quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que é uma Conferência?


Conferência é um processo de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as idéias que obtiveram a concordância de todos.



Conferência para quê?

• Para que todos possam ouvir a voz dos participantes, nesse caso, os adolescentes. Milhões de estudantes têm o direito de participar - no presente - da construção de um futuro sustentável para sua comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e o Planeta;

• Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;

• Para descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais; e

• Para discutir as mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: água, atmosfera, biodiversidade e energia e mobilidade.



Conferência na Escola

A Conferência na Escola é um momento muito rico, pois permite à comunidade escolar

(estudantes de todos os turnos, professores, professoras, funcionários e representantes da comunidade):



a) conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais; e

b) reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas quanto a esse tema, planejar

ações que contribuam para transformações da qualidade de vida na escola e na

comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.



Nesse momento, cada escola promoverá uma conferência envolvendo a comunidade para assumir uma responsabilidade com base no tema estudado; pensar em uma ação, de acordo com a responsabilidade, a ser realizada após o evento; indicar um delegado ou delegada (e suplente); e criar um cartaz que traduza o resultado do trabalho coletivo.



A Conferência vai trabalhar com:



a) o conceito de responsabilidades individuais e coletivas;

b) ações locais; e

c) projetos de pesquisa.

A. NOSSAS RESPONSABILIDADES

Podemos dizer que nunca a humanidade esteve tão interligada: os meios de transporte são capazes de nos levar com muita rapidez de um continente a outro e os meios de comunicação são capazes de trazer o mundo todo para dentro das nossas casas nas telas da TV e da Internet, nas ondas do rádio, nas folhas dos jornais e revistas. Podemos também afirmar que nós, seres humanos, já construímos um grande conhecimento sobre as coisas da sociedade e da natureza, e esse conhecimento nos leva a pensar que fazemos parte de um mesmo espaço planetário e que os indivíduos, sociedades e natureza tecem uma mesma teia da vida que precisa ser mantida em equilíbrio: cada elemento do planeta (vivo ou não) depende dos outros elementos.

Apesar desse grande avanço na comunicação e no conhecimento, temos ainda muitos

problemas no relacionamento entre os seres humanos, entre nações e com o meio ambiente.

Esses problemas tornaram-se mais graves e mais constantes a partir do momento em que as ações humanas passaram a alterar de maneira acelerada a natureza, principalmente a partir da segunda metade do século passado.

A pergunta que se impõe é: quem é responsável por perceber e resolver esses problemas? Os Governos? A Ciência? A Economia?

As Religiões? Sabemos que uma grande concentração de poder e recursos se encontra nas mãos de algumas sociedades, de mercados internacionais, de instituições científicas, tecnológicas e econômicas. Isso faz com que cada um e cada uma de nós assuma responsabilidades individuais e coletivas. Sentimo-nos frágeis, sozinhos, mas ao nos ligarmos ao coletivo, nos empoderamos e podemos transformar nossa realidade. É dentro de uma comunidade que as pessoas aumentam sua capacidade de exercer responsabilidades – e essa comunidade pode ser a família, a escola, o bairro, a cidade, o país ou o planeta.

Vamos continuar pensando: se os seres humanos são parte de uma teia universal, cada um de nós tem responsabilidades pelo que acontece a essa teia.

Podemos dizer que, atualmente, as relações internacionais se baseiam em dois pilares: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que tem um foco nos direitos individuais e na dignidade das pessoas, e na Carta das Nações Unidas, com foco na paz e desenvolvimento das comunidades humanas. Ambos os documentos surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, no entanto é nos últimos cinquenta anos que observamos grandes mudanças globais, fazendo com que esses dois pilares não sejam mais suficientes para lidar com os riscos presentes e futuros.

Diante dessa realidade, um terceiro pilar foi proposto pela sociedade civil - cidadãos e cidadãs do mundo - para compor um tripé das relações internacionais: a Carta das

responsabilidades Humanas. Com a carta fica definida uma diferença entre “direitos” e “responsabilidades”: enquanto todas as pessoas têm acesso aos direitos humanos, as nossas responsabilidades são sempre proporcionais aos nossos limites. Quanto maior a liberdade, o acesso à informação, ao conhecimento e ao poder político e econômico de uma pessoa ou grupo, tanto maior a responsabilidade sobre suas ações.

