Autor: Machado de Assis
    Data de inicio da leitura: março de 2011
    Bento Santiago, um advogado de meia idade, vive sozinho numa boa casa num bairro do Rio de Janeiro. Para preencher a sua solidão resolve retratar as duas pontas de sua vida Adolecência e a Maturidade.
    Essa história é uma história incrível de um garoto que deseja se casar, mas sua mãe queria que ele virasse padre, que fosse para um seminário, para pagar uma promessa.
    Mas Dom Casmurro era apaixonado por uma linda mulher, que ele conhecia dês de pequeno, desde então ele se nega a ir para o seminário, mas por obrigação ele vai, só que em suas visitas ficava cada vez mais apaixonado pela menina, então bentinho após acabar o seminário bentinho não quis ser padre pois assim não poderia casar com Capitu.
    José dias que sempre foi contra o namoro dos dois, pé que consegue convencer dona Glória que o jovem poderia ir estudar no exterior, José dias era fascinado por direito e pelo estudo no exterior. Quando retorna do exterior, bentinho consegue casar com Capitu e desde o tempo do seminário havia fundamentado a amizade. Com Escobar que agora está casado e sempre foi amigo intimo da casa. Nasce o filho de Capitu, Ezequiel. Escobar falece e durante o seu velório bentinho percebe que Capitu não chorava, mas aguçava um sentimento fortíssimo. A partir desse momento começa o drama de bentinho. Ele percebeu que seu filho era a cara de Escobar ele já havia encontrado as vezes, Capitu e Escobar sozinhos em sua casa embora confiasse no amigo, que era casado e tinha até filha, o desespero de bentinho é imenso. Vão para Europa e bentinho depois de um tempo volta para o Brasil, Capitu escreve- lhe cartas, a essa altura, a mãe de Dom Casmurro já havia morrido, assim como José dias- Ezequiel um dia vem visitar o pai e conta da morte da mão. Pouco tempo depois Ezequiel também morre, mas a única coisa que não morre nesse livro e o Romance Bentinho e sua Dúvida
    ONDE ENCONTROU O LIVRO:
    • O livro foi cedido pela professora
    • O meu primeiro encontro com o livro foi na sala de aula, uma sensação de saber logo o fim as traições de Capitu, o titulo é demais o que mais gostei do livro foi as emoções.
    Eu lembrei das novelas da televisão são iguais só que o livro é expresso,
    A leitura foi bem fácil.
    • Eu indico este livro porque tem uma história muito linda.

    ResponderExcluir
  34. Após a leitura do livro fiquei muito feliz, pois ele me mostrou a importancia de sermos unidos e cuidarmos do nosso Planetas.È atravès da leitura que novos caminhos abrirão.A partir de hoje é compriendi que a leitura é tudo na vida do aluno.
    Mirian Rodrigues da Silva 5a série B

    ResponderExcluir
  35. Eu sou Amanda eu li o livro OS COLEGAS eu gostei muito trata-se sobre a amizade e é muito bom falar de amizade.
    Gostei do livro porque é como se fosse um fato que vivi e que vivo com meus amigos.
    O livro é muito bom e eu gostaria de indicar para todos os meus amigos e leitores

    ResponderExcluir
  36. Eu sou márcia, li o livro hugo cabret, e gostei muito , por que fala de um menino que é orfão e depois de um tempo ele conhece uma menina, eles vão para um cinema,e acaba achando o tio dele;
    nossa li esse livro e gostei muito pois a história de hugo cabret é muito legal.
    márcia- gregório bezerra -
    6ª c

    ResponderExcluir
  37. eu li o livro a distancia das coisas e achei maravilhoso e gostei da parte que o menino Pedro conhece o namorado da mae dele.eu achei muito interessante e educativo.Lais e Leidiane.

    ResponderExcluir
  38. Me chamo Thainá, e vou falar um pouco sobre o livro que li.
    O nome do livro é 'O diário do outro'.
    Gostei muito de ler ele é um livro muito bom e gostaria de indicar para todos meus amigos e leitores.
    O nome do autor é Ronald Claver Camargo.
    Estou começando a ler um outro livro chamado 'Ana e Pedro Cartas' que ele também faz parte.
    espero gostar como gostei do outro.

