01/06/2010 | Professora Jaqueline Flores | |||
Projeto realizado com a 6ª série C/7º ano C no ano de 2010 como parte do programa de melhoria do IDESP e desenvolvimento das práticas de leitura no ensino fundamental. |
Prática de Leitura e Escrita
A distância das coisas – Flávio Carneiro
Ampliando repertório literário na escola
Professora Jaqueline Flores dos Santos
Data de início do projeto
19/04/2010
EE Deputado Gregório Bezerra
6ªsérie/ 7ºano Turma C Turno Vespertino
Disciplina: - Leitura e Produção de Texto
Área: Parte Diversificada – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Apresentação
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, tem trazido uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de narrativas ficcionais que despertam a imaginação dos leitores, fazendo-os pensar, com práticas que vão além de preenchimentos de fichas e resumos. A maior preocupação do Projeto é ampliar o repertório dos alunos e despertar-lhes o interesse pela literatura.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental com baixo IDESP, oferecendo livros com propostas a serem trabalhadas com as turmas que farão o SARESP no ano de 2010.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, discutir temas presentes no texto e interagir de forma construtiva e crítica.
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras ficcionais mais simples que proporcionam a "jogada" entre leitor e obra, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura literária, favorecer o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras por meio da mobilização de procedimentos e capacidades de leitura e escrita, quais sejam:
Capacidades de compreensão, que envolvem: ativar conhecimentos prévios sobre o que será lido; levantar hipóteses sobre os conteúdos ou propriedades dos textos; checar hipóteses; localizar e/ou copiar informações; comparar informações; generalizar; produzir inferências.
Capacidades de apreciação e réplica, que envolvem: recuperar o contexto de produção do texto; ter claro quais são as finalidades e metas da atividade de leitura; perceber relações de intertextualidade e de interdiscursividade; perceber outras linguagens como elementos constitutivos dos sentidos dos textos; elaborar apreciações estéticas e/ou afetivas e, finalmente, elaborar apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
Sinopse do livro: A distância das coisas
Pedro já não tinha o pai, e agora, aos catorze anos, é avisado pelo tio que sua mãe morrera em um acidente de carro. Porém o tio o proíbe de acompanhar o enterro e de visitar o túmulo da mãe. Será que ela realmente morreu? A resposta para esta pergunta é o que Pedro irá procurar nas coisas do tio, com quem passa a morar, e nas relações da mãe.
Em "A Distância das Coisas", Flávio Carneiro conta o drama do menino em primeira pessoa. O autor utiliza uma técnica narrativa que provoca um forte sentimento de identificação com o protagonista, fazendo o leitor acompanhar de perto suas dúvidas, angústias e projetos. Tudo isso se passa em uma atmosfera de suspense que, aos poucos, vai sendo resolvida.
O autor é ganhador de alguns prêmios literários, entre eles o Prêmio Octavio de Farias (Melhor livro de contos), da União Brasileira de Escritores, e recebeu o selo "Altamente recomendável para o jovem", concedido pela FNLIJ. Este livro foi indicado ao Prêmio Jabuti 2009, na categoria "Juvenil".
(Livraria da Folha)
Objetivos do Projeto
Muitos são os objetivos que permeiam o trabalho com "A
distância das coisas",
distância das coisas",
Possibilitar o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura de textos
Despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidades de apreciação e réplicas;
Possibilitar diálogo do aluno/leitor com o livro,
Prever acontecimentos da história antes de ler,
Emitir opinião crítica fundamentada sobre o livro,
Levantamento de hipóteses,
Relação da obra com fatos do cotidiano,
Registro em diário de leitura (roteiros) para reflexão sobre o texto lido,
Despertar no aluno um novo olhar para a literatura (como parte de cultura de um povo),
Trocar informações e informações com outros leitores.
Público atendido
A turma escolhida para trabalhar com o livro foi a 6ªsérie/7º ano C, com 36 alunos matriculados e com 35 frequentes. Trata-se de uma turma calma com a qual eu já havia trabalhado em 2009. Turma que recebe bem as propostas de trabalho e recebeu muito bem o projeto com o livro.
As aulas de leitura e produção de texto acontecem duas vezes por semana, sendo uma aula na segunda-feira e outra na terça-feira.
