quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quadro de Salas e Horários para 2012

ATENÇÃO PARA NOVO HORÁRIO, 
Em 2012: todos os dias com 6 (seis) aulas.



A lista estará disponível para Consulta na Escola no dia 31 de Janeiro, a partir das 10h00.

Bom Ano letivo a Todos!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PARA REFLEXÃO

SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA



Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?

Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?

A orquestra está desafinada.

E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?

E os ouvintes, por que não gritam?

Estão mudos?

Não; não sabem gritar.

Gritam, às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.

E você? Também é músico nesta orquestra?

A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.

Não basta simplesmente tocar.

A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.

Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!



O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.



BOM RETORNO!



ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO GREGORIO BEZERRA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

Profª Irmã M.Lustro Moraes    Disciplina:  MATEMÁTICA
Projeto em parceria com o CENP
ÁGUA : ECONOMIZAR É PRECISO

1- Atividades Realizadas
A atividade realizada com os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do período vespertino teve o objetivo de envolvê-los na conscientização da finitude e na quantidade ínfima que o planeta Terra dispõe para o nosso consumo.
Para a realização da atividade,a professora e os alunos coletaram garrafas pet pequenas que foram enchidas com água, com corante alimentício azul, dispostas em uma base fixa para demonstrar, em forma de gráfico de colunas, as seguintes quantidades aproximadas de água no nosso planeta:
1ª garrafa – indica os 70% de água existente em nosso planeta.
2ª garrafa – indica que, destes 70%, 97% estão nos oceanos e mares.
3ª garrafa – indica que 2% encontram-se em forma de geleiras e neves eternas.
4ª garrafa – indica a quantidade mínima de água para o nosso consumo, ou seja,  1%.

2- Resultados alcançados, reflexo de aprendizagem

Como resultado, obtivemos um gráfico de colunas em formato 3D, que pôde ser apreciado por todos os participantes e demonstrou de forma clara a  idéia de quantidades.
Houve o aprimoramento do trabalho cooperativo em equipe e divisão de tarefas, bem como o empenho do grupo.
Trabalhamos as idéias de grandeza e porcentagem, bem como a fabricação de gráficos.
A utilização de material reciclado também foi usada como fator educacional.



3- Aspectos positivos observados
Observamos a maior integração da equipe e a valorização dos indivíduos como participantes do projeto.
Alcançamos a maior integração Professor-aluno através do trabalho conjunto.


 
4- Aspectos negativos/dificultadores
Não foram observados aspectos negativos na atividade.

5- Conteúdos relevantes
Conteúdos trabalhados no projeto:
Finitude de recursos naturais (água)
Trabalho com porcentagens
Trabalho com gráficos
Trabalho cooperativo e em equipe
Trabalho com reciclagem


 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Auto-avaliação dos projetos desenvolvidos na escola em 2011


 Professor Cristiano - Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna

1 – Quais projetos/seqüenciada escolares estão sendo e/ou foi desenvolvido nas classes?
Os projetos desenvolvidos na escola foram a “Conferência do Meio-Ambiente”, “A Escola que Lê” e entre as várias aulas seqüenciadas em LEM (Língua Estrangeira Moderna), as atividades desenvolvidas foram projetos temáticos como o uso de Flash Cards em sala para a memorização de novos vocabulários em Inglês.

2 – Como foram encaminhados esses projetos/seqüenciada?
Os projetos foram realizados valendo-se do protagonismo juvenil, onde através de cada seqüência didática o aluno se apropriava de novos conhecimentos com o intuito de construir sua própria proficiência na língua estrangeira moderna.

3 – Quais são os objetivos desses projetos/seqüenciada?
Os objetivos são o de fazer com que o educando seja um pesquisador para que ele possa seguir os seus estudos em Língua Estrangeira Moderna além da educação básica.

4 – Quais desses projetos foram retirados da proposta dos cadernos do professor? Quais foram criadas pelo professor?
Os projetos retirados do caderno do professor foram importantes, pois as atividades seqüenciadas e temáticas propiciaram aos alunos a contextualização dos conteúdos. Os Flash Cards foi um dos projetos criados pelo professor que veio como um grande auxílio e complemento para o currículo do Estado de São Paulo.

5 – Breve descrição da atividade realizada.
Usamos a apostila número quatro na situação de aprendizagem 2 – Free Time Activities – Atividades de Tempo Livre, onde os alunos aprenderam a usarem o gerúndio “ing” com significado de infinitivo ou “base form”: temos exemplos de expressões como – “listening to music”, “watching TV” ou “playing computer games”.

6 – Resultados alcançados/reflexo na aprendizagem:
Os resultados foram vários, mas o principal foi o desenvolvimento da proficiência da Língua Estrangeira Moderna – Inglês através da aprendizagem de novos vocabulários com uma aula contextualizada que trabalha o conhecimento do educando e seu protagonismo juvenil.

