segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EE. DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA


PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CREUSMÁRIA SOUZA DE JESUS
PLANO ANUAL DE ENSINO 7ªs. SÉRIES
ANO: 2010
O projeto será apresentado em forma de narrativas, temas, leitura de livros, Crônicas, Contos, Poesias, jornais, revistas, jogral, dramatizações, reconto oral e escrito, leitura pela professora, leitura individual e em duplas pelos alunos (interpretativa), jogral, discussão a respeito da importância da Língua Portuguesa e suas variações. Nessas apresentações, alunos demonstram dúvidas e fazem depoimentos sobra a maneira como estudam e se familiarizam com a leitura, a escrita, o uso do dicionário, a ortografia e a interpretação de texto.

Será também feito sensibilizações com os adolescentes para a reflexão acerca de sua própria identidade, através da relação estabelecida com a sua família, com seus amigos e com seu entorno, comunidade pertencente e região (Diadema). Sua identidade social se estabelecerá a partir da reflexão do seu papel na comunidade e da construção de seus objetivos pessoais. Nesse momento será pedido aos adolescentes que respondam algumas perguntas, para que eles se conheçam melhor e a professora os conheça melhor também (Conhecendo Você/Quem sou eu?).

Justificativa:
Formar leitores interessados pela leitura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.

O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico e viabiliza a argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca. Os textos possibilitam desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais que buscam a recriação intelectual, crítica e reflexiva dos problemas sociais. Além disso, permite a estruturação da autoestima, às vezes perdida ou fragilizada por problemas no decorrer da vida, por fatores socioeconômicos e familiares.

Materiais a utilizar:
Livros
Textos
CD/DVD
Cartazes
Fotografias
Jornais
Revistas
Textos específicos sobre meio-ambiente
Textos sobre crendices populares superstições

Objetivos:
Identificar a importância da leitura e da escrita com compreensão textual
Desenvolver o pensamento crítico por meio das habilidades comunicativas
Estimular o interesse pela leitura e pela escrita dentro dos diversos níveis de comunicação
Diferenciar as normas culta e coloquial por meio da leitura e da escrita
Identificação da ideia e suas relações
Identificação da ideia principal e da mensagem
Enriquecer o vocabulário ativo
Ampliar o texto (nas estruturas gramaticais e conhecimentos gerais) relacionado
Análise de textos
Desenvolver a expressão oral, escrita e corporal (encenações).
Paráfrase
Lendo também nos mantemos atualizados sobre assuntos do nosso bairro, de nossa cidade, do nosso País.
Observar, analisar e correlacionar fotos e situações do ponto de vista ambiental, visando garantir um meio-ambiente saudável e de boa qualidade de vida.
Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural e étnico e cultural.

Metodologia:
No início da aula, apresentar aos alunos os tipos de linguagem por meio de jornais, revistas e/ ou cartazes, coma linguagem verbal, não-verbal e a mista, mímicas, músicas, textos com padrão culto da língua e de uso coloquial. Além disso, pedir para os alunos levarem fotografias de momentos especiais da vida de cada um (inclusive o professor), que lembre uma passagem ou história interessante vivida por eles.

O primeiro momento será de trocar as fotografias com os colegas e ver se cada um descobre a história que está por trás da foto e depois escrever essa história.
Após esse período de escrita, os alunos lerão para a turma o que escreveram sobra a fotografia e compararão com a história real da fotografia do colega.

Posteriormente, poderá ser dado aos alunos textos, ou exibir CD/DVD para que os alunos identifiquem superficialmente os níveis de comunicação e a importância da leitura e da escrita.

Depois de pedir aos alunos identificarem as palavras no texto em que eles sentiram dificuldade na escrita e pesquisar no dicionário a ortografia corrente – o professor, então poderá fazer comentários sobre as convenções gramaticais.

Para consolidar as explicações sobre as convenções gramaticais, a sugestão é dividir a sala em duas equipes e desenvolver uma disputa de palavras com ortografia mais difícil.

Também serão utilizadas outras modalidades, tais como:
• Leitura silenciosa
• Leitura dramatizada
• Leitura compartilhada
• Jogral
• Roda de leitura
• Reconto oral
• Espichando a história
• Leitura de jornais e revistas
• Paráfrase
• Interpretação de textos

Interação com o grupo:
Dividir os alunos em grupos, para dramatizar uma música somente com mímicas com o apoio de cartazes que utilizem a linguagem verbal, não-verbal e a mista.
Depois cada grupo apresentará seu trabalho para os colegas de sala e/ou professores.


