segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Histórias que Encantam!

O baú secreto da vovó
Quando eu era menina e sentia medo, no lugar de chorar, ficava com raiva. 
Na noite em que descobri o baú de minha avó, eu estava em Santos. Trovejava muito. Apavorada, comecei a gritar que odiava o mar. Foi quando minha avó me chamou e disse. 
- Minha neta, você sabia que eu tenho um baú cheio de segredos? 
- Como assim? Onde? 
- Lá no fundo da garagem. 
Pronto. Nada como a curiosidade para espantar o medo. Na garagem, vovó o abriu e retirou de dentro dele uma espécie de régua. 
- Você sabe o que é isso? 
- Uma régua esquisita - respondi. 
- Não, isso é uma palmatória. Quem errasse na escola levava uma batida na palma da mão. 
- Não acredito! E por que a senhora guardou este treco horrível? 
- Pra lembrar que a gente precisa ser mais forte do que as injustiças. Olhe... meu  dedal preferido. Foi com ele que eu costurei esta roupa - e ela me mostrou um vestidinho com uma espécie de short por baixo. 
- Você jogava tênis, vovó? 
- Não, isso é um maiô! 
- Você nadava de vestido? 
- Sim, e era considerada atrevida. Mas foi assim que conquistei seu avô. 
- Nadando de roupa? 
- Eu vinha de uma família pobre. Seu avô, não. Ele lia, gostava de dançar. 
- E de nadar também? 
- Sim, e por isso fiz este maiozinho. Corri até a praia de chapéu. Seu avô estava tomando sol. Fingi que tinha perdido o chapéu no mar. Ele, como era um cavalheiro, veio me ajudar. O chapéu foi parar no fundo. Então apostamos uma corrida para ver quem o apanhava. Ele gostou da minha ousadia. 
- Foi assim que vocês começaram a namorar? 
- E logo me casei. Guardei o dedal pra lembrar que a gente precisa tecer a felicidade, e o maiô, porque um pouco de coragem não faz mal a ninguém. Olhe esta caixinha de música. Seu avô me deu quando você nasceu. Não é linda? 

Vovó mostrou para mim outros objetos e assim fui descobrindo que se não fosse o mar, que eu temia, não haveria o encontro de meus avós e que viver é saber perder o medo de tudo o que a gente nunca espera e nunca vai conseguir controlar.

Heloisa Prieto  - (novaescola@fvc.org.br)

Um comentário:

  1. Estou tentando entrar em contato com a Equipe Gestora porque recebemos uma ex-aluna dessa escola e precisamos regularizar a situação de matricula desta. Tentamos em contato por e-mail e por telefone e não obtivemos sucesso.
    Karla Cibelle , Escola Ranser Alexandre Gomes, Garanhuns, PE, Coordenadora da EJA.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...