Em 2011, os
trabalhos realizados com base no currículo do Estado de São Paulo, foram vários
alguns obtiveram aceitação de forma parcial de alunos outros de forma total.
Operações matemáticas com o auxílio do soroban, a identificação dos números
naturais e decimais neste instrumento, a aceitação desta proposta do caderno do
aluno foi parcial, alguns alunos obtiveram êxito no uso deste instrumento para
calcular alguns desenvolveram somente na forma tradicional.
Na proposta com geometria plana e
espacial, a construção do cubo proposta no caderno teve adesão total dos
alunos, tanto que foram desenvolvidos outros sólidos por iniciativa dos alunos.
Em avaliação diagnostico realizada na escola uma questão sobre planificação
teve um dos maiores índices de acerto.
Para trabalhar com frações na
malha que também foi uma proposta do caderno do aluno, antes de realizar este
trabalho foi desenvolvido o jogo de batalha naval para que os alunos de forma
lúdica conheçam coordenadas. Depois a aceitação trabalhando com a malha foi
total.
No quarto bimestre trabalhamos
além do conteúdo do bimestre, com revisão dos conteúdos aprendidos no ano
inclusive as operações básicas com vários exercícios e situações problemas para
desenvolvimento de cálculos matemáticos.
Uma grande dificuldade encontrada
pelo professor foi o fato de em um ano ter trabalhado com 3 séries diferentes,
devido o fato de substituir um professor. Em modo geral quando a turma e o
professor, começavam a se entender tinha que interromper o trabalho pois o
professor titular voltava do seu direito de licença. Acredito que este fato
possa prejudicar o desenvolvimento porem com os alunos da 5ª série 6º ano foi
onde trabalhei por mais tempo e tive o maior tempo de contato com os alunos.
Sendo que com estes alunos foi
desenvolvido o trabalhos sobre o meio ambiente, sendo todos trabalhos com base
no currículo do estado.
Professor Denis Wilson Wenceslau
Eugenio
Professor de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.