Estamos atualmente vivenciando um grande problema: como criar um ambiente saudável no presente e para futuras gerações? Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental para disseminar o acesso à uma educação de qualidade e de uma comunidade que conviva com a dignidade, percebendo o que acontece no seu ambiente, desenvolvendo um senso de luta diária e a busca por soluções para seu micro cosmo (escola) e que possam ter reflexão no seu macro cosmo que seria a comunidade do entorno, a cidade, o estado e por fim, o Brasil .
Justificativa
Buscando inspirar uma maior valorização da educação pela comunidade escolar, a escola começou a observar no cotidiano, problemas de violência física e verbal, destruição de patrimônio público e privado e ao mesmo tempo um total descaso com os espaços coletivos como jardins e entorno da escola que viram locais para depósito de restos de todo tipo de lixo que poderia ser reciclado ou dar o devido destino saudável.
Publico alvo:
· Comunidade escolar e do entorno que façam uso da Unidade Escolar ou de alguma forma tenha a escola como espaço de tolerância, dignidade e acesso para uma vida melhor.
Objetivo geral:
· Desenvolver estudos e discussões coletivas que possam identificar os problemas que afetam a comunidade escolar que interferem no convívio social dentro e fora da escola que acarretam problemas de intolerância ao outro e que tornam o ambiente insalubre para uma vida saudável;
· Integrar todas as áreas do conhecimento que possam auxiliar no desenvolvimento do projeto.
Objetivos específicos:
· Entender o que são normas de convivências e como estas podem transformar os ambientes;
· Articular estudos sobre as leis brasileiras que amparam questões sobre a violência física e verbal (Teóricos que falam bullying, Estatuto do Magistério e LDBEN);
· Desenvolver ações locais para garantir a sustentabilidade de ações corriqueiras que eduquem e façam a comunidade percebam a necessidade de conservar e diminuir o gastos de materiais pedagógicos e coletivos;
· Orientar a busca por soluções não-violentas para os conflitos que envolvam toda a comunidade escolar;
· Criar grupos de estudos para que apareçam lideranças de todos os segmentos que possam ser elementos de ligação da escola com todos os membros ativos que fazem partem do projeto pedagógico e administrativo da unidade como alunos, professores, pais, responsáveis e funcionários em geral.
· Buscar que a escola perceba que esta é fundamental para criar novas posturas para aceitar que a diversidade seja étnica, cultura, religiosa e sexual;
· Reconhecer que todos são responsáveis e que somos interligados na construção de uma sociedade democrática que possa garantir um espaço saudável para todos.
Metodologia:
· Observações sobre como estão os espaços da escola e sua conservação;
· Questionário sobre como cada segmento da comunidade percebe a escola (alunos, professores, pais, responsáveis e funcionários);
· Buscar parcerias que possam nos dar opiniões e novas visões sobre a escola que temos e a escola que podemos ter.
Recursos necessários:
· Materiais para divulgação e desenvolvimento do projeto que serão especificados em cada etapa;
· Computador com data show.
Cronograma das ações
Ação | Prazo | Responsável |
Reuniões da APM e Conselho da Escola | Ao longo do ano | Direção |
Reuniões de Pais e Mestres | Ao final do bimestre | Professores |
Reuniões individuais com Alunos e Pais | Ao longo do ano | Coordenação, Professora Mediadora e direção |
Projetos interdisciplinares: - Conferência do Meio Ambiente; - Festa Junina; - Prevenção também se ensina; - Mostra cultural; - Folclore; - Formatura; - Passeios Culturais (Programa Cultura é Currículo) - Olimpíada de Língua Portuguesa - Olimpíada de Matemática - Olimpíada de Astronomia | Conforme a necessidade e o envolvimento da comunidade escolar. | Professores, Coordenação e Direção. |
Discussão sobre bullying no horário coletivo – HTPC Filmes: A Preciosa; Um sonho possível; Vem dançar; | Maio/Junho/Julho (8 encontros) | Coordenador, Professora Mediadora e direção |
Reuniões coletivas com os pais e alunos no pátio para discussão de normas de convivência. Música: Pro dia nascer feliz (Cazuza) | 3 reuniões coletivas no 1º semestre/2010; 3 reuniões coletivas no 2º semestre/2010. | Direção, Professora Mediadora e Coordenação |
Ações de apropriação do espaço com ações coletivas com voluntários, educador profissional e bolsistas. | Aos finais de semana | Escola da Família |
Oficinas com materiais reciclados, exemplo de como caixas de livros não utilizadas podem ser reaproveitadas. | 5 encontros no 1º semestre/2010 5 encontros no 2º semestre/2010 | Professora Solange de Filosofia |
Indicadores de progresso:
· Grau de satisfação dos usuários e associados à causa escolar;
· Sistematização das ações coletivas que mostrem como a escola está melhorando no seu aspecto físico e social.