7 – Aspectos positivos observados:
Os aspectos positivos foram – melhoria da proficiência do educando na Língua Estrangeira Moderna estudada, maior interesse do educando em aprender a aprender, melhoria na inter-relação entre educandos e educador.

8 – Aspectos negativos/dificultadores:
Indisciplina de alguns educandos que com algumas intervenções do educador foi solucionada esta problemática fazendo com que o educando desenvolve-se sua aprendizagem e sua capacidade de aprender.

9 – Comentário relevante;
As apostilas de Língua Estrangeira Moderna são muito importantes para a prática do ensino – aprendizagem de Língua Inglesa.

10 – Quais dessas atividades estão relacionadas com a Proposta Curricular?
Todas as atividades estão relacionadas à Proposta Curricular e as apostilas são complementos importantes não engessados, porém complementares e de grande auxilio da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Também atividade de extrema importância foi o uso da sala de informática denominada de Acessa Escola onde os alunos acessaram sites da Língua Inglesa, vídeos do youtube onde aprenderam sobre países anglo-saxões como a Nova Zelândia, os Estados Unidos da América e o Canadá, também através do Acessa Escola os estudantes tiveram a oportunidade de aprenderem novos vocabulários e terem novos acessos a textos em Língua Inglesa. Além disso, os educandos conheceram sites internacionais como o The New York Times, The Guardian entre outros. Assim, o Acessa Escola foi muito importante como ferramenta auxiliar para o complemento da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Resolução SE 2, de 12-1-2012

22 – São Paulo, 122 (9) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Resolução SE 2, de 12-1-2012Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública Estadual:

