segunda-feira, 6 de maio de 2013

Simulado SARESP : Prof: ODILON


                                      Simulado SARESP

PROFESSOR: ODILON

Responda as questões apenas no Gabarito
01.  Durante grande parte da Idade Média, a Europa Ocidental viu definhar lentamente as atividades comerciais, a ponto de quase desaparecerem. Cite dois fatores que causaram o atrofiamento do comércio nesse período:
a) Insegurança provocada pelas invasões bárbaras e economia rural
b) Crescimento e Dividas
c) Vontade própria e guerras

02. Politicamente, o feudalismo se caracterizava pela:
a) atribuição apenas do Poder Executivo aos senhores de terras;
b) relação direta entre posse dos feudos e soberania, fragmentando-se o poder central;
c) relação entre a vassalagem e suserania entre mercadores e senhores feudais;
d) absoluta descentralização administrativa, com subordinação dos bispos aos senhores feudais;
e) existência de uma legislação específica a reger a vida de cada feudo.

03.
 O feudalismo:
a) deve ser definido como um regime político centralizado;
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.

04.  A característica marcante do feudalismo, sob o ponto de vista político, foi o enfraquecimento do Estado enquanto instituição, porque:
a) a inexistência de um governo central forte contribuiu para a decadência e o empobrecimento da nobreza;
b) a prática do enfeudamento acabou por ampliar os feudos, enfraquecendo o poder político dos senhores;
c) a soberania estava vinculada a laços de ordem pessoal, tais como a fidelidade e a lealdade ao suserano;
d) a proteção pessoal dada pelo senhor feudal a seus súditos onerava-lhe as rendas;
e) a competência política para centralizar o poder, reservada ao rei, advinha da origem divina da monarquia.

05.  Sobre o feudalismo, assinale a alternativa correta:
a) A economia era dinâmica, monetária e voltada para o mercado.
b) A sociedade era móvel, permitindo a ascensão social.
c) O poder político estava centralizado nas mãos de um monarca absolutista;
d) A mão-de-obra básica era formada por trabalhadores escravos.
e) As principais obrigações devidas pelos trabalhadores eram a corvéia e a talha.

06.  A Alta Idade Média (séculos V - XI) tem como uma de suas características singulares, que a define historicamente:

a) o desaparecimento dos reinos germânicos do Ocidente;
b) a consolidação e generalização do trabalho servil;
c) a organização das Cruzadas para combater os infiéis do Islão;
d) o desenvolvimento - com posterior centralização - do poder real;
e) o Renascimento Comercial, que reestruturou a vida econômica feudal.

07.  Marque a correspondência errada:
a) Corvéia - imposto em trabalho.
b) Talha - imposto em produtos.
c) Banalidades - imposto em produtos.
d) Vintém - imposto em produtos.
e) Mão-morta - imposto em produtos.

08.  Quanto às relações entre suseranos e vassalos:
a) senhor e servo eram categorias semelhantes a suseranos e vassalos;
b) o servo prestava homenagem ao senhor feudal;
c) o senhor feudal concedia o benefício ao vassalo;
d) as obrigações entre vassalos e suseranos eram recíprocas;
e) o juramento de fidelidade podia ser rompido a qualquer momento.

09.
"Empunhando Durandal, a cortante,
O rei tirou-a da bainha, enxugou-lhe a lâmina,
Depois cingiu-a em seu sobrinho Rolando
E então o papa a benzeu.
O rei disse-lhe docemente, rindo:
Cinjo-te com ela, desejando
Que Deus te dê coragem e ousadia,
Força, vigor e grande bravura
E grande vitória sobre os infiéis."
(La Chanson d'Aspremont)
A que ritual medieval se refere o texto?
a) Ritual em que um homem se torna cavaleiro
b)Ritual em que uma pessoa se torna livre
c) Ritual em que um homem se torna Rei

10.  Os acontecimentos abaixo constituem as características principais do feudalismo, exceto:
a) Ausência de poder centralizado.
b) As cidades perdem sua função econômica.
c) Instauração da relação vassalagem / suserania.
d) Comércio internacional intenso.
e) Organização do trabalho com base na servidão.

