domingo, 10 de julho de 2011

Projeto: Uma Escola que lê


Projeto institucional – Uma Escola que Lê

Justificativa
O projeto de leitura da rede pública Estadual de Ensino, tem trazido uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um  grande avanço na educação, pois nem  sempre é possível  desenvolver essa prática de ensino na grade curricular. Trata-se de um projeto  a ser desenvolvido em duas horas/aula, em que se dará ênfase a ampliação de competência leitora  dos alunos do ensino fundamental.

O Projeto visa enfatizar a leitura de narrativas ficcionais que desperta a imaginação dos leitores, ampliando o repertório e despertando lhes o interesse pela leitura.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu o compromisso com as escolas do ciclo II do Ensino Fundamental  com baixo IDESP, oferecendo livros com proposta a serem trabalhadas com as turmas que farão o Saresp.

O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com e para os alunos, proporcionando situações em que deverão interpretar oralmente, discutir temas presentes no texto e interagir de forma construtiva e critica.

A EE DEP. GREGORIO BEZERRA atendendo um dos principais objetivos da Proposta Curricular de São Paulo que é a prioridade da competência leitora e escritora vem com esse projeto criar condições de fomento à leitura para todos os professores,  alunos do Fundamental II, equipe de funcionários e não só para os alunos que farão o Saresp.


“A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidades, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade” ( Antonio Candido – O Direito à literatura 1995 ).

Concordamos que a formação de um cidadão pleno apenas estará garantida se o individuo dominar um numero tal de gêneros de textos que lhe permitam interagir e participar de diferentes situações, seja do âmbito familiar, do trabalho, da política, das ciências e das manifestações culturais.

Sendo  assim,  esse projeto se justifica ao priorizar o desenvolvimento de competência leitora e escritora da Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, como também atender um dos princípios da Proposta Pedagógica da escola que tem como missão promover a educação de qualidade, onde todos os alunos avançam na capacidade de entender o mundo por meio de leitura e escrita  melhorando sua aprendizagem e permanência no âmbito escolar, visto que a nossa escola não atingiu as metas estabelecidas pelo IDESP/SARESP.






Objetivos:
- despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidade de apreciação e réplicas;
- possibilitar diálogo do aluno leitor e equipe com o livro;
- prever acontecimentos de historia antes de ler, durante a leitura e após a leitura;
- registrar em diário de leitura (roteiros) para reflexão sobre a obra lida;
- despertar no aluno e na equipe um novo olhar  para a literatura (como parte da cultura de um povo);
- emitir opinião critica fundamentada sobre a temática do livro e socializar por meio de interação família e escola com comentários no blog da escola;
- incentivar o professor a ler, para ampliar seus conhecimentos e poder auxiliar o aluno no processo de ensino aprendizagem;
- conhecer as partes que compõem o livro de biografia e autobiografia criando espaço de reflexão sobre a escrita desse gênero;
- criar hábitos de apreciação de obras literárias e socializar informações por meio de diferentes linguagens e suportes.

Metas

- Desenvolver a competência leitora nos alunos favorecendo a aprendizagem, diminuindo a reprovação e a evasão escolar;
- Estimular a leitura por meio da otimização do acervo e do espaço da biblioteca, organizando junto com os professores a seleção de livros e suportes;
- Incentivar a leitura em casa junto às famílias durante as reuniões de pais, para um melhor desempenho em sala de aula;
- Assegurar, acompanhar e avaliar o horário de planejamento dentro da rotina para que os docentes possam preparar aulas envolvendo  leituras literárias.



Procedimentos metodológicos:

Realmente, para comunicar à criança os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne em sala de aula, que proporcione a oportunidade a seus alunos de participar em atos de leitura que ele mesmo está realizando, que trave com eles uma relação de “leitor para leitor”. (Delia Lerner)

Para motivar a equipe e alunos despertando-lhes seus interesses, desafiando para leitura será preciso utilizar diversas modalidades entre outros procedimentos didáticos como: leitura silenciosa, leitura em voz alta, leitura programada, leitura compartilhada, leitura colaborativa, leitura dramatizada, roda de leitura e solicitaremos no 1° Bimestre a produção do Diário de Leitura para ser socializado no Blog da Escola.

 No 2° Bimestre as seleções do acervo serão diversificadas com diferentes temáticas  (questão ambiental, racial, gênero, adolescência,  prevenção e regras de convivência com a proposta de socialização no Blog por meio de cartas e textos de opinião).
No 3° Bimestre será organizado o horário na sala de leitura onde o professor possibilitará que os alunos façam suas próprias escolhas e lançaremos um desafio “competição” e o resultado será  divulgado no mural da escola com os nomes da turma e/ou alunos que mais freqüentaram a sala e os livros mais procurados.

No 4° Bimestre será a organização e sistematização do projeto por meio de sarau, apresentação de cordel, dramatização de leitura, oficina de história, socialização do projeto no Acessa Escola (livro online, webquest), tarde de autógrafo do livro autobiográfico.

As turmas participantes abordarão com maior ênfase um dos conteúdos do projeto de acordo com as necessidades de aprendizagem e a sequência de atividade para a realização do seu produto final.


Abordaremos estratégias de leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação (antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura). Proposta organizada pela CENP PROGRAMA BAIXO IDESP


- Com os professores no inicio do HTPC realizaremos leituras compartilhadas de textos e sugestões de leitura com diferentes procedimentos como: roda de leitura, ouvir cd com histórias e/ou poemas, permitindo que os mesmos se coloquem sobre sua historias de leituras.
- Aplicar um questionário que deve ser respondido pela equipe com questões – quantos livros você leu por mês? Qual tipo de livro que você gosta ou costumar ler? Qual o seu autor preferido? De que forma tem acesso aos livros? Quais são os motivos que impedem de ler? Costuma ir a biblioteca, livraria ou sebo?
- Tabular o resultado e apresentar para a equipe socializando no mural da escola e junto incluir como meta o aumento do índice de leitura na escola disponibilizando um sistema para empréstimo de livro na sala de leitura.
 Dando continuidade a formação dos professores como leitores literários, apresentaremos conteúdos de leitura - PROPÓSITOS e PROCEDIMENTOS DE LEITORES baseados nas estratégias apresentadas por  Kátia Lomba Brakling e Délia Lerner e apresentaremos o Projeto de Leitura e Produção de Texto “A Literatura na Sala de Aula” por meio de Power Point como também o acervo de LPT  para ser manuseado com sugestão de empréstimo, em seguida junto dos professores de LPT organizaremos o acervo para desenvolver o projeto “A ESCOLA QUE LÊ” enfatizando diferentes estratégias com toda as turmas do Fundamental II.

Os pais serão inseridos no projeto sempre nas reuniões de pais por meio de leituras compartilhadas e procedimentos de leitor da mesma forma que realizado com a equipe; questionário para ser respondido, tabulado e socializado, roda de leitura, roda de conversa, apreciação de obras literárias para que o mesmo entenda a importância e o valor da literatura no processo de humanização e aprendizagem.





Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.

Produto Final
Webquest, Diário de leitura, livro online, murais com indicações literárias, sarau, livro autobiográfico.

