segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Trabalhos Realizados no primeiro semestre de 2010

Professora Maria H. Leão Agariê
 Língua Portuguesa

Início de bimestre:
foi feito diagnóstico com os alunos para conhecer suas prévias assimilações. A partir de seus conhecimentos, iniciaram-se os trabalhos anuais.

A partir da proposta curricular foram implantados os trabalhos e ministrados com aulas interativas e expositivas.

No ensino fundamental, 6ª série turma E 6ª série turma F, em Língua Portuguesa, os alunos completaram os cadernos 1 e 2, além de apresentarem produções de textos e seminários de Fábulas, também trabalharam o tema da Copa do Mundo, apresentando trabalhos escritos e em CD.

No Ensino Médio, em Língua portuguesa foi trabalhado a Proposta Curricular, os cadernos 1 e 2, além de Literatura. Os alunos apresentaram trabalhos escritos e em CD.

O incentivo a leitura foi essencial, para que isto acontecesse.

Os destaques literários foram para: José de Alencar, obras: O Guarani, Senhora; Machado de Assim: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Alienista; Alexandre Herculano: Eurico o Presbítero; Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição; Aluízio Azevedo, O Cortiço.

Os alunos trabalharam os elementos da narrativa tais como:


  • Ação, Tempo, Espaço, Personagens, o foco narrativa, para compreender a primeira pessoa ou a terceira pessoa;

  • Atitudes do narrador;

  • Impessoal, pessoal;

  • Estrutura do enredo;
Caracterização dos personagens, tais como:

a) Indivíduo – características marcantes.

b) Tipos ou típicas-grupos sociais, regional, nacional, profissional, etc.

c) Caricatural - traços dos personagens: avante, ridículo, crônicas, interesseira, etc.


  • Evolução da personagem: plano esférico;

  • Plano-Características básicas, não mudam no decorrer da narrativa;

  • Esféricos ou evolutivos: surpreendem o leitor, vão sendo definidos no decorrer da narrativa;
Apresentação dos personagens:

a) Implícito ou indireto:  a personagem vai-se revelando através da narrativa, o leitor vai deduzindo.

b) Explicito ou direto: a personagem é revelada diretamente, através de descrições e comentários feitos por outros personagens ou pelo narrador.

  • Apresentação do enredo das narrativas;

  • O trabalho dos sinais – comunicação;
Abaixo, algumas imagens dos trabalhos realizados:

5 comentários:

  1. Parabéns professora, só assim será garantido o direito assegurado, o de aprender. É necessário reconhecer-se como modelo, encará-los como pessoas que necesssitam ter sucesso em sua aprendizagem. Só assim serão construtores de sua propria história

    ResponderExcluir
  2. Adorei ..Parabéns por passar o seu gosto pela leitura para seus alunos..Abs Prof. Aparecida de S.P

    ResponderExcluir
  3. Oi prof gostamos muito de seus trabalhos principalmente o das comidas tipicas Dos países

    BJS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a leitura dos seus alunos beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho e a forma de divulgar por meio do Blogs e sugiro que compartilhe os trabalhos dos alunos que utizaram a tecnologia.
    Bjus Raquel

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...