quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

AUTO AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA


            Estamos vivendo momentos de bastantes conflitos e indisciplinas nas escolas, onde os valores  estão fora de moda, proporcionando atitudes inadequadas em nossas crianças, nós educadores temos compromisso de rever nossas ações desenvolvendo projetos que busque a reflexão em busca de uma sociedade mais harmônica, justa, democrática e pacífica.
            Desenvolvemos dois projetos neste ano de 2011, “A história da nossa escola” e “Os semeadores da Paz” retirado da Proposta Pedagógica, professoras responsáveis Maria Célia de Oliveira da área de matemática trabalhou com as oitavas séries e Vera Lúcia Peres com os alunos da Sala de Apoio Pedagógico, sempre buscando elementos reflexivos para a valorização da vida do respeito com as pessoas, e do nosso patrimônio.
            Empenhamos-nos no resgate dos valores, mostrando aos educando que nós somos aquilo que vivemos que recebemos de nossos pais e avós, e que nossa casa, nosso bairro, nossa escola tem um pouquinho de nós, e que também somos responsáveis pelo que temos de positivo e pelo que temos de negativo ao nosso redor.
            Quando conseguimos refletir sobre nossas ações fortalecemos nossos laços de solidariedade, vencendo o desafio de reduzir a violência e ampliar as práticas de solidariedade, compreensão, respeito à vida e a diversidade cultural de gênero, raça, sexo, buscando maior autonomia e liberdade, democracia e participação, igualdade e justiça para todos nós.
            Através de pesquisas, rodas de conversas e entrevistas, podemos entender o que aconteceu no passado que gerou tantos conflitos, e refletir o que poderemos fazer para melhorar nosso cotidiano escolar.
            Conforme fomos trabalhando e vendo a beleza que estava ficando este trabalho sentimos a necessidade de rompermos os muros da escola e levar a outros alunos nossa mensagem, visitamos duas escolas E.E. Santa Maria, e E.E. Padre Anchieta, este intercambio foi um sucesso que poderá ser repetido nos próximos anos com todas as séries do Ensino Fundamental e professores que adotarem esta idéia.
            A cada encontro notamos diferença de comportamento em nossos alunos, principalmente no que diz respeito aos alunos da sala sape que estão mais confiantes e felizes, saíram do anonimato, pois não somos mais uma sala  isolada da escola, estamos participando ativamente  de todos eventos da escola, acreditando que a inclusão depende do nosso olhar.
            Parabéns a nossa Diretora pelo apoio, e todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente para  a realização destes projetos. 

Professoras:
Maria Célia de Oliveira;
Vera Lúcia Peres.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...