**********************************************************************

RELATÓRIO DAS AULAS NAS SÉTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EE. DEP. GREGÓRIO BEZERRA

No primeiro bimestre, trabalhei com os alunos, os tipos de linguagens, tipos de textos, fiz a leitura interpretativa de alguns contos. Depois pedi que os alunos lessem individualmente. Depois foi pedido reconto oral, reescrita, continuando a história.

Um dos contos que eles gostaram bastante foi: Da lenda do preguiçoso, que trata de crendices e superstições populares. Além da leitura pela professora, pelos alunos, reconto oral e reescrita, pedi aos alunos que fizessem uma pesquisa junto a seus pais sobre crendices, lendas e superstições.

É uma forma de resgate de nossas tradições populares, tema tão rico. Afinal, é exatamente assim que a cultura popular se alimenta; das lembranças, da oralidade, da transmissão de rezas, simpatias, receitas e histórias.É também uma forma de interação com os pais e familiares.

A princípio, os alunos estavam poucos receptivos, não queriam escrever, tinham vergonha de se expressar para a sala, no caso do reconto oral; não queriam ler em voz alta e muito menos escrever. Aos poucos, com muita conversa a respeito da importância de se comunicar, de saber se expressar, de se fazer entender, da maravilha que é nossa Língua Portuguesa, eles começaram a se soltar, e a ler baixinho, só para a professora (já é um começo...).

No segundo bimestre senti uma sensível melhora, perderam a vergonha de se expressarem, a maioria conseguiu ler em voz alta, recontaram e reescreveram alguns contos, fizeram leitura interpretativa de algumas crônicas, o que, por sinal, eles gostaram muito, pois escolhi algumas em que havia diálogos, onde eles puderam fazer a interpretação. Em algumas salas, os alunos gostaram tanto que fizeram os diálogos mais de uma vez, houve até disputas, de quem fazia com quem, quem lia e interpretava melhor do que outro, para ficarem juntos. Foi muito proveitoso, e pretendo dar continuidade no próximo bimestre.

Em outro momento trabalhei com os alunos o Conhecendo você/Quem sou eu? - que é o início de um tema muito importante: identidade - Quem sou eu? É uma pergunta que devemos responder a partir da reflexão de nossos atos, de nossos pensamentos, de como nos relacionamos com as pessoas e conosco mesmo.

O que queremos para o futuro depende de como agimos e do que somo hoje.

Perguntei às classes se eles já haviam parado para pensar no seu dia. Em como tratam seus pais, seu amigos.

A resposta de quem você é está dentro de você, e o passo mais importante é admitir seus erros e procurar melhorar-se. Estar em paz consigo mesmo e com os outros, requer mudanças dentro e fora de nós, o primeiro passo é aceitar que nos não somos perfeitos e precisamos mudar.

Ainda em identidade, discutimos angústias existenciais, identificações, aprovação dos outros- ser aceito – valorizado – reconhecido, identidade profissional/pessoal/ocupacional (responsabilidade da escolha profissional).

6 comentários:

  1. Nós fizemos um trabalho de leitura em grupo,a professora deu um livro para a gente ler pra ela.
    E para nós lermos um livro que gostavamos e comentarmos um pouco e nós tivemos que fazer uma história

    ass:Weslley da Silva e Weslei Siqueira
    7°F

    ResponderExcluir
  2. o meu comentário é que nas aulas de leitura a professora passa mais livros para a gente ler em voz alta,tem vez que ela chega e fica sentada sem passar nada enquanto a gente lê. Nicolas Martins Vaz e Patrick da Silva Santos. 7f sala 12

    ResponderExcluir
  3. Olá Nicolas e Patrick !!
    A leitura nos ajuda a entender e melhorar o mundo .Parabéns continue lendo e fazendo seus comentários.Abraços de um amigo muito especial.

    ResponderExcluir
  4. Neste ano a leitura esta mais legal e ja lemos O QUINZE E lAÇOS de familia e também tivemos que fazer o diário de leitura .Alguns reclamam mais eu estou gostando.Eu sou Gabriel da sétima serie

    ResponderExcluir
  5. EU AMEI A LEITURA REINAÇOES DE NARINHO
    E MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  6. eu leticia aluna do gregoria bezerra da 6ºc vou falar oque eu achei da conferença do meio anbiente eu achei legal interesante da pra aprender muitas coisas com a conferença todo mundo participou cada um ajudo nas coisas foi muito legal e espero que todos tenho gostado to na aula de historia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...