Durante a Conferência na Escola, vamos aprender e vivenciar mais sobre algumas dessas questões que preocupam a humanidade – este é o espaço do conhecimento. Vamos também exercitar o debate público e a capacidade de defender, negociar e eleger ideias comuns ao grupo todo: é o momento de reconhecer nossas responsabilidades e de escolher uma forte, que produza ações e projetos com a comunidade local. O grande desafio de cada comunidade escolar vai ser assumir uma responsabilidade pela qualidade de vida da comunidade e do meio ambiente.





AÇÕES LOCAIS

Não basta debater democraticamente os problemas e reconhecer uma responsabilidade, é preciso pensar em construir conjuntamente uma ação transformadora. Por isso, qualquer que seja a responsabilidade reconhecida pela comunidade escolar, ela precisa ser traduzida em uma ação que represente os novos valores que a comunidade escolar adotou durante a Conferência.

Afinal, práticas e valores se complementam: só pensar sem agir não transforma nada. Por outro lado, agir sem pensar também não garante as transformações que queremos para nós e para o Planeta. É preciso combinar ações coletivas que possam realmente transformar as nossas relações com o meio ambiente local.



PROJETOS DE PESQUISA

Uma boa maneira de estudar os subtemas desta Conferência e fazer as relações com o nosso local é fazer projetos de pesquisa.

Fazer pesquisa não é um bicho de sete cabeças, é uma questão de atitude, raciocínio e

método. Pesquisa não é só aquilo que é desenvolvido em laboratórios sofisticados, nas universidades ou centros especializados. É claro que temos muito a aprender com os cientistas, mas sabemos que a escola também é um lugar de produção de conhecimento e só nós sabemos das coisas que estão no nosso espaço.

Em um projeto de pesquisa para a Conferência, ninguém está sozinho. Cada um que faz parte da comunidade escolar pode e deve estar presente, colaborando com suas inquietações, idéias, pesquisas e registros.

Mas, afinal, o que é um Projeto? O Dicionário Houaiss nos diz que essa palavra tem sua origem no Latim e que significa ‘lançar para a frente, estender’. Vamos, então, pensar em um projeto na escola para aprofundar os subtemas propostos nesta Conferência.

Esse será um modo de nos lançar em busca do conhecimento sobre os subtemas levantados e estender esse conhecimento na direção de uma ação.

O projeto deve ter como objetivo a reflexão sobre o desejo de transformar a realidade, tendo em mente a resolução de uma situação problema local. Vamos ver isso mais de perto quando pensarmos a preparação da Conferência na Escola.



A CONFERÊNCIA NA ESCOLA não é apenas um evento, mas um processo. Isso quer dizer que é preciso pensar como vai ser antes do dia e também pensar como vai ser o dia. No entanto, a Conferência não acaba no dia de sua realização na escola: ela é mais um motivo para a transformação das nossas atitudes individuais e para o compromisso com as ações coletivas assumidas.



Publicação Mudanças Ambientais Globais: pensar + agir na escola e na comunidade

O assunto é complexo, então criamos um texto para cada subtema - voltado para as escolas do ensino fundamental - que descreve de maneira didática e provocativa os problemas que afetam os sistemas naturais e as populações humanas:

• Água / Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação

• A r / Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas

• T erra / Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento

• Fogo / Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes



Sugestões de atividades para a sala de aulas

O material de estudo que está no livro pode e deve ser acompanhado por pesquisas em outras publicações, na biblioteca da escola ou da comunidade; em revistas, jornais, internet; em entrevista com especialistas sobre o assunto; com visitas a órgãos públicos (Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Universidades) ou organizações da sociedade (ongs, sindicatos, cooperativas, associações, comitês de bacias hidrográficas) que tratem do tema.