O Secretário da Educação, considerando: o direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; a pluralidade de características e de ritmos de aprendizagem dos alunos no percurso escolar; a necessidade de atendimento à diversidade de demandas apontadas nos diferentes diagnósticos escolares; a importância da adoção de alternativas operacionais diversificadas que promovam aprendizagens contínuas e exitosas; a importância de mecanismos de apoio que subsidiem a atuação do professor nas suas atribuições de organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do ensino e da aprendizagem do aluno, resolve:
Artigo 1º - Dentre os mecanismos de apoio aos processos de ensino, os estudos de recuperação devem ser oferecidos pela escola para assegurar ao aluno o direito de aprender e de concluir seus estudos dentro do itinerário regular do ensino fundamental ou médio previsto em lei.
Artigo 2º - Os estudos de recuperação de que trata o artigo anterior distinguem-se pelos momentos em que são oferecidos e pelas metodologias utilizadas em seu desenvolvimento, caracterizando-se basicamente como estudos de Recuperação Contínua e de Recuperação Intensiva.
Artigo 3º - para a viabilização do disposto no artigo anterior, a unidade escolar poderá, na conformidade dos seus recursos materiais e humanos, dispor, a partir de 2012, dos seguintes mecanismos de apoio escolar:
I – Recuperação Contínua, com atuação de Professor Auxiliar em classe regular do ensino fundamental e médio;
II – Recuperação Intensiva no ensino fundamental, constituindo classes em que se desenvolverão atividades de ensino diferenciadas e específicas.
Artigo 4º - o Professor Auxiliar, a que se refere o inciso I do artigo anterior, terá como função precípua apoiar o professor responsável pela classe ou disciplina no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem, em especial as de recuperação contínua, oferecidas a alunos dos ensinos fundamental e médio, com vistas à superação de dificuldades e necessidades identificadas em seu percurso escolar.
§ 1º - a atuação do Professor Auxiliar ocorrerá, ouvido o professor responsável pela classe ou disciplina, simultaneamente às atividades desenvolvidas no horário regular de aula, mediante atendimento individualizado ou em grupo, que propicie condições necessárias ao aluno para aprender nas situações de ensino asseguradas à classe;
§ 2º - o Professor Auxiliar poderá atuar somente em classes do ensino fundamental e médio cujo número de alunos ultrapasse, respectivamente, 25 (vinte e cinco) alunos nos anos iniciais, 30 (trinta) nos anos finais e 40 (quarenta) no ensino médio.
§ 3º - Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Professor Auxiliar poderá atuar, em cada classe, com até 10 (dez) aulas semanais e enquanto se fizer necessário à superação das dificuldades discentes.
Artigo 5º - As classes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio poderão contar com até 3 (três) Professores Auxiliares, respeitada a compatibilidade e pertinência entre a natureza da disciplina e a área de formação acadêmica desses professores, que atuarão, no decorrer do ano letivo, em apoio ao docente responsável pela disciplina, na organização, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino e de aprendizagem, em especial as de recuperação contínua.
§ 1º - As atividades de apoio escolar, para alunos com resultados insatisfatórios de aprendizagem, poderão ser desenvolvidas em até 3 (três) aulas semanais por classe e no horário regular de aula, de acordo com o diagnóstico das necessidades, expectativas e prioridades identificadas pelos professores das diferentes disciplinas da classe e pela equipe gestora da unidade escolar.
§ 2º - As atividades de apoio escolar de uma mesma classe poderão ser desenvolvidas em até 3 (três) aulas semanais, distribuídas em até 3 (três) disciplinas, podendo haver alternância periódica das disciplinas, com base no diagnóstico de que trata o parágrafo anterior.
Artigo 6º - ao Professor Auxiliar, devidamente habilitado/ qualificado e inscrito no processo regular de Atribuição de Classe e Aulas, no respectivo campo de atuação, far-se-á a atribuição de classe ou de aulas, relativas às atividades de apoio escolar, observada a seguinte ordem de prioridade:
I - docente titular de cargo, que se encontre na situação de adido, sem descaracterizar essa condição, ou a título de carga suplementar de trabalho;
II - docente ocupante de função-atividade, abrangido pelas disposições da Lei Complementar nº 1.010/2007, para composição ou complementação de sua carga horária de trabalho;
III - candidatos à contratação temporária.
§ 1º - para os docentes, a que se referem os incisos II e III deste artigo, somente poderá haver atribuição, como Professor Auxiliar, na comprovada inexistência de classe ou de aulas que lhes possam ser atribuídas, no processo regular de atribuição, em nível de unidade escolar e também de Diretoria de Ensino.
§ 2º - o Professor Auxiliar, em qualquer dos níveis de ensino, exercerá suas atribuições em até no máximo 30 (trinta) aulas semanais, fazendo jus, de acordo com a legislação vigente, às horas de trabalho pedagógico correspondentes à carga horária atribuída.
Artigo 7º - a Recuperação Intensiva caracteriza-se como mecanismo de recuperação pedagógica centrada na promoção da aprendizagem do aluno, mediante atividades de ensino diferenciadas e superação das defasagens de aprendizagem diagnosticadas pelos professores, estruturando-se em 4 (quatro) etapas:
I - Etapa I – organizada como classe do 4º ano, constituída por alunos que, após os 3 (três) anos anteriores, continuem demandando mais oportunidades de aprendizagem para superação das suas dificuldades e necessitando de alternativas instrucionais específicas para o ano a ser cursado;
II - Etapa II – organizada como classe do 5º ano, constituída por alunos que necessitem de estudos específicos, na seguinte conformidade:
a) alunos egressos do 4º ano que continuem demandando mais oportunidades de aprendizagem para superar dificuldades relativas a expectativas definidas para os anos anteriores e necessitando de alternativas instrucionais específicas para o ano a ser cursado;
b) alunos que apresentem, ao término do 5º ano, resultados insatisfatórios que impliquem a necessidade de frequentar mais 1 (um) ano letivo, podendo, de acordo com o diagnóstico de suas dificuldades, integrar uma classe de recuperação intensiva ou uma classe regular de 5º ano, para terem condições de, posteriormente, dar continuidade aos estudos no 6º ano do ensino fundamental;
III - Etapa III – organizada como classe do 7º ano, constituída por alunos que, egressos do 6º ano, continuem demandando mais oportunidades de aprendizagem para superação de suas dificuldades e necessitando de alternativas instrucionais específicas para o ano a ser cursado;
IV - Etapa IV - organizada como classe do 9º ano, constituída por alunos que necessitem de estudos específicos, na seguinte conformidade:
a) alunos egressos do 8º ano que continuem demandando mais oportunidades de aprendizagem para superar dificuldades relativas a expectativas definidas para os anos anteriores e necessitando de alternativas instrucionais específicas para o ano a ser cursado; b) alunos que apresentem, ao término do 9º ano, resultados insatisfatórios que impliquem a necessidade de frequentar mais 1(um) ano letivo, podendo, de acordo com o diagnóstico de suas dificuldades, integrar uma classe de recuperação intensiva ou uma classe regular de 9º ano, para terem condições de, posteriormente, dar continuidade aos estudos em nível de ensino médio.
§ 1º - Os alunos a que se refere a alínea “b” do inciso IV deste artigo integrarão classe de recuperação intensiva, ou classe regular, quando apresentarem resultados insatisfatórios em mais de 3 (três) disciplinas, conforme deliberação do Conselho de Classe/Ano.
§ 2º - As classes de recuperação intensiva de que tratam os incisos deste artigo deverão ser constituídas de, em média, 20 (vinte) alunos.
§ 3º - a organização das classes de recuperação intensiva, referentes às etapas de que tratam os incisos deste artigo, deverá resultar de indicação feita pelos professores, no último Conselho de Classe/Ano, realizado ao final do ano letivo anterior, ocasião em que também poderão ser indicados os docentes da escola que irão assumir as referidas classes no ano letivo subsequente.
Artigo 8º - Os alunos do 9º ano do ensino fundamental, promovidos em regime de progressão parcial, poderão ser classificados na 1ª série do ensino médio, desde que tenham condições de frequentar, concomitantemente, os conteúdos curriculares de até 3 (três) disciplinas com defasagem de aprendizagem e a 1ª série do ensino médio.
Artigo 9º - Caberá à equipe gestora, ouvido o professor da classe ou da disciplina, decidir sobre a utilização dos mecanismos de apoio escolar, de que tratam os incisos I e II do artigo 3º, em reunião do Conselho de Classe/Ano, com parecer do Supervisor de Ensino da unidade escolar e homologação do Dirigentem Regional de Ensino.
Artigo 10 - a atribuição de classes e de aulas de recuperação intensiva dar-se-á conforme as regras do processo regular de atribuição de classes e aulas.
Parágrafo único - As classes e as aulas de recuperação intensiva poderão constituir e ampliar a jornada de trabalho do docente titular de cargo, e, também se for o caso, compor sua carga suplementar.
Artigo 11 – no corrente ano, excepcionalmente, a equipe gestora da escola poderá providenciar, se houver demanda, a formação de classes de recuperação intensiva, no período de 16 a 20 de janeiro, observados os termos desta resolução, no que couber,
Artigo 12 - As escolas que mantêm organização curricular de ensino fundamental até a 8ª série deverão proceder às adaptações necessárias ao cumprimento do disposto nesta resolução.
Artigo 13 – a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica baixará as instruções que se fizerem necessárias ao cumprimento do disposto nesta resolução.
Artigo 14 - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Resoluções SE nºs 92 e 93 de 8.12.2009.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Relembrando:




