Na busca por garantir uma educação de
qualidade aos seus em que o método de ensino saia do tradicional e se aproxime
do construtivista, onde o aluno tem participação ativa, e aprende entrando em
ação, a direção junto aos professores trabalham
diversos projetos que visão não somente
o aprendizado do conteúdo programado para determinado bimestre, mas
também o acesso dos alunos á cultura e ao lazer.
Durante esse ano (2011) acompanhei o
desenvolvimento de diversos projetos na escola sempre sobre o olhar atento da
direção, que faz deste uma importante ferramenta para promover a educação de
maneira mais concreta e atraente para os alunos.
Os projetos foram encaminhados pelos
professores, supervisionados pela diretora Raquel Rodrigues que participa dando
sugestões, fornecendo os materiais necessários e fazendo a divulgação dos
mesmos.
Os objetivos desses projetos conforme já
mencionado acima é promover uma educação concreta, onde o aluno é o
protagonista e aprende entrando em ação e não como simples ouvinte, além de
garantir que os mesmos tenham acesso a culturas e ao lazer, como em visitas ao Museu de ciências e tecnologia, cata-vento e passeios ao play Center e se atualizem na sala do acessa escola, onde a sala é aberta não
só para os alunos, mas também para toda a comunidade.
Muito desses projetos são retirados do
caderno do aluno como a conferencia do
meio ambiente, onde cada professor
trabalhou o seu conteúdo presente no caderno para o terceiro bimestre, a 6ªC,na
qual eu ministrava aulas de matemática, tiveram a oportunidade de fazer uso dos cálculos que estavam
aprendendo no terceiro bimestre, para calcular o consumo de água doa alunos da
sala assim trabalharam a razão, regra de três,porcentagem,média e consumo a
curto e longo prazo, além das consequências desse consumo, e tendo uma visão
prática de para que serve a matemática e determinados conteúdos.
Várias atividades foram desenvolvidas ao
longo do ano como a conferencia do meio ambiente o qual já foi realizado quatro
vezes na escola e tem efetiva participação dos alunos e da comunidade.
Como resultado dessas práticas pode
observa alunos participativos, comprometidos em fazer o melhor e mais entusiasmados
com a escola.
Podem ser observados vários aspectos
positivos na elaboração dos projetos, como a integração da comunidade á escola,
o aluno entrando em ação, o professor que inova a sua prática pedagógica e sai
do ensino tradicional, além do trabalho em conjunto de professor de uma
determinada disciplina com outra, a oportunidade que alunos de uma região
carente têm de sair de seu ambiente e conhecer outros garantindo assim o lazer
e a cultura aqueles que pouco ou a nada tem acesso.
Aspectos negativos a resistência de alguns
professores e em fazer parte de projetos, a dificuldade financeira da escola
para arcar com os gastos materiais, a estrutura física da escola que quando
aberta a comunidade não atende a todos por pecar no quesito acessibilidade.
As crianças apresentam maior entusiasmo, e
aprendem de maneira mais concreta uma vez que todas as atividades estão
relacionadas com a proposta do currículo de São Paulo, que visa um aprendizado
que respeite a cultura de cada um e o desenvolvimento da habilidade leitora e
escritora, que foram trabalhados na
escola com o projeto Escola que Lê onde os alunos buscavam
livros na biblioteca levam para casa e no final os alunos que mais leram na
escola foram premiados, participação da redação
Profissões do futuro do concurso do diário ABC,Olimpíada de matemática .
Professora
Dalila Maria
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