PROJETOS DE PESQUISA

Depois de estudar e de fazer outras pesquisas a respeito dos subtemas, é preciso relacionar o que aprendemos com a realidade do nosso local. Só nós conhecemos o nosso espaço e o que acontece nele, por isso podemos pesquisar e produzir conhecimento sobre isso. O primeiro passo a ser dado na busca desse conhecimento é a curiosidade, a dúvida, pois é sempre a partir de uma pergunta e um problema que iniciamos um projeto de pesquisa. Com a leitura da publicação, já partimos de um certo ponto do conhecimento e podemos então começar a colocar algumas perguntas provocadoras para pesquisas e debates. Sugerimos abaixo perguntas que podem abrir caminhos interessantes, mas reconhecemos que cada grupo é que tem condições de escolher a pergunta que melhor reflete a sua curiosidade.



Energia

• Se há tantas fontes de energia, como escolher a melhor e que produza menos impactos?

• De quanta energia precisamos? Quais as fontes disponíveis? Quais os impactos ambientais?

• Aproveitamos a luz natural sempre que possível?

Mobilidade

• Que tipo de transporte é utilizado para chegar à escola?

• Qual o tipo de combustível mais utilizado pela comunidade?

• O que poderia ser feito para melhorar o transporte coletivo existente?

• Como é separado e descartado o lixo da sua família? E na escola?

• Existe coleta de lixo no município? Como ela é feita? Como é tratado esse lixo?

• Nas ruas perto da escola, há latas de lixo, e elas são usadas?

• Há programas de reutilização e reciclagem na sua comunidade? Quais outros dos Cinco Rs vocês praticam?

• Os produtos que vocês utilizam têm que tipo de embalagem? A embalagem é necessária? Há outras maneiras de embalar esses produtos?

• As famílias e a escola fazem compostagem? (técnica que transforma material orgânico - restos de alimentos, por exemplo - em adubo).

• As empresas perto da escola tratam de que maneira seus resíduos?

• Queimar o lixo é uma prática comum na sua comunidade?

• Os córregos e rios perto da escola servem como ‘depósito de lixo’?

• Existe alguma Associação de Catadores na sua cidade? A Escola dialoga com a Associação?

Exemplos de práticas.

OS CINCO R’S

Florestamento e reflorestamento

Práticas agrícolas

Tecnologias Limpas

Conhecendo o Bioma

Áreas protegidas

Teia da Vida

Qual vai ser o tema do projeto?

Qual vai ser o tema do projeto?

Para esta Conferência são sugeridos quatro subtemas que precisam ser estudados. Organizem pelo menos um grupo para cada um deles.

Vamos imaginar que um grupo que vive em uma pequena cidade agrícola tenha escolhido o tema Água.

Qual é o objetivo do projeto?

O objetivo é solucionar um problema constatado pela comunidade escolar. Aonde queremos chegar com o projeto deve ser definido a partir da dúvida ou curiosidade traduzida em perguntas. É importante que o objetivo seja escrito com simplicidade e compreendido por todo o grupo.

Depois de estudado o subtema e levantadas as perguntas relacionadas ao seu local, o

grupo escolhe como objetivo “Fazer um levantamento sobre os métodos de irrigação

utilizados pelos agricultores locais”.

Quais serão as atividades?

Um projeto é feito de vários tipos de atividades que ajudam a estudar, pesquisar e responder nossas curiosidades: entrevistas com especialistas ou pessoas da comunidade, visitas a órgãos públicos, pesquisa nas bibliotecas ou na Internet, observação de lugares. O grupo precisa escolher quais tipos de atividades melhor atendem aos objetivos do projeto.

O grupo pode fazer atividades como: entrevista na Secretaria da Agricultura, na

EMBRAPA, na Cooperativa ou Sindicato de Agricultores, visitas a campo para observar as plantações e pesquisas sobre o melhor método de irrigação.



O QUE? QUEM? COMO? QUANDO? OBSERVAÇÕES



Como o grupo vai apresentar os resultados no dia da Conferência na Escola?

