quarta-feira, 24 de abril de 2013

Relatório



Titulo: Cartografia Tátil e Ensino Inclusivo de Geografia

  • Palestrante: Prof.ªDra Waldirene Ribeiro do Carmo  
  • Local: LABORATORIO LEMADI - USP - Universidade São Paulo.
  • Professor: Edson Gomes de Oliveira - Geografia


O presente relatório tem a finalidade de apresentar síntese da atividade desenvolvida na Diretoria de Ensino de Diadema no dia 12/04/2013, tendo sido acompanhado pela Sra. YONE como Supervisora da Disciplina de Geografia. 



Apresentação

O LEMADI-Laboratório de Ensino e Material Didático, dentro do conjunto de laboratórios do Departamento de Geografia – USP objetiva o desenvolvimento de pesquisa vinculado ao ensino e apoio didático ao professor. A Cartografia Tátil é uma linha de pesquisa desenvolvida no LEMADI desde 1989, por meio do trabalho que a Prof.Dra.Regina Araujo de Almeida        (Vasconcellos) já havia iniciado, de modo pioneiro no Brasil, sua tese de doutorado trata-se de um marco para a Cartografia tátil no país. Defendida em 1993,a obra intitulada A Cartografia Tátil e o Deficiente visual uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa.
Os trabalhos desenvolvidos no laboratório totalizam hoje um importante acervo de mapas, gráficos, maquetes, esquemas, modelos ilustrações, livros de historias infantis e lendas, dicionário ilustrado, jogos, etc. As técnicas de construção de mapas táteis mais utilizadas são colagem e alumínio, sendo possível utiliza-las de forma individual ou conjunta, para transferir representações gráficas visuais para a forma tátil.

 

Atividade desenvolvida: 

Apresentação aos educadores de Geografia recursos didáticos, paradidáticos como mapas táteis, para os alunos que tem a necessidades especiais ou que apresentam maiores dificuldades no aprendizado do estudo da Geografia.


Ø  Educação inclusiva na Geografia
Ø  A importância da cartografia e mapas táteis nas aulas
Ø  Condições para uma geografia inclusiva
Ø  Introdução ao uso de mapas táteis
Ø  Oficina para elaboração dos mapas táteis

Conclusão

A atividade desenvolvida permitiram reflexões sobre o as ferramentas para se trabalhar em sala de aula é muito importante, pois abrange todos os alunos mesmo aqueles “indisciplinados” poderão melhorar seu rendimento ou entendimento da Geografia. A cartografia,mapas táteis  pode auxiliar o aluno tanto no contexto escolar ou para sua vida diária como aprender informações gráficas e imagens em geral.Esta atividade trás a possibilidade de representação para que o aluno com deficiência visual ou intelectual possa interagir totalmente com os demais em sala de aula.
    





 

 



3 comentários:

  1. Meu nome é Letícia eu estou lendo o livro as aventuras do barão munchausen eu parei na pagina 104 estou adorando o livro ,o livro fala sobre um barão que vive aventuras de caçador e que vive muitas batalha.ilustração de gustave doré ,tradução ana goldberger ,escritor rudolf e.raspe,revisão leticia,ana e jane.

    ResponderExcluir
  2. Andreia e Ingrid
    nos estamos lendo o livro o Barao de Munchausen
    nos estamos lendo esse livro e eu Andreia estou na
    pagina 38 eu Ingrid estou na pagina 26 e eu Andreia achei interessante esse livro vai e legal e a gente quer ler o livro todo por que nos vamos fazer a prova dele e eu Andreia entendi uma parte que o homem vai viajar para a Russia de cavalo eu entendi que e se livo e muito legal...

    ResponderExcluir
  3. oi eu sou gerson e estou lendo tristâo e isolda nocomeco eu achei chato mas depois começou ficar legal por quê ele encontrou seu unico parente no mundo gerson 6e

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...