Recursos necessários

- papel Kraft para registro coletivo
- papel sulfite A4
- cartucho de tinta preta, cartucho de tinta colorida ou toner para imprimir
- cópias para todos os alunos do diário de leitura
- caderno capa dura brochura (livro autobiográfica)
- lápis 6B
- tintas guaches coloridas e pretas (xelogravuras)
- papel colors 7 preto (mural)
- folha de fotografia
- papel Bright especial transfer 3 pacotes
- faixa para divulgação
- 50 livros Hugo Cabret



Breve comentário

Podemos citar como aspecto facilitador é o fato de já desenvolvermos projetos de leituras com os livros que são enviados para os alunos e sempre utilizamos a proposta de praticas de leituras da CENP, com o programa melhoria do IDESP. Trabalhamos com os livros: As distâncias das coisas, De Repente nas Profundezas do Bosque e a Invenção de Hugo Cabret no ano passado e nesse processo fomos ampliando a nossa forma de trabalhar com a literatura.
Outra questão facilitadora é cada aluno ter o seu livro, contar com outra ferramenta que é o programa Acessa Escola, e perceber a movimentação e integração de outros professores no trabalho com a leitura.
O maior desafio é romper com a cultura de não ter o habito de leitura em uma grande parte da comunidade e alguns profissionais resistentes ao trabalhar com essa modalidade organizativa.

Bibliografia:
Barbosa, Jacqueline. Trabalhando com os gêneros do discurso: Narrativa de enigma. 
São  Paulo: FTD, 2002. 

Revista Gestão Escolar, Edição 2009/Agosto/Setembro 2010.

Selznick, Brian. Invenção de Hugo Cabret. São Paulo. Edição Sn. 2007 - Roteiro elaborado pela CENP - O gênio do crime1 - João Carlos Marinho  (práticas de leituras).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.  

Candido, Antonio. Vários escritos: São Paulo: Duas cidades. 1995

Brakling, K.L. O papel da leitura feita pelo professor: A leitura sequenciada. Lerner, Delia. Lerner escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed. 2002

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

SANTOS, Jaqueline Flores. PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA. 2009. Disponível em: http://eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com/2009_06_01_archive.html (acesso em 05/06/2011)






ANEXOS
Livros lidos

               A mulher do vizinho – Fernando Sabino
A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)
A Casa da madrinha (Lygia B.)
A corrente da Vida (Walcyr Carrasco)
A distância das Coisas (Flávio Carneiro)
A hora da Estrela (Clarice L.)
A ilha Perdida (Maria José Dupré)
Alice no País das Maravilhas (L.C. – Por Ruy Castro)
A mulher que matou os peixes (Clarice Lispector)
Comédias para se ler na Escola (Luis Fernando Veríssimo)
Contos Indígenas Brasileiros (Daniel Munduruku)
De repente nas Profundezas do Bosque (Amós Oz)
               Dom Casmurro – Machado de Assis

Me escreva tão logo possa (Marcos Antônio de Moraes)
Nas Ruas do Brás (Dráuzio Varella)
O Diário de Anne Frank (Otto H. Frank e Mirjam Pressler)
O Livro da Berenice (João Carlos Marinho)
O Genio do Crime (João Carlos Marinho)
O meu amigo Pintor (Lygia B.)
O Pintor – teatro (Lygia B.)
Os Colegas (Lygia Bojunga)
Os Meninos Morenos (Ziraldo)
               O navio negreiro – Castro Alves

Paisagem (Lygia Bojunga)
O Quinze (Rachel de Queiroz)
        P.S. Beijei;) (Adriana Falcão)
               Quase de verdade! ( Clarice Lispector)
               Quincas Borbas – Machado de Assis
              Memória Postuma – Machado de Assis
              Papeis avulsos – Machado de Assis
              Reinações de Narizinho vol. 1 e 2 (Monteiro Lobato)



COMO PRODUZIR O DIÁRIO DE LEITURA?
Em caderno ou matéria separada
Anote em formato de texto (diário)
Nome do livro e Autor
Data de início da leitura
Onde encontrou o livro
Como foi teu primeiro encontro com ele? O que sentiu? O que mais te chamou atenção? Capa? Título? O quê?
Breve resumo da história
O que mais gostou no livro
O que aprendeu com a leitura
Caso não tenha gostado de algo, registre o motivo.
Durante a leitura, o que você sentiu? Lembrou de algo? Filme? Livro? Trecho da sua vida? Compare.
A leitura foi difícil ou fácil? Por quê?
Indicaria o livro para alguém? Por quê?                

121 comentários:

  1. Meu nome é thalita sou da 5*b e vim falar do livro que eu li eu gostei dele fala sobre a reforma da natureza eu gostei fala sobre que não devemos mudar a natureza .
    E na hestoria eeeles pedem ajuda do pessual do sitio do picapau amarelo so lendo pra crer é super engraçado e educaTIVO

    ResponderExcluir
  2. eu li o livro pau para toda obra,
    ele tem historias em quadrinhos,
    ele e um que tem varias historias,
    as historias são engrsadas,
    o autor esque si
    eu gostei

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Bianca sou da 5*b e vou falar de um livro q eu li o titulo é o pato sem patrão. E u adorei o texto ele fala de um fazendeiro q ele manda em tudo só q os bichos ñ gostan de nada disso mas no fim o texto é legal

    ResponderExcluir
  4. eu li o livro pau para toda hora
    ele tem historias em quadrinhos
    ele tem historias engrasadas

    ResponderExcluir
  5. Lucas Matheus bezerra dos santos silva n35 serie 5c
    uma noite de tempestade
    Essa historia fala de um lobo com fome e de pata machucada que esta numa tempestade muito forte
    que encontra uma choupana para se acolher e na choupanan esse lobo encontra uma cabra e essa cabra esta muito faminta e o lobo pensa que que a cabra e um lobo e a cabra pensa que o lobo e uma cabra e no final esses dois marcão um almoço e nimguem sabe o que vai acontecer quando eles se encontrar.

    ResponderExcluir
  6. Li o livro "A distancia das coisas" fiquei deslumbrada com a história, fique sabendo de coisas que aconteceram de verdade a respeito da cachorrinha Laika que foi mandada a Lua lá pelos anos 60 e que a pobrezinha morreu de fome. Fiquei revoltada sobre a mentira a respeito da mãe do menino, ninguem merece ser enganado. Só sei que o livro me troxe muitas srpresas. 5B

    ResponderExcluir
  7. matheus da silva santos 5ºc
    As asas dojoel

    um dia ojoel queria voar ai ele teve uma ideia de fazer uma asa ai ele fez uma azaz aiv ai ele xegol perto do sol ai a cola dereteu ai ele caiu não se sabe se deve uma historia boua

    ResponderExcluir
  8. meu nome e wesley da silva marcelino e estou comentando com o meu amigo o igor maick botelho arruda nos samos da 6c eu wesley sou o numero 40 o maick e o 16 nos costamos de ter lido o livro: contos magico de persas`
    :o nome persas se origiina-se do grego, e denominava o territorio correspondente ao atual irã . dessa terra cuturalmente fertil, berço das mais antigas civilizaçoes conhecidas brotaram as narrativas aqui apresentadas. os textos alguns , passados de pais para filho outros sem altoria definida, nos levam a fábulas magicas , di dialagos entre a natureza e os seres humanos e mensagem de pungente amizade. sultimente,ás vezes com humor, outras com fundo moral, somos levado a presiosas reflexões religiosas sobre a toleãncia religiosa , preço de querer levar plamtagem em tudo, a importancia da humildade e o respeito aos idosos

    ResponderExcluir
  9. eu sou erick vinicios da silva florencio e meu amigo cassio apolinario oliveira dos anjos o livro que nos lemos ou livro sobre um principe que si chamava pcopim ea princesa baudor o livro fala sobre um prinsipe que era apaixonado pela uprincesa e ele fazia tudo por ela . um belo dia um homem sequestrou a perinseza mais no fim eles viveram felizes para sempre.