DIVULGAR CHAMANDO TODA A COMUNIDADE ESCOLAR







Criar o texto principal, que faça o ouvinte guardar na cabeça:



• O que vai acontecer.

• Por que vai acontecer.

• Quando vai acontecer.

• Onde vai acontecer.

• Quem pode participar.

DURANTE A CONFERÊNCIA

O dia da Conferência na Escola: apresentar, debater e escolher.

Depois de envolver a comunidade escolar e pesquisar os subtemas, chegou o dia marcado para a Conferência na Escola. É o momento de expressar suas ideias em conjunto. Por isso, é importante que todos participem e conheçam o modo de fazer e as regras que estão a seguir.

Elas devem ser lidas no início do encontro e podem também ser escritas em cartazes afixados no local, para que todos possam ler.





APRESENTAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

Cada grupo deve apresentar a pesquisa sobre o subtema que estudou e as respostas para a questão:

• Qual a responsabilidade e a ação pensada pelo grupo?

ESCOLHA DA RESPONSABILIDADE

Chegou a hora de defender e votar a responsabilidade que cada grupo apresentou. Qual delas será escrita na Folha de Retorno?

A escola vai dizer qual dos subtemas chamou mais atenção durante a Conferência e resultou em uma responsabilidade para cuidar do Brasil e do Planeta. Para isso, deve responder às seguintes perguntas:

• Qual subtema foi escolhido?

• Qual a responsabilidade assumida pelos participantes da Conferência?

ELABORAÇÃO DA AÇÃO

Depois de assumida a responsabilidade, todos os participantes deverão responder conjuntamente à questão:

• Como podemos fazer para colocar em prática a responsabilidade assumida e transformá-la em ação?

• Para realizar a ação também é preciso pensar onde, como e quando ela acontecerá.

ELEIÇÃO DO DELEGADO OU DA DELEGADA E SUPLENTE

A delegada ou delegado escolhido na escola poderá integrar o grupo de adolescentes participantes da Conferência Estadual. Mas sua missão é, principalmente, animar a turma para acompanhar e colocar em prática tudo o que foi decidido durante a Conferência na Escola por meio da Com-Vida e fazer parte da rede de jovens comprometidos com questões ambientais que está se formando em todo o Brasil.

O suplente substituirá o titular no caso de haver algum problema que impeça sua participação no encontro estadual. Mas, além disso, a pessoa escolhida para a suplência deverá estar igualmente comprometida com as funções do delegado/delegada. As escolhas podem se dar por consenso ou por votação.

Os dados das pessoas escolhidas devem estar na Folha de Retorno.

DEPOIS DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA

Após enviar os resultados da Conferência, todos que participaram precisam se unir para colocar em prática a responsabilidade assumida coletivamente e realizar a ação proposta. É bom lembrar que as responsabilidades dos diversos subtemas que o grupo debateu podem ser levadas como compromissos do dia-a-dia. Além disso, o fim da conferência é um bom momento para fortalecer ou criar a COM-VIDA e aproximar a comunidade escolar das questões debatidas e das resoluções tomadas durante a Conferência na Escola.



\\Supem10\pasta de troca\III CNIJMA- 2008\Documentos MEC\passo a passo Patrícia.doc

19 comentários:

  1. meu nome e guilherme da 6d eu gostei da parte de ouvir os participantes

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  2. Oi Meu Nome Geane e o meu e Joabe e Nos So Da 6°D Eu Achei Que a Conferência e Muito interessante E Que La Serve Para Ouvir as Ideias Das Pessoas e Fala Das Ideias

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  3. Leticia santana 6D
    Rafaela Salgado 6D
    Coferencia e um modo de fazer melhorias no local com representantes escolhido por votos que ouvem proposta e Debatem ,
    Conferencia e Como Um Programa que Faiz Melhoria em { Ambiente , Social e Comunitario }

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  4. danilia 6ºd eu asei muito legal

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  5. david rodrigues melo 7ano d
    antonio marcos da silva santana 7ano d

    eu achei que Conferência um processo de diálogo
    que todas pessoas reúnem participação de todos

    Para que todos possam ouvir a voz dos participantesnesse caso, os adolescentes. Milhões de estudantes têm o direito de participar - no e a comunidade

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  6. leonardo silva 7anoD e mateus voltarelli 7anoD
    achamos o texto muito legal

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  7. A conferência será mais um ato que a E.E Deputado Gregório Bezerra irá fazer em prol do Meio Ambiente.