                                   RELATÓRIO DE PLANEJAMENTO 2011
 
Horários das Reuniões:
      Dia 08/02/2011 - Períodos das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
      Dia 09/02/2011 - Período das 7h30 às 11h30min e das 13h30h às 21h00

Desenvolvimento

1º Dia

Com a presença de todos os professores, funcionários da unidade escolar e da PCOP Ione, da Diretoria de Ensino de Diadema iniciamos o dia com uma dinâmica de descontração chamada “Fonte dos Desejos” para conhecer novos membros da escola e descobrir o que cada um anseia para si e para a escola, onde cada participante pegava uma moeda de chocolate e colocava o que deseja para você e para escola e jogava dentro da fonte e depois de todos fizeram a comanda cada um foi tirando de dentro da fonte uma moeda da fonte e socializava com o grupo o seu nome, sua função e o que foi desejado para a si e para escola se tornando um momento de grande prazer, pois todos perceberam que o grupo tinha as melhores intenções para 2011. 
            Após a dinâmica a Senhora Diretora Raquel e Coordenador Pedagógico Nelson apresentaram o encarte distribuído para todos os presentes onde constavam a pauta do planejamento e dados de localização com endereço, email, missão, valores, visão, dados de aprovação e retenção, o compromissos do professor, o que é um planejamento, eventos, formação de colegiados, as Normas de Convivência da Unidade Escolar. Explicamos que este encarte deveria ser uma constante na vida dos professores e funcionários, pois representa uma síntese do que devemos procurar aperfeiçoar em 2011.
            Para inicio de planejamento foi distribuído um kit com material para registro das atividades em sala de aula e a proposta curricular do Estado de São Paulo para todos perceberem os encaminhamentos dos conteúdos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada série.
            Por meio de apresentação em PowerPoint começamos analisar o que seria planejar:
      O que é planejar?
É adaptar o currículo da rede à realidade;
É administrar bem o horário de trabalho;
É antecipar as respostas dos alunos.
Para que o planejamento aconteça com sucesso é necessário:
Gestão da sala de aula;
Organização do espaço;
Respeito à diversidade
Trabalho em equipe e por último e  mais importante:
Avaliação continua.

            Neste momento cada professor pode explanar o que é planejar e como um bom planejamento afeta a gestão da Unidade Escolar e o rendimento dos nossos alunos. A Coordenação e Direção concluíram que somente com estes planejamentos que devem estar contemplando a Proposta Curricular do Estado de São Paulo é que poderemos melhorar os índices de proficiência dos nossos alunos.
            Dando andamento às discussões de como melhorar aprendizagem e dar visibilidade dos trabalhos desenvolvidos na unidade escolar é necessário que toda a comunidade escolar tenha conhecimento da missão, dos valores e da visão da escola que pretendemos oferecer para esta região.

