quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMPARTILHANDO: Pai ajuda filho com paralisia cerebral a se formar jornalista


Manuel Condez, ex- bancário assistiu às aulas e anotou para Marco, 26, que tem braços e pernas atrofiados.

Pai foi ovacionado pelos formandos e recebeu da faculdade uma placa de honra ao mérito; rapaz agora procura emprego.
“Quero usar conhecimento que adquirir, quero ajudar a outros com meu trabalho. Não fiz faculdade pra ficar no facebook.”
Pai e filho já começaram uma nova empreitada: estão fazendo aula de inglês. Juntos evidentemente.
“Nossa família esta unida para tentar ajudar o Marco a quebrar outras barreiras”, de clara Manuel.
Todos os dias, durante os últimos quatro anos, o ex-bancário Manuel Condez, 60, dedicou a mesma rotina ao filho Marco Aurélio, 26, que convive com sequelas severas de paralisia cerebral: deu banho, penteou os cabelos, carregou-o no colo até o carro e o levou para a faculdade de jornalismo a 17 km de casa.
O pai assistiu a todas as aulas, anotou as lições dadas pelos professores, auxiliou o filho na feitura das provas escrevendo no papel aquilo que ele lhe soprava, ajudou intermediando pensamentos, foi o motorista do grupo de trabalho e o assessorou em entrevistas e em reportagens.
Marco fala com dificuldade, já foi submetido a 11 cirurgias reparadas, usa cadeira de rodas e programa especial de computadores  para ter mais autonomia. Precisa de cuidados específicos para tocar o dia a dia.
“O único ponto que ainda não foi operado é o cérebro”, brinca o jovem que lida com naturalidade com estereotipo de paralisia.
Para o mestre, “Marco tem inteligência  acima da média, e Manuel  foi tratado como aluno, não como acompanhante.


“Essa noticia retirada do jornal ÁGORA  é um grande exemplo para todos nós de que não existem obstáculos que não possam ser vencidos, temos que aproveitar as oportunidades e estudarmos cada vez mais”.


Professor Odilon História                                                              Colaboração aluna Vitória Bonfim 7o ano A

44 comentários:

  1. excelente texto, espero que os alunos tomem consciência e estudem mais.

    ResponderExcluir
  2. Leticia Santana 6D História

    Me da maais Vontade Porque se ele Consiguil Com Deficiencia Eu tambem Poso ... Da Maais Esperança de Lutar Para Conseguir o que Quer .

    ResponderExcluir
  3. Rafaela Salgado 6D estou na aula de HISTORIA

    Esse texto vai me ajudar muito vai me fazer estudar mais e que esse texto ajude outros alunos a estudar mais

    ResponderExcluir
  4. meu nome e : ana carolina sou aluna do professor odilon gostaria de mandar essa mensagem para esse aluno nossa tem gente que tem dificuldade e nao faz isso que ele esta fazendo mais ele e que nem nois nao e so por que ele e desse geito que ele nao pode fazer as atividades ou muito mais parabens ele e muito corajozo

    ResponderExcluir
  5. leonardo silva 7anoD e o mateus voltarelli 7anoD estamos na aula de historia
    gostamo muito desse texto que fala desse rapaz que se formo nos também um dia queremos nos forma

    ResponderExcluir
  6. thais maria leite historia 6d..nunca desistir

    ResponderExcluir
  7. danilia 6°d profe:odilon e se texto vai ajuda meus estudo vai ajuda que todos as pessoas podem estuda com paralesia celebral pessoa de cadeira de roda pode tamem estuda não e um paralesia celebra e um pessoa de cadeira de roda que não pode estuda todo mudo podem estuda

    ResponderExcluir
  8. meu nome é antonio marcos da silva santana 7ano d
    joabe da silva oliveira 7ano d aula de historia

    pode me ajudar nos estudos para ajudar esforçar no estudos porque pra ajudar essas pessoas com deficiença tem dificudade...

