segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Relatório de Leitura - 8ª Série



Machado de Assis 
Professor Gabriel Messias

Introdução

    De acordo com a proposta para as aulas de  Leitura e Produção de Texto do Estado de São Paulo- Caderno do Professor, o objetivo dessa disciplina é “a formação do leitor literário” por meio da ampliação da prática leitora  e escritora.  O domínio e a apropriação dessas habilidades servirão de competência,  trazendo a  possibilidade para a compreensão e transformação do meio onde esse indivíduo vive. Ter a sensibilidade e  aceitação da Língua Portuguesa como instrumento para a construção de obras de arte (literatura) tornará os conteúdos referentes à escrita mais agradáveis e significativos, além de beneficiar o aluno com o  conhecimento de mundo que os   livros oferecem  e que é de extrema relevância para o seu desenvolvimento pessoal. 
   Sendo assim, o desenvolvimento e exposição, neste blog, das práticas e projetos desenvolvidos em sala de aula  são de extrema valia para ilustras a inúmeras possibilidades de metodologia que a disciplina oferece. Colaborando com o processo de formação de outros educadores e educandos envolvidos com a LPT.

Objetivo e metodologia
Conforme os resultados apresentados ao educador, por meio da  avaliação diagnóstica , a falta de interesse pela leitura acontecia devido a ausência do hábito de ler dos educandos. Presenciar argumentos que revelassem desinteresse pelos livros era comum. Todavia, a maioria desses jovens nunca buscaram um livro pelo simples prazer da descoberta, mas sim pelas obrigações escolares. Ler por obrigação sempre foi, para muitos, um doloroso desafio. Seguramente, tal atividade nunca fez parte de seu cotidiano, a não ser quando acompanhada das cobranças da escola.
     Foi na intenção de modificar essa realidade que o educador desenvolveu uma metodologia que estimulasse o gosto pela leitura. Em sua proposta, a sensibilização dos alunos, utilizando perguntas que pudessem guiar o raciocínio da classe, foi o marco inicial para que pudessem compreender que a literatura se equivaleria a uma obra de arte com tamanha qualidade, que poderia trazer de volta  pensamentos, desejos, lugares, situações  e sensações já presenciadas por esses novos leitores, mas que nunca notaram o quão belas e interessantes elas são . Outro argumento para a sensibilização foi a “contação” de histórias, sobre  livros que viraram filmes; expondo a eles que todas as cenas de ação e fantasia já eram possíveis nos livros, antes mesmo dos efeitos especiais. “Quantas imagens mágicas os livros têm e eu não sabia !”
    Em seguida, para iniciar a pratica leitora e escritora, o educador estimulou o grupo com uma conversa a respeito do sobrenatural, revelando os prós e contras da sala de aula. O tema escolhido para dialogar  sempre foi alvo para horas e horas de histórias e supostas ocorrências entre os jovens, sendo assim uma ótima estratégia para a sociabilização em sala de aula.
    Depois de garantido o envolvimento com os alunos, o educador leu o conto: A Cartomante, de Machado de Assis e surpreendeu o grupo com a maestria do “Mago”. A semelhança do conto com os filmes de suspense logo foi destacada e foi tema para a aula seguinte.
      A partir daí o educador trabalhou com mais três contos de Machado de Assis, apresentando sempre um novo tema para debate, antes de iniciar a leitura do conto. As avaliações eram feitas  por meio da produção textual ( cartas aos personagens, como se eles fizessem parte da história; criação de contos e poesias).
     Enquanto não houver amor pela leitura dentro do cotidiano dos jovens a leitura nunca ganhará das novas formas de entretenimento. A partir do momento em que houver a identificação do educando com a poesia dos textos literários, um novo mundo se abrirá para esse aluno, um mundo de sonhos mais competente e reflexivo.
 A metodologia foi aplicada aos alunos de oitava série, respeitando as particularidades de cada grupo. Foi possível o seguimento de um trabalho contextualizado e significativo. Evidente que o problema não foi solucionado por completo, devido à série de detalhes que se deve levar em consideração. Não obstante, a proposta do projeto ainda prossegue, buscando sempre uma maneira diferenciada de buscar o gosto pela leitura e garantir a aprendizagem na escola.

Um comentário:

  1. Parabéns!!
    Estou feliz pelo trabalho com leitura e a forma diversificada envolvendo outras linguagens como a música e a tecnologia.Abraços Raquel

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