 A missão da nossa escola:
  • A NOSSA MISSAO É PROMOVER A EDUCAÇAO DE QUALIDADE ONDE TODOS OS ALUNOS AVANÇAM NA CAPACIDADE DE ENTENDER O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA E ESCRITA MELHORANDO A SUA APRENDIZAGEM E PERMANÊNCIA, VISANDO A SUA PARTICIPAÇÃO INTEGRAL EM UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO E JUSTO.
VALORES
  •        RESPEITO;
  • JUSTIÇA;
  • TRABALHO EM EQUIPE;
  • COMPROMETIMENTO;
  • RESPONSABILIDADES E CIDADANIA.

                   Após apresentação da missão e dos valores da Unidade Escolar que foi discutida e que esta poderia ser mudada durante o ano letivo para possíveis ajustes de fundamentos, ficou definido que cada professor e funcionário deveriam analisar qual é a visão que temos da Unidade Escolar para ser debatida em horários coletivos (HTPC).
            A Senhora Diretora e Coordenador lembraram que nenhuma escola é uma ilha e que por este motivo é fundamental ter um colegiado forte que possa auxiliar a organização de metas e verbas capazes de estimular uma aprendizagem de qualidade e um desenvolvimento de uma consciência coletiva democrática.
            Foi aberta uma votação coletiva para a definição dos professores responsáveis por período esclarecendo que estes são elementos articuladores do grupo para um bom desenvolvimento das atividades pedagógicas, conversando e estimulando os alunos a desenvolverem suas competências e habilidades. Os professores indicados a professores responsáveis por períodos:
  • Manhã: Professores Gerson e Terezinha;
  • Tarde: Professores Dirce e Diógenes;
  • Noite: Professores Márcia e Solange.
Foi aberto para os presentes quais os professores que gostariam de participar do Conselho de Escola e APM sendo que os seguintes professores ficaram motivados a serem representantes de seus pares nestes colegiados: Ana Maria, Gerson, Jaqueline, Ana Márcia, Dirce, Diógenes, Marcos Assis, Márcia, Irma, Laércio, Agariê e Nilza. Foi esclarecido para todos da importância destes colegiados e como estes são referência para decisões pedagógicas e administrativas que ajudam o desenvolvimento dos trabalhos da Unidade Escolar e que os horários de suas reuniões serão marcados antecipadamente conforme a melhor data e horário para todos os envolvidos.
            Como estávamos discutindo os colegiados da Unidade Escolar, foi apresentado como foram usadas as verbas disponíveis em 2010 para Unidade Escolar: mutirão do trato, manutenção trimestral, verba MEC, as compras virtuais no Kalunga e os fundos angariados na festas juninas e em passeios culturais, todas estas verbas foram utilizadas para deixar a escola mais agradável como troca de vidros, lâmpadas, cadeados, pintura e na formatura dos nossos alunos.
Para que todos percebam quais são os encaminhamentos para 2011 foi apresentado o calendário sugerido pela Diretoria de Ensino, foi discutido o início de cada bimestre, horário de reuniões de classe/série, horário de HTPC, eventos da Unidade Escolar, data de entrega de conceitos e reuniões pais/mestres. Foi esclarecido que todas as sugestões seriam colocadas no calendário, porém o mesmo seria submetido aprovação da Supervisão e caso houvesse algum problema seria repassado ao grupo. 
Neste momento a Sra. Diretora apresentou os horários da equipe gestora e dos funcionários “quem somos” para que cada professore pudesse ter consciência a quem solicitar auxilio para desenvolver seu trabalho em sala de aula.
Foi esclarecido que todos os professores devem ter consciência de seu valor e de seu papel nesta sociedade e que por este motivo faríamos uma recordação do que foi acordo em 2010 pelos pares e que cada participante poderia ficar livre a fazer novas inferências buscando aperfeiçoar nosso trabalho.

Compromissos dos professores:
  • Ter clareza dos direitos e deveres.
  • Seguir normas da escola.
  • Em caso de faltas previstas, avisar e deixar o que esta trabalhando...;
  • O professor será o primeiro a chegar e o ultimo a sair da sala.
  • Montar e executar o trabalho por área;
  • Fazer registro das aulas ministradas;
  • Priorizar trabalho coletivo;
  • Ter dedicação e compromisso com a aprendizagem.
  • Atuar por mais qualidade de ensino.
  • Garantir que o aluno não fique fora da sala de aula;
  • Nos intervalos (entre modalidade e troca de aula), não permitir que o aluno saia da sala de aula.