11 – Com base no que foi estudado em sala de aula e analisando a tirinha abaixo, responda o que se pede:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCPxdHWz8Kpv5b2IUjlTZFzM0SL-lokXee9BF4WgsQBk5pBLWQTsG10uU5tIsEd3Fwoo3Ip0Qc4obbJD_RX2ccWGGGcq2cUgttJ4lmmhppjF5uClLxi7Bak7ev9EhWFEZiupFrp_OZ0VI/s400/chargeHagar_barbaros.jpg
Clique p/ ampliar.
Quem eram os “bárbaros” e de que forma contribuíram para a formação da sociedade feudal?

a) Os “bárbaros” eram os romanos que construíram um grande império no interior da Europa que deu origem a sociedade feudal.
b) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.
c) Os “bárbaros” eram os trabalhadores que tinham a obrigação de entregar parte de sua colheita, dando origem a servidão feudal.
d) Os “bárbaros” eram os primeiros guerreiros que lutaram pelo Império Romano, assim transformando-se nos nobres da sociedade feudal.
e) Os “bárbaros” eram feiticeiros condenados pela Igreja Católica que, dessa forma, fortalecia a religião na sociedade feudal.

12 – Leia as afirmações abaixo:
01. O renascimento das cidades após as invasões bárbaras.
02. O ressurgimento do comércio de tecido.
03. A ruralização da sociedade.
04. O fortalecimento do poder do rei.
05. A descentralização do poder político entre os senhores feudais.
Marque APENAS as opções que apresentam características importantes do Feudalismo europeu:
a) Estão corretas 01, 02 e 03.
b) Estão corretas 02 e 04.
c) Estão corretas 03 e 05.
d) Estão corretas 03, 04 e 05.
e) Estão corretas 04 e 05.

13 – Observe o trecho de uma canção popular medieval:
“... nunca bebe o vinho de suas parreiras, nem prova migalha do bom alimento. Se ele tiver ganso ou galinha gorda em seu quintal, tudo isso terá de ser do senhor. Muito feliz será aquele que puder ter seu pão preto e em pouco de sua manteiga...”
Que grupo social está representado na canção?
a) o clero.
b) a nobreza
c) a burguesia.
d) o servo.
e) o proletariado.

class="MsoNormal" 14Observe o mapa abaixo e marque a opção correta:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinBe_UKvmus7BXeE4CXlDeve6X1C4Pi7npr-DwbyJDtV2dbpkNOUQtSSVl4o-BDeVCRZYR1y_jjybGisxT3ReHsi6TLZy3jzTBTHjwRGeBr9YHP1JgEHiouF8xcAMEs80l3Bt2J0aIvdI/s400/mapa.jpg

a) a região 1 marca a Europa feudal e a região 2 a Arábia muçulmana.
b) a região 1 marca o Brasil colonial e a região 2 a Arábia muçulmana.
c) a região 1 marca a Europa feudal e a região 2 a Rússia Oriental.
d) a região 1 marca a Europa muçulmana e a região 2 a Arábia feudal.
e) a região 1 marca o Brasil colonial e a região 2 a Rússia Oriental.

