quinta-feira, 2 de maio de 2013

COMPARTILHANDO: GESTÃO, CURRICULO E INCLUSÃO

RELATÓRIO ORIENTAÇÃO TÉCNICA
PROFº RODRIGO PATROCINIO

PALESTRA: Mario Sérgio Cortella

GESTÃO, CURRICULO E INCLUSÃO.

Do professor doutor Mario Sérgio Cortella nos levou a reflexão a respeito da urgência que temos de se incluir, pensando que incluir é evitar que alguém fique do lado de fora. Para isso usou como exemplificação a fotografia que sempre queremos que todos saiam na foto, pois sempre chamamos alguém para sairmos na foto. Também relevou a ideia de que inclusão não é somente dos que tem um tipo de deficiência visual, auditiva, etc. Mesmo com essa urgência não podemos fazer essa inclusão de forma acelerada, ou seja de qualquer jeito, isso exige cuidado e adaptações.

O sistema de ensino passou por um uma fase que era o ginásio que posteriormente virou  ensino de oito anos na sequência para nove anos e agora estamos passando por um processo em que o ensino infantil será obrigatório e para que tudo isso ocorresse e ocorra é necessário adaptações e investimentos e é claro de tempo.

Após citar a escola como um lugar possível para a viabilização da inclusão, Cortella lembrou-nos dos impostos que pagamos e que por causa deles podemos desfrutar dos recursos que o Estado disponibiliza, como forma de ``devolução´´, pelo menos era assim que deveria funcionar, pois todos deveriam desfrutar, mas muita coisa é só para quem pode. Há muita gente sentando na ``beirinha´´ e tantos outros acham que qualidade é privilégio, o que não confere segundo Cortella.

Incluir não pode ser elogiar as desigualdades.

Ao falar da inclusão Cortela deixou cinco palavras que segundo ele são virtudes, como costuma assinar em suas obras.

1º Humildade
Para incluirmos precisamos de humildade e reconhecer que não sabemos para aprender a fazer diferente.

2º Sinceridade
Sinceridade é Sem Cera, ou seja, não tem nada que embace a visão. Não tem duas caras. Ser ético e parar de assumir personalidades diferentes: Trabalha no estado, abona, falta faz de qualquer jeito, trabalha na particular faz tudo com zelo.

3º Integridade
Ser integro é não se diminuir nem se divide, mas se reparti. Jesus ao alimentar 5 mil homens pegou cinco pães e dois peixes e repartiu. Quem reparte multiplica. ``Eu por mim não faria, mas....``

3º Pluralidade
Do atuantes na educação 93% são mulheres e mesmo assim é sala dos professores...
Curativo cor de pele 51% da população brasileira é afro descendente.... 
Precisamos entender que existe a pluralidade de sotaque, gênero, pele. Etc.

4º Solidariedade
Solidez e impedir a desertificação da vida.
Preciso ter sólida base científica;
Formação de cidadania;
Pratica de solidariedade.

5º Esperança
Precisamos não apenas esperar, mas `esperançar´ ou seja não apenas ficar parado esperando e sim correr atrás e buscar o conhecimento.


Participar dessa Oficina técnica como representante da escola Deputado Gregório Bezerra foi avivar o gosto pela educação e me alegrar por encontrar pessoas que acreditam que a educação não é uma utopia, mas sim um inédito viável. Incluir é sim acreditar na possibilidade e possibilidades de trazer para nossa sociedade situações de inclusão a todo instante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...