SALA DE AULA...
  • Preparar aula, no sentido de atingir os objetivos pré-estabelecidos e otimizar os recursos de que a escola dispõe;
  • É importante registrar e apresentar aos alunos: tema/assunto, objetivo e etapas da(s) aulas (s) e/ou atividades e avaliações;
  • Estabelecer rotina para cada tipo de aula
  • Variar e organizar a sala de aula conforme a atividade a ser realizada
  • Procurar sempre estabelecer relação / ligação entre uma aula (anterior) e outra (a que se inicia).
  • Priorizar sempre diversificar as atividades de alunos: individuais, dupla grupo...;
  • Focar atividades com equilíbrio: evitando rotinas sistemáticas, tentando sempre que sejam diversificadas, divertidas, de concentração e desafiadoras;
  • Interagir, movimentando-se no espaço da sala de aula de modo a evitar dispersão da atenção, isto é envolvendo os alunos nas atividades.
  • Procurar resolver pequenos problemas para que estes não prosperem;
  • Dar devolutivas de atividades e avaliação com no Maximo 10 dias úteis após sua aplicação.
A Sra. Diretora lembrou que o horário das HTPCs é de duas horas não podendo haver fragmentação ou atraso para não haver perda no espaço coletivo voltado para o aperfeiçoamento continuado do professor.
     Alguns professores disseram que se sentiam sufocados por tantas regras e outros se manifestaram que é necessário ter um compromisso estabelecido entre os professores e a comunidade escolar para ficar bem claro o que cada um espera, criando vínculos sólidos na busca de uma qualidade constante. Neste momento foi colocado que é um trabalho árduo discutir com os alunos a normas de convivência mas que somente desta forma poderíamos criar uma postura proativa do que a escola espera de nossos alunos.

Normas de Convivência
  •  Professor
  • Diário de classe deve ser organizado com conteúdos e freqüência e ficar arquivado na secretária para ser vistado quinzenalmente; recolhidos entregues  pelos inspetores de alunos no inicio e final do período;
  • Deve-se respeitar o prazo para entrega dos resultados (digitação) e documentações solicitadas pela equipe gestora para dar encaminhamento aos procedimentos da SEE como boletim dos alunos e registros de aprendizagem;
  • Frequência dos alunos deve ser observada e anotada diariamente, caso problema de faltas acima de 20% providenciarmos trabalhos de compensação e conversar com a equipe gestora para evitar evasão;
  • Horários coletivos (HTPC) devem ser respeitados quanto entrada e saída; e com base no disposto do comunicado CENP os professores dos respectivos segmentos de ensino participem de num único dia da semana , em reunião de duas horas consecutivas; 60 minutos
  • Primeiro a entrar e sair da sala de aula é o professor para evitar destruição do patrimônio e brigas;
  • O atendimento dos pais será em horário coletivo (HTPC de quarta-feira, segunda-feira);
  • Respeitar o horário de entrada e saída (não tirar o professor eventual da sala); 
  • Informar com antecedência sua falta e deixar atividade para serem ministradas;
  • Requerer declarações com dois dias de antecedência (declarações de tempo de serviço, horário, vida funcional), online
  • Requerer falta na secretaria por escrito no dia subseqüente da sua falta para evitar problemas de pagamento;
  • Respeitar o ECA:
  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:-
  • I -igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • II - direito de ser respeitado por seus educadores;
  • III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
  • IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
  • V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
 Tendo em vista que o ano de 2011 será remodelado o plano quadrienal, que o último foi até 2010 a Sra. Diretora e Coordenador pedagógico começaram a fazer uma reflexão sobre a nossa proposta pedagógica que é viva e dinâmica que foi desenvolvida a partir de discussões coletivas.   
A proposta pedagógica da escola é construída a partir da discussão das metas da Unidade Escolar e o que a sociedade espera da instituição.


Características de atuação
  • NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO OFERECIDAS
Ensino Regular
Fundamental (5ª a 8ª série) manhã e tarde
Ensino Médio Regular noite
E.J.A. – Ensino Médio noite

  • Períodos de Funcionamento: Manhã Tarde Noite
Numero de turmas por turno
Manhã (10)       Tarde (11)       Noite (11)
Total de alunos da escola (1198)

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
  • A vila onde a situa escola é uma região de manancial ou de invasão, por esse motivo a Vila Paulina também é conhecida como quase um meio rural de Diadema. Fica na divisa entre São Bernardo do Campo, e se localiza bem próximo à Represa Billings.
  • A responsabilidade direta pelo atendimento dos adolescentes, jovens e adultos foi exclusivamente dos professores PEB II com licenciatura plena e habilitação específica de caráter efetivo ou contratado.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
  • As atribuições e competências da equipe de gestão têm papel fundamental na escola estadual, coordenando a participação de todos na discussão e realização dos trabalhos que possibilitem corresponsabilidades. Esse processo tem como fundamento à ação educativa.


GESTÃO DA VIDA ESCOLAR
  • A Unidade Escolar constitui espaço coletivo de vivência de adolescentes, jovens e adultos (10 a 60 anos), que contribuem para a identidade social e cultural, fortalecendo o caráter integrador da questão da cidadania participativa e solidária.