    ResponderExcluir
  10. MEU NOME É RAFAELA SHEILA INACIO FRANCISCO E EU GOSTO DE LER MAIS OU MENOS,O LIVRO QUE A DIRETORA ENTREGOU PARA MIN LER ERA MUITO GRANDE MAS EU GOSTEI DAS COISAS QUE EU LI ERA MUITO ENTERESANTE E EU ADOREI . tenho 12 anos e sou da 6C MINHA SALA DE INFORMATICA E MUITO LEGAL E BONITA E BEM CUIDADA.

    ResponderExcluir
  11. eu sou ana karolina perez da cruz gosto de ler e escrever espero que todo gostem de ler porque è muito bom para aprendizagem. eu sou keila c. silva conheci o livro a corrente da vida esse livro fala sobre um garoto que tem aids e eu achei muito bom

    ResponderExcluir
  12. Óla , nosso nome eh Tatiane sampaio e j. Thalita Alves , da 8E ,estamos comento sobre A sala de informatica da escola , é uma sala Ótimaa Grande muito boa para a comunidade e pra quem não tem computador em casa , ajuda a fazer os trabalhos de escola , é uma sala bem Organizada .
    Conseguimos manter essa Ordem com ajuuda daa Diretora Raquel que é uma pessoa muito atenciosa , temos muitas oportunidades Boas graças a ela e as pessoas que sabem fazer com que essa sala continue em ordem
    =D

    ResponderExcluir
  13. Livro:Reinações de Narizinho Vol-1
    Autor:Monteiro lobato Inicio da Leitura:
    5 de março de 2011
    O livro fala das histórias que Narizinho e Emilía
    com a viagem para o Reino Das Águas Claras onde o principe escamodo se apaixona por Narizinho,e também tem o casamento de Emilía com o Marquês de Rabico ea visita ao reinos das abelhas e também tinha os personagens do livro que são
    Tom Mix, o Principe escamudo,a aranha costureira, o gato félix,o doutor caramujo, a dona Carochinha e outros mais no livro de Monteiro Lobato e esse livro e muito interesante.
    LUCAS MATHEUS BEZERRA 5ºC SALA:09 Nº35

    ResponderExcluir
  14. O meu nome é Jennifer sou da quinta Fe li o livroa A distancia das coisas de Flavio Carneiro e fala de um menino que perdeu a mãe e foi morar com um tio que trabalava viajando e no final o menino descobriu que a mãe era uma escritora e estava viva .gostei muito de ler esse livro.Quem quiser ler procure com a professora de leitura

    ResponderExcluir
  15. Eu sou da quinta série B e chamo Thalia Silvia o livro que li foi Caçadas de Pedrinho do autor monteiro Lobato no começo é muito legal ele fala das caçadas de pedrinho na selva e fala que as pessoas caçam matam onça eles ouviu um miado e pensou que era onça. Pedrinho,emilia e visconde conseguiram matar uma onça com a espingarda eu achei legal ler esse livro e recomendo para os colegas da sala eu também li ese livro para meu amigo

    ResponderExcluir
  16. Sou da setma B e meu nome é Helena Rodrigues de Araujo godoy eu li o livro da Silvia Zatz com o titulo Planrta Corpo a autora explora a idéia de que o corpo humano é um verdadeiro planeta com geografia e milhares de habitantes todos muitos atarefados no cumprimento de suas funções .Gostei muito de ler e recomento para outras pessoas

    ResponderExcluir
  17. meu nome é Wasshington Nazaré da setima série E o nome do livro que eu li foi o Quinze da autora Raquel de Queiroz .O meu encontro com o livro foi uma surpresa e gostei mas da capa e tambem conheci a vida da autora que publicou varios livros e muitas cronica e romance eu fiquei um pouco triste na leitura do livro pelo sofrimento das pessoas .Aprendi que a leitura é muito importante e pode ser legal.Durante a leitura lembrei de um filme e conheci palavras novas e indicaria o livro para um amigo por que é muito interressante

    ResponderExcluir
  18. Gabriel Marcelo De Souza Silva2 de setembro de 2011 às 19:20

    Meu Nome É Gabriel Marcelo De Souza Silva Eu Estudo Na Escola Ceu Vila Rubi Eu Sou Da 5A Eu Li Um Livro Que Se Chama As Crônicas De Nárnia A Viagem Do Peregrino Da Alvorada É Igualzinho O Filme Fala Das Mesmas Coisas Do Filme É Muito Igual E Eu E Minha Irmã Gostamos Muito E Muito Legal Se Alguém Quizer Pedi Pra Sua Professora De Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi, meu nome é DAYANNE ,estudo no CEU EMEF Vila Rubi , na 5 série C
    Os livros que eu li este ano , foram todos legais ,mais o que eu mais gostei foi o que eu usei para fazer o diario de leituraonde estudo WOTAN O GIGANTE . Onde estudo fazemos uma Roda de Leitura ,. Quandoexatamente a prof JAQUELINE FLORES prof de PORTUGUÊS muito legal pede para agente escolher um,livro, pra fazer o incrivel DIARIO DE LEITURA onde agente conversa sobre o livroque nós, lemos e o que agente mais gostou ...................
    Pela primeira que entrei aqui gostei muito .E, espero voltar mais vezes
    BJOS
    DAYANNE P. DA SILVA 5C

    ResponderExcluir
  20. olá sou a bruna da 5º serie (A) , estudo no CEU VILA RUBI.Tenho uma professora chamada Jaqueline Flores ela trabalha com a gente um projeto chamado "Diário de leitura" mas falando nesse assunto vou falar dos livros que li esse ano que eu mais gostei : A BOLSA AMARELA DE LÍGIA BOJUNGA e O PEQUENO PRÍNCIPE . TEM UMA FRASE NO PEQUENO PRÍNCIPE QUE FALA "TU ÉS RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE TU CATIVAS " GOSTEI TANDO DO LIVRO QUE ME EMOCIONEI COM ESSA FRASE ... MAS VOCÊ QUE ESTÁ LENDO DEVE SE PERGUNTAR PORQUE SÓ 2 LIVROS EU DIGO PORQUE FOI OS QUE EU MAIS GOSTEI
    Adorei esse site
    um beijo até a proxima
    ass: Bruna Isabella Saraiva

    ResponderExcluir
  21. OI,meu nome é Vitória Alcides Coutinho , estudo no CEU EMEF Vila Rubi e sou da 5 serie C ,a literatura é muito importante pra mim , comecei a ler mais livros e gostar pela minha professora de português (Jaqueline), agora estou lendo Minhas rimas de cordel é muuito legal quando agente ler não da vontade de parar mais.