15 – “No mundo moderno é difícil imaginar um sistema numérico sem o zero. Sem ele, que nos possibilita expressar a diferença entre duas quantidades iguais como: 2 – 2 = 0, todo conceito da matemática abstrata seria impossível. O zero é também fundamental para outras ciências, inclusive a física, a química e a astronomia. E mais, imagine como daria trabalho fazer uma simples conta de subtrair usando os números romanos, por exemplo: CXX – XXXII = LXXXVIII. Curioso para saber o resultado? Vamos lá: 120 – 32 = 88, e agora, ficou mais fácil?”
Identifique que importante contribuição da sociedade muçulmana que está presente no texto:
a) o ensino de matemática nas escolas.
b) a divulgação dos números romanos
c) o sistema de aritmético
d) o livro “As mil e um noites”
e) os números indo-arábicos
Exercício 16:
Observe, a seguir, uma imagem européia, do século XII, mostrando um cruzado em luta com um muçulmano, representado com traços ani­malescos. Os árabes também viam os cristãos como selvagens, a exemplo das palavras de um soldado muçulmano: “os europeus são animais que possuem as virtudes da coragem e da luta, mas nada mais”.
http://www.infoescola.com/files/2010/06/exec24his2.jpg
(CRAWFORD, Paul. Deadly Give and Take, Christian History, n. 74, 2002, p. 19).
A respeito das Cruzadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os árabes conquistaram Jerusalém em 638, construindo um dos seus locais mais sagrados, a mesquita no Monte do Templo. Nos séculos seguintes, muçulmanos, cristãos e judeus conviveram em razoável harmonia, situação alterada em 1071, quando os turcos (muçulmanos, mas não árabes) tomaram a cidade e massacraram cristãos e judeus. Considera-se esse fato como uma das causas imediatas das Cruzadas.
II. As Cruzadas foram um movimento bastante impopular entre os camponeses e outros indivíduos pobres na Europa. As pessoas eram obrigadas a juntarem-se aos exércitos, abandonando suas famílias e correndo o risco de que suas terras fossem tomadas pelos nobres. Por outro lado, os reis europeus também foram contrários às Cruzadas, porque percebiam nelas uma fonte de fortalecimento do poder do Papa.
III. As Cruzadas, embora não tenham alcançado seu objetivo principal (a conquista da Terra Santa), trouxeram consideráveis conseqüências para a Europa. As cidades comerciais italianas alcançaram uma grande riqueza, transportando cruzados e peregrinos para a Palestina. A Igreja Católica também se fortaleceu, pois utilizou os cruzados para combater as heresias dentro da própria Europa.
Está(ão) correta(s) apenas:
a)I e III
b)I
c) I e II
17. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foram as Cruzadas Medievais?
A - Foram organizações comerciais com objetivo de expandir o comércio entre Ocidente e Oriente na Idade Média.
B - Foram expedições militares europeias, organizada pelos cristãos, que tinha como objetivo principal a conquista de todo continente asiático e africano.
C - Foram organizações de caráter cultural e artístico que tinha como objetivo promover a cultura ocidental cristã na região do Oriente Médio.
D - Foram expedições militares ocidentais (europeias) de inspiração cristã enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém, que havia sido tomada pelos muçulmanos no século XI.__________________________________

18. Qual das alternativas abaixo faz referência ao período inicial das Cruzadas?
A - Em 1095, o papa Urbano II, convocou um grande número de fiéis para lutarem pela libertação da Terra Santa.
B - O rei da França Luis IX organizou uma Cruzada em 1270 para converter o emir da região norte da África.
C - No século XIII, as cruzadas estimularam o comércio, fato que colaborou para a crise do feudalismo na Europa.
D - No século XI, o papa Urbano II conseguiu estabelecer um tratado de paz com os muçulmanos e conseguiu, sem conflitos militares, reconquistar Jerusalém.

19. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais consequências econômicas das Cruzadas?
A - O fortalecimento do modo de produção feudal.
B - O renascimento comercial na Europa.
C - A crise do capitalismo em toda a Europa.
D - O início e processo de industrialização na Europa.

20. Qual a principal consequência das Cruzadas do ponto de visa religioso?
A - A paz religiosa entre todas as religiões da Europa, Ásia e África durante toda Idade Média.
B - A conversão de grande parte da população europeia ao islamismo.
C - O aumento das tensões entre cristãos e muçulmanos na Baixa Idade Média.
D - O surgimento de novas religiões cristãs, entre elas as protestantes.

21. Do ponto de vista cultural, as Cruzadas favoreceram a:
A - Criação de obras de arte que valorizavam a cultura islâmica na Europa.
B - Valorização das artes plásticas cujos artistas passaram a criticar a Igreja Católica através de suas pinturas e esculturas.
C - Criação de escolas de artes na Europa, administradas por professores de origem árabe.
D - Literatura conhecida como contos de cavalaria, que relatava os feitos heroicos e conflitos militares entre cristãos e muçulmanos durante as Cruzadas.

22 :Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões, porque:
a) favoreceram a formação de vários reinos cristãos no Oriente, o que permitiu maior estabilidade política à região.
b) consolidaram o feudalismo, em virtude da unificação dos vários reinos em torno de um objetivo comum.
c) facilitaram a superação das rivalidades nacionais graças à influência que a Igreja então exercia.
d) uniram os esforços do mundo cristão europeu para eliminar o domínio árabe na Península Ibérica.
e) estimularam as relações comerciais do Oriente com o Ocidente, graças à abertura do Mediterrâneo a navios europeus.

