segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Trabalhos realizados em 2011 - Matemática


Em 2011, os trabalhos realizados com base no currículo do Estado de São Paulo, foram vários alguns obtiveram aceitação de forma parcial de alunos outros de forma total. Operações matemáticas com o auxílio do soroban, a identificação dos números naturais e decimais neste instrumento, a aceitação desta proposta do caderno do aluno foi parcial, alguns alunos obtiveram êxito no uso deste instrumento para calcular alguns desenvolveram somente na forma tradicional.
Na proposta com geometria plana e espacial, a construção do cubo proposta no caderno teve adesão total dos alunos, tanto que foram desenvolvidos outros sólidos por iniciativa dos alunos. Em avaliação diagnostico realizada na escola uma questão sobre planificação teve um dos maiores índices de acerto.
Para trabalhar com frações na malha que também foi uma proposta do caderno do aluno, antes de realizar este trabalho foi desenvolvido o jogo de batalha naval para que os alunos de forma lúdica conheçam coordenadas. Depois a aceitação trabalhando com a malha foi total.
No quarto bimestre trabalhamos além do conteúdo do bimestre, com revisão dos conteúdos aprendidos no ano inclusive as operações básicas com vários exercícios e situações problemas para desenvolvimento de cálculos matemáticos.
Uma grande dificuldade encontrada pelo professor foi o fato de em um ano ter trabalhado com 3 séries diferentes, devido o fato de substituir um professor. Em modo geral quando a turma e o professor, começavam a se entender tinha que interromper o trabalho pois o professor titular voltava do seu direito de licença. Acredito que este fato possa prejudicar o desenvolvimento porem com os alunos da 5ª série 6º ano foi onde trabalhei por mais tempo e tive o maior tempo de contato com os alunos.
Sendo que com estes alunos foi desenvolvido o trabalhos sobre o meio ambiente, sendo todos trabalhos com base no currículo do estado.
Professor Denis Wilson Wenceslau Eugenio
Professor de Matemática 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...