Curso Extracurricular
Professor Eric Vellone Coló
“Representação política: foco na atuação estudantil”
O
professor Eric Vellone Coló é graduado e licenciado em Ciências Sociais pela
USP – Universidade de São Paulo. Percorreu todo o currículo de Sociologia,
Ciência Política e Antropologia. Concluiu cursos optativos como Métodos e
Técnicas de Pesquisa, Estatística, Introdução à Economia, A Sociologia e a
Cidade, Sociologia do Trabalho, Cidade, Política e Políticas Públicas,
Desenvolvimento Econômico e Social, Teorias do Comportamento Eleitoral e
Urbanização, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
O
professor possui experiência em ações sociais desenvolvidas em comunidades
carentes no interior do Estado de São Paulo, já lecionou em diversas
instituições e hoje mantém o Projeto Politiquese, que estimula, tanto através
de palestras como através das mídias eletrônicas, a discussão pública de temas
caros à Ciência Política e à Sociologia.
Justificativa/Problemas
O panorama da educação pública
salientou, nos últimos anos, a importância e a necessidade de se firmar a
gestão participativa na escola. Gestão participativa entendida como
instrumental de participação global da sociedade junto aos processos decisórios
das instituições de ensino, através da elaboração, implantação, fiscalização e
aprimoramento das políticas educacionais em curso.
Incentivado pela Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo, o tema ganhou força e hoje é fundamental para
compreendermos o desenvolvimento das escolas públicas, sendo debatido e
implementado gradualmente junto às instituições. A questão, então, não perpassa
mais quanto à quantidade de discussão participativa e sim quanto à qualidade e
densidade destas discussões. A urgência, portanto, sai da necessidade de se
convidar o público a discutir seus próprios interesses e entra na necessidade
de guiar os passos desta “inclusão”. Os alunos (foco no grêmio estudantil),
pais, professores, sociedade civil e organizações estão munidos de instrumental
teórico para acompanhar processos de representação política? Em outras
palavras, a problemática se refere a como efetivar e aperfeiçoar a real
participação destes membros da gestão participativa junto ao ambiente escolar.
Objetivo
O curso extracurricular proposto
aborda exatamente o instrumental necessário para que a inclusão dos membros da
sociedade civil seja efetiva e que ganhe em “massa” teórica. O objetivo das
aulas é levar aos alunos (principalmente os do grêmio), professores, pais e
responsáveis as ferramentas de compreensão do mundo político a sua volta,
enfocando a participação local, evolvendo a comunidade e intervindo junto à escola.
É importante notar que toda a
discussão feita durante os semestres tenha um embasamento teórico e garanta uma
conversa firme, que não seja estabelecida em “achismos” ou “tentativas”. O
debate deve ganhar traços políticos e desta forma colaborar não só com a gestão
participativa da escola, mas também incrementar a capacidade crítica dos
cidadãos envolvidos, estimulando seu senso democrático.
Tal objetivo não se limita a
transmissão pura e simples de “conhecimento” aos alunos. A proposta só será
efetiva se englobar todos os envolvidos: alunos (todos, tanto aqueles que já
fazem parte do grêmio estudantil ou alguma outra forma de representação, tanto
os outros todos que já estudam no ensino fundamental e médio); professores (de
todas as disciplinas, pois são eles os responsáveis por replicar o conhecimento
e acompanhar os resultados obtidos, cobrando e colaborando com os alunos); e
pais (para que interajam com a comunidade e percebam o quão decisórios são no
procedimento de construção de uma escola e uma sociedade melhor).
A idéia é, portanto, fomentar a
discussão política dentro da escola, trazendo conceitos da sociologia e da
ciência política, incrementando o poder de ação dos envolvidos através das
esferas corretas e de modo efetivo.
Metodologia
O
trabalho será efetivado através de 10 (dez) aulas-encontro com duração estimada
em uma hora e meia cada, quando então o professor terá a oportunidade de
concentrar os alunos (principalmente os já membros do grêmio, ademais
representantes de sala, professores e pais) em salas de aula que remeterão a um
cenário de decisão, ou seja, a idéia é recriar um ambiente que simule a
discussão. Não serão palestras exclusivamente, do ponto de vista de que o
professor é o único a emitir seus conceitos; serão, sim, debates “mediados”
pelo professor. A intenção é que logo no início da exposição o educador
discorra sobre o tema do dia, trazendo base teórica, e que então rodadas de
perguntas, respostas e exemplos complementem a aula e fixem conhecimento.
Eventualmente e oportunamente, textos e vídeos estarão presentes para que a
sala seja estimulada. A bibliografia e as fontes que nortearam o programa do
curso e serão disponibilizadas para os alunos serão arrolada neste projeto.
Cronograma
A presente agenda engloba uma turma de alunos a ser montada pela
direção, com especial atenção aos alunos do Grêmio Estudantil, estando todos os
demais membros da comunidade igualmente convidados. A seqüência das aulas
pressupõe a construção de conhecimento, iniciando do básico político até chegar
aos termos do Grêmio. A duração de cada encontro será de uma hora e meia; as
datas estão sujeitas a alterações, pois o calendário escolar e a
disponibilidade dos alunos podem mudar. O leque de conteúdo e sua seqüência
também podem sofrer alterações, pois o professor acompanhará a demanda dos
alunos e o grau de compreensão dos mesmos, podendo ampliar discussões mais
complexas e introduzir temas correlatos.
