sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Relatório


Projeto uma escola que lê

Escola Estadual  Deputado Gregório Bezerra
D.E Diadema
Período de realização: De 01/03/2011 a 30/11/2011
Responsáveis:

Descrição das atividades realizadas
Por meio do tema gerador “Uma escola que lê”.
 Foram desenvolvidos os seguintes projetos:

Projeto: “Os pequenos escritores de hoje e amanhã”.
Alunos envolvidos: 6ºs anos/2011
Professoras: Dirce Hiroko Taira – Arte
                     Terezinha Gomes da Rocha – Língua portuguesa
                      Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
                      Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto
                     

Projeto interdisciplinar, envolvendo as seguintes disciplinas da Área de Códigos e Linguagens: Arte, Língua Portuguesa, Leitura e produção de texto.
Após leituras de textos variados, os alunos foram estimulados a produzirem capa personalizadas,  utilizando técnicas e materiais diversificados e partindo desta, produziu-se histórias de variados gêneros, que resultou em uma coletânea, socializada posteriormente.

Projeto: Teens, pouca idade ... muitas palavras.
Alunos envolvidos: 7ºs anos
Professora: Terezinha Gomes da Rocha
            Por meio de leituras de textos biográficos diversos, para aquisição de conhecimento do gênero, os alunos produziram seu próprio livro autobiográfico e este foi entregue à pessoa que foi destinado a dedicatória.

Projeto: Literatura de Cordel
Alunos envolvidos: 6º ano B /2011
Professoras: Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
                     Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto

Após dinâmicas de sensibilização, para maior aceitação do gênero, foram realizadas leituras e explicitações sobre folhetos de Cordel.  Posteriormente ,foi proposto aos alunos a produção e dramatização de textos elaborados.
Teve como  produto final,  a apresentação com músicas de Cordel, xilogravuras e repentes para comunidade no dia da reunião com pais no dia vinte e seis de outubro.

Projeto: Alunos que gostam de ler.
Premiação de destaques -  kit de livros para continuar lendo muito. 

Alunos envolvidos: Maiores freqüentadores e leitores da sala de leitura

Nesta etapa, avaliou-se o trabalho de todos os professores quanto ao incentivo da leitura e ao mesmo tempo o propósito de atrair novos leitores por meio da valorização dos atuais.

Projeto: Conversando com a escritora Kiusam Oliveira
Alunos envolvidos: 6º ano C /2011
Professoras: Nilza Lagercrantz – Língua Portuguesa
Raquel Lopes da Silva – Leitura e produção de texto

Este projeto é parte da Proposta Curricular, referente ao 3º bimestre e tem como propósito a implementação de um trabalho de leitura, onde a escritora Sofia Leno(Projeto da Proposta) comparece em uma escola  e além de conceder entrevista, incentiva os alunos a lerem e produzirem história envolvendo o cotidiano.
O produto final, como na Proposta, foi a vinda da escritora Kiusam Oliveira para apresentar sua obra e realizar entrevista para os alunos envolvidos.
                    


Projeto: Consciência Negra – 20 do Novembro
Professores realizadores:
Alunos envolvidos: Ensino Fundamental e médio.
Dirce Hiroko Taira – Arte
Diógenes Rosa – Geografia
Olinalda Aparecida Gomes-  História

Neste projeto os professores, após diversas atividades didático-pedagógicas como: leituras de imagens, músicas, danças, filmes, palestras e leituras de obras   da escritora Kiusam Oliveira.  Propuseram aos alunos a realização de ilustrações reflexivas sobre a condição do negro no Brasil atualmente.
Deste modo colocou-se a cultura negra como destaque, já que esta ocupa um espaço de maior respeitabilidade e reconhecimento pela identidade histórica em um país multicultural e com diferentes etnias: o Brasil.


Projeto: Conhecendo um multimodal – As aventuras de Hugo Cabret
Alunos envolvidos: 6ºs anos E
Professora Terezinha Gomes da Rocha – Língua Portuguesa


Neste projeto, foi apresentada a obra de Brian Selznick – A invenção de Hugo Cabret, como exemplo de livro multimodal. A cada semana havia a leitura coletiva de três capítulos em sala, e combinou-se com os alunos que seria lido dois capítulos em casa.
Como produto final, os alunos gravaram vídeo com resenha oral sobre o livro lido, que foi apresentado para os demais alunos como elemento motivador, para se ampliar o número de leitores.


Resultados alcançados/reflexo na aprendizagem

  • Melhora da postura em sala de aula;
  • Maior compreensão textual;
  • Melhora da concentração em leituras mais longas;
  • Melhora do relacionamento interpessoal;
  • Desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Ampliação da oralidade, individual de cada aluno;
  • Respeito às regras estabelecidas previamente, entre muitas outras coisas.
                     Aspectos positivos
  • Maior envolvimento da equipe escolar;
  • Melhora da auto-estima de alunos e equipe;
  • Melhora significativa na aprendizagem de produção e interpretação textual;
  • Aumento do interesse pela leitura de discentes e docentes;
  • Maior participação da comunidade em projetos desenvolvidos;
  • Melhoria do conceito positivo da escola junto à comunidade;
  • Aumento de visitas e empréstimos do espaço da sala de leitura.

                                    Aspectos negativos/ dificultadores:
  • Equipamentos eletrônicos sem manutenção;
  • Falta de espaço adequado para apresentações;
  • Falta de material específico, como tecidos, por exemplo.

Comentário relevante:
O recurso disponibilizado foi fundamental para a execução do projeto integralmente. Somente por meio deste, foi possível até mesmo a confecção de camisetas com logo criadas e assinadas por alunos, colocando assim suas habilidades  em foco para além dos muros da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...