    Nós professores iremos contar com a participação de todos os alunos e comunidade, para que esses próximos dias sejam muito aproveitados, através de ações que já podem ser realizadas por nós, como jogar os nossos lixos, como papel de bala, plástico e até aquela folha que você errou e colocar no LIXO.

    Em casa comentar com nossos pais, avós, tios e irmãos, que haverá a conferencia e discutir o que todos poderão fazer para ajudar.

    Afinal esse é o local onde moramos e convivemos, logo temos que cuidar e preservar o que temos de melhor, para que assim vivamos em harmonia com o ambiente e minimizamos as consequências que podem nos prejudicar no futuro, futuro este que está muito próximo!!!

    Para muitos essas ações podem parecer pequenas, mas se cada um fizer a sua parte podemos mudar e melhorar toda a nossa escola e a comunidade.

    Que tal começarmos agora???

    Acesse os links abaixo e veja como!

    http://www.youtube.com/watch?v=Lfqv62K-Bxs

    http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8

    http://www.youtube.com/watch?v=y-OlMKZ1IIk

    http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=go-recycle

    http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php


    Beijos

    Profª Carol - Ciências

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  8. Olá meninos , meninas e professora Caroline!
    Parabéns pelos comentários realizado nesse espaço e fico contente em saber que estão num processo rico de concientização em relação ao nosso espaço.Realmente é isso mesmo a Conferência possibilita o protagonismo juvenil e todos tem que dar sua contribuição para juntos organizarmos ações para um mundo melhor.Bjus Raquel

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  9. Ola senhora raquel o comentario e muito inportante para nos emtao esse comentario eu gostei muito e fala de muita coisa do meio abiente fala para nos ajudar pelomenos um pouco o nosso ambiente

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  10. meu nome é vitoria da 5 b e o meu é thifany da 5 b e gostamos mt mt da pagina da escola gostamos do professores da tias da limpeza das tias da cozinha e ... *-*

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  11. gabriel martins de lima6 ano quinta serie B espero que seja muito criativo

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  12. eu espero muitas coisas legais nesse ano willian 6 ANO 5°B

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  13. EU SOU A THAIS ALEXANDRE E A LAURA MARCELA DA 5 SERIE B ACHAMOS O BLOG MUITO INTERESSANTE E MUITO EDUCACIONAL.

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  14. Oseias e Natanael...então gostei muito deste bloog tem muitas coisas interessantes e etc

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  15. Caio Santos e Guilherme do Santos 5 B sala02.nós achamos que a conferencia do meio anbiente vai ser multo interesante para nóssa escola e nós vamos apremder multo desse projeto e vamo contar com qualquer coisa para melhorar o meio anbiente.

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  16. Laisla Cristine passos Meire sou da 5 serie manha sala: 02 22/04/2013... Eu achei esse texto muito interessante por que o texto do meio abiente. Fala tambem um pouco da educaçao, entao fala de seratas coisas tipo:policia,dimensao e etc. Eu estou escrevendo para raquel. muito obrigada raquel.

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  17. Olá amigos e professores nicolly pereira do nascimento 5ªB 02

    Eu espero que escola melhor porque é muito melhor

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  18. Meninos e meninas ,obrigada pela visita..estão no acessa e interagindo no blog não é mesmo?Parabéns!!!! Bjus

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  19. Esse blog foi muito inpoprtante pois e assim que se faz uma escola pois algumas pessoas fazem por onde dar melhoras para a escola,lugares legais entre outros pois assim que se faz uma escola e um mundo de bom acesso.
    Lívía caríne da silva 6ºb

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