Titulo: Cartografia Tátil e Ensino Inclusivo de Geografia
- Palestrante: Prof.ªDra Waldirene Ribeiro do Carmo
- Local: LABORATORIO LEMADI - USP - Universidade São Paulo.
- Professor: Edson Gomes de Oliveira - Geografia
O presente relatório tem a finalidade de apresentar síntese da atividade desenvolvida na Diretoria de Ensino de Diadema no dia 12/04/2013, tendo sido acompanhado pela Sra. YONE como Supervisora da Disciplina de Geografia.
Apresentação:
O LEMADI-Laboratório
de Ensino e Material Didático, dentro do conjunto de laboratórios do
Departamento de Geografia – USP objetiva o desenvolvimento de pesquisa
vinculado ao ensino e apoio didático ao professor. A Cartografia Tátil é uma
linha de pesquisa desenvolvida no LEMADI desde 1989, por meio do trabalho que a
Prof.Dra.Regina Araujo de Almeida (Vasconcellos) já havia iniciado, de
modo pioneiro no Brasil, sua tese de doutorado trata-se de um marco para a
Cartografia tátil no país. Defendida em 1993,a obra intitulada A Cartografia Tátil e o Deficiente visual
uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa.
Os trabalhos desenvolvidos no laboratório
totalizam hoje um importante acervo de mapas, gráficos, maquetes, esquemas, modelos
ilustrações, livros de historias infantis e lendas, dicionário ilustrado,
jogos, etc. As técnicas de construção de mapas táteis mais utilizadas são
colagem e alumínio, sendo possível utiliza-las de forma individual ou conjunta,
para transferir representações gráficas visuais para a forma tátil.
Atividade desenvolvida:
Apresentação aos educadores de Geografia recursos
didáticos, paradidáticos como mapas táteis, para os alunos que tem a
necessidades especiais ou que apresentam maiores dificuldades no aprendizado do
estudo da Geografia.
Ø Educação
inclusiva na Geografia
Ø A
importância da cartografia e mapas táteis nas aulas
Ø Condições
para uma geografia inclusiva
Ø Introdução
ao uso de mapas táteis
Ø Oficina
para elaboração dos mapas táteis
Conclusão:
A atividade desenvolvida
permitiram reflexões sobre o as ferramentas para se trabalhar em sala de aula é
muito importante, pois abrange todos os alunos mesmo aqueles “indisciplinados”
poderão melhorar seu rendimento ou entendimento da Geografia. A
cartografia,mapas táteis pode auxiliar o
aluno tanto no contexto escolar ou para sua vida diária como aprender
informações gráficas e imagens em geral.Esta atividade trás a possibilidade de representação
para que o aluno com deficiência visual ou intelectual possa interagir
totalmente com os demais em sala de aula.
Meu nome é Letícia eu estou lendo o livro as aventuras do barão munchausen eu parei na pagina 104 estou adorando o livro ,o livro fala sobre um barão que vive aventuras de caçador e que vive muitas batalha.ilustração de gustave doré ,tradução ana goldberger ,escritor rudolf e.raspe,revisão leticia,ana e jane.
ResponderExcluirAndreia e Ingrid
ResponderExcluirnos estamos lendo o livro o Barao de Munchausen
nos estamos lendo esse livro e eu Andreia estou na
pagina 38 eu Ingrid estou na pagina 26 e eu Andreia achei interessante esse livro vai e legal e a gente quer ler o livro todo por que nos vamos fazer a prova dele e eu Andreia entendi uma parte que o homem vai viajar para a Russia de cavalo eu entendi que e se livo e muito legal...
oi eu sou gerson e estou lendo tristâo e isolda nocomeco eu achei chato mas depois começou ficar legal por quê ele encontrou seu unico parente no mundo gerson 6e
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