23:Com relação às Cruzadas, é correto dizer que:
a) foram expedições organizadas para libertar os turcos otomanos que estavam prisioneiros na Palestina.
b) tinham como principal objetivo catequizar os indígenas das Américas.
c) eram expedições que cruzavam a Europa exclusivamente em busca de um caminho alternativo para as rotas comerciais que vinham do extremo oriente.
d) foram expedições realizadas na Idade Média que, embora não realizassem o objetivo inicial de libertar os lugares santos do domínio muçulmano, tiveram importantes conseqüências econômicas.
e) é o nome que se atribui ao grande movimento dos árabes, no sentido de divulgar sua doutrina, o islamismo, e expandir seus territórios por todo o Oriente e, posteriormente, em direção à Europa.
24:As cruzadas no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos,
a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.
b) impediram os contatos culturais com civilizações refinadas como a bizantina e a árabe.
c) aceleraram o comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma nova camada social.
d) desintegraram o sistema de comércio com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha.
e) estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos.
25  Sobre o sistema feudal europeu, é incorreto afirmar que:
a) o feudo constituía sua unidade básica de produção;
b) a economia era baseada no comércio, devido à alta produção de excedentes agrícolas;
c) neste regime, os servos eram obrigados a prestar serviços gratuitos e ceder a maior
parte da produção ao senhor feudal e, em troca, recebiam do senhor feudal proteção
militar;
d) as duas principais camadas sociais eram a dos senhores feudais e a dos servos da gleba;
e) cada feudo representava uma unidade politicamente autônoma
26  Durante a Idade Média, o feudo – unidade socioeconômica básica na Europa
Ocidental – era formado por:
a) terras de uso comum, cuja produção agrícola era distribuída de forma igualitária;
b) um conjunto de pequenas propriedades, onde a produção se voltava para o mercado externo;
c) uma grande propriedade de terras, cuja utilização estava reservada à produção monocultora;
d) porções de terra que, juntas, constituíam um corpo auto-suficiente de produção e consumo.

27  Sobre o movimento das Cruzadas, em que a Igreja Católica procurou retomar as  “terras santas” dos mouros, assinale a opção correta.
a) As Cruzadas ampliaram as possibilidades do comércio europeu na Ásia.
b) As Cruzadas foram financiadas unicamente com recursos da Igreja e não tinham fins comerciais.
c) Os senhores feudais que financiavam as Cruzadas eram recompensados unicamente
com títulos religiosos.
d) Do ponto de vista militar, as Cruzadas obtiveram êxito total contra os mouros, expulsando-
os da Europa e da Terra Santa.

28  Nos últimos anos do século XI tiveram início as Cruzadas, expedições de
cunho religioso-militar organizadas como uma contra ofensiva cristã em relação ao cerco
muçulmano. É correto afirmar que, ao mesmo tempo, essas expedições:
a) responderam pela ruralização da Europa Ocidental e deixaram como principal consequência
o esfacelamento do sistema feudal;
b) promoveram a reunificação da Igreja romana do Ocidente e do Oriente e contribuíram
para o fortalecimento do poder papal;
c) foram um meio utilizado pela Igreja para reconstruir o Antigo Império Romano e
transformar o Mediterrâneo num mare nostrum cristão.
d) conquistaram as rotas comerciais terrestres das cidades italianas e impediram a difusão
das crenças religiosas islâmicas no Mediterrâneo;
e) foram uma forma de aliviar as pressões demográficas sobre o sistema feudal e trouxeram
como principal conseqüência a reabertura do Mediterrâneo ao comércio europeu.

29.  A crise do sistema feudal pode ser explicada:
a) a partir do desenvolvimento comercial, que gerou a economia monetária e desintegrou a economia natural;
b) a partir da contradição do próprio sistema feudal, cujas relações de trabalho eram incompatíveis com a ampliação do mercado de trabalho;
c) pelo desenvolvimento da economia de mercado capitalista, que liquidou a economia de consumo feudal;
d) pelo surgimento das cidades e a conseqüente atração dos servos para os núcleos urbanos, despovoando o campo;
e) por causa de centralização do poder político, que liquidou o poder senhorial.