Inicio: 01/04/2013 - Segundas e Quartas - feiras
AULA 1 – Neste primeiro encontro, o objetivo é viabilizar o contato
entre o educador e os integrantes do grupo, conhecendo-os e os estimulando a
falar. Será uma oportunidade de interação e de exposição sobre seus
conhecimentos prévios e seus desejos junto ao Grêmio. Nesta data, será
apresentado o cronograma e os temas a serem abordados nas aulas.
AULA 2 - Nesta aula, os alunos serão convidados a perder o medo da
palavra “política”. Vamos conceituar política, democracia, república e
representação política, tanto no âmbito nacional quanto no local (escola/comunidade).
Será uma grande introdução à Ciência Política. Continuando a macro Ciência
Política, esta segunda aula complementa a primeira no sentido de desenhar o
cenário político nacional, descrevendo quais são os poderes, quais são as
responsabilidades de cada esfera, o que são os partidos, a definição de
ideologia e como funciona uma eleição.
AULA 3 - Passando para a Sociologia, a terceira aula vai esclarecer
conceitos úteis ao estudo da sociedade. Nesta aula, a intenção é mostrar que
todos estão conectados e que a sociedade depende de estruturas. Ainda no âmbito
das definições, o terceiro encontro trata das possibilidades da diversidade,
vamos conversar sobre o “diferente”, expondo temas como bullying, preconceitos,
violências e intolerâncias. Será uma grande introdução à Sociologia. Os
“líderes” serão estimulados a resolver as situações de violência
AULA 4 - Delimitando o estudo, na quarta aula abordaremos o Grêmio
Estudantil. Trataremos o conceito de Grêmio, quais seus objetivos, como se
estrutura, como se porta e quais são as responsabilidades. Todas as aulas
anteriores são aqui usadas para refletir o macro no micro .
AULA 5 – Ainda tratando especificamente o Grêmio, a quinta aula será
dedicada totalmente a situações-problema; haverá debates e conclusões sobre as
possibilidades de atuação da comunidade.
AULA 6 - Na sexta aula haverá uma Introdução à Economia. Os alunos serão
convidados a perceber que os recursos (financeiros ou não) são escassos e que
suas decisões e opiniões terão impacto importante junto aos resultados do
trabalho, tanto individual quanto coletivo. Aproveitando a temática, serão
discutidos patrimônio, orçamento, gastos, lucros e responsabilidade contábil.
AULA 7 – Será aqui reconsiderada a organização do Grêmio, pontuando a
Assembleia Geral, o Conselho de Representantes, a Diretoria e os associados.
AULAS 8 e 9 – Os integrantes do Grêmio serão convidados a produzir e
arquitetar o Estatuto da agremiação, registrando seus princípios básicos,
garantindo autonomia, discutindo direitos e deveres
AULA 10 – Neste último encontro, os alunos serão levados a
construir conclusões. Após todos os artigos lidos, exposições e debates, a
ideia é que o professor “saia de cena” e conduza um grande encontro de idéias e
possibilidades. Projetos serão propostos, debatidos, iniciados e o estatuto
será concluído.
Recursos e Materiais
O trabalho ocorrerá, preferencialmente, em salas de aula multimídia, com
a presença do projetor digital para a apresentação de slides, fotos, gráficos e
eventualmente reportagens. O professor recomenda que as carteiras da sala sejam
dispostas em formato de “U” para facilitar o debate entre os alunos, e não em
seqüências de filas, como normalmente são ministradas as aulas.
Quanto
aos textos, trechos curtos de 1 (uma) a 2 (duas) páginas serão fotocopiados e
distribuídos aos alunos, eventualmente e de acordo com o calendário
bibliográfico.Nenhum deles tem direitos autorais registrados a serem pagos.
Referências
Segue, portanto, a lista de
referências bibliográficas utilizadas tanto na elaboração do projeto, quanto
nas aulas a serem ministradas.
MOISES, J. A., 2008, “Cultura
Política, Instituições e Democracia – Lições da Experiência Brasileira”. Revista
Brasileira de Ciências Sociais, 23:66, PP.11-44;
ARISTÓTELES. A Política,
Livros I, II e III;
MAQUIAVEL, Nicolau. O
Príncipe, cap. I;
HOBBES, Thomas. Leviatã,
Primeira Parte;
DA MATTA, Roberto, 1981. Relativizando:
Uma Introdução à Antropologia Social;
GIDDENS, Anthony,1984. Sociologia:
Uma Breve porém Crítica Introdução;
SITES
É com muito prazer que vou apresentar esta proposta para a Secretaria da Educação e alguns diretores nesta sexta-feira dia 5/4/13. Um obrigado especial a todos os estudantes envolvidos e à direção.
ResponderExcluirParabéns, Eric! Por essas e outras ações e colheitas que não podemos desistir! Quando uma equipe trabalha bem, só poderá colher bons frutos...vejo que o trabalho é árduo, mas ao longo do caminho vamos ganhando pérolas, conquistas e sorrisos!
ResponderExcluirSucesso na apresentação!
Parabéns ao Grêmio e Eric pelo sucesso dessa formação.O empenho de todos me deixa cheia de orgulho..estou vivenciando e deliciando com o crescimento do grupo.Conte sempre comigo.Abraços Raquel
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