    ResponderExcluir
  9. OLA MEU NOME É LUCAS E JHONNY DA 6D NOS GOSTAMOS DA PARTE Q ELE Não ESTA NA FACULDADE PARA MEXER NO FACEBOOK ISSO É UMA HISTORIA DE SUPERAÇÃO. AULA DE HISTORIA

    ResponderExcluir
  10. Maysa N°32 6ªD Estou Na Aula De Història No Acessa Escola
    Eu Achei Que Esse Texto Da Muitos Exemplos Tipo: Nunca Desista De Seus Sonhos Pois Um Dia Voçe À De Realiza-los...

    ResponderExcluir
  11. oii bom dia aqui e o Robson achei muito interessante fala sobre um menino que ganhou uma bolsa de estudo e fez faguldade.


    estou na aula de historia

    ass:robson

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ,que maravilha quanta determinação,força de vontade,apoio e nós as vezes deparamos com situações de resistências com crianças descompromissadas e desmotivadas..Parabéns Vitória e professor Odilon pela mensagem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos intendemos que fala da vida de uma pessoa paraletica que superuo a vida e fez uma falcudade de jonalismo thalita.

      Excluir
  13. Boa noite sou pai de um aluno dessa escola, e fico muito triste quando meu filho falaa que os alunos não fazem lição, espero q eles vejam esse texto e reflitam sobre os estudos.

    ResponderExcluir
  14. Uma lição de vida e um exemplo que todos deveriam seguir. Parabéns a esse pai que não mediu esforços para ver o sorriso de seu filho.
    Linda mensagem, parabéns ao professor pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  15. Importante a integração entre aluno e professor, parabéns pela iniciativa. Ótima matéria.

    ResponderExcluir
  16. bom dia nois samos alunos da 6b e estamos na aula do professor odilon
    eu mirian gostei desse Pai ajuda filho com paralisia cerebral a se formar jornalista.
    eu luana achei muito interessante esse texto que o pai ajudar u filho ,e muito bom.
    eu luciana achei muito legal

    ResponderExcluir
  17. meu nome e steffane 6°B,bom eu acho que tem que ter um computador especializado para ele afinal ele é um cadeirante.

    ResponderExcluir
  18. jaqueline , iony e roberth 6-b estamos na aula de historia e achamos o texto bom e interesante por ele ajuda as pessoas a rasiocinar melhor.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Samuel 6°B, Muito bom ,que maravilha quanta determinação,força de vontade,apoio e nós as vezes deparamos com situações de resistências com crianças descompromissadas e desmotivadas..Parabéns Vitória e professor Odilon pela mensagem!!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia meu nome é Gustavo Carvalho Oliveira do 7ºano b
    Gostei muito deste texto da bondade esforço que o pai do menino deu a ele,uma lição de vida,esforço de não deixar para tras o que ainda pode ser concluido com sucesso mesmo com alguma doença o importante é a ajuda de alguem foi o que o pai deste menino fez.
    Muito bom da parte do pai dele,uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  21. sou danilo 6b faço trabalho de historia e achei o texto muito interesante porque fala de um menino ovacionado pelos formandos e recebeu da faculdade uma placa de honra seu pai o ajudou e agora o rapaz procura um emprego graças a DEUS

    ResponderExcluir
  22. antonio weslen 6-serié tiago marques6-serié (mesmo ele com dificudade não perde apostura de uma pessoa felz não é facío anda de cadeira de rodas e é submitido a 11 cirugia quero com fé em deus ele possa melhora.

    ResponderExcluir
  23. emilly torres da silva gabriela oliveira leite e evellyn pereira de souza.
    7 ano B
    gostamos muito do texto estamos na aula de historia e achamos muito interessante e legal a atitude do pai e força de vontade do filho

    ResponderExcluir
  24. joão luiz pereira da silva numero 14 7 ano A sala 7
    eu asei um gesto muito legal e o filho mesmo com essa doença comtinua estudando

    ResponderExcluir
  25. robson 6d boa noite iso mostra a força da ajuda da familia, muito legal.

    ResponderExcluir
  26. thiago bonfim e kevin alves 6 f
    nos achamos uma historia de superação,e o gesto do pai de ajudar o filho,de largar tudo para ajudar o filho da facudade.