30. Na Idade Média praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais denominadas "corporações de ofício". As corporações de ofício eram:
a) associações de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo;
b) o mesmo que as "ligas para o livre-comércio";
c) associações de burgos para a proteção do mercado;
d) associações de profissionais de vários ofícios dentro do burgo;
e) associações internacionais de ligas profissionais.

31. As cidades medievais desenvolveram-se entre os séculos XI e XII devido:
a) à ampliação do comércio interno e externo;
b) ao desejo dos senhores feudais de vê-las emancipadas;
c) ao amparo dado pela Igreja aos burgueses;
d) à compra de suas liberdades pelos vilões;
e) n.d.a.

32. O Renascimento Urbano ocorreu:
a) a partir do desmembramento do império Carolíngio;
b) com o desenvolvimento comercial registrado na Baixa Idade Média;
c) com o desenvolvimento da arquitetura urbana medieval;
d) a partir da criação das universidades, na Alta Idade Média;
e) n.d.a.

33: (UNEMAT/MT) Observe o mapa abaixo:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl9MUL2TDcnZWbsmjbXMLUXi-z0vCIM-o5fLFaSsi8-Yx4bgBTsrpVQIanlemEdeLAL72BvjphStGdK01W0-3L_UwI5eoUI5n5pc6pBWEJLV7eSMvr8-VLuFuO4UApMOhnDlcGB_tmCpo/s320/1.JPG
Sobre a economia da Europa no século XIII e julgue as alternativas:
A - Existem três grandes rotas comerciais restritas ao continente europeu: a Rota Veneziana, a Rota Flamenga (Mar do Norte/Báltico) e a Rota Africana.
B - Na Europa, por causa do comércio das especiarias, duas grandes cidades se destacam: Veneza e Constantinopla.
C - Três grandes rotas levam produtos do Extremo Oriente para o Oriente Médio: Rota da Seda, Rotas das Especiarias e uma rota do Mar Vermelho que abastece Cairo.
D - As rotas do Mar do Norte e Mar Báltico comercializam, principalmente, produtos como especiarias, seda, marfim, escravos.
Europa, por causa do comércio das especiarias, duas grandes cidades se destacam: Veneza e Constantinopla.
34:  A prosperidade das cidades medievais (séculos XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças:
A - à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passaram a ser protegidas pela Igreja;
B - à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que dominava a vida urbana;
C - à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais;
D - ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras quanto de novas técnicas;
E - campo abastecer prioritariamente os setores urbanos.

35. A finalidade das universidades nos séculos XII e XIII aproxima-se daquela das corporações de ofício que se caracterizam pela:
A - organização de mestres e aprendizes em defesa de seus interesses e instauração de um monopólio;
B - manutenção de um privilégio: o dos primogênitos;
C - subordinação e obediência às ordens monásticas
D - as alternativas a, b e c estão corretas;
E - nenhuma das alternativas acima está correta.

36.  As feiras na Idade Média constituíram-se:
A - instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento do cotidiano dos seus habitantes;
B - áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias;
C - locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época;
D - locais fixos de comercialização da produção dos feudos;
E - instituições carolíngias para renascimento com as invasões no Mediterrâneo.

37.  O crescimento populacional na Europa Ocidental, a partir do século XI, implicou dificuldades sociais, devido à:
A - mentalidade teocêntrica típica da Idade Média, que condenava o trabalho produtivo;
B - descentralização política feudal, que impedia a livre circulação da mão-de-obra;
C - população exígua das cidades medievais, comprimidas no interior de muralhas;
D - regulamentação das Corporações de Ofício, que proibia a formação de artesãos;
E - baixa produtividade da economia medieval e a sua limitada possibilidade de expansão.

38.  No contexto da crise do feudalismo, as Cruzadas contribuíram para:
a) a retomada das terras cristãs em poder dos árabes.
b) a Igreja fortalecer sua autoridade sobre os senhores feudais.
c) a aquisição de novos feudos, dinamizando o comércio.
d) a reabertura do mar Mediterrâneo, dinamizando o comércio entre o oriente e o ocidente.
e) o estímulo da produção agrícola nos feudos.