Indicadores de resultado:
· Melhoria no desempenho escolar dos alunos e das intervenções dos professores, pais, responsáveis no desenvolver das atividades pedagógicas;
· Conservação do patrimônio escolar e do ambiente local quanto a sua aparência.
Riscos e dificuldades:
· Divulgação e engajamento no projeto de toda a comunidade escolar e do entorno;
· Recursos para manter as atividades durante todo anos;
· Espaço e tempo para discussões constantes e ajustes ao longo do projeto.
Avaliação de Percursos:
Avaliação Final
Avaliação Final
· Será sistematicamente observado o retorno das atividades na prática em ações de conservação do meio;
· Será discutido o reflexo das ações coletivas e individuais na aprendizagem dos alunos e no convívio social dentro da escola.
Bibliografia
Leis:
Estatuto do Magistério
Leis de Diretrizes e Bases
Lei do Funcionalismo Público Estadual
Constituição Federal
Documentos internos:
Proposta Pedagógica
Regimento Escolar
Documentos Externos:
Manual de proteção Escolar e Promoção de Cidadania. SEE: São paulo, 2010.
Normas Gerais de Conduta Escolar. SEE: São Paulo, 2010.
Documentos Externos:
Manual de proteção Escolar e Promoção de Cidadania. SEE: São paulo, 2010.
Normas Gerais de Conduta Escolar. SEE: São Paulo, 2010.
Livros:
Ab’Saber, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
Legan, Lucia. A escola Sustentável. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São, Pirenópolis, GO, 2009.
Instituto Futuro. A vida que a gente quer depende do que a gente faz. São Paulo: Leitura do Brasil, 2007.
CECCON, Cláudia. conflito na Escola: Modos de Transformar. São paulo: Imprensa Oficial, 2009.
RUOTTI, Caren. Violência na Escola. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.
CECCON, Cláudia. conflito na Escola: Modos de Transformar. São paulo: Imprensa Oficial, 2009.
RUOTTI, Caren. Violência na Escola. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.
SEE. Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008
Sites:
O nome do projeto surgiu com base na compreensão da frase" A vida que a gente quer depende do que a gente faz" de Max Feffer, que nos desafia a fazer o melhor de nós apesar das diversidades e circunstâncias por vezes imposta.
ResponderExcluirNesse caminha encontramos,deslumbramos e vivenciamos trabalhos maravilhosos apresentados na III Conferência do Meio Ambiente.Parabéns Professores,alunos,Comunidade e parceros pelo empenho e participação.Abraços e aguardem postagem da Conferência.Raquel
Estou feliz por fazer parte deste projeto que é inovador" Professor Mediador" da Rede Estadual.E muito contente em poder contribuir nas discussões do trabalho cotidiano escolar envolvendo os alunos e a comunidade.
ResponderExcluirAbraços Vera
Estou feliz com meu trabalho de professor mediador na Escola Gregório Bezerra,pois conto com o apoio da equipe gestora e do corpo docente e funcionários.
ResponderExcluirEm primeiro momento procurei conhecer toda comunidade escolar,para poder dar inicio ao meu trabalho entrei em contato com orgaõs públicos da região: Conselho Tutelar,UBS,Escolas Municipais,Ongs,Igrejas ,ou seja, toda comunidade .
As reuniões com os pais são muito boas os pais são participativos,em sala de aula apliquei questionários com temas sugeridos do material que recebemos no curso de formação em Serra Negra.O Bullyng foi tema discutido com os alunos e utilizei como estratégia
a dinãmica do termometro que tem como objetivo avaliar o sentimento de segurança na escola e nos seus arredores,motivando a comunidade escolar a iniciar ações de fortalecimento da segurança e da cidadania .E o poema "Caminho" de Carlos Drummond de Andrade que permite um olhar nos caminhos e conquistas dos individuos.
O projeto "A escola que a gente quer depende do aambiente que a gente constrói" esta sendo bem produtivo e para avaliar as nossas ações nos reunimos nas sextas feiras para discutimos os pontos positivos , negativos e outros encaminhamentos.
Abraços .Vera
Vera obrigada por ser nossa parcera nessa caminhada. Na escola a Educação Ambiental é desenvolvida de forma transversal e temos observados avanços nas discussões e ações práticas de economia de enegia,água,embalagens reutilizadas como exemplos as professora de Geografia e Sociologia.Sem contar com Ensino Fundamental no Projeto Estufa.Acreditamos no conceito de Educação Ambiental postulada pelo Unesco "um processo permanente,no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos,valores,habilidades , experiências e determinação que os tornam aptos a agir de forma individual e coletiva" . Isso também está ocorrendo com as leituras e pesquisas propostas pelos professores que estão fazendo dessa escola "A Escola que lê". Por meio de leituras e conhecimentos trabalhamos a nossa proposta de um mundo mais justo,inclusivo e sustentável. Abraços fraterno ,Raquel.
ResponderExcluirQue graça esse trabalho ..Parabèns pelo projeto da escola éu torço pela educação e fico muito feliz quando vejo um grupo tão engajado.Marcia da Silvera
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