domingo, 10 de outubro de 2010

Dia 12 é dia da leitura, criançada!

Navegando pelo Portal Educarede, descobri que dia 12 de outubro, além de ser "Dia das Crianças" e "Dia de Nossa Senhora Aparecida", também é "Dia Nacional da Leitura". Segundo o Portal, o objetivo desse dia é aumentar ações de leitura para crianças e bebês. A novidade em 2010 é o lançamento de uma Biblioteca Virtual no hotsite da campanha que tem o EducaRede como um dos parceiros.
Segundo o portal,
"A data tornou-se oficial em todo o país em 2009, a partir da assinatura da Lei nº 11.899, pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que instaurou, além do Dia Nacional da Leitura, também a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Para a sociedade brasileira chegar a essa importante conquista, um longo caminho foi percorrido. Desde 2006, o Instituto Ecofuturo, principal articulador desta iniciativa, vem escrevendo as páginas da história junto com diversos parceiros, por meio de ações que culminaram com a aprovação da lei.

Elas começaram em 2006, com a Primavera Ler é Preciso, para sensibilizar a sociedade sobre a importância de oferecer literatura para crianças desde a primeira infância, por meio de leitura de livros em voz alta. Em 2007 foi realizada a 2ª Primavera Ler é Preciso, com leituras públicas de clássicos da literatura universal durante o Corredor Literário, em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2008, o Dia da Leitura já se tornara lei no Estado de São Paulo. Em 2009, tornou-se lei federal."

Participe você também e divulgue a campanha. Saiba como Aqui  
Conheça aqui o passaporte da leitura e escrita do Instituto Ecofuturo. São dicas ótimas para Pais, Educadores e quem for interessado em leitura.

Participe da campanha aqui no blog também. Diga pra gente:
  1. Alguém lê pra você em casa? Que tipo de texto? Que tipo de Livro?
  2. Alguém lê pra você na Escola?
  3. Você costuma ler para alguém ou prefere ler sozinho?
  4. Qual o seu cantinho preferido para leitura?

16 comentários:

  1. Eu adorava quando minha mãe lia para mim.O livro era "o sapo e o boi" era muito legal,era o livro que eu mais gostava. Hoje eu leio para o meu irmão. Ele gosta muito,eu gosto de ler para ele.
    Bianca - 5G

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de ler para a minha irmã, é muito legal. Eu também acho que as mães e os pais deveriam ler para os filhos.
    Gabriel 5G

    ResponderExcluir
  3. Minha infãncia

    Meu pai lia pra mim quando eu era pequena,eu tinha tres anos de idade.
    Eu não lembro que historia era, mas. meu irmão pede para eu ler para ele.
    Jaqueline 5G

    ResponderExcluir
  4. Quem leu pra na primeira vez, na segunda e na terceira vez foi minha mãe , mas depois foi minha tia, gostei muito porque eram historias legais, que o meu livro preferido era "Chapeuzinho Vermelho". Gosto muito quando minha mãelê para mim.
    Meu pai não lê pra mim, gostaria que ele lesse. Seria bem legal, pra mim e pra ele.
    Quando minha irmã pede pra eu ler livros pra ela, eu leio muitos.
    Franciele, 5G

    ResponderExcluir
  5. Quando era pequena minha mãe costumava ler para mim eu gostava que ela lia para mim a Chapeuzinho Vermelho pra mim.
    Quando entrei na escola;no jardim da infancia minha prima que cuidava de mim me ajudava a ler,o livro que eu gostava muito era o livro da Caixinhos Dourados, e lembrode tudo oque o livro falava e ate hoje eu gosto muito desse livro e tambem foi o primeiro livro que eu li esta marcado em meu pensamento para sempre
    Alexia de Carvalho Evangelista 5g

    ResponderExcluir
  6. meu irmao lia para min,eu nao sei qual o livro, mas sei que ums anos depois ele ganhou ums livros do harri potter , e mandou eu ler o exeplar li e adorei e graças a isso, sei ler. A nota que dou a esse livro é 8,0, por ser pesado pra minha idade.
    Luiz Cláudio - 5G

