Trabalho
Meio ambiente
Energia,
consumo sustentável.
Série: 6ºano /5ªsérie
Professora: Dalila Maria
Tempo
de duração do projeto: ao longo do ano letivo com a primeira explanação no dia
25/05/2013
Conteúdos:
operações
básicas (+,-,x,÷),resolução de problemas envolvendo situações do cotidiano.
Objetivos:
·
Realizar
operações com números naturais de modo significativo;
·
Compreender
e se responsabilizar de que a luta por uma forma de vida sustentável é uma necessidade e um dever de todos nós
Habilidades:
·
H3
- Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos
·
H4
- Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
·
H5
- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
numéricos.
Metodologia:
1ª
etapa:
·
Escolha
do tema eletricidade junto aos alunos,
·
Pesquisa
e registro na sala do Acessa Escola visando conhecer as principais usinas
hidrelétricas do Brasil. As diferentes formas de se produzir energia e as
principais características de cada uma. O impacto ambiental causado por cada
fonte geradora de energia.
·
Reflexão
como seria a vida sem energia elétrica, ressaltando que sem nenhum setor
econômico ou social funcionaria.
·
Pesquisa
com os pais, sobre o que é apagão e porque ele acontece.
·
Desafio: economize dois minutos de energia
elétrica por dia.
·
Calculo
da economia diária, mensal e anual de cada aluno.
·
Calculo
da economia diária, mensal e anual da classe.
·
Calculo
da economia diária, mensal e anual de todos os alunos da escola.
·
Confecção
dos slides e apresentação dos resultados na VI Conferencia do Meio Ambiente e
Um Dia na escola do meu Filho.
2ª etapa:
·
Pesquisa
e registro na sala do Acessa Escola sobre os diferentes tipos de lâmpadas
disponíveis no mercado,
·
Elaboração de tabelas com registro do valor KWH consumida por cada uma das
lâmpadas e o valor em R$.
·
Resolução
de problemas simulando situações de troca de lâmpadas comuns por lâmpadas mais
econômicas buscando economia a curto e longo prazo tanto do consumo em KWH,
quanto da economia financeira realizada.
Justificativa: Esse
trabalho se justifica pela necessidade de uma constante reflexão sobre a forma
em que vivemos, o quanto consumimos de recursos naturais e o impacto ambiental
causado pelo consumo desenfreado, e ainda, para que possamos retomar o
compromisso e a responsabilidade de que a preservação do meio ambiente é um
dever de todos nós, e que pequenas ações individuais somadas as dos demais
fazem grande diferença.
Avaliação:
os
alunos foram avaliados de forma individual na resolução de problemas e de forma
coletiva nas pesquisas e apresentação de resultados, foi avaliada também a
interação do aluno com os demais colegas na elaboração das atividades, assim
como o interesse e participação nas pesquisas direcionadas.
Materiais utilizados:
Sala
do Acessa Escola, Cd, lousa, giz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.