Rotina de trabalho e proposta pedagógica
Abril | Maio | Junho |
|
|
|
Método de trabalho:
Antes de iniciar a leitura do livro, estabeleci alguns combinados com os alunos, mostrei-lhes o cronograma das aulas e organizamos como seriam feitas as discussões e as leituras.
Organizamos a leitura colaborativa, ora eu lia, ora os alunos liam, a cada novo capítulo parávamos para discussão em grupos e anotações relativas às conclusões.
O livro possui um leque de discussões muito rico, podendo fazer intertextualidade com filmes, situações de vida até mesmo dos alunos e outros tipos de linguagem.
O levantamento de hipóteses foi a habilidade mais trabalhada durante a leitura, o mistério que girava em torno da morte da mãe do Pedro intrigou os alunos, gerando muitas discussões e levantamento de hipóteses sobre o que poderia de fato ter acontecido à mãe do jovem.
Também houve momento de revolta e decepção, quando todos acreditavam e confiavam que o Tiago poderia ser confiável e ajudar o garoto, são surpreendidos com a atitude do ex-namorado da mãe do Pedro, que vende o livro que ela havia escrito.
Além da leitura e discussão da trama, discutimos as características das personagens, comparando atitudes e características, tipos de personagens e também aspectos mais sistêmicos que dizem respeito à interpretação de texto. Como: foco narrativo, conto de enigma e estrutura do texto.
Como forma de avaliação, solicitei os registros de cada capítulo (roteiros) e avaliei a participação dos grupos no quiz literário (jogo com perguntas e respostas) relacionados ao livro e aos temas nele abordados.
Dificuldades encontradas no desenvolvimento do projeto e como foram enfrentadas.
O tempo foi a principal dificuldade encontrada. Com apenas duas aulas quebradas durante a semana, tive que organizar muito bem o cronograma das aulas, cronograma esse, que muitas vezes teve que sofrer alterações, devido a feriados e contratempos diários.
Algumas atividades realizadas demandavam tempo superior a cinquenta minutos. Contei com a colaboração de alguns colegas que cederam minutos de suas aulas para concluir com sucesso.
Pontos fortes do projeto
O incentivo a leitura, o resgate da autoestima e a formação de multiplicadores. Muitos dos alunos no início do projeto não gostavam de ler, hoje vários deles buscam a biblioteca à procura de livros, pedem sugestão sobre leituras e compras de livros. Fico muito feliz com o interesse da turma pelos livros. Despertar esse interesse é o meu principal objetivo.
O apoio da direção e dos colegas, o interesse dos alunos, a disponibilização dos materiais foram essenciais para a realização do projeto.
Considerações Finais
Os resultados obtidos com a sequência de atividades mostram o quanto a leitura pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Percebi grande mudança no comportamento e atitude dos alunos durante o semestre, muitos no início do ano disseram que nunca haviam lido nenhum livro, não conseguiam dar sequência às leituras que começavam, pois apresentavam dificuldade para assimilação e concentração.
Percebi que com o trabalho realizado, os alunos ampliaram o repertório, conhecendo o conto de enigma, interagindo e ao mesmo tempo aprendendo como elaborar uma narrativa que prenda a atenção do leitor, que intrigue, que faça viajar.
Nos relatos finais, os alunos manifestaram suas opiniões, dizendo o que acharam do livro, se gostaram ou não. Além de dizerem se agradou, argumentaram com exemplos do livro. Alguns disseram que não gostaram da trama porque o Tiago enganou o Pedro, outros disseram que gostaram porque o Pedro desvendou o mistério, ficou em paz com o tio e encontrou a mãe. Outros ainda disseram não terem gostado da história porque Pedro e o tio viajaram como se a mãe estivesse morta.
Houve um grande crescimento no repertório desses alunos, que antes expressavam opiniões prontas e vazias.
Além de promover uma grande viagem, o livro ajudou a ampliar o repertório literário e vocabulário dos alunos.