    ResponderExcluir
  22. oi me chamo Anna sou da 5ºserie(A),estudo no CEU EMEF VILA RUBI,tenho uma professora muito legal ela se chama Jaqueline Flores ela nos propôs um projeto que se chama "Diario de leitura,falando nisso vou lhes dizer os nomes do livro que li este ano"Ps Beijei" de "Adriana Falcão" também li outro livro que se chama"Que Horta"de"Tatiana Belink" você que está lendo deve estar se perguntando porque li 2 livros apenas,e eu te digo na verdade peguei vários livros mas acabei não me interessando por eles por fim nem terminei de ler eles mas quando eu encontrei esses livros não queria mais parar de ler,sabe para mim depois de encontra-los mim paixão por literatura só aumentou mais e mais não queria mais parar de ler,bem acho que lhes já respondi a pergunta....

    Adorei esse site
    Um beijO enorme para todos que conheço e principalmente para quem está lendo a minha postagem...
    Ass:Anna Paula dos Santos CARVALHO ferreira

    ResponderExcluir
  23. NOME:ana julia
    estado:SP
    escola:ceu emef vila
    sere5C
    Eu faço roda de leitura na minha
    escola, eu costo de ler
    e um livro legal a mulher que matou os peixes ele fala que nao pode marta os animais

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal que estão postando seus comentários! è gratificante ler essas postagens e saber que estão utilizando o Acessa para compartilhar idéias e conhecimentos..Nossa que lindo, temos possibilidades de encurtar espaços e conhecer leituras de alunos de outras escolas e sistema de ensino...
    Parabéns aos alunos da EMEF Vila Rubi..Gabriel,Dayanne com suas leituras,Nossa Bruna adorei suas leituras,Vitória dizendo da importância da literatura,Ana também realizei a leitura dO livro Beijei e Ana muito bom conhecer sua leitura .Amei ..Um grande abraço Literário.Raquel Prado

    ResponderExcluir
  25. oi meu nome é renata lima da cruz silva eu sou da 5b céu vila rubi
    ler pra mim é como se eu tivesse viajando num mundo mágico,é como se eu tivesse entrando na historia do livro que eu estava lendo.
    eu já li dois livros um deles é vovô vai viajar ´´e um livro muito interesante a menina descobre que o võ morreu.
    depois eu li cuidado garoto apaixonado, é uma historia tão bonita 2 amigos gostam da mesma garota no final o tato um dos amigos ele é um menino timido doce,ele conquista o coração da camila nesse mês eu li hirochima a cidade da calmaria tudo isso grasas ao diario de leitura da professora jaqueline

    ResponderExcluir
  26. Oi , meu nome é Maria Eduarda Gama Araujo estudo no céu EMEF vila rubi eu sou da 5c. passei aqui para dizer que a leitura é muito importante pra mim pois eu aprendo muitas coisas com o livro.Eu vou citar alguns livros que eu ja li esse ano:Pequeno Príncipe,Figurinhas carimbadas,Cafufe e pena de prata,quando o sofrimento bater a sua porta e O velhinho que virou criança e é isso a leitura é muito importante não só pra mim como para todos beijos adorei esse site

    ResponderExcluir
  27. Olá queridos meninos e meninas leitores do meu coração!
    Fico extremamente contente em ler tantos relatos sobre leituras feitas por você!
    Tanto livro legal, livro que já li, que tenho vontade de ler e livros que só de ler o relato de vocês, fico com vontade de ler!
    Fico tão orgulhosa em ver que tem tanta gente lendo, falando sobre o que lê...e mais uma vez afirmo que esse lance de leitura é mesmo contaminação!
    Então, vou logo pedir um favorzinho para vocês que passam sempre por aqui e que gostam de ler e dividir as alegrias que proporcionam a leitura de um livro:
    Contaminem outras pessoas que vocês conhecem: Mamãe, Papai, vovô, titio, primo, namorado, namorada, amigos, cachorro, gato e galinha! Leiam juntos todo dia, espalhem já essa mania! Vamos cultivar o hábito da escrita e da leitura, e vamos trocar ideias sobre os livros lidos!

    Abraços carinhosos e orgulhosos, da leitora mais boba e apaixonada pela leitura que por aqui passou:
    Jaque Flores

    ResponderExcluir
  28. aah eu gostei muito do blog !! sabe o bom desse blog ele ensina as pessoa cultiva as coisa e não jogar fora. E no meu livro que eu li do Manuel de barro ele se parece muito e é isso só


    ASSI:THALLES MARQUES TELES DOS ANJOS
    ESCOLA:CEU E.M.E.F VILA RUBI 5°B

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei do blog por que ele ensina as pessoas a cultiva as coisa e não jogar fora e ensina os aluna a ler despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidade de apreciação e réplicas e o livro que eu li do manuel de barros e i dodo parece no livro é só.

    nome :Thalles marques teles dos anjos 5°B
    escola: Ceu e.m.e.f vila rubi

    ResponderExcluir
  30. meu nome e Thalles tenho 11 anos eu estudo no Céu e.m.e.f vila rubi sou da 5°B

    eu gostei de tudo mais eu gostei mais por que ele ensina os aluno cultiva as coisa e não jogar fora eles ensina os alunos despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidade de apreciação e réplicas; e só

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal, eu sou o Joel Elias Beltrão da 5ºB do CEU VILA RUBI

    gostei muito de tudo que li,porque esse projeto ajuda no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de muitas escolas do ciclo II do ensino fundamental e despertar no aluno e na equipe um novo olhar para a literatura (como parte da cultura de um povo),por isso mil parabéns

    Esta aí meu comentário TCHAU,TCHAU

    ResponderExcluir
  32. ola eu sou o Lucas sales camargo Carvalho eo livro que eu li é o menino e seu avõ ea musica eu a prendi que sempre cabeça erguida pra nao ser derrotado sou da 5-b e tenho11anos e to fazendo com anderson da oliveira

    ResponderExcluir
  33. ola meu nome é anderson oliveira do carmo mais eu li o livro o menino magico eu aprendi que ser vc mesmo que nunca ser os ortros mais eu sou da 5-B eu tenho 11 anos e u to fazendo com meu amigo lucas sales c. e aminha professora mais higor so falou mais este livro e eu vou ficar poraqui xau

    ResponderExcluir
  34. meu nome é emanoel souza silva sou da 5 serie (b)todas as quintas do ceu emef vila rubi tao trabanhado com o diario de leitura com a professora jaqueline ela é professora de portugues nesse ano eu li o livro a bolsa amarala e a casa da madrinha da lygia bojunga assi: emanoel souxa silva escola:ceu emef vila rubi

    ResponderExcluir
  35. leandro santos oliveira costa 5ºC
    o meio ambiente é importante para o brasil pq nos polui,nos na escola ta fazer um projeto vem conhecer =D

    ResponderExcluir
  36. Eu mysla estou fazendo um teatro com minhas colegas de sala que é:Sanara,Camila e manáis e eu mysla para sábado agora para apresentar no dia do meio ambiente e acho que vai ser muito legal e tambem espero que minhas amigas se divirtão muito e eu fazendo o teatro.
    Espero vocês aqui sabado agora apartir das 10:00h da mamanhã ta .

    lucas matheus e mysla 5°c n°31 e 35

    ResponderExcluir
  37. douglas tenorio 5ºC
    tem muitas pessoas jogando muito lixo na rua e intupendo os boeuiro e alagando as ruas vem ajuda

    ResponderExcluir
  38. nome;ellen caroline alves de barros n;07 5c
    amos de oz
    amos de oz ele crior os livros do mundo os pais de amos foram embora e oz ia para academia
    oz foi o criador dos livos.