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança, minha mãe costumava ler a Bíblia pra mim...depois que aprendi a ler, tomei gosto pela leitura num estalar de dedos. Cada semana levava cinco livros da biblioteca para ler em casa. E a cada cidade nova que morava, fazia uma carteirinha da biblioteca pública.
    Rata de biblioteca, era assim que me definia.
    Comecei pelos contos de fadas, depois passei a ler livros infanto-juvenis que falavam de amor na adolescência, depois li toda a coleção do Harry Potter e daí em diante não parei mais de ler.
    Sem falar nos textos dos livros de língua portuguesa, lia todos, quando a professora ia trabalhar com a Unidade, eu já havia lido tudo!
    Cada lugar que morei tinha um cantinho especial para ler, o mais especial deles era embaixo de uma árvore e na calçada da casa do meu avô. Lembro que li muito pra ele lá (ele não sabia ler).
    Fico feliz que agora tem o dia Nacional da Leitura, as crianças desse país precisam de incentivo pra ler...
    Minha mãe lia a Bíblia pra mim, depois que aprendi, li todo o Antigo Testamento e quase todo o Novo...pra ler de fato, a gente só precisa de um incentivo!
    No dia das crianças do ano que vem, quero ganhar livros!
    Não dê armas de brinquedo! Dê livros!

    ResponderExcluir
  8. Leitura, palavras só assim descobriremos "um mundo novo" pois só quem lê pode ter o dom da palavra. Ler é andar de cabeça erguida...
    Dia da leitura,que legal, só assim enxergaremos um mundo melhor. O dia 12 ficou muito chique: Das crianças, Nossa Senhora e agora o da Leitura.Que legal vamos ler, vamos descobrir palavras, vamos desvendar mistérios....

    ResponderExcluir
  9. Não.Ninguém lê pra mim.
    Na escola o Professor Cleiton lê pra mim.
    Eu gosto de ler sozinha.
    Eu gosto de ler na biblioteca.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro ler e principalmente livro que nos ajuda a coprender esse mundo tão agitado e muitas vezes intolerante.Fico feliz em ver uma escola com pessoas preocupadas com a leitura.Parabéns pessoal.Vera professora Mediadora

    ResponderExcluir
  11. Edinaldo 6ªE
    Eu gosto de ler história em quadrinho e tambem de poesia como Romeu e Julieta.
    eu tambem gosto dos professores e a materia que eu mais gosto e de matemática e de ciemcias e ingles e isso e tudo obrigado.

    ResponderExcluir
  12. A leitura esteve sempre presente em minha vida.Lembro do meu pai lendo a biblia e meus avós contando "causos e mais causos", na verdade eram contos que eles inventavam muitos pontos.Lembro de meus pais e tios sentados em roda para realizar a leitura de livro muito grosso e as leituras eram realizadas em partes.Isso ocontecia no período de ferias. Eles eram verdadeiros contadores, leitores e conseguiam incentivar a curiosidades das crianças. O livro que me marcou e emocionou foi O meu pé de laranja lima e quando era adolescente lia tudo que aparecia na minha frente..alguém conhece a série vagalume .pois é realizei a leitura de todos os livros ..Sou leitora compulsiva ,adoro ,contos,poemas,romances e me encanto,emociono com cronicas.Penso que é por retratar de forma clara a realidade e o cotidiano do nosso povo . Rabisco algumas cronicas e poemas.. Acredita?
    Abraços Raquel

    ResponderExcluir
  13. Ler é muito bom e na escola nos ja lemos mutos livros .O livro mais lindo e grande foi reinaçao de narizinho de Monteiro Lobato esse eu gostei .Tiau Carol da quinta serie

    ResponderExcluir
  14. Essa escola todo mundo faz leitura mesmo eu ja li tres livro e agora to lendo A distância das coisas e a minha professora sabe que tenho que ler um outro da leitura e produção de texto de uma peofessora que so falta mais a diretora ea minha profesora de reforço mandou .vou ler tudo e depois fala dos livros pros colegas.deixa eu le Felipe da quinta da tarde

    ResponderExcluir
  15. Parabéns crianças pelo seu dia e aproveite para visitar a sala de leitura e escolher um livro para ler. Abraços Raquel Prado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...