quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMPARTILHANDO: ORIENTAÇÃO TÉCNICA HISTORIA



Orientação Técnica “África e Brasil: Um outro olhar. 
Realizada no dia 16/04/2013 na Diretoria de Ensino de Diadema.
Palestrante Alfredo “Boulos” Junior



             A palestra teve inicio com a apresentação de Alfredo “Boulos” Junior, que é Doutor em Educação pela PUC, Mestre em História Social pela USP. Lecionou no ensino fundamental da rede pública e particular e em cursinhos pré-vestibulares, além de assessorar a Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação e tem ministrado cursos para professores em instituições públicas e privadas.
            A palestra foi dividida em 2 partes, na 1o tema principal foi sobre a África (trabalho principal do palestrante) e suas variedades (pois a África não é uma coisa só), foi citado a lei 10639/2003 que fala sobre o ensino da África em sala de aula e suas diversidades.
            O palestrante explicou a dificuldade de alguns professores em trabalhar esse tema em sala de aula e citou 3 principais problemas, 1o Falta de informação, 2o Falta de conteúdo e 3o Falta de profissionais que são qualificados mas não estão na mídia. Foi entregue uma lista de autores e livros sobre o assunto e em seguida “Boulos” criticou a falta de espaço nas mídias sobre o tema, além dos políticos e dos próprios professores que simplesmente ignoram a lei e dos poucos trabalhos sobre a vida do negro no Brasil (principalmente entre os anos de 1889 e 1930), que segundo o palestrante “o negro desapareceu do Brasil”.
Na sequencia foi distribuído alguns textos de livros do próprio “Boulos” onde realizamos uma leitura e fizemos uma rápida discussão de como utiliza-los em sala de aula e também alguns exercícios nos moldes do SARESP sobre a História e Cultura Afro (nesse momento o autor lembrou que questões sobre a temática da África só foi inserida nos vestibulares no ano passado).
Após a leitura e as atividades dos textos, o palestrante falou sobre sua experiência nas escolas públicas e criticou os professores que se esquecem de conhecer a vida pessoal dos alunos (de onde vem, com quem moram etc..), pois isso é fundamental para se ter uma boa impressão perante os alunos e ser aceito na comunidade escolar. Demonstrou também sua preocupação com relação a formação da Identidade, Cidadania e Orgulho dos alunos, para que os professores trabalhem sua  autoestima  perante a sociedade dos dias de hoje.
            No final da 1a parte da entrevista, Alfredo “Boulos” orientou os professores a trabalhar com os alunos o Bloco conceitual: Diferenças e Semelhanças, Mudanças e Permanências, Dominados e Resistência, para facilitar o aprendizado e a recepção dos conteúdos pelo aluno.
A 2a parte da palestra foi um pouco mais curta e focada na metodologia em sala de aula, o palestrante citou a importância de todos os professores no aspecto da leitura e da escrita, fatores fundamentais para a vida do aluno, a utilização dos dicionários e dos livros de Cordel, do trabalho com pesquisas e em equipe sem se esquecer da Ética, Reflexão e Socialização, mesmo sabendo das dificuldades dos recursos disponíveis em cada escola.
            Na sequencia “Boulos” passou diversas imagens sobre povos africanos e enfatizou a importância de se usar imagens, fontes históricas (oralidade, audiovisuais, pinturas e quadros) em sala de aula e se possível levar o aluno até esses lugares (museus, parques, Hospitais e Igrejas) e dos recursos virtuais facilitando a aprendizagem dos alunos.
            Na parte final” Boulos” demonstrou muita preocupação com a sociedade de hoje, principalmente às tensões religiosas, e orientou os professores a tomarem cuidados quando tratarem desse tema em sala de aula.
            Logo após assistimos a 3 vídeos, o 1o  sobre povos indígenas o 2o sobre movimentos feministas e o 3o um musical de cantores de rua de todo o mundo, mostrando a diversidade cultural que está presente em todo o mundo.
            Após a palestra foi sorteado 1 kit da editora FTD, 10 CDs e  10 kits com 4 livros da coleção Sociedade e Cidadania do autor e palestrante do dia Alfredo “Boulos” Júnior, e eu tive a sorte de ser contemplado com 1 kit de livros que podem e deverão ser trabalhados em sala de aula.
Essa palestra me ajudou muito, enriquecendo minha formação como professor de História ampliando meus conhecimentos e diversificando mais minhas aulas.

Professor: Odilon Pereira     Disciplina de História

13 comentários:

  1. Nossa que legall, meu professor odilom usa esse livro com a gente.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante, ano passado eu estudei na 5 série sobre a africa

    ResponderExcluir
  3. Olá ja tinha visto falar desse autor, os livros dele são ótimos

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde, sou mãe de um aluno e este tema África tem que ser mais trabalhado em sala de aula. Parabéns ao professor.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,boa noite!
    Procure se identificar..fico feliz que tenham visitado esse espaço e vejo que é muito importante trabalhar com esse tema.A Africa é um continente com uma grande diversidade e ela precisa fazer parte dos conteúdos escolares.Afinal é na escola que os conhecimentos são construidos e nós como sujeito social temos que discutir diferentes culturas e aprender com esse povo que com sua cultura,jeito de ser e conviver construiram esse nosso Brasil.Temos que dar visibilidade aos valores civilizatórios afro-brasileiro e mostrar a beleza e a riqueza da Africa.Abraços Raquel

    ResponderExcluir
  6. boa noite sou robson 6 d e o meu proofesor odilon falou sobre a Africa na aula passada muito legal

    ResponderExcluir
  7. meu nome e daniel e eu tenho12 anos estou lendo o livro o medico e monstro estou na pajina 12 e o livro falaque o homen era um adivogado que roubava o dinheiro dos outros e depois a-matava meu amigo brendon esta lendo ese livro tanben e ele ten 12 anos tanben

    ResponderExcluir
  8. Olá ,meu nome é Natasha da sala:11 7ºAno e e estou lendo o livro (A distansia das coisas) de Flávio Carneiro ,e estou na paguina 23 ...
    E ate agora eu entendi que o menino que se chama Pedro e ele pensava que a mãe dele morreu,e que o pai dele morreu quando o menino tinha 3anos e mãe dele quando era viva gostava de traser varios livros da escola que ela trabalhava...

    ResponderExcluir
  9. Olá ,meu nome é Natasha da sala:11 7ºAno e e estou lendo o livro (A distansia das coisas) de Flávio Carneiro ,e estou na paguina 23 ...
    E ate agora eu entendi que o menino que se chama Pedro e ele pensava que a mãe dele morreu,e que o pai dele morreu quando o menino tinha 3anos e mãe dele quando era viva gostava de traser varios livros da escola que ela trabalhava...

    ResponderExcluir
  10. ryan e vinicius estamos lendo tristao e isolda o livro fala sobre um homen que ama uma mulher mas os dois nao conseguem ficar juntos

    ResponderExcluir
  11. meu nome e daniel tenho12 anos e estou lendo o livro medico e o mostro o livro fala sobre um adivogado que roba o dinheiro das pessouas e depois matava

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome e Elidiane Silva Alves dos Santos e eu so da 7ºano-E, e eu estou lendo o livro (tristão e esouda)eu esto na paguina 77 e eu entendi do livo que ele e um menino que os pais, dele ermo reis e rainha e eles morreram e ele foi sequestrado e ele ques sair pra vira rei...

    ResponderExcluir
  13. meu nome e brendon tenho 12 anos e eu tanben leio o medico e o monstro e eu estou na pajina 17

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...