Referências Bibliográficas:
Carneiro, Flávio. A distância das coisas. São Paulo: Edições SM. . 2007
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1024182/a-distancia-das-coisas (acesso em 02 de junho de 2010)
roberto moreira alves
ResponderExcluireu gosto dasauladaprofesora ela fascoisa daprofesora ela elegau
roberto moreira alves
eu gostei muito porque todos da comunidade podera usar mas ñ gostei porque os menores de 12 so podera fazer lição mas eu intendo porque é para a nossa segurança
ResponderExcluirnome:nayara BF 5ºF
nome:larissa queiroz 5ºF
meu nome é sabrina
ResponderExcluirmeu nome é suelen
agente gostamos muito da jaque e da aula dela ela esplica bem a meteria i é uma professora muito legal éla fala muitas coisas interesantes sobre a aula i é uma eselente professora ....♥
assinado ;suas melhores alunas♥5f
eu gosto da professora jaqueline eu sou jonnatha da sala 6
ResponderExcluirthaina dos santos 5f
ResponderExcluirnatiele alves barreto sala 6
eu acho a aula bem legal o ruim é quebra a cabeça
thiago soares da silva
ResponderExcluireu gosto demasi pro que ela
nome;nathalia neres de oliveira n°06 nome;pameola do santos carvalho n°09 5°f eu e a pamela gostamos muito da professora porque ela e legal e divertida ela ensina coisas que nos nao sabia e porisso gostamos dela beijos bjkas e beijinhos ass.pamela e naty
ResponderExcluirquem fala ´e vinicios e thamires . E a gente acha a aula da professora jaqueline chata e legal porque quando a professora esta en cinando ´e legal mas guando a professora para a aula para chamar a atençaâo dos meninos atrapalha a aula e isso ´e chato.
ResponderExcluirjoao victor eu sou da 5a vi o aubom da escola adorei mas sobre a aula da maria de fatima e supe legal ela so da liçoes que ajeente sabe ela nao castigos que ajente nao merece eu gosto dela so fas as coisas que pedem mas quando ela fica nervosa ningvuem se gura ela vira descupe mas tenho que far. o cao. beijos
ResponderExcluirmilena e thawany 5serie A sala 1 a professora que nos trouxe é muito legal a ana marcia a sala de informatica ficou bem bonita e o professor de informatica é bem legal com todos a escola esta cada vez melhor primeiro começou arrumando a quadra e agora a sala de informatica e a escola ficou muito bonita.
ResponderExcluirlis magredi e cassia
ResponderExcluirela da muitos livros legais para ler ensemtiva muito aler porque tem muitas pessoas quetem difilcudadi para ler.
lucas e nielly da 5¨a gostamos muito do saite tem muitas fotos e documentarios, esperamos que voceis gostem tambem... lucas e nielly !!!5¨a sala01
ResponderExcluircristiane estefanie serie 5A
ResponderExcluireu acho legal e muito bom aprender a
escrever e ler e é sempre bom estar
aprendendo tudo e a professora maria de fatima
é muito legal e leitura desenvolve rapido
e muitos que não sabe ler aprende rapido.
patric e felipe 5ºA apro é legau e lé leva nois paraquadra e para a bliblio téca
ResponderExcluirosprofeso é legal todos montomais o matias
jeferson e natanael 5 serie e sala 5
ResponderExcluirnois acha legal a aula do profesor gerson!!!!
o professor gerson é muito legal as vezes ele grita com agente mais é para o nosso bem respeitamos muito ele porque ele é muito especial para nós
ResponderExcluirescrito por: alunas que amam o prosessor gerson.
wandersom 5 serie E eu adorei a aula do professor gerson!!!!
ResponderExcluir5ºE Abraão e Maick
ResponderExcluirA prof Ana marcia é muito legal gosto muito das aulas dela é interessante e ajuda muito a no nosso densenvolvimento...‼♥♥♥
o gerson e muito legau eu gosto muito dele
ResponderExcluira professora jaque flores
ResponderExcluire muito legal
e emuito
amiga
6°a
ass:jefferson e ozeias
Nós achamos muito legal, curioso. No começo não estavamos entendo muito. Ele é misterioso pois nus confundimos muito não sabemos se a mãe estava viva, mas no final descobrimos a verdade.
