Relatório projeto baixo IDESP
Livro: A Distância das coisas
Flávio Carneiro
Professora: Terezinha Gomes da Rocha
“Uma prática de leitura que não desperte nem cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica eficiente”
(Alberto Manguel)
Justificativa
Entendendo que a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. E sendo esta raramente praticada por nossos alunos, ou quando muito é de forma fragmentada, por tópicos e/ou textos sintetizados, que muitas vezes não trazem o real significado da escrita e nem o objetivo do escritor. E, ainda entendendo que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Optamos por realizar este trabalho com alunos do 9º ano, por entender que estes encontram-se na faixa etária apropriada ao enredo da obra, e que portanto teriam maior interesse na leitura do mesmo.
Apresentação do livro
Ao apresentar o livro para os alunos da 8ªA (9º anoA) houve várias frases de desagrado. De posse da obra, a primeira coisa que fizeram foi verificar o número de páginas. Deixei que folheassem o livro. Falei sobre o escritor e a premiação. Li a resenha do livro. Falei um pouco sobre o personagem principal. Li o primeiro capítulo.
Combinamos que na próxima aula leríamos juntos os segundo e terceiro capítulos.
Posteriormente muitos me encontraram no corredor dizendo já estarem no quarto, quinto e/ou sexto capítulos.
Professores me questionaram sobre que livro era aquele que deixava os alunos tão absolvidos e “displicentes” em suas aulas.
Roda de leitura
Os alunos disseram que a primeira impressão não foi a que ficou: o livro era “irado”. Falaram muito de Pedro e de sua angústia.
Após alguns questionamentos sobre como achavam que iria terminar a história de Pedro, percebi que, apesar de estar na 4ª etapa do trabalho, muitos já haviam lido. Combinamos então, que quem já havia terminado, guardassem segredo sobre o final da história.
Finalização do trabalho
Como foi solicitado diário e/ou relato espontâneo da leitura, convidei quem gostaria de falar ou ler o diário. Para minha surpresa precisei programar mais aulas, pois muitos quiseram expor sua opinião e alguns, mais tímidos, quiseram ler.
Foram unânimes em dizer que o escritor deveria ter terminado a história, de preferência “com final feliz” diziam as meninas.
Propus então que entrassem no blog do escritor e enviassem opinião diretamente ao escritor.
Considerações finais
Percebeu-se, com este trabalho: maior interesse pela leitura, já que muitos alunos disseram que estavam lendo outros títulos do mesmo ou de outro escritor.
Muitos disseram não saber que existiam escritores que se dedicavam a escrever para adolescentes. Com essa informação, houve então mudança de atitude.
Percebeu-se ainda aumento de vocabulário, já que a escrita ficou mais rica e espontânea.
Em relação à estatística, dos quarenta alunos, apenas sete não se interessaram pelo trabalho. Dados que nos deixa tranqüilos em relação ao alcance do objetivo pretendido.
É imprescindível salientar que este trabalho não se esgota aqui, visto que cabe ao professor proporcionar aos alunos diversos momentos onde a boa leitura, como prática constante, desenvolva as habilidades tão necessárias à qualificação da aprendizagem.
Esse blog do Gregório bezerra é muito legal
ResponderExcluire eficiente. 6°A
NOME:Fabio lima de jesus
NOME:Kaique v. oliveira da conceição
O LIVRO A DISTÂNCIAS DAS COISAS É MUITO INTERESSANTE E MUITO LEGAL.
ResponderExcluirEU LI ESSE LIVRO E GOSTEI COMTA A HISTÓRIA DE UM MENINO. SÓ LENDO PRA VC VER.
OLha Terezinha.....Você está de NOTA 10,pois seu projeto tem muitos valores Educativos....
ResponderExcluirbeijinhos
Amanda
Olá, Gostaria de saber onde acho esse livro, minha professora pediu e estou desesperada, já liguei para pouco mais de DEZ livrarias e todas falam que a editora do livro é muito complicada e não podem encomendar, não sei mais o que eu faço!!!
ResponderExcluirOlá garota desesperada !
ResponderExcluirProcure na sala de leitura ou converse com a sua professora de leitura que com certeza irá encontrar esse livro. Se não for aluna do Gregorio pode conversar com a diretora Raquel que ela deixa retirar da escola espero ter ajudado.Sou o Carlos da oitava serie.