    ResponderExcluir
  39. Eu adiana, li o livro diário do outro, que nele fala de um traqüilo pai de família, que recebe um certo dia de um inesperado presente, vindo diretamente de londres, onde mora seu irmão duda: um pacote contendo diários escritos quando ele ainda era um adolesente.
    Esse livro que li é muito bom e espero que quem não tiver lido leia
    pois tenho certeza que irá ostar...

    Adiana- gregório bezerra-
    6ªc

    ResponderExcluir
  40. Eu sou a Ana Karolina da sexta série c e conheci a autora Ligia Bojunga com a mnha professora Jaqueline Flores ,Agora acabei de ler os Colegas e vou ler tudo que tiver na sala de leitura sobre a Ligia peguei imprestado o pintor e vou ler também a vida intima de Laura.

    ResponderExcluir
  41. Eu me chamo Keila e adoro ler entreguei para diretora Raquel o diário de leitura o livro é a Corrente da Vida o livro conta a história de um garoto que tem uma doença que é a AIDS.Agora vou ler A distancia das Coisas

    ResponderExcluir
  42. Alunos, professores e diretores,
    Bom dia!
    Passando e passeando pelo blog, quero deixar uma sugestão de leitura.
    O livro: Poesia das Capitais - Autor: Luiz de Miranda - Editora FTD S.A.
    Livro maravilhoso que trata da poesia envolvendo cada capital e trata de uma grande diversidade.
    " Poesia das Capitais é um livro para nos fazer conhecedores de nosso país, viajamos no mundo das palavras do autor e dos vários artístas citado pelo autor identificando um acervo de obras expostas no livro.
    Vale a pena conhecer e a partir da leitura, elaborarmos atividades diversificadas que o professor das diferentes áreas do conhecimento poderão trabalhar multidisciplinar enriquecendo o vocabulário, a cultura e a diversidade dos grupos.

    ResponderExcluir
  43. Livro “Planeta corpo” Autora “Sílvia Zatz”

    Neste livro de aventura, Silvia Zatz explora a idéia de que o corpo humano é um verdadeiro planeta, com uma geografia riquíssima e milhares de habitantes, todas sempre muito atarefadas no comprimento de suas funções.
    Esse lugar misterioso foi visitado por André, um menino que estava desenhando uma boca bem vermelha, cheia de dentes, e de repente foi engolido pelo seu próprio desenho. André leva um susto atrás do outro. Como não se espantar com gente que tem nomes como Bruno Brônquio, Chica Bexiga, Felipe Figado ou Benjamim Rim? O que facilita as coisas é que ele logo encontrará alguém, para guiá-lo: Hema Medula. Na companhia desses glóbulos vermelhos, André fará um movimentado trajeto através dos vasos sanguíneos, que o conduzirão a cada órgão do corpo humano. Entre outras aventuras, ele ira participar de uma maratona, lutará como soldado em uma verdadeira guerra e enfrentará uma assustadora tribo de canibais.
    Mas o problema mesmo vai ser na hora de ir embora (voltar para casa). André terá de contar com o DR. Epitácio Baço, o cientista louco do baço, especialista em assuntos extra corporal e inventor da fantástica máquina dos mundos.



    Helena Rodrigues de Araújo Godo
    7º b – nº11 sala: 02

    ResponderExcluir
  44. oi sou a ketellyn estudo no ceu emef vila rubi sou da 5c os livros que eu li esse ano foi a bolsa amarela ocasamento da ararinha azul e turma da monica jovem

    ResponderExcluir
  45. Ola meu nome é weverton eu estudo no ceu emef vila rubi sou da 5c os livros que eu li são cavalo de aluguel,historia á brasileira,biografia do albert ainsten bom esse eu ainda estou lendo e etc.para mim a leitura é muito importante para qualquer trabalho precia saber ler e escrever e ja tar na faculdade

    ResponderExcluir
  46. Nome:Lucas Matheus N°35 Serie:5°C
    Nos da 5°C indicamos o leitura destes livros:
    Ecologia e Cidadania/Educação Ambiental/Meio Ambiente & Cinema/Meio Ambiente & Fisica/Terra Frágil.

    ResponderExcluir
  47. ola meu nome e sanara fernamda gostei muito de seus comentarios, so queria deixar um gramde abraço para vocês, eu apresenseitei um teatro o ciclo da água foi muito legal, onde nos expomos nossas ideias joice gabriel e outras pessoas tambem.
    serie 5c

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...