segunda-feira, 29 de abril de 2013

COMPARTILHANDO: ORIENTAÇÃO TÉCNICA

RELATÓRIO DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: “IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE” (17/04/2013)

Ministrado por: PCNP´s Almir (Ciências) e Yone (Geografia)

Público alvo: Professores de Ciências e de Geografia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio Regular.

Objetivo do encontro: Discutir e consolidar as ações pelo Meio Ambiente realizadas nas escolas e a preparação para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

Esta orientação técnica foi iniciada com a apresentação dos PCNP´s e com a explicação do objetivo deste encontro. O PCNP Almir salientou que todas as disciplinas devem ter projetos sobre Educação Ambiental para trabalhar com seus alunos, pois este assunto é um tema transversal, portanto não deve se restringir apenas a Ciências da Natureza. Reafirmou que a partir deste ano a Conferência pelo Meio Ambiente será obrigatória em todas as escolas.
Na sequência assistimos a um vídeo sobre ações de Educação Ambiental que deram certo em várias escolas do Brasil, onde abordou a importância do COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas).
Em seguida, foi feita a leitura e a explicação do Regulamento Estadual e do Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo para as conferências pelo Meio Ambiente (na unidade escolar, Estadual e a Nacional).
Foi dada continuidade a orientação técnica com a apresentação dos projetos pelo Meio Ambiente trabalhados nas escolas: horta orgânica, horta suspensa, desenvolvimento sustentável, compostagem, minhocário, coleta seletiva, entre outros projetos.
Foi encerrada esta orientação técnica, ressaltando que todos os materiais necessários para trabalhar na Conferência do Meio Ambiente estão disponíveis no portal do MEC.

Sem mais,
Professora: Lucimar Sousa dos Santos
Disciplina: Ciências

Data: 23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...