39.  (...) apesar de flutuações no tempo e desigualdades regionais, a população da Europa Ocidental passou de 18 milhões de pessoas por volta do ano 800, para 22 (em torno do ano 1000), quase 26 (ano 1100), mais de 34 (ano 1200) e mais de 50 (cerca do ano 1300). Apesar de paralelamente ter havido o desbravamento, a conquista e a o a fins do século XIII.(Hilário Franco Jr., "O feudalismo")
Sobre o crescimento demográfico, apresentado no texto, é correto afirmar que
a) foi consequência direta da manutenção de um clima sempre muito úmido e quente, além dos fortes fluxos migratórios oriundos do norte da África, desde o século VII, trazendo mão-de-obra abundante e qualificada.
b) devido à passagem da servidão para a escravidão - por meio de um processo longo e progressivo -, melhoraram de maneira considerável as condições de vida dos trabalhadores rurais e urbanos a partir do século X.
c) apesar da diminuição da produtividade e da quantidade das terras agriculturáveis, houve o aumento da resistência da população européia a várias doenças contagiosas, além de um importante avanço nas práticas médicas.
d) tem uma forte ligação com o incentivo para o aumento da natalidade patrocinado pela Igreja Católica, desde o século IX, como mecanismo de defesa contra o avanço da presença árabe no sul da Europa e norte da África.

40.  "Chegou o dia em que o comércio cresceu, e cresceu tanto que afetou profundamente toda a vida da Idade Média. O século XI viu o comércio andar a passos largos; o século XIl viu a Europa ocidental transformar-se em conseqüência disso. (Leo Huberman)
Assinale a alternativa relacionada ao texto anterior.
a) Os efeitos do renascimento urbano e comercial foram sentidos simultaneamente em todo o território europeu.
b) O modo de produção servil foi imediatamente substituído pelo desenvolvimento de centros industriais e pelo trabalho assalariado.
c) A ampliação de novos mercados e centros urbanos contribuiu para a redução do crescimento demográfico e da migração.
d) A expansão marítima comercial européia, através da aliança dos reis com a burguesia, consolidou as relações mercantis na Ásia, Europa e América.
e) O renascimento comercial trouxe o crescimento das cidades, a expansão do mercado e a ascensão de um novo grupo social.

41.  "Durante os séculos XI a XIII verificou-se nas atividades agrícolas e artesanais da Europa Centro-Ocidental um conjunto de transformações (...) que repercutiram no crescimento das trocas mercantis. Situa-se aí historicamente o chamado renascimento urbano medieval."
Fonte: RODRIGUES, A. E.; FALCON, F. "A formação do mundo moderno". 2. ed. Rio de Janeiro: Elesevier, 2006, p.9.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que tais mudanças econômicas:
a) Caracterizaram-se pelo desenvolvimento das técnicas de produção e amplo emprego de recursos energéticos, tais como carvão e petróleo.
b) Implicaram no capitalismo mercantil incrementado pelo amplo comércio atlântico, fomentado por negociantes italianos e príncipes alemães.
c) Aumentaram a produção no campo e na cidade e fomentaram a circulação de bens e moedas, viabilizados por novos instrumentos de crédito a governantes e comerciantes.
d) Privatizaram as terras e introduziram um modelo de produção fabril, promovido pelo governo britânico.
e) Reforçaram o predomínio político e comercial dos senhores feudais sobre os governos citadinos.

42.  "(...) as cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas, Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados orientais, para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...) (Hilário Franco Júnior, "As cruzadas")
Além da decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições
a) o desaparecimento das ordens mendicantes - especialmente franciscanos e dominicanos -, assim como a superação das heresias católicas.
b) o fortalecimento nas relações de vassalagem em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da burguesia comercial.
c) a estagnação das atividades comerciais entre algumas cidades comerciais do mar do Norte - como Bruges e Gand - e as cidades do litoral oeste da África.
d) a radicalização no processo de fragmentação político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico da nobreza togada.
e) a relação entre os cruzados com bizantinos e muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de filosofia greco-romana.

43:Acerca do Renascimento: I - As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo. II - O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque. III - A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época. IV - A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte. V - A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos. É correto apenas o afirmado em:
a) I, II, III.
b) I, II, IV.
c) I, II, V.
d) I, III, V.
e) II, IV, V

44:Sobre o Renascimento, pode-se afirmar:
a) pode ser visto como uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
b) Florença e Roma, Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
c) o Renascimento valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
d) o Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
e) o Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.

