Projeto uma escola que lê
Escola Estadual Deputado
Gregório Bezerra
D.E Diadema
Período de realização: De 01/03/2011 a 30/11/2011
Responsáveis:
Descrição das atividades realizadas
Por meio do tema gerador “Uma escola que
lê”.
Foram
desenvolvidos os seguintes projetos:
Projeto: “Os pequenos
escritores de hoje e amanhã”.
Alunos envolvidos: 6ºs anos/2011
Professoras: Dirce Hiroko Taira – Arte
Terezinha Gomes da Rocha – Língua portuguesa
Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto
Projeto interdisciplinar,
envolvendo as seguintes disciplinas da Área de Códigos e Linguagens: Arte,
Língua Portuguesa, Leitura e produção de texto.
Após leituras de textos variados,
os alunos foram estimulados a produzirem capa personalizadas, utilizando técnicas e materiais diversificados
e partindo desta, produziu-se histórias de variados gêneros, que resultou em
uma coletânea, socializada posteriormente.
Projeto: Teens, pouca idade ... muitas palavras.
Alunos envolvidos: 7ºs anos
Professora: Terezinha Gomes da Rocha
Por meio de leituras de textos
biográficos diversos, para aquisição de conhecimento do gênero, os alunos
produziram seu próprio livro autobiográfico e este foi entregue à pessoa que
foi destinado a dedicatória.
Projeto: Literatura de Cordel
Alunos envolvidos: 6º ano B /2011
Professoras: Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto
Após dinâmicas de sensibilização,
para maior aceitação do gênero, foram realizadas leituras e explicitações sobre
folhetos de Cordel. Posteriormente ,foi
proposto aos alunos a produção e dramatização de textos elaborados.
Teve como produto final, a apresentação com músicas de Cordel,
xilogravuras e repentes para comunidade no dia da reunião com pais no dia vinte
e seis de outubro.
Projeto: Alunos que gostam de ler.
Premiação de destaques - kit de
livros para continuar lendo muito.
Alunos envolvidos: Maiores
freqüentadores e leitores da sala de leitura
Nesta
etapa, avaliou-se o trabalho de todos os professores quanto ao incentivo da
leitura e ao mesmo tempo o propósito de atrair novos leitores por meio da
valorização dos atuais.
Projeto: Conversando com a escritora Kiusam Oliveira
Alunos envolvidos: 6º ano C /2011
Professoras: Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto
Este projeto é parte da Proposta
Curricular, referente ao 3º bimestre e tem como propósito a implementação de um
trabalho de leitura, onde a escritora Sofia Leno(Projeto da Proposta) comparece
em uma escola e além de conceder
entrevista, incentiva os alunos a lerem e produzirem história envolvendo o
cotidiano.
O produto final, como na
Proposta, foi a vinda da escritora Kiusam Oliveira para apresentar sua obra e
realizar entrevista para os alunos envolvidos.
Projeto: Consciência Negra – 20 do
Novembro
Professores realizadores:
Alunos envolvidos: Ensino
Fundamental e médio.
Dirce
Hiroko Taira – Arte
Diógenes
Rosa – Geografia
Olinalda
Aparecida Gomes- História
Neste projeto os professores, após diversas atividades
didático-pedagógicas como: leituras de imagens, músicas, danças, filmes,
palestras e leituras de obras da escritora Kiusam Oliveira. Propuseram aos alunos a realização de
ilustrações reflexivas sobre a condição do negro no Brasil atualmente.
Deste modo colocou-se a cultura negra como destaque, já que
esta ocupa um espaço de maior respeitabilidade e reconhecimento pela identidade
histórica em um país multicultural e com diferentes etnias: o Brasil.
Projeto:
Conhecendo um multimodal – As aventuras de Hugo Cabret
Alunos
envolvidos: 6ºs anos E
Professora
Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa
Neste projeto, foi apresentada a obra de Brian Selznick – A
invenção de Hugo Cabret, como exemplo de livro multimodal. A cada semana havia
a leitura coletiva de três capítulos em sala, e combinou-se com os alunos que
seria lido dois capítulos em casa.
Como produto final, os alunos gravaram vídeo com resenha
oral sobre o livro lido, que foi apresentado para os demais alunos como
elemento motivador, para se ampliar o número de leitores.
Resultados
alcançados/reflexo na aprendizagem
- Melhora da
postura em sala de aula;
- Maior
compreensão textual;
- Melhora da
concentração em leituras mais longas;
- Melhora do
relacionamento interpessoal;
- Desenvolvimento
do trabalho em equipe;
- Ampliação da
oralidade, individual de cada aluno;
- Respeito às
regras estabelecidas previamente, entre muitas outras coisas.
Aspectos positivos
- Maior
envolvimento da equipe escolar;
- Melhora da
auto-estima de alunos e equipe;
- Melhora
significativa na aprendizagem de produção e interpretação textual;
- Aumento do
interesse pela leitura de discentes e docentes;
- Maior
participação da comunidade em projetos desenvolvidos;
- Melhoria do
conceito positivo da escola junto à comunidade;
- Aumento de
visitas e empréstimos do espaço da sala de leitura.
Aspectos negativos/ dificultadores:
- Equipamentos
eletrônicos sem manutenção;
- Falta de espaço
adequado para apresentações;
- Falta de
material específico, como tecidos, por exemplo.
Comentário relevante:
O recurso disponibilizado foi fundamental para a execução do
projeto integralmente. Somente por meio deste, foi possível até mesmo a
confecção de camisetas com logo criadas e assinadas por alunos, colocando assim
suas habilidades em foco para além dos
muros da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.