    ResponderExcluir
  27. cleiton e isaac 6f nós entendemos que o pai do jovem marcos o ajuda no dia a dia,na faculdade a fazer tudo e isso é um exemplo de amor ao procimo

    ResponderExcluir
  28. acho q é realmente um exemplo de q muitas vazes q nós achamos q não dá pra vencer alguns obstaculos,algo ou alguem nos ajuda como o pai desse jovem!!!

    Douglas Da Silva Faustino 6ªF 7º ano. :)

    ResponderExcluir
  29. janaina marques e luana m. rodrigues 6f ano
    nos estamos na aula de historia e achamos bem interessante pela capacidade deles

    ResponderExcluir
  30. Thiago Soares e Sarah Gabriely marques da sala 12 6 série f do período da manhã
    nos achamos atitude muito comovente,o ato do pai justifica e muito que nada e impossível que tudo se pode superar! abraços.

    ResponderExcluir
  31. Israel ferreira 6°f
    Renan Borges de oliveira 6°F
    joão Anderson 6°f

    bom dia nos entendemos essa informação tirada do jornal , interessante que é um modo de convivência e nos achamos uma história de superação

    ResponderExcluir
  32. Livia , karine ,Nathalia Kinberly 6ºf
    Nós achamos muito enteresante, a capacidade do pai de largar tudo para prestar muita
    mais muita ajuda ao seu filho que tem (paralisia celebral) e dele ter parado de fazer faculdade
    para ficar somente no facebook.

    ResponderExcluir
  33. eu diego e meus amigos carlos e dener achamos muito interessante a atitude do pai do rapais sobre os estudo

    ResponderExcluir
  34. Johnny Cardoso sala 12 6 serie f periodo manhã eu acho essa historia muito bonita porque ele mesmo tendo paralisia ele ainda faz alguma coisa ele faz aula de ingles poque seus pais ajudam muito ele seu pai tambem fala que não fez faculdade para ficar mechendo no facebook

    ResponderExcluir
  35. guilherme de oliveira e franciane pinheiro sala 12 periodo manha nois gostamos porque o pai dele ajudou ele acer jornalista porque ele tinha parelezia celebral o pai dele ajudou ele ser formar em ingles

    ResponderExcluir
  36. nayra beatriz e Naiara Alves Somos da 7 Ano F.
    gostamos muito do texto achamos interessante o Gesto em que O Pai Ajudou o Filho Com Paralisia.

    ResponderExcluir
  37. eu diego e meus amigos dener e carlos achamos muito interessante a atitude do pai do rapais sobre os estudo dele

    ResponderExcluir
  38. mayara mielle n 29 6 f sala 12 achei muito legal a atitude do pai em ajuda o filho isso foi uma
    isso foi uma licao de vida

    ResponderExcluir
  39. eu ioney da 6 b adorei o texto porque fala do amor que o pai tem pelo seu filho . e demostra o que todos os pais tem que fazer por seu filho.

    ResponderExcluir
  40. ola sou carlos do 6 A achie o texto muito interessante

    ResponderExcluir
  41. Ola meu nome e Bianca Florencio Dos Santos do 6ªA.
    Bom na minha opniao essa e uma forma muito boa de desmonstra amor,preucupaçao e etc,eu achei muito bonito um pai ajudar um filho com paralisia cerebral a se forma em jornalista uma coisa que ele gosta e ele nao esta sendo obrigado a faser, na verdade e isso que ele quer, e o pai com a sua obrigaçao de ajudar o filho, ajudou.
    Isso tambem nos mostra que estudando e com força de vontade nos podemos tudo,hoje temos muitas oportunidades de nos tornamos um pessoa melhor no futuro e se corrermos atraz consiguimos.
    So quero deixar um conselho:estudem que e o melhor para todos.

    ResponderExcluir
  42. Meu nome é Suellen Lima Pinto n°34 do 7°ano A
    Eu gostei muito deste texto, pois mesmo com deficiência ele continuou estudando e se dedicando. Pena que tem gente que não tem deficiência não estuda, e não quer nada com nada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...