Professor: Cristiano Lima
Disciplina: Língua Portuguesa
Área: Códigos, Linguagens e suas Tecnologias
Justificativa
O projeto de leitura e escrita desenvolvido nas 6ª séries da Escola Deputado Gregório Bezerra ocorreu no período que vai entre Março/2010 até Abril/2010 ocorrendo no período de dois meses entre aulas intercaladas. Participaram do Projeto de Leitura e Escrita os alunos das 6as séries A, B, C e D desta Unidade Escolar e os professores responsáveis são: Prof. Cristiano e Profa. Jaqueline. O objeto de leitura foi o livro de Amós OZ, De Repente nas Profundezas do Bosque, porém vale salientar que outros livros também foram usados pelos alunos como instrumento de leitura e desenvolvimento de sua proficiência em Língua Portuguesa.
Pretendemos com esse relatório trazer uma visão geral do processo de leitura e escrita desenvolvido em sala de aula a partir do entendimento do educando e de sua relação interpessoal com a obra e suas próprias inferências a partir de seu conhecimento de mundo – os processos cognitivos do educando na busca do melhor entendimento do texto adaptado ao seu mundo.
A obra de Amós Oz traz aos alunos conceitos diretamente relacionados aos direitos humanos como, por exemplo, o respeito ao diferente; ao outro, outro conceito abordado na obra é a valorização do meio-ambiente e o respeito à flora e à fauna. Dentro destes diferentes pontos de vista foi necessário além de desenvolver a leitura de o aluno desenvolver na prática educativa aulas relacionadas a temas transversais como cidadania, defesa do diferente e respeito ao meio ambiente.
Métodos de Avaliação e Processos de Aprendizagem
Cada 6ª série se comportou de uma forma diferente a respeito da obra de Amós Oz, houve aqueles que quiseram adaptar a obra à indústria cinematográfica, aqueles que terminaram a leitura em casa e releram a obra na sala em todo o processo de leitura; aqueles que sugeriram que o escritor escrevesse uma segunda obra dando continuidade à história.
A 6ª série A preferiu a leitura silenciosa onde o professor lia em voz alta enquanto que os alunos em absoluto silêncio liam de forma conjunta fazendo inferências sobre os personagens em cada processo de leitura. Foram montados quadros onde se caracterizavam as personagens neste processo como Nehi, Nimi e a Professora Emanuela. Dentro deste processo de leitura, foi desenvolvido e muito discutido questões como direitos humanos, respeito ao diferente e respeito àqueles com necessidades especiais fazendo com que os alunos desenvolvem-se um senso crítico de inclusão. Outro conceito importantíssimo desenvolvido na 6ª A foi o sentido e o sentimento de respeito aos animais – à flora e à fauna e ao desenvolvimento sustentável e a relação do ser humano com o meio ambiente que ele está inserido; é fato que nossa Unidade Escolar está inserida em área de manancial por isso a discussão da construção do respeito ao meio ambiente foi muito importante no processo de leitura.
A 6ª B seguiu o processo de leitura silenciosa enquanto que depois da leitura abriu-se uma oportunidade para discussão dos temas relevantes para o processo de entendimento do texto; nesta sala fez-se a seguintes perguntas – como o demônio da montanha Nehi se tornou no “salvador” dos animais que eram maltratados na aldeia? Quem é o verdadeiro culpado no processo de “rapto” dos animais da aldeia? Será que esses animais um dia voltariam para a aldeia? Todas essas questões foram desenvolvidas e discutidas com os alunos e eles no fim do processo de leitura fizeram uma nova capa para a obra e uma resenha do texto.
A 6ª C preferiu a roda de leitura e depois alguns alunos propuseram para que se escrevessem um novo fim para a obra de Amós Oz – projeto esse que será desenvolvido no segundo semestre de 2010. A 6ª D preferiu a leitura silenciosa. Resumindo, todas as salas fizeram uma nova capa e escreveram uma resenha da obra de Amós Oz.
Sinopse do Livro:
Numa pacata aldeia onde não existe bicho algum, seja ele quadrúpede, peixe, réptil, pássaro ou inseto, as crianças são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem se embrenhou por lá não voltou, ou então voltou avariado. Na escola, a solitária professora Emanuela desenha e descreve os animais que chegou a conhecer em sua infância, mas os alunos riem dela, pois seus pais lhe asseguram que tais seres não passam de lendas malucas e perigosas. Dois dos alunos, porém, não se satisfazem com as explicações dos adultos e resolvem se aventurar pelo bosque para ver com os próprios olhos o que existe lá. Habituado a discutir com originalidade e lucidez, tanto em seus livros como em sua militância pessoal, os grandes dilemas políticos e sociais de nossa época, Amós Oz mergulha aqui no registro da fantasia para tratar de temas como a discriminação, a convivência com o outro e a integração do homem com a natureza. O livro é uma fábula estranha e encantadora sobre a importância da independência de espírito como antídoto à intolerância e ao obscurantismo. Uma fábula, como ele mesmo declarou, para todas as idades.
(Livraria Cultura)
Conclusão
O projeto foi muito importante para o desenvolvimento da cognição do educando e para melhora da escrita e leitura dos educadores e educandos que participaram do processo. Muito salutar foi a discussão de valores inerentes aos direitos humanos e a capacidade de troca de idéias entre professores e alunos – o projeto de leitura foi um sucesso, porém há muito que fazer através deste método de educação. Cremos firmemente que a leitura começa em casa e que a escola é o espaço onde se confirma este processo de aprendizagem e de prática de leitura – escrita e leitura de texto, escrita e leitura de mundo.
Referência Bibliográfica:
OZ, Amós. De repente, nas profundezas do bosque. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
http://www.travessa.com.br/DE_REPENTE_NAS_PROFUNDEZAS_DO_BOSQUE/artigo/d1ed46ec-c49d-4dc7-946e-26cf2b579fd7 (acesso em 15/07/2010)
Olá, gostaria muitooooo de conversar um pouco mais sobre este projeto. Será possível? Meu e-mail é tata-eduardo@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada e até mais!
Renata
Olá gostaria de saber, onde está o teto sobre a melhoria dos alunos, postaram aqui no blog mas não estou encontrando, se poderem me ajudar...
ResponderExcluirDesde já, Obrigada...
Rabechy de Souza Sá/ 7° ano A
Rabechy,bom dia!!
ResponderExcluirQual o teto da melhoria dos alunos? sugiro que converse com o professor coordenador da sua sala quem sabe ele pode te ajudar. E desculpe por não ter respondido antes.Bjus
Rabechy,bom dia!!
ResponderExcluirQual o teto da melhoria dos alunos? sugiro que converse com o professor coordenador da sua sala quem sabe ele pode te ajudar. E desculpe por não ter respondido antes.Bjus