Atividade extra classe – Eric Vellone Coló
CICLO DE CIDADANIA, LIBERDADE, IGUALDADE E ÉTICA
Problema – A falta de conhecimento filosófico e conseqüente falta de práticas das atitudes de respeito público que garantem convívio humano de qualidade. Crescentes casos de bullying, violência e preconceitos social, étnico, sexual, religioso, político entre outros.
Justificativa – O alto número de casos de preconceito e violência deve ser vistos como resultado da ausência de políticas públicas que incentivem a discussão dentro das escolas, igrejas, centros comunitários e sociedade civil como um todo. Para o autor, quanto mais se discutir e esclarecer os conceitos e teorias a respeito das regras mínimas de boa convivência pública, mais igualdade e liberdade serão logradas pela sociedade.
Público alvo – toda a comunidade que esteja envolvida direta ou indiretamente com a escola, principalmente os alunos e de preferência a partir dos 14 anos, quando a socialização primária já se concluiu e o adolescente começa a compreender as estruturas sociais e seu grau de interação com elas (é a partir desta idade, inclusive, que o jovem começa a se deparar com situações problema em que seu desempenho é fundamental). Professores também são fundamentais, pois eles serão os multiplicadores deste conhecimento, principalmente os de História, Geografia Humana, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Português. Também são elencados os pais e responsáveis pelos adolescentes e simpatizantes pela discussão.
Objetivo – Apresentar em palestras expositivas os conceitos de igualdade, liberdade, cidadania e ética. Valendo-se de linguagem simples e direta, o autor pretende exemplificar seus usos e através do cotidiano dos espectadores. Situações como os preconceitos de religiões e seitas (especialmente as ligadas ao candomblé, protestantismo, ateísmo por serem menos populares e conhecidas) violências (física e verbal) e falta de respeito para com o bem público (depredações, vandalismo) serão debatidas e teorizadas.
Método – As palestras serão expositivas e contarão com a livre participação do público através de perguntas e exemplos. Toda a palestra é acompanhada de apresentações visuais (slides com fotos e trechos de textos). Os conceitos e debates serão traçados de acordo com a temática dos encontros.
Cronograma – 4 (quatro) palestras com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos: 29 de julho - 4, 5 e 10 de agosto
eu acho q idependente d onde essas pessas moram elas sao pessoas como agente gente normal, eu acho q as pessoas devem se colocar no lugar dessas pessoas q moram na favela q nao tem condiçoes(dinheiro)de morar em outro lugar eu queria ver se eles iam gostar de serem mautratados pelos outros!!!!!!!!
ResponderExcluirJnathan da silva gomes