ResponderExcluirRoger 7ªc
Adorei esse livro e fico feliz sabendo que os alunos não estão distantes da leitura.Parabéns professores e alunos pelo envolvimento com a leitura .Bjus Raquel
ResponderExcluirLer , interpretar o mundo e registrar essa nova visão que vão construindo por meio das leituras e produções de textos nos tornam sujeitos sociais inclusive com´possibilidades de transformar a nossa realidade .Parabéns professora e alunos. Ana Marcia dos Santos Professora de SBC.SP
ResponderExcluirPOEMA DO EDUCADOR
ResponderExcluirSala -de -aula, o quadro, o giz e as lembranças dos rostos e mentes que por ali passam e passaram...Educar sem dor, educar pelo prazer de transmitir o que aprendeu, educar sem dor, educar pelo prazer de estar com quem vai crescer e escolher seu destino...
Será utopia, será fantasia, gostar de ensinar e de aprender? Será devaneio, nos dias de hoje, querer repartir conhecimentos e, assim, de certa forma, alcançar a imortalidade?
Será que nossa tarefa de nada mais vale perante o saber do computador, será que nossos jovens não querem mais receber valores e a ética da vida, porque a esperteza e o poder estão nas ruas, estão nas esquinas sombrias?
Hoje, pais e filhos se desencontram e reclamam que a escola não os ajuda neste reencontrar. Hoje, pais e mestres dificilmente se aliam e, assim, fazem nascer mais um conflito em um mundo tão conflitante...
O que fazer para educar sem dor? Que novos caminhos devemos seguir, porque somos mestres e os mestres andam e procuram sempre.
O que fazer para educar sem dor? Que novo olhar devemos ter, porque somos mestres e a cegueira não pode ser nossa companheira, a missão falharia sem o saber, sem o desejo de conhecer.
Em um mundo repleto de questionamentos, talvez só nos reste, educadores que somos, aprender de novo o que é ensinar, sendo autênticos perante os mistérios desta era, tentando conhecer este aluno novo, que não recebe incentivo da vida para ser, apenas para ter.
Ser educa-dor é, talvez, ser útil de um novo jeito, é estar preparado para responder, antes da informação, qualquer pergunta que ensine crianças e jovens a serem mais humanos, pois de nada vale o saber se eu não aprender como usá-lo para o bem.
Ser educa-dor, hoje, talvez seja abandonar o plano de aula, se a realidade do sentimento estiver latente nas carteiras, é cuidar primeiro, é dar espaço, é ouvir para depois ensinar.
De repente, não é mais possível educar sem dor, sem ter que lidar com muitos obstáculos, mas é esta a nossa missão e ela já mora ao lado da coragem há muito tempo. Sempre foi assim o nosso caminhar...
De repente, está faltando uma aliança com o afeto, com a cumplicidade, com a troca e com a fé. E, neste momento, só o homem é capaz de interagir, superando a máquina, o livro e a corrupção.
Hoje, o papel do mestre é muito mais importante que antes. A sua presença é ainda mais necessária, porque "eles", crianças e jovens, nos chegam já descrentes da humanidade e de seus próprios direitos de viver com dignidade...
Sala -de -aula, o quadro, o giz e as lembranças dos rostos e mentes que por ali passam e passaram. A estrada ficou mais difícil e mais do que nunca o educador é um eterno aprendiz!
Elisabeth Salgado
PARA OS PROFESSORES QUE EU ACREDITO QUE TRABALHAM COM AFINCO E FAZEM O QUE AMAM
PC: FRED
. . Eu Iara é a aluna Itamaria , lemos o livro a Distância das coisas , gostei muito do livro ,O narrador da história é Pedro, um menino de catorze anos que perdeu o pai quando era criança e recebe a notícia de que sua mãe não sobreviveu a um acidente de carro. Só lhe resta morar com o tio, que o proíbe de ir ao enterro da mãe e até mesmo de visitar seu túmulo!.
ResponderExcluirPedro não tem muitos amigos. Sua única amiga, na verdade, é Marina, uma garota um pouco mais nova que ele e sua vizinha de apartamento. Alunas da 6º Série E
Nossa Iara que bom ver seu comentário nesse espaço .Eu também gostei muito desse livro e me responda está lendo qual livro?
ResponderExcluirAguardo..bjus