45:A arte renascentista, de uma forma geral, se caracterizou pela
a) representação abstrata do mundo.
b) estreita relação entre arte-romantismo-melancolia.
c) representação cubista da idéia de Deus.
d) aproximação entre arte-pesquisa-inovações técnicas.
e) valorização estética dos afrescos da antiguidade egípcia.

46:"Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais." (SHAKESPEARE, William. HAMLET.) O valor renascentista expresso nesse texto é
a) o antropomorfismo.
b) o hedonismo.
c) o humanismo.
d) o individualismo.
e) o racionalismo.

47:Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características: Exceto
a) inspiração crítica nos valores e ideais da Antigüidade Clássica.
b) defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das "humanidades".
c) descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
d) interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo.

48. A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade
b) defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários.

49.  Sobre o Renascimento científico é correto dizer:
a) as Ciências não avançaram muito nesse período, pois sofriam a influência do Cristianismo.
b) houve, nesse período, grandes progressos na Trigonometria e na Álgebra, além de se desenvolverem pesquisas sobre a refração da luz e se criarem fundamentos da óptica.
c) o homem renascentista adotava a Teoria Geocêntrica formulada por Nicolau Copérnico e defendida por Galileu Galilei.
d) o espírito crítico do homem renascentista partiu para a Ciência experimental, a observação, a fim de obter explicações racionais para os fenômenos da natureza.
e) o homem renascentista via o Universo como uma obra sobrenatural, fruto dos preceitos cristãos

50.  Considerando as relações existentes entre o Humanismo e o Renascimento, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
a) o Humanismo constitui um movimento filosófico contrário ao Renascimento
b) o Humanismo constitui uma visão de mundo que permitiu o resgate à herança greco-romana
c) o Humanismo e o Renascimento, embora sendo movimentos contemporâneos, eram bem distintos e não apresentavam semelhanças
d) o Humanismo fazia uma severa crítica à herança greco-romana
e) O Humanismo constituía-se num movimento de exaltação aos valores medieval

51.  A Europa do século XIV passava por uma profunda inquietação intelectual, caracterizada pela idéia de renovação cultural e por uma visão essencialmente crítica da sociedade. Esse fenômeno ficou conhecido como Renascimento.
A partir do exposto, julgue a validade das proposições que se seguem.
I. A ampliação do raciocínio científico nessa época, com ênfase no método experimental, levou à refutação progressiva das interpretações dogmáticas e também a atitudes de valorização da razão.
II. Passou-se a rejeitar os valores greco-latinos, objetivando preservar a pureza dos valores cristãos. Essa rejeição pode ser percebida em Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
III. Estabeleceram-se condições para que o individualismo se difundisse. Assim, por exemplo, os artistas passaram a assinar as suas obras, enquanto os nobres e burgueses mandavam fazer retratos e estátuas de si mesmos.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As proposições I e II são verdadeiras.
b) As proposições I e III são verdadeiras.
c) As proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.

 O Humanismo renascentista que se destacou pelas suas inovações nas expressões artísticas e literárias representou:
a) O movimento cultural que valorizou o homem ativo e criativo.
b) O desenvolvimento técnico voltado para o mecenato na cultura renascentista.
c) A defesa das virtudes do homem contra os vícios intrínsecos à mulher.
d) O homem contemplativo, centro do universo, sujeito às leis divinas.
e) O movimento social com vistas à conquista de direitos.

53. O movimento intelectual e cultural que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna ficou conhecido como:
a) Renascimento
b) Colonização
c) Descobrimento
d) humanização
e) Antropocentrismo

54. O renascimento caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:
a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura moderna
d) Aumento na produção agropecuária.
e) Desenvolvimento da impressa.

55. Homens ricos que estimularam e patrocinaram o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas:
a) humanistas
b) mecenas
c) Racionalistas
d) Individualistas
e) greco-romanos

56. O Renascimento iniciou-se:
a) Na França
b) Na Inglaterra
c) Na Holanda
d) Na península itálica
e) No Novo mundo


GABARITO



1-A                      26- D                      51-B
2-B                      27-A                       52-A
3-B                      28-E                        53-A
4-C                      29-D                        54-E
5-E                       30-A                       55-B
6-B                      31-A                        56-D
7-A                      32-B
8-D                      33-C
9-A                      34-D
10-D                    35-A
11-B                    36-C
12-C                    37-E
13-D                    38-D
14-A                    39-ANULADA
15-E                     40-E
16-A                    41-C
17-D                    42-E
18-A                    43-B
19-B                     44-D
20-C                     45-D
21-D                     46-C
22-E                      47-C
23- D                    48-C
24-C                     49-D
25- B                    50-B

28 comentários:

  1. boa noite robson 6 d, nossa acertei 29 preciso estudar mais

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  2. Excelente exercício, bom para os alunos treinarem.

