sábado, 14 de janeiro de 2012

Auto-avaliação dos projetos desenvolvidos na escola em 2011


 Professor Cristiano - Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna

1 – Quais projetos/seqüenciada escolares estão sendo e/ou foi desenvolvido nas classes?
Os projetos desenvolvidos na escola foram a “Conferência do Meio-Ambiente”, “A Escola que Lê” e entre as várias aulas seqüenciadas em LEM (Língua Estrangeira Moderna), as atividades desenvolvidas foram projetos temáticos como o uso de Flash Cards em sala para a memorização de novos vocabulários em Inglês.

2 – Como foram encaminhados esses projetos/seqüenciada?
Os projetos foram realizados valendo-se do protagonismo juvenil, onde através de cada seqüência didática o aluno se apropriava de novos conhecimentos com o intuito de construir sua própria proficiência na língua estrangeira moderna.

3 – Quais são os objetivos desses projetos/seqüenciada?
Os objetivos são o de fazer com que o educando seja um pesquisador para que ele possa seguir os seus estudos em Língua Estrangeira Moderna além da educação básica.

4 – Quais desses projetos foram retirados da proposta dos cadernos do professor? Quais foram criadas pelo professor?
Os projetos retirados do caderno do professor foram importantes, pois as atividades seqüenciadas e temáticas propiciaram aos alunos a contextualização dos conteúdos. Os Flash Cards foi um dos projetos criados pelo professor que veio como um grande auxílio e complemento para o currículo do Estado de São Paulo.

5 – Breve descrição da atividade realizada.
Usamos a apostila número quatro na situação de aprendizagem 2 – Free Time Activities – Atividades de Tempo Livre, onde os alunos aprenderam a usarem o gerúndio “ing” com significado de infinitivo ou “base form”: temos exemplos de expressões como – “listening to music”, “watching TV” ou “playing computer games”.

6 – Resultados alcançados/reflexo na aprendizagem:
Os resultados foram vários, mas o principal foi o desenvolvimento da proficiência da Língua Estrangeira Moderna – Inglês através da aprendizagem de novos vocabulários com uma aula contextualizada que trabalha o conhecimento do educando e seu protagonismo juvenil.

7 – Aspectos positivos observados:
Os aspectos positivos foram – melhoria da proficiência do educando na Língua Estrangeira Moderna estudada, maior interesse do educando em aprender a aprender, melhoria na inter-relação entre educandos e educador.

8 – Aspectos negativos/dificultadores:
Indisciplina de alguns educandos que com algumas intervenções do educador foi solucionada esta problemática fazendo com que o educando desenvolve-se sua aprendizagem e sua capacidade de aprender.

9 – Comentário relevante;
As apostilas de Língua Estrangeira Moderna são muito importantes para a prática do ensino – aprendizagem de Língua Inglesa.

10 – Quais dessas atividades estão relacionadas com a Proposta Curricular?
Todas as atividades estão relacionadas à Proposta Curricular e as apostilas são complementos importantes não engessados, porém complementares e de grande auxilio da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Também atividade de extrema importância foi o uso da sala de informática denominada de Acessa Escola onde os alunos acessaram sites da Língua Inglesa, vídeos do youtube onde aprenderam sobre países anglo-saxões como a Nova Zelândia, os Estados Unidos da América e o Canadá, também através do Acessa Escola os estudantes tiveram a oportunidade de aprenderem novos vocabulários e terem novos acessos a textos em Língua Inglesa. Além disso, os educandos conheceram sites internacionais como o The New York Times, The Guardian entre outros. Assim, o Acessa Escola foi muito importante como ferramenta auxiliar para o complemento da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...