    ResponderExcluir
  39. Olá eu sou da 5 série C e estou chamando vocês para a Conferencia do Meio Ambiente Sabado a partir das 10:00h da manhã espero que vocês compareçam para ver as apresentações e trabalhos!

    Fernanda Eugênio e Leticia de Oliveira

    ResponderExcluir
  40. nomes:joel vitor e sanara fernanda 5c n13 e n32euquero que aparessa bastante pessoa para ver o nosso comentario sobre o amoz oz equero que as pessoa se emossione com a historia dele thau bjus

    ResponderExcluir
  41. sabado nao falte nossa sala estara apresentando
    uma peça e e para o meio ambiente uma peça muito linda naõ perca vai começar as 11 da manhã
    venha ver o nosso show sala.. sera na sala 02
    evellyn e agnes

    ResponderExcluir
  42. olá galera do e.e deputado grégorio bezrra espero que todos estejam presentes sábado vai ser legal de mais,venham assistir o teatro da 5ºC todos estão convidados para conferencia do meio ambiente vai.

    ResponderExcluir
  43. nome manais gomes de carvalho 5c EU acho que a com ferencia do meio anbinte vai cer bastante legal e educativo .eu quero fazer um convite para todos voces beijo

    ResponderExcluir
  44. eu so larissa ea minha amiga ea larissa
    estamos aqui pra fala da conferencia...

    ResponderExcluir
  45. nos estamos aqui para convidar todos vosei para participar da nossa conferencia nesse sabado dia

    matheus 5ªc nº29
    lucas; nª23 5ªc

    ResponderExcluir
  46. nome:Ana julia
    estado:sp
    Nome da escola:ceu emef vila
    serie:5C
    na minha escola eu faso roda de leitura
    e muito legal eu li um livro que foi muito legal
    o nemo do livro e a mulhe que matou os peixes voces tem que le e muito legal

    ResponderExcluir
  47. Nome:Lucas Matheus Série:5°c N°35
    O livro derepente nas profundezas do bosque
    e um livro muito interesante e fala de muitas coisas que acontecia na aldeia e eu falo para todas as pessoas que virem esse livro que leia ele por que e muito legal .

    ResponderExcluir
  48. Nome:Lucas Matheus Série:5°c N°35
    O livro derepente nas profundezas do bosque
    e um livro muito interesante e fala de muitas coisas que acontecia na aldeia e eu falo para todas as pessoas que virem esse livro que leia ele por que e muito legal .

    ResponderExcluir
  49. Nome:Lucas Matheus Série:5°c N°35
    O livro derepente nas profundezas do bosque
    e um livro muito interesante e fala de muitas coisas que acontecia na aldeia e eu falo para todas as pessoas que virem esse livro que leia ele por que e muito legal .

    ResponderExcluir
  50. Nome:Lucas Matheus Série:5°c N°35
    O livro derepente nas profundezas do bosque
    e um livro muito interesante e fala de muitas coisas que acontecia na aldeia e eu falo para todas as pessoas que virem esse livro que leia ele por que e muito legal.

    ResponderExcluir
  51. luacas 5ºc de repente nas profundezasdo bosque
    Este livro é muito legal e sombrio.

    ResponderExcluir
  52. de repente nas profundesas do bosque
    esse livro e muito entereçante e legal e também muito arrepeante e o alto e muito inteligente.
    meu nome e marcos daniel da Silva. n 28 serie 5 c

    ResponderExcluir
  53. NOME;SANARA FERNAMDA DA SILVA SANTIAGO.N32 SERIE 5C SALA 9. OI MEU NOME E SANARA ESTAMOS LENDO NAS PROFUMDESAS DO BOSQUE.
    ESSE LIVRO QUE ESTAMOS LENDO É MUITO LEGAL É SOBRE QUE O MENINO QUE VAI NO BOSQUE E SOFRE SOBRE OS RELINCHOS E LEGAL E TRISTE AO MESMO TEMPO E UNO LIEGAL NO LI O LIVRO TODO MAS QUANDO ACABAR DE LER CONTO TUDO BJUS SAMY.

    ResponderExcluir
  54. matheus da 5ªc

    derepente nas prefundeza do bosque

    eu achei o livro é muito bonito e legal, você ja leu este livro,vc gostol ele e muito legau e ele e sombrio mas mesmo asim ele é muito exprecivo pelomenos para min ele é exprecivo

    ResponderExcluir
  55. de repente nas profundesas do bosque
    o livro que a gente leu e muito legal quando a professora deu o livro para gente ,quando eu li o titulo do texto eu vi que dentro deo livro era muito legal mas era verdade quando eu abri o livro e a professora leu com a gente eu amei o livro. Luciana 5ªC

    ResponderExcluir
  56. LARISA OLIVEIRA SERIE:5C
    EU ACHO QUE ELE E MUITO BOM PARA LER E O NOME DELE E DE REPENTE NAS PROFUNDEZAS DO BOSQUE...
    EU ACHO MUTO INTERESSANTE PQ ELE FALA DE ANIMAIS.

    ResponderExcluir
  57. Crianças leitoras do Gregório! Parabéns pelo processo rico de leituras que estão ocorrendo na escola. Não esqueça que na quarta (26-10),acontecerá nas dependências da escola
    o primeiro Outubro Literário e contaremos com a presença de pais e uma escritora .Imagina que lindo ver os alunos apresentar diferentes formas de leituras e utilizar diferentes linguagens incluindo o Programa Acessa escola que contribui para melhorar a competência leitora e escritora.Essa é a forma que utilizaremos para socializar os produtos final do "Projeto uma escola que lê.Um grande abraço literário.Raquel Prado

    ResponderExcluir
  58. Nome: Fernanda E. e Leitica de Oliveira Nº09 e 21. Série: 5C.

    Nós da 5ªC indicamos estes livros :

    Conhecendo o mar do Brasil.
    Nós e a natureza.
    Água mole em pedra dura.
    Terra fragil.
    Árvore de rios.

    ResponderExcluir
  59. jonathan da silva nº14 5ªc
    lucas dos passos silva nº23 5ª

    nos da 5ªc indicamos a leitura desses livro
    "meio ambiente e biologia"
    "educação ambiental"
    "agua mole e pedra dura"
    "arvore de rios"
    "do Edem ao Edem
    ,

    ResponderExcluir
  60. NOME:CAMILA SILVA SANTOS Nº03 SERIE:5ºC
    nos da 5ºc indicamos a leitura destes livros:
    1)história ambiental paulista temas,fontes,métodos
    2)meio ambiente e biologia
    3)meio ambiente e epidemias
    4)conservas e criar natureza,cultura e complexidade
    5)terra frágil o que está acontecendo com o nosso planeta?

    ResponderExcluir
  61. larissa cristina larissa oliveira20 de outubro de 2011 às 17:26

    nome:larissa cristina
    nome:larissa oliveira
    nos da 5ªc indicamos a leitora destes livros
    1- meio ambiente e cinema
    2- meio ambiente e fiseca
    3- meio ambiente geologia
    4- meio ambiente biologia
    5- meio ambiente e epidemias

    ResponderExcluir
  62. nome manais gomes de carvalho 5c n26 eu manais recomendo você a le esse livros terra fragio,ecologia e cidadania, educaçâo ambinte,meio ambintee cinema, biacombustiveis, historia ambiante paulita, venenosos plantas que matam tambem curam e agua mole pedra dura

    ResponderExcluir
  63. Luciana rodrigues augusto nª25 5ªc

    nos da 5ªC indicamos a leitura deste livros
    educacao ambiental,meio ambiente em cinema,meio ambiente em fisica,meio ambieente em geoogia,meio ambiente em epidemias nao disponivel.

