Professora Maria H. Leão Agariê
Língua Portuguesa
Início de bimestre:
foi feito diagnóstico com os alunos para conhecer suas prévias assimilações. A partir de seus conhecimentos, iniciaram-se os trabalhos anuais.
A partir da proposta curricular foram implantados os trabalhos e ministrados com aulas interativas e expositivas.
No ensino fundamental, 6ª série turma E 6ª série turma F, em Língua Portuguesa, os alunos completaram os cadernos 1 e 2, além de apresentarem produções de textos e seminários de Fábulas, também trabalharam o tema da Copa do Mundo, apresentando trabalhos escritos e em CD.
No Ensino Médio, em Língua portuguesa foi trabalhado a Proposta Curricular, os cadernos 1 e 2, além de Literatura. Os alunos apresentaram trabalhos escritos e em CD.
O incentivo a leitura foi essencial, para que isto acontecesse.
Os destaques literários foram para: José de Alencar, obras: O Guarani, Senhora; Machado de Assim: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Alienista; Alexandre Herculano: Eurico o Presbítero; Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição; Aluízio Azevedo, O Cortiço.
Os alunos trabalharam os elementos da narrativa tais como:
Ação, Tempo, Espaço, Personagens, o foco narrativa, para compreender a primeira pessoa ou a terceira pessoa;
Atitudes do narrador;
Impessoal, pessoal;
Estrutura do enredo;
Caracterização dos personagens, tais como:
a) Indivíduo – características marcantes.
b) Tipos ou típicas-grupos sociais, regional, nacional, profissional, etc.
c) Caricatural - traços dos personagens: avante, ridículo, crônicas, interesseira, etc.
Evolução da personagem: plano esférico;
Plano-Características básicas, não mudam no decorrer da narrativa;
Esféricos ou evolutivos: surpreendem o leitor, vão sendo definidos no decorrer da narrativa;
Apresentação dos personagens:
a) Implícito ou indireto: a personagem vai-se revelando através da narrativa, o leitor vai deduzindo.
b) Explicito ou direto: a personagem é revelada diretamente, através de descrições e comentários feitos por outros personagens ou pelo narrador.
Apresentação do enredo das narrativas;
O trabalho dos sinais – comunicação;
Parabéns professora, só assim será garantido o direito assegurado, o de aprender. É necessário reconhecer-se como modelo, encará-los como pessoas que necesssitam ter sucesso em sua aprendizagem. Só assim serão construtores de sua propria história
ResponderExcluirAdorei ..Parabéns por passar o seu gosto pela leitura para seus alunos..Abs Prof. Aparecida de S.P
ResponderExcluirOi prof gostamos muito de seus trabalhos principalmente o das comidas tipicas Dos países
ResponderExcluirBJS!!!!!!!!
Adorei a leitura dos seus alunos beijos!!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e a forma de divulgar por meio do Blogs e sugiro que compartilhe os trabalhos dos alunos que utizaram a tecnologia.
ResponderExcluirBjus Raquel