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  3. Leticia Santana Nº27 Serie:6D
    Nossa ... Fiquei Supressa Com Tantos Erros Meus , Mais que Sirva Tudo isso De Aprendizado !

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  4. boa noite sou o aluno carlos 6 a preciso estudar mais, até ja copiei a prova, muito legal.

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  5. aa prova estava pouco dificil mas com tudo que o professor ensinou...

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  6. nos achamos esta prova muito dificil mas foi legal
    Natália e Kaio 6°C

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  7. lucas eu achei legal a prova de historia
    mathes meio dificio

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  8. eu fui bom na prova Diego 6°F Renan 6°F fui + ou - na prova

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  9. guilherme e franciane 6ano f nois gosta muito da prova e tambem muito dificil

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  10. Letícia Aparecida Evangelista Lopes 6 ano F eu achei essa prova meio a meio tem muita questão e eu nem cheguei na metade dos acertos

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  11. janaina 6F eu fui ruin na prova mas vou melhora

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  12. nome joao luiz 7 ano A sala 7
    eu tirei 19 ponto

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  13. Boa noite o mais importante nessa prova,foi mostrar aos alunos como são a maioria dos vestibulares nas melhores escolas técnicas e universidades, começando o treinamento desde cedo.
    Professor Odilon.

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  14. meu nome e vinicius e eu acho que eu deveria ter estudado um pouco mais pois estava difil apesar de eu ter tirado uma boa nota.

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  15. Antonio e Evellyn a gente e do 7*ano B a gente achou a prova muito dificil eu o antonio tirei 13 infelizmente mais na outra posso melhorar.E eu Evellyn tirei 16 e acho q eu nao posso melhorar muito nao mais um pouquinho

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  16. nome: anatan 7 ano B sala 8 eu achei a prova muito dificil mas vai me ajudar em algumas coisas .

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  17. fernanda 7anoB sala 8 a prova foi um pouco dificio pq eu ñ tinha estudado mas agora vo estuda mas

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  18. Gustavo Carvalho Oliveira 7ºano B.
    Achei a prova importante para o nosso futuro, simulado do saresp muito dificil.
    Tive 21 Acertos ;)

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  19. alexsander 7 ano b sala 8 eu achei aprova muinto dificil

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  20. meu nome e Thiago do 7 ano b eu achei a prova muito difil pois nao tirei uma nota boa e acho que eu deveria ter estudado mais

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  21. danilo dos santos 7 ano b sala 8 eu gostei da prova e tirei infelizmente 13 na prova

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  22. janaina silva dos santos 7ano B 19 acertos
    thalita silva oliveira 7ano B 15 acertos

    eta provinha!a prova foi mt importante,para o futuro melhor.(opiniao de thalita)
    prova complicada mas ate q eu tirei azul(janaina)

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  23. eu luciana achei a prova muito interesante mas tinha questao que eu nem estudei e tirei 14.eu maria samara achei a porva muito interesante

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  24. ola,meu nome é gabriela e ana kelly estou na 6 b e achei a prova difícil so que o professor ja tinha explicado, ai facilitou bastante foi um pouco ruim na prova so queremos melhorar cada vez mais

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  25. nome:rasquel cruz lins n: 27 sala 8
    nome: sarah rocha de souza
    nos gostamos muito da prova

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  26. eu sou ione 6b fiz a prova no dia 30/04/2013 com o professor odilon e tirei 17 pontos ele vai mim ajudar muito no futuro.

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  27. Meu nome é Suéllen 7°ano A e eu acertei 32 questões.
    Obrigado Odilon por te me ajudado.

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  28. Eu estou estudando para o saresp de amanhã dia 27/09/13
    Ne desejem boa sorte!!!
    Estudo na escola laerte ramos de carvalho.

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