terça-feira, 26 de agosto de 2014

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PROJETO: Nenhum Motivo Explica A Guerra

TURMAS ENVOLVIDAS: ENSINO MÉDIO (1º, 2º e 3º anos)

CRONOGRAMA: 08 AULAS.

INTRODUÇÃO:  

A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.
Inclusive, a escola  e a sala de aula que são espaços em que se dá o  encontro de “diferenças”, tem deixado de ser o lugar ideal para o  exercício da tolerância, pois a escola muitas vezes se transforma em palco de uma realidade assustadora  que manifesta todos tipos de agressões verbais e físicas.

OBJETIVO:

Espera-se que por meio dessa atividade, os alunos possam compreender a necessidade de:
·         Dialogar e construir espaços de reflexão e interação acerca de temas importantes para a experiência coletiva e individual;
·         Ser críticos em reconhecer diferentes posições ideológicas e formas de lidar com diferenças;
·         Experimentar, por meio de manifestações artístico - culturais, sentimentos e percepções em relação a si e aos outros; e
·         Desenvolver capacidades de compreensão, respeito, apreciação e réplica, a partir de diferentes textos e linguagens.

RECURSOS:

Sala de informática (acessa); leituras diversificadas; som, dvd.

PROCEDIMENTOS:

Para iniciar o trabalho, foi realizado um levantamento teórico dos conhecimentos dos alunos sobre:
·         Conceito de violência (de modo geral e específico – casa, emprego e/ou escola);
·         Observação durante uma semana dos meios de comunicação, tanto de sua comunidade como regionais e nacionais, anotando o veículo de comunicação, horário, notícia veiculada e suas observações.
·         Professor devendo estar atento aos meios de comunicação, levando recortes de algumas notícias sobre o assunto para debate em sala de aula.
Durante as aulas, realização de leituras de poemas e artigo de opinião, que permearão debates e questões sobre o assunto abordado:
  • “Dos pontos de vista” – Mário Quintana;
  • “Verdade” – Carlos Drummond de Andrade;
  • “Os limites da diversidade cultural” – Antônio Cícero.
  • Música: “Nenhum motivo explica a guerra” – AfroReggae.
  • Filme: “Escritores da liberdade” – dirigido por Richard LaGravanese.

Utilização de questões como:
·         Até onde pode-se respeitar a diversidade cultural?
·         Proibir ou não bailes funks?
·         Somos racistas ou não?
·         Há profissões masculinas e femininas? Sté que ponto a mulher ganhou espaoço no mercado profiisional?
·         Tenho o direito de ir e vir quando bem entender?
·         Como conviver com o “diferente”?

Ao final, os alunos apresentarão trabalhos com suas compreensões acerca da violência e da necessidade de se manter tolerante diante das diferenças, ainda que seja do próprio pensamento e ideais.

Bibliografia:

DVD: “Escritores da liberdade”


Professores Responsáveis:Eric Vellone, Hebe Rosalina,Larissa Paes

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