    ResponderExcluir
  64. Lucas M. Lucas P. e Leticia O.26 de outubro de 2011 às 13:45

    Flowers muito obrigado pelo seu comentario sobre os nossos progetos.

    Assi:Lucas Matheus,Lucas Passos e Leticia De Oliveira da 5°C

    ResponderExcluir
  65. E.e. deputado gregorio bezerra e uma escola muito educativa, e muito legal, eu adoro essa escola demais .
    Nome: Lais santana.
    Nome: Keren lais mades dias.

    ResponderExcluir
  66. Nome:Fernanda Eugênio e Ellen Caroline Nº09 e 07 Série:5ªC Escola: E.E Deputado Gregorio Bezerra.

    Nós Lemos O Livro Derrepente Nas Profundesas do Bosque esse livro fala sobre um menino que entra em um bosque sem vida,e acaba voltando reninchando igual um cavalo.Maia e Mati querem saber o que acontece na cidade deles que não tem mas nenhuma vida a cidade é cinzenta e sombria,por isso os pais das crianças não deicham elas irem para o bosque por que elas tem emdo que aconteça alguma coisa d eruim com eles.
    Maia e mati sempre a noite ficam vijiando na janela contando umas arvores.

    Esse livro é bem legal recomendamos ele !

    ResponderExcluir
  67. meu nome se chama Larissa cristina eu tenho
    12 ano e eu li eu livro eu so da 5 c sala 9 e o livro se chama pula gato e o nome da editora e marilda castanha e eu gostei muito do livro e ele e legau muito legau..

    ResponderExcluir
  68. Eu li um livro que fala sobre um motorista que pasava e nao parava, e um dia um pasageiro passou e atirol uma pedra eo motorita, paro e falo, por que fez isso por que você nunca para eo motorista falo tanbem nao era para tanto emtão para no ponto e depois da quilo ele parol senpre...
    nome:marcelo vitor de jesus gonzaga 5c n 27

    ResponderExcluir
  69. meu nome é michelle e a minha aminha amiga karina nos moramos em diadema eldorado. Nos lemos o livro HUGO CABRE foi muito emocionante pois era uma historia de um menino orfã de pai e de mãe e ele vivia com o tio.....

    ResponderExcluir
  70. nome luciana rodrigues augusto n 25
    nome matheus da silva 29
    nome manais gomes de carvalho n 26 5ªc

    oi obrigado por vocêis elogiado o trabalho do gregorio bezerra gostei da nosa conversa ate mais

    ResponderExcluir
  71. Ola me chamo carolina gostei muito do livro que eu li ele e muito enteresante o nome dele e o dragao preto e a editora e regina santiago eu gostei desse livro de + e ele e bom pra todo mundo le pra todos os pre adolesentes sou da 5 c sala 09

    ResponderExcluir
  72. Ola me chamo larissa oliveira sou da 5 c tenho 12 anos e eu li um livro muito bom ele e bom pra todas as criancas e adolecente e o nome dele e lavai o boi e a editora tiago rodrigues

    ResponderExcluir
  73. Thalles muito obrigado e peço para você visitar o blog da escola sempre e tambem para você postar comentarios sobre nós um grande beijo.
    nome:CAMILA SILVA SANTOS 5ºC

    ResponderExcluir
  74. OLÁ GALERA VOCES NAO SABE DE UMA HOJE AQUI NA ESCOLA GREGORIO BEZERRA TEVE UMA REUNIAO DE PAIS E PARA NAO TER SO UMA REUNIAO TEVE APRESENTAÇOES FOI MUITO DE DIVERTIDA OQUE EU MAIS GOSTEI FOI QUE EU FIZ UMA HOMENAGEM PARA A PROFESSORA:NILZA ELA É UMA PROFESSORA DE OURO ATE MAIS ISSO É QUE EU POSSO DIZER TCHAU

    ResponderExcluir
  75. Nome:Fernanda Eugênio Nº:09 Série 5ªC Escola:E.E Deputado Gregório Bezerra

    Eu achei que ontem foi legal,se a escritora tivesse vindo ia ser bem mais legal,foi mais legal quando as meninas erraram,mas estava muito quente e todo mundo estava de mau-humor.
    As canções tambem foram ótimas ontem(26/10/11) foi a melhor reunião de pais que teve aqui no Gregório.

    ResponderExcluir
  76. ontem na reunião foi muito legal,eu e minhas amigas apresentamos a história ''o ciclo da água'' foi muito legal.
    mas so faltou uma aultora que se chama kiusan.
    eu espero que tenha mais que tenha mais reuniões com apresentações.5°c

    ResponderExcluir
  77. OI MEU NOME E SANARA FERNAMDA NAO SEI SE VOCES LERAO MINHA POSTAGEM SO QUE EU QUERIA QUE VOCES LECEM MINHA POSTAGEM E QUE ME MANDASSE SE VOCES GOSTOL DA MINHA POSTSGEM XAU 5C

    ResponderExcluir
  78. nome:leticia de oliveira 5c
    eu achei muito legal,divertido e interessante. teveas apresentacoes da 5b da 5c mesmo, e de outras series.eu me divertir,briquei e etc... resumindo foi muito legal.

    ResponderExcluir
  79. Nome:Matheus da Silva Nº:29 Série:5ªC Escola:Gregório Bezerra.

    Ontem teve um grupo musical,e tinha um menino que se chamava Gabriel e ele toca violão e tinha uma menina que tambem tocava violão e os dois tocaram e cantarame tinha umas meninas que cantaram tambem e eles cantaram 3 musicas e depois vierão outro grupo para cantar e depois os pais veeram para a reunião e os pais ganharão umas lembrancinhas e nos fomos embora.

    ResponderExcluir
  80. nome:larissa cristina nº16

    Eu Acho que foi muito legal e eu gostei por causa da apresentação eu gostei da primeira música o nome da música não pesecisa e eles cantaram muito legal e eu gostei .

    ResponderExcluir
  81. nome:ellen caroline alves de barros n:07 5°c
    eu adorei ontem foi muito legal gostei da apresentação,foi muito lindo gostei também do panés e as fotos ficou legal os trabalhos,ontem foi o dia mais legal.
    gostei sobre a apresentação do meio ambiente foi muito lindo.
    ontem iam uma escritora mais ela não veio,mais foi legal mesmobrinquei com os meus amigos muito obrigado por onte ser legal

    ResponderExcluir
  82. ontem teve um grupo de musica e tinha um menino que chamava gabriel ele tocava violão tambem tinha uma menina que tocava violão tambem timha uma menina que estava segurando o microfone para o gabriel e vierom o tro grupo para cantar e foi a reunião e forom embora.