GESTÃO PEDAGÓGICA
  • A função dos Coordenadores Pedagógicos é entendida como o processo integrador e articulador das ações pedagógicas e didáticas desenvolvidas na Secretaria da Educação, de acordo com as diretrizes da Política Educacional da Secretaria Estadual de Educação e respeitadas à legislação em vigor
  • Confirma-se o diálogo permanente entre as Diretrizes de Democratização de Acesso e garantia de permanência, a Democratização da Gestão e a Qualidade Social de Educação, na ação de construir uma sociedade justa e igualitária. A proposta pedagógica da Unidade Escolar representa um conjunto de ações intencionais voltadas a garantir os direitos dos adolescentes, jovens e adultos, considerando a especificidade de cada realidade. Tem o sentido político de formar cidadãos e o objetivo de refletir sobre as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento dos adolescentes, jovens e adultos, reorganizando as atividades, fazendo escolhas e investigando formas mais produtivas de ações com os alunos, seus familiares e comunidade.

GESTÃO PARTICIPATIVA
  • Sabe-se que o grande desafio do Projeto Político Pedagógico é viabilizar a qualidade para todos. Se a escola for de qualidade, poderá criar condições de igualdade na oferta de oportunidades, garantindo o acesso ao conhecimento produzido e sistematizado. Há desigualdades de natureza sócio-econômica, cultural, portanto há necessidade de oferecer oportunidades iguais que diminuam as diferenças sociais.

Após apresentação da Proposta Pedagógica iniciou-se uma plenária a fim de discutir o que deveria ser mudado nesta e quais seriam os encaminhamento para que toda comunidade escolar se apropriar-se desta.
Pegando o ponto da discussão da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar foi analisada a avaliação anual da CENP 2010, foi apresentada e mostrando que a escola teve uma boa aceitação da comunidade escolar nas várias dimensões atingindo quase toda totalidade de pontos. A Sra. Diretora e Coordenador Pedagógico lembraram que a dificuldade maior é ter toda comunidade escolar e todos os professores reunidos devido aos acúmulos de cargos e aulas em outras Unidades Escolares nos horários das reuniões dos colegiados. Lembramos também que nesta avaliação, o grupo escola mostrou grandes potencialidades para retomar discussões e buscar saídas para problemas que afetam o trabalho pedagógico, porém nossa dificuldade ficou na questão dos agrupamentos dos grupos nos horários disponíveis para as reuniões para tomadas de decisões. 
Partindo da avaliação da CENP 2010 partimos para uma análise dos resultados de aprovação e reprovação da Unidade Escolar e como gerir a aprendizagem dos alunos garantindo uma participação plena da comunidade escolar na busca de alternativa para diminuir a reprovação e evasão e os indicies do IDESP.



Índices Internos 2010
APROVAÇÃO
REPROVAÇÃO
5ª SÉRIE
6ª SÉRIE
7ª SÉRIE
8ª SÉRIE
5ª SÉRIE
6ª SÉRIE
7ª SÉRIE
8ª SÉRIE
96,7%
93,5%
88,3%
74%
3,30%
6,50%
11,70%
26%

           

NOTURNO - ENSINO MÉDIO
APROVAÇÃO
REPROVAÇÃO
1ª SÉRIE
2ª SÉRIE
3ª SÉRIE
1ª SÉRIE
2ª SÉRIE
3ª SÉRIE
76,00%
82,00%
90,40%
21,00%
18,00%
9,60%


            Com apresentação dos dados internos da escola percebemos que a reprovação na 8ª séries do ensino fundamental e 1ª série do Ensino Médio foram elevadas e que devemos reduzir estes índices buscando estimular e articular novas estratégias que possibilitem as ações preventivas contra a reprovação.
            Pesquisas internas mostram que as principais causas da reprovação na unidade escolar foram:
  • Faltas que estimulam a descontinuidade da aprendizagem;
  • Falta de transportes para alunos que moram distante;
  • Apoio familiar nos estudos;
  • Motivação.  

Quanto aos índices externos IDESP:


IDESP 2008
IDESP 2009
METAS  2009
PARCELA  CUMPRIDA
8ª SÉRIE EF
2,07 
2,49 
2,21 
120,00 
3ª SÉRIE EM
1,40
1,45 
1,50 
50,00 
METAS





IDESP 2009
IDESP 2010


8ª SÉRIE EF
2,49 
2,62 


3ª SÉRIE EM
1,45
1,56



            Voltando a discutir as matrizes de Referência para avaliação SARESP e o Boletim do IDESP o grupo percebeu que a grande dificuldade dos nossos alunos tem dificuldade nas proficiências solicitadas neste tipo de avaliação dificuldade atingir os objetivos propostos que somente trabalhando propostas escritas e de leituras.
           
