quinta-feira, 9 de maio de 2013

OT. A leitura de Imagens no ensino de História


Ot realizada no dia 02/05/2013 na E.E. José Artigas  Tema “A leitura de Imagens no ensino de História”

Palestrante Flavio de Campos
Professor Odilon                    Disciplina História

A palestra teve inicio com a apresentação do palestrante Flavio de campos, especialista em Leitura a Analise de Imagens.
O tema central foi sobre a importância das imagens, onde o palestrante divulgou seus trabalhos (livros e artigos), deu ênfase para um ensino de História dinâmico e estimulante dentro da sala de aula com o auxilio de diversos tipos de imagens históricas e atuais, para chamar a atenção e estimular os alunos.
Flavio deu dicas para os professores usarem imagens que cativem os alunos (ele deu exemplos de futebol, artistas e animais), ou seja, temas do cotidiano dos alunos.
Em seguida mostrou várias imagens racistas e preconceituosas divulgadas na mídia ao longo dos tempos alertando como a imagem pode interferir na opinião das pessoas. Destacou também a positividade das fotos e fez uma analise visual de cada uma das fotos, além de estabelecer relação entre elas.
O palestrante alertou aos professores para tomar cuidado na construção das ideias (esse fato ocorre ao selecionar as fontes) e em não interferir no pensamento critico dos alunos.
No encerramento da palestra, Flavio deu dicas de sequencias didáticas com imagens que podem ser usadas na sala de aula 1o OBJETIVOS   2o HABILIDADES   3o  DESENVOLVIMENTO e por fim se mostrou preocupado com a falta de oportunidades de estudos do negro e do índio em sala de aula, lembrando novamente do forte acervo de imagens que podem ser usados em sala de aula, principalmente com os recursos tecnológicos existentes e em amplo crescimento na educação.
Após a apresentação de Flavio de Campos, os representantes da Editora LEYA, divulgaram seu trabalho que é todo voltado para a educação digital, mostraram alguns planos de aulas digitais e disponibilizaram aos professores um modelo de aula digital.
Flavio de Campos voltou novamente  e disponibilizou todas as imagens utilizadas na palestra para os professores usarem em sala de aula.

Nos dias de hoje a inclusão digital é fundamental nas escolas.


Um comentário:

  1. eu sthephany silva e maria samara entendemos que no texto quando o brasil fez seu primeiro censo em 1872 o levantamento apontou que 15% da população era de escravos avó de robson,paulo cresceu ajudando os país na lavoura 6 ano b muito obrigada! nos agradecemos nos entendemos que a avó de robson trabalhava des que nasceu para ajudar seus país eu adorei muito é muito interessante

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...