    ResponderExcluir
  83. Na minha opinião não foi muito bom porque eu e meus colegas ficamos esperando pela escritora Kisuma Regina mais além disso foi legfal os meninos da 5°a e b cantando legião urbana e as meninas da 5°c apresentando a peça o ciclo da água e foi bom isso que eu acho.
    lucas matheus 5°c n°35

    ResponderExcluir
  84. joão vitor apolinário oliveira dos anjos Nº12
    marcos daniel da silva n 28

    a palestra foi muito legal e teve um grupo de dansa e um grupo de cantores mas pena que a kiusan de oliveira não pode comparecer porque estava no amapa mas segunda feira ela estara aqui.

    ResponderExcluir
  85. nome Manais Gomes De Carvalho n26 5c
    Onte foimuito legal foi divetido e eu apreseteie o ciclo da água da 5c foi muito emgraçado veio muita gente eles adorei teve cordel cada coisa linda cantaram agradeceram para a professora nilza teve desenho da pro dirce fotos cartazes da professora Raquel sei que foi muito legal bonito e divertido

    ResponderExcluir
  86. nome luciana rodrigues augusto nº25 5ªc sala 09

    o que aconteceu ontem

    onten teve ensaio teve danças,teve musicas e bastate diversão eles cantarm paula fernandes e vitor e léo e a segunda apresentaçao o menino cantou uma musica omenagiando os pais separados,e depois a manais,sanara,camila e a misla representaram o siclo da água e dançaram eu gostei muito das coisas que eles fizeram achei muito das coisas que eles fizeram achei muito legal o que eles fizeram .

    ResponderExcluir
  87. Nome:Lucas Pasos Série:5°C Nº23

    EU chegei na escola e a diretora falou vocês vai para informatica e depois um menino cantou uma musica e depois teve a reunião de pais e depois da reunião meu pai foi embora.

    ResponderExcluir
  88. leticia lidia n22 serie 5ª
    nesa quarta feira dia 26 nois tivemos dois eventos na escola ee deputado gregorio bezerra um evento foi da 5ªa e 5ªb e da 5ªc foi muito legal eles soube fazer a peça e a musica nao precisa a apresentaçao da 5ªc foi da agua essa apresentaçaofoi legal e os eventos foi muito legal efala da agua e muito inportante e ta dado o meu comentario.

    ResponderExcluir
  89. NOME:Camila silva santos nº03 5ºC
    no dia 26 de outubro de 2011 eu gostei muito foi divertido engraçado.
    poís teve os alunos da 5ºB que cantaram músicas muito lindas e a 5ºC fez um teatro muito legal ás personagens do teatro era:
    camila que representava o sol,
    manais que representava a água,
    sanara que representava a ecologista,
    mysla que representava a narradora,
    do teatro o título do teatro era(o ciclo da água).
    quando a 5ºB apresentou foi hum máximo mas os pais nem ligaro mas quando a prô:Nilza e alguns alunos começaram a agitar os pais e depois que os alunos agitou foi muito legal a apresentação.
    eu tenho certeza que foi inesquecivél.
    ai entrou a 5ºC que arrazou primeiro a mysla entrou e depois a manais,sanara e camila.Ela estava muito nervosa, que até gaguejou, a Manais, Sanara ea Mysla falaram "bom dia" e todo mundo riu. A Camila falou "boa tarde" bem alto e todo mundo gritou. Então quando nós acabamos com o teatro a Manais agradeceu a Nlza que é a professora que nos ajudou com o teatro, depois a camila, Sanara e a Mysla não quiseram agradecer mas mesmo assim foi lindo e inesquecivél, eu queria deixar um beijo a diretora Raquel e a Professora Raquel e a Professora Nilza, pelo esforço e tenho certeza que esse esforço valeu.

    ResponderExcluir
  90. carolina lourenço nº05 serie 5ºc salaº9

    o que aconteceu eu ache muito legal teve varias apresentaçao eu fiquei lana sala do acessa agente feis varios cometario para outra escolas e eu acho muito legal e depois agente foi la em baixo e viu a cançao de paula fernandes e vito leo mais apresentaçao qui eu gostei foi a da manais que foi como cuida do meu ambiente.

    ResponderExcluir
  91. Nos da quinta gostamos do nosso dia de apresentação das leituras que fizemos na sala com as professora e a diretora que sempre está nos elogiando

    ResponderExcluir
  92. Nos da escola estamos com a professora Raquel respondendo os comentários dos alunos da escola ceu vila Rubi a diretora que deu a ideia e quem sabe vamos conhecer eles.tichau

    ResponderExcluir
  93. Nome:Fernanda E. Nº09 e Nome:Matheus da Silva Nº29 Série:5ªC

    Nós achamos muito legal a visita da escritora Kiusam aqui na escola ela contou algumas histórias sobre a vida dela e algumas pessoas ficaram falando mal da escritora mas ela e uma boa pessoal que luta desde pequena e sofre preconceito e as pessoas julgam ela pela cor de sua pele,ela tambem falou que todos nos somos iguais e que todos sao negros ela ensina varias coisas boas e Segunda(31/10/11) foi muito legal e todos nos gostamos dela pelo menos a maioria gosta!

    ResponderExcluir
  94. Eu se chamo larissa cristina eu so da 5ºc

    eu gostei muito da Kiusam ela é muito especial para mim e nois ficamos muito feliz com as pegunta dela eu falei que ela viaja muito e se ela deicha aguma mesagun pou ronde ela passa

    ResponderExcluir
  95. Na segunda feira quando a escritora Kiusam veio foi muito legal agente faz perguntas para ela e ela respondeu todas as nossas perguntas e ela falou muito sobre a infacia dela e do primeiro dia de aula dela que foi muito deficil e foi isso que aconteceu segunda e foi muito mas muito legal.

    Nome:Lucas Matheus N°35 Serie:5°C

    ResponderExcluir
  96. Nome:Fernanda E. Nº09 Série:5ªC

    Eu achei que segunda (31/10/11)foi muito legal e a maioria das pessoas ficaram falando mal dela mas eu gostei muito dela ela é uma boa pessoa.O bate-papo foi bem legal algumas pessoas fizeram algumas perguntas na roda e eu achei bem legal e foi issoq ue eu ahcei sobre segunda.

    ResponderExcluir
  97. oi pessoal me chamo larissa oliveira
    sou da 5°c tenho 12 anos
    achei a kiusam muito legal ela falou um pouco da vida dela e ela falou sobre o bulling que os professores aonde ela estudou
    maltratava muito ela ela foi muito gentil com a gente.

    ResponderExcluir
  98. Nome:Matheus da Silva Nº29 Séria:5ªC

    Eu achei que segunda foi interessante e bem legal o bate-papo que fizeram,e ela falou sobre a vida dela foi bem interessante,ela contou mais 3 histórias,e sobre discriminação e preconceito pela cor da pele mas todos nos somos iguais e foi bem legal o melhor dia da minah vida !

    ResponderExcluir
  99. segunda-feira,agente teve uma escritora chamada kiusan de oliveira.ela foi muito gentiu com a gente ela contou histórias sobre a vida dela,ela tambem respondeu algumas perguntas que alguns alunos fizeram.eu espero que a kiusan voute mais e va em salas para conversar mais sobre a vida dela.

    ResponderExcluir
  100. quem esta falando é joão vitor e marcos daniel da 5C.
    a visita da kiusam de oliveira foi muito legal e os alunos fizeram perguntas muito interesantes e ela respondel fime. ela contol uma historia da infancia muito triste É ela falou da dicriminação dos negros que Deus da força pra ela.

