sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cultura Indigena

O sabor da Historia

O autor Alfredo Boulos Júnior com sua obra " Os indígenas antes e depois de Cabral" nos ajuda a conhecer e refletir sobre a historia do cotidiano das gentes que constituíram e constituem o Brasil e seus modos peculiares de ser, de agir e de conviver. Boa leitura!



A MANDIOCA
A mandioca é uma das mais importantes plantas alimentícias descobertas pelos índios. Acredita-se que ela tenha sido domesticada há quatro ou cinco mil anos passados, na Amazônia. Hoje alem da America do Sul , a mandioca é cultivada na Ásia, Africa, Oceania, America central e do Norte. 
Ela nasce em solos pobres, apresenta grande resistência as pragas, pode permanecer guardada na própria terra por longos períodos e apresenta  grande valor proteico (...) uma vez retirada da roça, a mandioca brava é descascada e ralada. Depois deve ser prensada num tipiti para extrair o suco venenoso que ela contém. Esse suco é armazenado e dele se faz o tucupi. A massa que dai resulta é peneirada e torrada em fornos de cerâmica ou de ferro. Com essa massa faz-se a farinha ou bolo de beiju. A massa é também utilizada na preparação de bebidas fermentadas e não-fermentadas."
(Joana A.F.Silva. Economia de subsistências e projetos de desenvolvimento econômico em áreas indígenas. In: Aracy Lopes da Silva & Luis Donizete Benzi Grupion, orgs. A temática indígena na escola. p. 362.)


MAIS SOBRE O ÍNDIO

A lenda 
            De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Vivia feliz brincando pela tribo. Toda tribo amava muito Mani, pois ela sempre transmitia muita felicidade por onde passava.
Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada e triste. O pajé foi chamado e fez vários rituais de cura e rezas para salvar a querida indiazinha. Porém, nada adiantou e a menina morreu.
        Os pais de Mani resolveram enterrar o corpo da menina dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume cultural do povo indígena tupi. Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas.
             Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani). Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta. 
            Os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da india

zinha morta) e oca (habitação indígena).

OBS: A lenda da mandioca é um exemplo do folclore dos índios tupis. Ela explica a origem desta raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros.


Curiosidade:

 No Brasil, a mandioca possui vários nomes (variam de região para região), como, por exemplo, aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, entre outros.


Atividade:

1. PESQUISA: A presença indígena no Brasil.
a) Religiões indígenas;
b) instrumentos musicais, ritmos, músicas e danças indígenas;
c) Receitas de comidas de origens indígenas;
d) Problemas vividos por indígenas no Brasil hoje;
e) Recolher figuras, reportagens, entrevistas e notícias extraídas de jornais e revistas para compor, com os colegas, um enorme mural da cultura indígena.

2. Agora Pensa no que diz respeito à alimentação:
1) De onde vem a comida de sua  casa?
2) Quem prepara a comida da sua casa?
3) Quantas vezes você come por dia?
4) O que você come em cada uma das suas  refeições?
5)O que você come primeiro: o quente ou frio, o doce ou salgado?
6) De que forma você faz cada uma  das refeições ( em pé, sentado sozinho, sentado à mesa com a família, em frente à  televisão, etc.)?
7) Cite algumas comidas que você não comeria de jeito nenhum e procure explicar por quê?


3 comentários:

  1. Gustavo e Larissa
    Nos estamos lendo a Historia as a venturas do barão de Munchausen a historia que estamos lendo fala sobre o barão que é muito aventureiro e muito corajoso,o barão saiu numa a ventura e viu muitos animais estranhos....

    ResponderExcluir
  2. nomos saymon Fabricio da 6ªsérie E,estamos lendo o livro Titan,que conta a hístoria de um jovem gerreroque fala sobre uma paixão




































    ResponderExcluir
  3. Sou Humberto Martins Dias sala 11 manhã sexta série E estou lendo o livro Tristão e Isolda ne um momento não me lembro na pagina do livro que parei mas o livro fala de um garoto chamado Tristão seu pai morreu dias antes de sua mãe lhe dar a luz ne um momento de muita tristeza dai que saiu seu nome Tristão ...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...