“Professor mediador escolar e comunitário”
Desde o início do ano tivemos que reelaborar o projeto da escola, que já existia desde 2010, atualizando-o conforme a legislação e exigências atuais.
Primeiro descrevi uma carta de motivação na qual foi descrito o que levava o meu interesse pela função, onde coloquei os pontos que poderiam ajudar a escola no apoio pedagógico e disciplinar, documento este encaminhado à Diretoria de Ensino de Diadema.
Também no início do ano de 2011 reelaboramos o projeto da U.E: “A escola que agente quer depende do ambiente que agente constrói”. A Diretoria de Ensino ofereceu aos professores mediadores um curso de formação, o qual frequentei, concluindo com 100% de presença, curso coordenado pelos supervisores Flavio Nadal e Admir, dando-me o título de professor mediador escolar e comunitário.
Uma das ações muito importantes tomada na escola foi a questão do mapeamento do entorno, podendo conhecer nossa clientela na sua singularidade e nosso bairro, nesta pesquisa descobrimos os pontos de entretenimento, cultura, lazer e saúde no bairro; que conta com o apoio das ONGs Beija Flor e ACER (com cursos na área das artes e esportes); do posto de saúde municipal e da rede de transportes, dessa forma mudou um pouco o olhar que tínhamos da região. O que se reclama sobre o local, é a estrutura e como são equipados, mantidos e os recursos direcionados a esses postos de entretenimento e outros.
A Direção e Coordenação fizeram um levantamento dos alunos faltosos, enviamos cartas aos responsáveis, onde foram entregues por mim, professor mediador em domicílio, convocando os pais a comparecerem na escola para tomar ciência das faltas de seus filhos. Tivemos um retorno satisfatório, fizemos a reunião e constatamos que alguns pais nem sabiam que seus filhos estavam faltando às aulas. Esse trabalho também tinha o objetivo de prevenir a evasão escolar, chamar a comunidade a participar nas ações escolares. No mês de junho, já é tradição realizar a festa junina, que ocorreu num sábado, e por conta disso contamos com muita gente na Unidade Escolar: pais, alunos e convidados. Sem dúvida, podemos apontar como um sucesso.
Durante o ano tivemos projetos leitura que percorreram todo o ano letivo, motivando as crianças a lerem. Tivemos também o Projeto Acessa Escola para pesquisar, tendo a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias e novas possibilidades de descobertas quanto à matemática, a geografia enfim, todos os campos do conhecimento. O projeto da Paz nas Escolas também foi de grande sucesso, sendo até levado a outras Unidades Escolares, e apresentou resultados positivos. Projeto bem articulado, interdisciplinar, ensaiado, envolvendo diversos temas e acima de tudo promovendo o intercâmbio entre escolas e alunos.
O atendimento aos pais aconteceu todas as semanas, sempre às quartas e quintas feiras, e conforme a necessidade. Nas quartas feiras, nossas reuniões estão sempre agendadas as 10h00, onde ocorrem os planejamentos, discussão dos casos ocorridos, entre outros assuntos.
Realizamos nossa 4ª conferência do meio ambiente com apresentações, oficinas, capoeira , dança , contamos com a presença de conferencistas, como o Secretário do Meio Ambiente do Município, Palestrante da polícia militar, o tenente Kecher e sua equipe, no tocante a segurança, violência drogas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis, trânsito, um representante da USP Erick Veloni com sua participação divulgando as políticas públicas e sociais , mostrando o que cada sistema de governo desempenha, o que pertence a cada esfera do governo como municipal, estadual, e federal, importante levar esse conhecimento às crianças e a comunidade em geral. Por fim, em novembro a Escola, em nome da Diretora elaborou um questionário social para os alunos que virão de outra unidade escolar do 5º ano para o Gregório Bezerra cursar o 6º ano. O objetivo desse documento é conhecer a chegada desse novo aluno e mostrou uma ótima receptividades, os responsáveis trouxeram em mão esse documento no ato da inscrição ( e percebeu-se um retorno satisfatório).
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