    ResponderExcluir
  101. NOME:CAMILA SILVA SANTOS Nº03 5ºC
    Olá vocês não sabem de uma não sei se vocês conhece a Kiusan de Oliveira ela veio na escola e foi de mais teve crianças que fez perguntas ela tambem contou um pouco da sua infancia que sofreu discriminação na escola pelos professores e pelos colegas de classe,ela quis passar para nós que não devemos discriminar os nossos amigos espero que todos leiam isso e pensem um pouco.

    ResponderExcluir
  102. eu gaostei muito q a escritora Kiussan veio aqui na escola pa falar da vida dela para nos o preconseito q ela sofreu na escola dela quando criança,ela e amae dela gravaram uma fita para denuncia o professor dela fiquei muito contente q ela veio aqqui

    jonathan da silva 5ªc

    ResponderExcluir
  103. nome:Leticia de Oliveira Avelino n:21 5c

    hoje vou falar um pouco do preconceito e o mal que ele faz para gente.
    Tem pessoas que tem preconseito com as pessoas por pessoas negras ou pelo cabelo etc...eu tive essa prova por causa de uma escritora que veio aqui na escola ela contou que ela sofreu muito preconseito por causa da cor de pele dela,ela era negra.com isso eu aprendi que nunca devo ter preconseito cotra cauquer pessoa por que algun diantambem posso sofrer.

    ResponderExcluir
  104. guilherme n10 5c
    marcelo n27 5c
    kiusam ela falou da infancia dela do que ela sofreu de preconceito na escola os professores trataram ela como um bicho e um dia gravou um professor a ofendendo, tentou buscar ajuda da diretora e não conseguiu, o professor e a diretora a perseguiram e a mãe dela processou a escola.

    ResponderExcluir
  105. leandro santos 5ªC
    quando kulsan e contou a hístoria quando ela era piquena eotdo mendoera rasista e ela comtou para nós eu achei legal. =D

    ResponderExcluir
  106. nome; carolina lourenco nº05 5ºc
    KIUSAM DE OLIVEIRA HISTORIA DE LA QUANDO ELA CHEGOU EU ACHEI MUITO LEGAL QUANDO E ELA FAlou sobre a vida dela e ela falou muitas coisa bonita eu achei mais legal quando ela mideu assinatura ela falou tambei por que quando ela era criaça ela sofreu rasimo por causa da cor dela.

    ResponderExcluir
  107. nome Manais Gomes De Carvalho n26 5c sala 9 kiusam de oliveira veio a escola deputado gregorio bezerra ela e assim eu fico sem palravas ela es presiva o jeito assim muito bonita teve uma roda de conversa e de perguntas ela comtou as estorias ela contou a historia dela e muito triste eu manais agradeso a Kiusam obrigado muitos beijos e tchau tchau

    ResponderExcluir
  108. nome: Leticia Lidia e Luciana Rodrigues Augusto - No dia 31/11/11 esteve aqui na escola uma escritora que se chama kiusam, e eu goste da historia da vida e o que ela sofreu muitos preconceito na escola e a vida dela e muito legal.

    ResponderExcluir
  109. larissa cristina e larissa oliveira10 de novembro de 2011 às 17:04

    Meu Nome: Larissa Cristina E O Da Outra é larissa Oliveira


    Eu acho que tem muito preconceito com os negros até de mais

    ResponderExcluir
  110. nome:Camila Silva Santos nº03 5ºC
    Ola meu nome é Camila eu acho um absurdo essistir a descriminação pois é muito chato para quem sofre a descriminação não é?
    ENTÃO A RECEITA É NÃO FAZER ISSO ESPERO QUE SIGAM.

    ResponderExcluir
  111. Bom a gente acha que o racismo e o preconceito de negros é muito feio,os negros sofrem muito com a sua cor e falam mal do seu geito de ser.eles falam que os brancos xingam ele por ser negro,falam que eles eram escravos,eles trabalhavam sol e chuva,dia e noite e todos os dias.

    ResponderExcluir
  112. Fernanda e Lucas Matheus10 de novembro de 2011 às 17:07

    Nome:Fernanda e Lucas M. Nº09 e 35

    Nóz achamos que o preconceito e o racismo é uma coisa que deixa muitas pessoas triste e magoadas com aqueles que ferem seus sentimento,mesmo com uma lei as pessoas não vão parar com o preconceito e o racismo.O racismo é uma coisa que não devia existir todos nos somos negros mesmo se vc não quer ser um negro você será.

    ResponderExcluir
  113. ola meu nome e sanara fernanda nossa professora raquel foi embora chegou a professora que a gente tava no comesso do ano choramos muito e estamos falando agora da consciencia negra e muito legal depois falamos de novo vou mecher no orkut xau bjus sanara fernandaq da silva santiago n32

    ResponderExcluir
  114. leandro santos 5ªC
    A consciêcia nagra é muito impotante para o brasil e quando a kilsan esteve,na escola e ela falou sobre,rascismo na escola e ela com tou sobre quando ela era pequena que todos xingava ela e nâo é bonito e eu nao achei legal vou respeito todos que todos é humano. =D

    ResponderExcluir
  115. atheus da silva santos 5ºc nº29

    eu achei a consciencia negra que e um dia espesial para os negros rasismo e grave da cadeia criaram ate um dia espesial para comemora o dia da comciemcia negra e a conciencia negra tem muitos rasista e isso e muito precoseituoso coisso nao se brinca.

    ResponderExcluir
  116. eu li sobre a consiencia negra negra e eu achei e eu achei muito preconseito ficarem chengando as pesouas de neguinho macaco preto pra min eu acho que no mundo todos são iguais e eu acho que isso tem que mudar pur que isso ainda esisti e esisiste muito.

    ResponderExcluir
  117. nomes;Leticia de Oliveira Avelino e Ellen caroline Alves de Barros N;21 e 07

    Nos achamos muito interesante o texto sobre a consciencia negra pois nos aprendemos o que e preconseio por que existe dia da conciencia negra e etc... Bom nos gostamos muito.

    ResponderExcluir
  118. nome:leonardo tenorio amorim nº19 5c
    nome:marcelo vitor de jesus gonzaga nº27 5c
    Aconsciência netra é uma coisa muito bom
    para os netros mais aida tem muitas pessouas
    precomseitohoso no mundo todo poriso,que
    a conciência netra esta ajodando os netro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo e Marcelo!
      Temos que conhecer a cultura dos afros descendentes e lembrar que o Brasil foi construido pela contribuição de diferentes etnias e os negros contribuirão com a suas crenças,valores,jeito de se alimentar,formas de se vestir,de homenagear seus ancestrais,valorizat a vida,ou seja,ajudou na formação da nossa cultura e sem contar pela força de trabalho que foi fundamental para o nosso crescimento.Respeito temos que ter por todos independente de qualquer tipo de diferença ou condição social , cultural ou etnia.Abraços Raquel

      Excluir
  119. Muito bom retornar alguns projetos e esse com certeza contribuiu para aprendizagem dos alunos.Convido toda equipe para continuar nesse processo e envolver diferentes recursos,suporte e linguagens.Abraços

    ResponderExcluir
  120. Fico feliz que esse projeto leitura terá continuidade na escola.Iniciaremos em maio com três dias da esmana( terça,Quarta e sexta nas primeiras aulas). Selecionaremos livros para cada aluno e os professores farão os encaminhamentos.Parabéns equipe!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...