Foram apresentadas para o grupo as metas da Unidade Escolar para 2011:

  • Diminuir a evasão e retenção;
  • Estimular a leitura e escrita;
  • Leitura dos livros propostos pela SEE;
  • Aumentar os índices internos e atingir as metas IDESP/SARESP;
  • Participação nos projetos da SEE. 

2º Dia:           
           
             Debatemos os projetos que fazem parte da SEE e os que ao longo dos anos estavam sendo de suma importância para que nossos alunos possam desenvolver suas competências e habilidades:

Integrados no currículo da SEE na escola:

  • Acessa Escola;
  • Cultura é currículo;
  • Escola da Família;
  • Turmas de Treinamentos Esportivos – ACD;
  • Sala de Leitura;
  • Vale Sonhar;
  • SAPE – Sala de Apoio Pedagógico;
  • Professor Mediador Escolar e Comunitário;
  • Recuperação Paralela.

Projetos Interdisciplinares da escola em 2010:
  • Conferência do Meio Ambiente;
  • Festa Junina;
  • Olimpíada de Matemática;
  • Olimpíada de Língua Portuguesa;
  • Olimpíada de Astronomia;
  • Semana da Sexualidade;
  • Mostra Cultural.

Discutimos que os projetos devem ser parte integrante de cada planejamento das diversas disciplinas, pois contemplam novas competências e habilidades que ajudam aos alunos a entenderem os mais diversos conteúdos e enfrentar as mudanças globais que estão sujeitas em cosmo em constante mudança.
Lembramos que qualquer ação ou projeto deve ser discutido em grupo e contemplado no planejamento para evitar amadorismo e contratempos e quantos materiais serão necessários para sua excursão.
Retomamos o que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo espera em cada proposta curricular e nas matrizes de referência para avaliação SARESP para séries e como estes índices estão em nossa Unidade Escolar.
Retomada das metas da Unidade Escolar apresentada no dia anterior e reunião por área/disciplina buscando garantir a permanência e aprendizagem do aluno na escola.
            Foi passada a comanda que cada grupo deveria ter em suas mãos a Proposta Curricular e articular em sua disciplina maneiras de superar os índices de reprovação, evasão e proficiências baixas detectadas no dia anterior de planejamento.
            Os grupos reuniram e planejaram como cada disciplina/área poderia mudar a realidade atual da escola apresentando as seguintes conclusões:





Área de humanas

Seus trabalhos serão focados em:

  • Rever conteúdos básicos de cada disciplina;
  • Atividades diferenciadas para estimular os alunos a perceberem seus avanços e procurar novos desafios;
  • Estimular a leitura de temas variados que possibilitarem uma visão de mundo mais ampliada;
  • Pesquisa com apresentação de seminários.

Área: Matemática e suas tecnologias

A discussão foi baseada nos seguintes temas para melhorar os índices da escola:

  • Diminuir a retenção através de trabalhos coletivos que possam estimular ajuda mútua e oficinas e jogos para estimular novas competências e habilidades;
  • Estimular a leitura e a escrita através de interpretações e resolução de problemas;
  • Melhorar o IDESP/SARESP,  pesquisar utilizando as novas tecnologias que são tão comuns para esta geração.

Área: Linguagens, Códigos e Tecnologias

Seus trabalhos serão desenvolvidos a partir de:

  • Promover diversos momentos de leitura em todas as aulas;
  • Realizar atividades diversificadas a fim de estimular a participação de todos os alunos com música, teatro e poesias;
  • Retomar sempre que necessários combinados para melhoria da aprendizagem;
  • Trabalhos de recuperação voltados para prática que eleve a autoestima, que busque a participação de todos e estimule a troca.

Áreas: Exatas; Ciências da Natureza

Desenvolveram trabalhos voltados para:

  • Mapeamento das dificuldades dos alunos;
  • Aulas diferenciadas para estimular a leitura e escrita;
  • Levantamento dos alunos faltosos e com baixo rendimento para reuniões individuais e busca de atividades alternativas;
 
Todos os grupos perceberam nas apresentações que:

  • Todos são responsáveis por estimular a leitura escrita;
  • Que alunos com excesso de faltas devem observados semanalmente para que os prejuízos na aprendizagem sejam recuperados;
  • Os índices da Unidade Escolar devem ser recuperados trabalhando de formas diversificadas estimulando novas competências e habilidades;
  • Projetos que estimulem a leitura e escrita na interpretação das novas tecnologias podem fazer os alunos se motivarem durante as aulas;
  • A recuperação das defasagens das aprendizagens deve ser trabalhada durante o bimestre não se acumulando evitando no futuro problemas de proficiência e série.

Para encerramento do planejamento foi discutido que nos horário coletivos (HTPC) será retomado o planejamento  e deverá ser entregue até o final de fevereiro/2011 para análise da Equipe Gestora.                


 

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