quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Auto avaliação dos projetos desenvolvidos na E.E Deputado Gregório Bezerra


        Na busca por garantir uma educação de qualidade aos seus em que o método de ensino saia do tradicional e se aproxime do construtivista, onde o aluno tem participação ativa, e aprende entrando em ação, a direção junto aos professores trabalham  diversos projetos que visão não somente  o aprendizado do conteúdo programado para determinado bimestre, mas também o acesso dos alunos á cultura e ao lazer.
     Durante esse ano (2011) acompanhei o desenvolvimento de diversos projetos na escola sempre sobre o olhar atento da direção, que faz deste uma importante ferramenta para promover a educação de maneira mais concreta e atraente para os alunos.
     Os projetos foram encaminhados pelos professores, supervisionados pela diretora Raquel Rodrigues que participa dando sugestões, fornecendo os materiais necessários e fazendo a divulgação dos mesmos.
    Os objetivos desses projetos conforme já mencionado acima é promover uma educação concreta, onde o aluno é o protagonista e aprende entrando em ação e não como simples ouvinte, além de garantir que os mesmos tenham acesso a culturas e ao lazer, como em visitas ao Museu de ciências e tecnologia, cata-vento e passeios ao play Center e se atualizem na sala do acessa escola, onde a sala é aberta não só para os alunos, mas também para toda a comunidade.
     Muito desses projetos são retirados do caderno do aluno como a conferencia do meio ambiente, onde cada professor trabalhou o seu conteúdo presente no caderno para o terceiro bimestre, a 6ªC,na qual eu ministrava aulas de matemática, tiveram a oportunidade  de fazer uso dos cálculos que estavam aprendendo no terceiro bimestre, para calcular o consumo de água doa alunos da sala assim trabalharam a razão, regra de três,porcentagem,média e consumo a curto e longo prazo, além das consequências desse consumo, e tendo uma visão prática de para que serve a matemática e determinados conteúdos.
     Várias atividades foram desenvolvidas ao longo do ano como a conferencia do meio ambiente o qual já foi realizado quatro vezes na escola e tem efetiva participação dos alunos e da comunidade.
        Como resultado dessas práticas pode observa alunos participativos, comprometidos em fazer o melhor e mais entusiasmados com a escola.
     Podem ser observados vários aspectos positivos na elaboração dos projetos, como a integração da comunidade á escola, o aluno entrando em ação, o professor que inova a sua prática pedagógica e sai do ensino tradicional, além do trabalho em conjunto de professor de uma determinada disciplina com outra, a oportunidade que alunos de uma região carente têm de sair de seu ambiente e conhecer outros garantindo assim o lazer e a cultura aqueles que pouco ou a nada tem acesso.
     Aspectos negativos a resistência de alguns professores e em fazer parte de projetos, a dificuldade financeira da escola para arcar com os gastos materiais, a estrutura física da escola que quando aberta a comunidade não atende a todos por pecar no quesito acessibilidade.
     As crianças apresentam maior entusiasmo, e aprendem de maneira mais concreta uma vez que todas as atividades estão relacionadas com a proposta do currículo de São Paulo, que visa um aprendizado que respeite a cultura de cada um e o desenvolvimento da habilidade leitora e escritora, que foram trabalhados  na escola com o  projeto Escola que Lê onde os alunos buscavam livros na biblioteca levam para casa e no final os alunos que mais leram na escola foram premiados, participação da redação Profissões do futuro do concurso do diário ABC,Olimpíada de matemática .
  
  

                                                                                Professora Dalila Maria

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