segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trabalho Meio ambiente Energia, consumo sustentável.

Trabalho Meio ambiente
Energia, consumo sustentável.


Série6ºano /5ªsérie
Professora: Dalila Maria


Tempo de duração do projeto: ao longo do ano letivo com a primeira explanação no dia 25/05/2013

Conteúdos: operações básicas (+,-,x,÷),resolução de problemas envolvendo situações do cotidiano.
Objetivos:
·         Realizar operações com números naturais de modo significativo;
·         Compreender e se responsabilizar de que a luta por uma forma de vida sustentável é uma necessidade  e um dever de todos nós

Habilidades:
·         H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos

·         H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. 

·         H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Metodologia:
1ª etapa:
·         Escolha do tema eletricidade junto aos alunos,
·         Pesquisa e registro na sala do Acessa Escola visando conhecer as principais usinas hidrelétricas do Brasil. As diferentes formas de se produzir energia e as principais características de cada uma. O impacto ambiental causado por cada fonte geradora de energia.
·         Reflexão como seria a vida sem energia elétrica, ressaltando que sem nenhum setor econômico ou social funcionaria.
·         Pesquisa com os pais, sobre o que é apagão e porque ele acontece.
·          Desafio: economize dois minutos de energia elétrica por dia.
·         Calculo da economia diária, mensal e anual de cada aluno.
·         Calculo da economia diária, mensal e anual da classe.
·         Calculo da economia diária, mensal e anual de todos os alunos da escola.
·         Confecção dos slides e apresentação dos resultados na VI Conferencia do Meio Ambiente e Um Dia na escola do meu Filho.
 2ª etapa:
·        Pesquisa e registro na sala do Acessa Escola sobre os diferentes tipos de lâmpadas disponíveis no mercado,
·          Elaboração de tabelas com registro do valor KWH consumida por cada uma das lâmpadas e o valor em R$.
·         Resolução de problemas simulando situações de troca de lâmpadas comuns por lâmpadas mais econômicas buscando economia a curto e longo prazo tanto do consumo em KWH, quanto da economia financeira realizada.

Justificativa: Esse trabalho se justifica pela necessidade de uma constante reflexão sobre a forma em que vivemos, o quanto consumimos de recursos naturais e o impacto ambiental causado pelo consumo desenfreado, e ainda, para que possamos retomar o compromisso e a responsabilidade de que a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós, e que pequenas ações individuais somadas as dos demais fazem grande diferença.

Avaliação: os alunos foram avaliados de forma individual na resolução de problemas e de forma coletiva nas pesquisas e apresentação de resultados, foi avaliada também a interação do aluno com os demais colegas na elaboração das atividades, assim como o interesse e participação nas pesquisas direcionadas.



Materiais utilizados: Sala do Acessa Escola, Cd, lousa, giz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...