PROJETO:
Nenhum Motivo Explica A Guerra
TURMAS ENVOLVIDAS: ENSINO MÉDIO (1º, 2º e 3º anos)
CRONOGRAMA: 08 AULAS.
INTRODUÇÃO:
A
violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força.
Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer
ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais
como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
As
causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria,
fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições
econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas
públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e
impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
A
violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada
como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política,
violência psicológica, física, verbal, dentre outras.
Inclusive,
a escola e a
sala de aula que são espaços em que se dá o encontro de “diferenças”, tem deixado de ser o
lugar ideal para o exercício da tolerância, pois a escola muitas
vezes se transforma em palco de uma realidade assustadora que manifesta todos
tipos de agressões verbais e físicas.
OBJETIVO:
Espera-se
que por meio dessa atividade, os alunos possam compreender a necessidade de:
·
Dialogar
e construir espaços de reflexão e interação acerca de temas importantes para a
experiência coletiva e individual;
·
Ser
críticos em reconhecer diferentes posições ideológicas e formas de lidar com
diferenças;
·
Experimentar,
por meio de manifestações artístico - culturais, sentimentos e percepções em
relação a si e aos outros; e
·
Desenvolver
capacidades de compreensão, respeito, apreciação e réplica, a partir de diferentes
textos e linguagens.
RECURSOS:
Sala
de informática (acessa); leituras diversificadas; som, dvd.
PROCEDIMENTOS:
Para
iniciar o trabalho, foi realizado um levantamento teórico dos conhecimentos dos alunos sobre:
·
Observação
durante uma semana dos meios de comunicação, tanto de sua comunidade como
regionais e nacionais, anotando o veículo de comunicação, horário, notícia
veiculada e suas observações.
·
Professor
devendo estar atento aos meios de comunicação, levando recortes de algumas
notícias sobre o assunto para debate em sala de aula.
Durante
as aulas, realização de leituras de poemas e artigo de opinião, que permearão
debates e questões sobre o assunto abordado:
- “Dos pontos de vista” – Mário Quintana;
- “Verdade” – Carlos Drummond de Andrade;
- “Os limites da diversidade cultural” – Antônio
Cícero.
- Música: “Nenhum motivo explica a guerra” –
AfroReggae.
- Filme: “Escritores da liberdade” – dirigido por
Richard LaGravanese.
Utilização de questões como:
·
Até onde pode-se respeitar a diversidade cultural?
·
Proibir ou não bailes funks?
·
Somos racistas ou não?
·
Há profissões masculinas e femininas? Sté que ponto a mulher ganhou espaoço
no mercado profiisional?
·
Tenho o direito de ir e vir quando bem entender?
·
Como conviver com o “diferente”?
Ao final, os alunos apresentarão trabalhos com suas compreensões acerca da violência e da necessidade de se manter tolerante diante das diferenças, ainda que seja do próprio pensamento e ideais.
Bibliografia:
DVD: “Escritores da liberdade”
Professores Responsáveis:Eric Vellone, Hebe
Rosalina,Larissa Paes
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